CONTEÚDO DO 3º ANO - SEMANA DE 06/04/20 A 09/04/20


Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!



PROFESSORA ANA LUZIA

LÍNGUA PORTUGUESA


ATIVIDADE – LEITURA DE UMA CANTIGA DE NINAR


SE ESSA RUA SE ESSA RUA

SE ESSA RUA

SE ESSA RUA FOSSE MINHA
EU MANDAVA
EU MANDAVA LADRILHAR
COM PEDRINHAS
COM PEDRINHAS DE BRILHANTES
PARA O MEU
PARA O MEU AMOR PASSAR

NESSA RUA

NESSA RUA TEM UM BOSQUE
QUE SE CHAMA
QUE SE CHAMA SOLIDÃO
DENTRO DELE
DENTRO DELE MORA UM ANJO
QUE ROUBOU
QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO

SE EU ROUBEI

SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
É PORQUE
É PORQUE TE QUERO BEM
SE EU ROUBEI
SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
É PORQUE
TU ROUBASTE O MEU TAMBÉM




MATEMÁTICA


Orientações: responda no caderno os exercícios apresentados abaixo.

PRIMEIRA AULA

TAMPINHAS, FESTA E ANIMAIS

1 - Na turma de joão e de pedro, as crianças estão fazendo coleção de tampinhas. Vamos ajudá-los a resolver alguns problemas:

a)  João tem 16 tampinhas azuis e pedro, 15 verdes. Quantas tampinhas têm os dois meninos juntos?
b)  João pegou 18 tampinhas vermelhas na caixa e pedro, 14 tampinhas brancas. Quantas tampinhas os dois pegaram?
c)  João tem 13 tampinhas brancas e pedro tem algumas tampinhas pretas. juntos, eles têm 35 tampinhas. Quantas tampinhas tem pedro?



SEGUNDA AULA


Pedro tinha 9 selos em sua coleção. Ele deu 1 para seu irmão. Para indicar com quantos selos Pedro ficou, ele escreveu:


a)  Como você lê o que Pedro escreveu?

b)  Ajude Pedro a completar o quadro abaixo:


c)  Observando os resultados obtidos, encontre o resultado de 20 - 1.

d)  Qual o resultado de 20-20?



TERCEIRA AULA


1 - Em outra turma também foi feita uma votação para saber quais os brinquedos preferidos. Os resultados dessa votação estão apresentados a seguir:



2 - Cada cartão representa o voto de uma criança. Responda:

a)  Quantas crianças votaram em boneca?
b)  E em bicicleta?
c)  Qual o brinquedo que recebeu apenas 2 votos?
d)  Quantas crianças participaram da votação?



QUARTA AULA 


1 - Quatro amigos se reuniram para conversar sobre os livros que leram e decidiram mostrar essas informações num gráfico de colunas. Veja como ficou:


2 - Responda:

a)  Quais os nomes desses amigos?
b)  Quantos livros Enzoleu?
c)  Quem leu mais livros?
d)  Que menina leu mais livros?
e)  Quantos livros Fábio leu a mais que Izabel?
f)  Quem leu mais de 6 livros?





CIÊNCIAS/HISTÓRIA/GEOGRAFIA


Orientações: copie no caderno os campos que precisam ser preenchidos e complete-os conforme sua certidão de nascimento.





ARTES

Professora Andreia

PRIMEIRA AULA

EM SEU CADERNO, REPITA O MODELO ABAIXO ANTES DE REALIZAR A ATIVIDADE


DATA_____/_____/_______

NOME:__________________________________________ 3º ANO


ATIVIDADE: DESENHO DE IMAGINAÇÃO


Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. 


Vamos começar? 

1º - Usando a imaginação, imagine que você está indo em uma grande aventura.
2º - Para isso siga as perguntas: 
  • “Onde você está indo em sua aventura?” (Uma terra distante, em algum lugar que você já esteve antes? Um novo lugar?)
  •  “Como você vai chegar lá?” (De carro, avião, trem, a pé, através de um novo modo de transporte?)
  • “Quem você verá quando você chegar?” (Um amigo? Um membro da família? Uma criatura? Um animal de estimação?)
  • “O que você vai ser em sua aventura?”
  • Como é esse lugar?

3º - Agora desenhe sua aventura, numa folha ou caderno de desenho (caso esteja com você):
4º - Pinte de acordo com as cores relacionadas a essa imaginação
5º - Crie um tema para essa Aventura.




EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Ana Lúcia

Unidade Temática dos Esportes: Jogos e Brincadeiras do Brasil, matriz indigena e africana. 

HABILIDADES: Experimentar, fruir e recriar brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígena e africana, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.


1ª Atividade: Brincadeiras

1- Pegue a cauda ou arranca rabo.
2- Terra-Mar.

ASSISTA OS VÍDEOS ABAIXO PARA RECORDAR





2ª Atividade: Hora de brincar

Depois de visto os videos, peça á alguém da família para brincar com você. (Se quiser pode gravar ou fotografar e enviar em nosso grupo da sala de aula no WhatsApp).




INGLÊS

Professor Fernando

Olá Estimados pais e queridos alunos!

Estimados pais, por gentileza, façam a leitura da proposta da atividade aos seus filhos.
Esperamos que os mesmos estejam motivados à tarefa!!!


VAMOS LÁ!

A partir da imagem “ Farm Animals”, em Português, “ Animais da Fazenda”, apresentamos alguns animais da farm (fazenda).


Veja que em uma fazenda há vários animais. Imagine que você está na farm e encontrou estes e outros animais.

Em uma folha ou caderno que você tiver, desenhe estes animais da fazenda em uma fazenda bem bonita. Seja bem criativo! Procure usar as cores que aprendeu para deixar a farm bem bonita.


APÓS TERMINAR O DESENHO E PINTÁ-LO, ESCREVA OS NOMES DOS ANIMAIS EM INGLÊS.

Boa atividade!