CONTEÚDO DO 2º ANO - SEMANA DE 18/05 A 22/05




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


PROFESSORA CAROLINE


TODA ATIVIDADE ANTES DE SER FEITA, DEVE-SE FAZER O CABEÇALHO DO DIA.
NELE DEVE CONTER:

  • NOME DA ESCOLA.
  • DIA COMPLETO.
  • NOME DO ALUNO COMPLETO.
  • NOME DO PROFESSOR.
  • COMO ESTÁ O DIA HOJE.
EXEMPLO:
  • EMEFEI JOÃO BATISTA BERBET.
  • SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2020.
  • NOME: LUCAS ALMEIDA SANTOS.
  • PROFESSORA: CAROLINE.
  • HOJE O DIA É ENSOLARADO!


PRIMEIRA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

LIVRO: ENCONTROS


RESPONDA EM SEU CADERNO:

⇨ FAÇA UMA LEITURA DA ATIVIDADE 1 DA PÁGINA 47 PARA RESPONDER AS QUESTÕES DA PÁGINA 47;

 FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 48 E 49.


MATEMÁTICA

LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA


RESPONDA EM SEU CADERNO:

 FAÇA AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 30 E 31.

 ESCREVA EM SEU CADERNO DE CLASSE O QUE CONTÉM NOS QUADROS VERDES DAS PÁGINAS 30 E 31. NÃO SE ESQUEÇA DE IDENTIFICAR SE É IDEIA DE JUNTAR OU ACRESCENTAR.


SEGUNDA AULA


LÍNGUA PORTUGUESA


LIVRO: ENCONTROS


RESPONDA EM SEU CADERNO:

 FAÇA AS ATIVIDADES DA PÁGINA 50.

 FAÇA AS ATIVIDADES DA PÁGINA 51 E 52.


MATEMÁTICA

LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA


RESPONDA EM SEU CADERNO:

 REALIZE AS ATIVIDADES DA PÁGINA 32.


TERCEIRA AULA


LÍNGUA PORTUGUESA


LIVRO: ENCONTROS


RESPONDA EM SEU CADERNO:

 FAÇA A ATIVIDADE DA PÁGINA 53.


MATEMÁTICA

LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA


RESPONDA EM SEU CADERNO:

 FAÇA AS ATIVIDADES DA PÁGINA 33 E 34.


QUARTA AULA


LÍNGUA PORTUGUESA


LIVRO: ENCONTROS


RESPONDA EM SEU CADERNO:

 FAÇA A LEITURA DA PÁGINA 54 PARA RESPONDER AS QUESTÕES DAS PÁGINAS, 54 E 55.


MATEMÁTICA

LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA


RESPONDA EM SEU CADERNO:

 RESPONDA AS QUESTÕES DAS PÁGINA 35 E 36.


CIÊNCIAS/HISTÓRIA/GEOGRAFIA

LIVRO: ENCONTROS


RESPONDA EM SEU CADERNO:

 FAÇA A LEITURA DA PÁGINA 21 E 22.

 REALIZE A ATIVIDADE DA PÁGINA 22.





ARTES
Professora Andreia

CONHECENDO O ARTISTA - ALEIJADINHO

Nascido Antônio Francisco Lisboa, Aleijadinho nasceu em Vila Rica, atualmente Ouro Preto em Minas Gerais. Não se sabe muitas coisas sobre sua vida, porém, de acordo com a maioria das biografias ele nasceu em 1738, era filho de uma escrava com um mestre-de-obras e escultor chamado Manuel Francisco Lisboa. Foi por meio da profissão do pai que Aleijadinho, ainda na infância, iniciou sua vida artística, aprendendo a entalhar e esculpir. Seu tio Antônio Francisco Pombal, entalhador na cidade de Vila Rica, também contribuiu para seu aprendizado.

No século XVIII as construções religiosas ganhavam destaque na região de Minas Gerais e graças ao ouro às construções ficaram cada vez mais majestosas. Nesse período Aleijadinho começou a se salientar como escultor e projetista.

Em função dos artistas daquela época não assinarem seus trabalhos, hoje a identificação das obras de Aleijadinho é bastante dificultosa. Alguns documentos como contratos e recibos dos trabalhos constatam a autoria de algumas de suas obras. O estilo de Aleijadinho foi continuado e imitado por inúmeros artistas da época. Sua obra mistura diversos estilos barrocos além de concentrar um estilo bastante singular. É possível salientar algumas características do estilo de Aleijadinho como: expressividade acentuada; queixo dividido; nariz proeminente, olhos amendoados e pupilas planas; boca entreaberta; braços curtos; entre outros.
Como material em suas obras de arte utilizou principalmente a pedra-sabão e a madeira.

