CONTEÚDO DO 4º ANO - SEMANA DE 06/04/20 A 09/04/20


Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!



PROFESSORA ALINE

IMPORTANTE
SE FOR ACESSAR OS JOGOS DIDÁTICOS PELO CELULAR, DEIXE O APARELHO NA HORIZONTAL COMO INDICADO PELA FIGURA A SEGUIR!




PRIMEIRA AULA


LÍNGUA PORTUGUESA

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Observação: Responda no caderno ou quem está sem caderno de sala pode responder no caderno de casa, ou em um caderno usado, folha de caderno... E importante colocar a data...


A CASA AMBULANTE

Ao amanhecer, todos os bichinhos saem de suas tocas para tomar ar puro do campo.
Dona minhoca perguntou ao caracol:    
- Você sempre passeia por aqui? Onde você mora?
A dona aranha, que mora pendurada nas folhas, comentou:
- Sempre te vejo aqui do alto, mas não sei onde você mora.
E a dona formiga ficou curiosa e resolveu perguntar:
- Também quero saber. Onde você mora?
Para matar a curiosidade da turma toda, o caracol respondeu:
- Eu moro aqui e ali, moro em todo lugar, vocês não adivinham? - deu uma paradinha e apontou - Olhe só! Eu carrego a casa nas costas!
E continuou a falar:
- É prático, econômico, não pago aluguel, nem contas de luz e água. A cada dia estou em um lugar diferente.
O caracol saiu passeando com a casa nas costas. Feliz da vida.


QUESTÕES

1 - Qual é o título do texto?

2 - Quais são os personagens do texto?

3 - Qual era a curiosidade de todos?

4 - Onde mora dona aranha?

5 - Onde mora o caracol?

6 - Quais são as vantagens de levar a casa nas costas?



MATEMÁTICA

JOGO DIDÁTICO > CLIQUE AQUI PARA ACESSAR


SEGUNDA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

JOGO DIDÁTICO > CLIQUE AQUI PARA ACESSAR



MATEMÁTICA

RESPONDA EM SEU CADERNO AS ATIVIDADES ABAIXO




TERCEIRA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

RESPONDA EM SEU CADERNO AS ATIVIDADES ABAIXO



MATEMÁTICA

RESPONDA EM SEU CADERNO AS ATIVIDADES ABAIXO






QUARTA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA


Ao decorrer das nossas aulas nós trabalhamos um gênero textual chamado BILHETE, e na atividade de hoje nós vamos recordar como fazer um bilhete:


ATIVIDADE: 
Escreva em seu caderno um bilhete para um amigo (a) ou qualquer outra pessoa, avisando a importância de ficarmos em casa  para juntos  a gente vencer esta pandemia do coronavírus.

Fiquem a vontade para usar a imaginação de vocês...

Abaixo temos um exemplo de um bilhete:


Atenção! Todo Bilhete tem que ter: Nome de quem vai receber o bilhete, a mensagem, o agradecimento ou despedida e o nome de quem escreveu o bilhete.


Como complemento da nossa aula vou deixar uma música chamada: "Sombra Boa" do Manoel de Barros que tem a ver com a nossa aula. Espero que gostem!


Boa aula!



MATEMÁTICA

SITUAÇÃO DE PROBLEMAS - RESPONDA EM SEU CADERNO


1) Danilo fez uma viagem ao redor do mundo em 2 anos e 26 dias. Se um ano tem 365 dias, quantos dias durou essa viagem?

(A) 680 dias
(B) 670 dias        
(C) 735 dias
(D) 756 dias


2) Roberto nasceu em 1999. Sua irmã, Vanessa, é mais nova que ele 2 anos. As idades de Roberto e de Vanessa, em 2017, serão, respectivamente:

(A) 17 anos e 15 anos
(B) 16 anos e 14 anos
(C) 18 anos e 16 anos
(D) 20 anos e 18 anos


3) Luiz em uma pesquisa descobriu que, durante a última década, o time de sua cidade vem ocupando as primeiras colocações nos campeonatos que disputa. De acordo com a pesquisa, podemos dizer que o time da cidade de Luiz está nas primeiras colocações há:
(A) 10 anos
(B) 5 anos
(C) 15 anos
(D) 20 anos


