SEGUNDA - FEIRA 04/05
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTO E MOVIMENTO.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: Criar movimentos, gestos, olhares, mímicas e sons com o corpo em brincadeiras, jogos e atividades artística como dança, teatro e música.
ATIVIDADE 1
As crianças serão convidadas a refletir sobre as etapas da vida humana, desde o nascimento do bebê até a velhice, de forma lúdica e envolvente, embaladas pela cantiga “Eu era assim...”
Quando eu era neném,
neném, neném,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era criança,
criança, criança,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era adolescente,
adolescente, adolescente,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era adulto,
adulto, adulto,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era velhinho,
velhinho, velhinho,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era esqueleto,
esqueleto, esqueleto,
Eu era assim... Eu era assim...
Vídeo:
Cante a cantiga e convide a criança a cantar junto com você. Depois de aprender a música proponha às crianças que imitem um neném, criança, adolescente, adulto, velhinho e esqueleto ao mesmo tempo que cantam a cantiga.
Ao final da brincadeira, questione as crianças sobre como é ser nenê, o que eles não conseguiam fazer nessa fase e o que conseguem agora? Instigue-as a refletir sobre suas conquistas. Pergunte se todos os velhinhos usam bengalas, se todos os adultos são bravos e se os adolescentes gostam mesmo de ficar tirando foto?
Envie um vídeo ou foto da criança cantando e dançando.
Lembrete: Deixem as crianças repetirem a atividade, façam os cansar. Repetição é a melhor estratégia para desenvolvimento de habilidades.