CONTEÚDO DO 6º ANO - SEMANA DE 21 A 25 DE SETEMBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA


Analisar as imagens da página 84. Responder por escrito às questões 1, 2, 3 e 4 (a, b) do quadro Converse com a turma, na página 85. Observação: não precisa responder a letra C da questão 4.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler as explicações sobre notícia da página 95 e também a notícia CRIANÇAS INDÍGENAS SÃO RETRATADAS EM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NO ACRE das páginas 95 e 96. Responder às questões 1, 2, 3, 4, 5 e 6 das páginas 96 e 97.





Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 11
Tópico – Transformação de unidades de medidas.

Págs. 285, 286 e 287.
Exs. 10 e 16.


SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Capítulo 11
Unid 3 – Perímetro

Págs. 288 e 289.
Exs. 20 e 22.





Professor Matheus

PRIMEIRA AULA

Grécia: primeiros tempos
Páginas 130-131


Leia o texto e responda as questões

1- Indique as histórias presentes na obra de Homero:
Ilíada:
Odisseia:


SEGUNDA AULA

Grécia: primeiros tempos
Páginas 130-131

Leia o texto e responda as questões

1- O que era o oikos?

2- Quais os seres que viviam no oikos?

3- Desenhe em seu caderno uma representação do oikos.


TERCEIRA AULA

Grécia: primeiros tempos
Páginas 131

Leia o texto e responda as questões



 
1- O que era a pólis?

2- Quais as partes da pólis?

3- O que era uma cidade-Estado?

4- Elabore um mapa mental sobre o oikos e a pólis.


Apoio ao estudo:


VÍDEO




ATIVIDADE LÚDICA





Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 16 DO LIVRO DIDÁTICO BRASIL: VEGETAÇÃO NATURAL E BIODIVERSIDADE 

PRIMEIRA AULA


Faça a leitura das páginas 118 a 124 do livro didático de Geografia que fala sobre o Brasil: vegetação natural e biodiversidade.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os tipos de vegetação do Brasil, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 118 a 124 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) A Floresta Amazônica ocupa quais partes ou porções do território brasileiro?

b) Quais são algumas das principais ameaças à Floresta Amazônica?

c) Quando começou a devastação da Mata Tropical ou Atlântica? E quais atividades econômicas deram prosseguimento a esta devastação?

d) A Mata dos Pinhais também chamada de Mata Subtropical ou Mata de Araucárias ocupava quais áreas do território brasileiro?

e) Quais atividades devastaram a Mata dos Pinhais?

f) Em que estados do Brasil está presente a Mata do Cocais? A Mata dos Cocais é considerada uma vegetação de transição entre quais biomas?

g) Quais são as características das árvores encontradas no Cerrado?

h) Quais são as principais atividades que colocam em risco o Cerrado?

i) Quais são os tipos de plantas que constituem a Caatinga?

j) Onde ocorrem os Campos no Brasil?

k) Qual é a importância dos mangues para a vida marinha?

l) Em quais estados brasileiros está localizado o Complexo do Pantanal?


TERCEIRA AULA

Utilizando sua criatividade e imaginação faça um desenho de um dos tipos de vegetação natural do Brasil que você estudou neste percurso.





Professor Nivaldo

SP faz escola pagina 75, atividade 3 – sistematizando o conhecimento






Professora Andreia

Observe a obra “Noite Estrelada” de Vicent Van Gogh com atenção:


Após observar com atenção a obra “Noite Estrelada”, copie as questões abaixo em seu caderno e responda:

1- Quais cores estão presentes na imagem? 

2- O que você consegue ver na imagem? 

3- Por que você acha que o autor fez essa pintura? 

4- O que você sente ao observar a imagem? Por quê? 

5- Se você fosse o dono dessa obra, que nome você colocaria para essa pintura? Por quê?





Professora Ana Lúcia

Coloque (V) para verdadeiro ou (F) para falso para as situações relacionadas ao FUTSAL:


( ) Na saída de bola no começo do jogo do futsal (tiro de saída) ou após a marcação de um gol, a bola poderá ser passada para trás.

) O lateral deverá ser cobrado com as mãos.

) O lateral deverá ser cobrado com os pés.

( ) Após a cobrança de um lateral, a bola entra direto no gol sem tocar em nenhum jogador. Este gol será válido.

) O goleiro poderá cobrar um Arremesso de meta com as mãos ou com os pés.

) Um jogador de linha também poderá cobrar um arremesso de meta.

( ) O goleiro cobra um arremesso de meta (com as mãos) e a bola sem que tenha sido tocada por qualquer jogador entra direto no gol adversário. O gol será considerado válido.

( ) O tempo máximo para a cobrança de um lateral ou escanteio será de 4 segundos. Depois disso, será marcada reversão com posse de bola para a equipe adversária.

( ) Após um recuo da bola com os pés por parte de um companheiro de time, o goleiro poderá receber a bola com as mãos.

( ) O goleiro bate um arremesso de meta para um companheiro que recebe a bola e devolve para o goleiro. Este não poderá pegar a bola com as mãos, mas, poderá recebê-la com os pés.

( ) O jogo de futsal categoria principal ou adulto terá a duração de dois tempos de 20 minutos cada.

( ) Um jogador foi expulso do jogo (recebeu o cartão vermelho). Após 2 minutos o seu time poderá colocar outro jogador para substituir o que foi expulso.

( ) Após um jogador ter sido expulso, seu time acabou de sofrer um gol. Neste momento poderá colocar outro jogador para substituir aquele que foi expulso.

( ) Cada time de futsal deverá ter 5 jogadores para começar a partida. Mas, se um chegar atrasado, poderá começar com 4 jogadores.

( ) O goleiro não poderá atuar como se fosse um jogador de linha quando estiver fora da área penal.

( ) Caso o goleiro faça uma defesa com as mãos fora da área penal, será marcada penalidade máxima, também conhecido como pênalti.

) Antigamente o futsal era conhecido como futebol de salão.

( ) O futsal é jogado numa quadra retangular com a trave de mede 3 metros de largura por dois de altura.

( ) O futsal é jogado em uma quadra quadrada em que as traves medem 3 metros de largura por 2 de altura.

) Messi é considerado o maior jogador de futsal do mundo.

) Falcão é conhecido como o maior jogador de futebol do mundo.

( ) Pelé e Falcão são conhecidos como os maiores jogadores de futebol e futsal do mundo, respectivamente.

( ) Os principais fundamentos do futsal são domínio ou recepção de bola, controle de bola, condução de bola, passe, o drible, a finta, o chute e o cabeceio.

( ) Após a 5ª falta cometida pela equipe, o adversário terá direito ao tiro livre dos 10 metros a cada falta recebida.

( ) O jogador advertido com dois cartões amarelos no mesmo jogo, será expulso da partida, podendo jogar normalmente o próximo jogo.

( ) O jogador advertido com dois cartões amarelos no mesmo jogo, será expulso da partida, e, ficará suspenso da próxima partida da sua equipe.







Professor Fernando


Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje iniciaremos a ACTIVITY 2.

a) Read the texts paying attention to the underlined words and expressions. Also circle the words you don’t know. (Leia os textos prestando atenção às palavras e expressões sublinhadas. Também circule as palavras que você não sabe.)

(O texto está no Caderno do Aluno, Volume 2)

b) Search in a dictionary, or on the internet, the meaning of the words you circled in Activity 2a and register them on your notebook. (Procure em um dicionário, ou na internet, o significado das palavras que você circulou na Atividade 2 a  e registre-os em seu caderno.)


Boa atividade!