4) Mateus observou no calendário que faltam 15 semanas para o seu aniversário. O número de dias que faltam para o aniversário de Mateus é:
(A) 100
(B) 104
(C) 115
(D) 105



CIÊNCIAS/HISTÓRIA/GEOGRAFIA


JOGO DIDÁTICO > CLIQUE AQUI PARA ACESSAR




ARTES

Professora Andreia

PRIMEIRA AULA

ARTE DO MOSAICO COM AS MÃOS:


Mosaico é uma arte feita com pequenos pedaços de materiais como vidro, azulejo e pedra, que são minuciosamente encaixados para formar desenhos. As obras de arte musivas, como também são chamados os mosaicos, vão desde representações geométricas até perfeitos retratos humanos.

As obras de mosaico impressionam por sua riqueza de detalhes e exigem paciência do artista para a perfeita composição de cores e peças.



Muito utilizado hoje como decoração, o mosaico é uma arte milenar, cujos primeiros registros datam de 2600 a.c. A técnica artística foi utilizada por diferentes civilizações, em diferentes partes do mundo e continua sendo valorizada atualmente.


ATIVIDADE


Após a compreensão sobre esta maravilhosa arte vamos criar?

Faça um desenho da própria mão em uma folha, após use a imaginação, criando linhas, formas, traços..Para finalizar pinte bem colorido, concluindo assim seu mosaico de mão. Não esquece de assinar o seu nome, pois o artista é você. Boa aula!!!



SEGUNDA AULA


Há imagens que imitam a natureza e outras que nem têm figuras. Algumas parecem reais, más são ilusão. Muitos artistas criam com base no que observam no dia a dia. Outros recorrem á memória. Há quem imagine e invente mundos novos. 

Agora é com você use a imaginação e crie o seu próprio desenho e pinte-o. Pode ser numa folha sulfite ou na folha do seu caderno de sala. Boa atividade!!!



EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Ana Lúcia

Unidade Temática dos Esportes: Habilidades Motoras Básicas.

HABILIDADES: Identificar as habilidades motoras básicas envolvidas nas brincadeiras e nos jogos pré-desportivos.


ATIVIDADE:
  • Aquecimento/Alongamento  
  • 5 Minutos (uma corridinha), ou com corda (pular)
  • Atividade de coordenação, lateralidade, noção tempo/espaço. (Circuito com material alternativo)
  • De 10 a 20 minutos
  • Finalizar com alongamentos

OBJETIVOS:
  • Trabalhar a coordenação motora global, viso motora e motora fina.
  • Trabalhar a   lateralidade e noção tempo/espaço.


MATERIAIS ALTERNATIVOS:
  • Garrafas pets, caixas de leite, tijolo, enfim tudo o que der para substituir os cones.
  • Qualquer tipo de bola.


COMO FAZER:
  • 1º- Montar o circuito-   caixa, ou objetos de três em três passos, uns 5 ou 6 (correr na linha dos objetos, quando chegar no objeto eleva a perna direita passando por todos, depois com a esquerda. 2º fazer círculos no chão, 5 ou 6, mais ou menos de dois a três passos um do outro (quicar a bola nos alvos no chão, repetir três vezes. 3º jogar a bola para o auto e bater palmas, primeiro uma palma, depois duas, depois três.



INGLÊS

Professor Fernando

Olá Estimados pais e queridos alunos!

Estimados pais, por gentileza, façam a leitura da proposta da atividade aos seus filhos.
Esperamos que os mesmos estejam motivados à tarefa!!!


VAMOS LÁ!

Apresentamos uma imagem com os numerais em Inglês de 1 a 10.



Neste momento, queremos revisar a escrita e trabalhar a ordem dos numbers.

Em uma folha ou caderno que você tiver, procure fazer números bem bonitos (desenhos de números), de preferência coloridos, usando as colors que você aprendeu.


EM SEGUIDA, ESCREVA EM INGLÊS O NOME DOS NÚMEROS.

Boa atividade!