Uma de suas obras mais significativas é “Os Doze Profetas”, entalhadas em pedra-sabão, concentram-se no terraço do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas. Outra obra-prima de sua autoria é a “Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência” que foi concluída em 1794, levando mais de vinte anos para ficar pronta.

Em torno dos 40 anos o artista começa a desenvolver uma doença degenerativa, embora não se saiba com certeza qual a doença que o debilitou muitos historiadores sugerem que tenha sido hanseníase. Com o passar do tempo foi perdendo os movimentos dos pés e das mãos. Mesmo sofrendo com as limitações do corpo, continua trabalhando com a ajuda de um discípulo. Aleijadinho pedia que amarrasse as ferramentas em seus punhos para conseguir trabalhar, demonstrando grande paixão pelo trabalho.

Mesmo sofrendo preconceitos em função da sua condição de mestiço, sua arte e genialidade o consagraram como grande artista barroco brasileiro. Morreu pobre e doente na cidade de Ouro Preto no dia 18 de novembro de 1814.


 ATIVIDADES

DEPOIS DE LER SOBRE A VIDA DO ESCULTOR ALEIJADINHO VAMOS FAXER UMA ATIVIIDADE BEM LEGAL:

“ NÓS NÃO TEMOS ACESSO A PEDRA – SABÃO, MAS SABAO TODO MUNDO TEM EM CASA.”

PEÇA UM PEDAÇO DE SABAO PARA A MAMÃE (OU PARA QUEM ESTÁ TE AJUDANDO NESTA TAREFA) E FAÇA UMA ESCULTURA BEM LEGAL.

DEPOIS TIRE FOTO DA SUA ESCULTURA E ME ENVIE.


RESPONDA EM SEU CADERNO:

• NA SUA CIDADE EXISTEM ESCULTURAS?

• SE EXISTEM, FICAM EM ALGUM LUGAR ABERTO AO PÚBLICO? OU ESTAO EM MISEUS OU GALERIAS?

• DE QUE MATERIAIS SÃO FEITAS ESSAS ESCULTURAS?



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Corpo, gesto e movimento.

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.


1ª ATIVIDADE: Agora vou andar devagarinho

Com essa atividade as crianças são convidas a aprenderem como deslocar seu corpo no espaço, orientando-se com noção de frente, atrás, alto, baixo, rápido, devagar, ritmo e outras habilidades.
Cante, dance e siga as instruções que a música pede para fazer.

Agora eu vou andar devagarinho
Devagarinho, devagarinho
Agora vou andar abaixadinho
Abaixadinho, abaixadinho
Agora eu vou andar bem lá no alto
Bem lá no alto, bem lá no alto
Agora eu vou andar batendo pé
Batendo pé, batendo pé
Agora eu vou andar de marcha ré
De marcha ré, de marcha ré
Agora eu vou andar batendo a mão
Batendo a mão, batendo a mão
Agora eu vou andar com a mão no chão
Com a mão no chão, com a mão no chão
Eu vou andar que nem um avião
Um avião, um avião



Envie um vídeo ou foto da criança cantando e dançando.

Lembrete: Deixem as crianças repetirem a atividade, façam os cansar. Repetição é a melhor estratégia para desenvolvimento de habilidades.



INGLÊS
Professor Fernando

Olá Estimados pais e queridos alunos!
Estimados pais, por gentileza, façam a leitura da proposta da atividade aos seus filhos.
Agradecemos pela atenção e esperamos que os mesmos estejam motivados à tarefa!!!

VAMOS LÁ!

Observe a imagem abaixo.



Agora, vocês terão uma tarefa bem legal!

Vamos completar os nomes das fruits com as letras que faltam.

A maçã é o Anthony, falta a primeira letra, o A; Amber é a laranja, também falta a primeira letra, o O; Bobby é a banana, falta o B; Kevin é o kiwi, falta o W e Brandon e Bronwyn são blueberries, falta o B.

Você poderá colorir as fruits!

Caso não tenha a folha impressa, realize a tarefa em uma folha à parte, caderno.

Desenhe as fruits, escreva os nomes delas em Inglês e pinte-as
Assista ao vídeo para treinar os nomes das fruits em Inglês..



Boa atividade!