CONTEÚDO DO 4º ANO - SEMANA DE 11/05 A 15/05




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


PROFESSOR CELSO


USE O CADERNO OU “FOLHA” PARA TODAS AS 
ATIVIDADES. 

LEMBRE-SE: COLOCAR O CABEÇALHO DO DIA


PRIMEIRA AULA


EMEFEI João Batista Berbet.
Segunda-feira, dia 11 de maio de 2020.
NOME: (Seu nome.).
Professor: Celso Aguiar.
Hoje o dia está (Como está o dia hoje?).

LÍNGUA PORTUGUESA

LIVRO: ENCONTROS


VALE A PENA ASSISTIR – a partir da página 40.

• Observe atentamente os filmes que ilustram as páginas 40 e 41 e responda as questões que se encontram na página 41.


MATEMÁTICA

LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA


NÚMEROS NATURAIS – a partir da página 12.

(Vídeo do professor: O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL).

• Nas aulas 1 da 2ª semana (dia 11 de maio), 2 (dia 12 de maio) e 3 (dia 13 de maio) responda as questões que se encontram nas páginas 15, 16 e 17.

• Leia atentamente as páginas 14 e 15, e responda as questões que se encontram nas páginas 15, 16 e 17.


SEGUNDA AULA


EMEFEI João Batista Berbet.
Segunda-feira, dia 11 de maio de 2020.
NOME: (Seu nome.).
Professor: Celso Aguiar.
Hoje o dia está (Como está o dia hoje?).

LÍNGUA PORTUGUESA

LIVRO: ENCONTROS


CAPÍTULO 1 – LIGADO NAS RESENHAS – a partir da página 42.

• Leia atentamente a resenha do filme Carros 3 nas páginas 42 e 43.

• Nas aulas 2 (12 de maio) e 3 (13 de maio) responda as questões que se encontram nas páginas 44 e 45.


MATEMÁTICA

LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA


NÚMEROS NATURAIS – a partir da página 12.

(Vídeo do professor: O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL).

• Nas aulas 1 da 2ª semana (dia 11 de maio), 2 (dia 12 de maio) e 3 (dia 13 de maio) responda as questões que se encontram nas páginas 15, 16 e 17.

• Leia atentamente as páginas 14 e 15, e responda as questões que se encontram nas páginas 15, 16 e 17.


TERCEIRA AULA


EMEFEI João Batista Berbet.
Segunda-feira, dia 11 de maio de 2020.
NOME: (Seu nome.).
Professor: Celso Aguiar.
Hoje o dia está (Como está o dia hoje?).

LÍNGUA PORTUGUESA

LIVRO: ENCONTROS


CAPÍTULO 1 – LIGADO NAS RESENHAS – a partir da página 42.

• Releia atentamente a resenha do filme Carros 3 nas páginas 42 e 43.

• Assim como na aula 2 (12 de maio) continue respondendo as questões que se encontram nas páginas 44 e 45.


MATEMÁTICA

LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA


NÚMEROS NATURAIS – a partir da página 12.

(Vídeo do professor: O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL).

• Nas aulas 1 da 2ª semana (dia 11 de maio), 2 (dia 12 de maio) e 3 (dia 13 de maio) responda as questões que se encontram nas páginas 15, 16 e 17.

• Leia atentamente as páginas 14 e 15, e responda as questões que se encontram nas páginas 15, 16 e 17.
  

QUARTA AULA


EMEFEI João Batista Berbet.
Segunda-feira, dia 11 de maio de 2020.
NOME: (Seu nome.).
Professor: Celso Aguiar.
Hoje o dia está (Como está o dia hoje?).

LÍNGUA PORTUGUESA

LIVRO: ENCONTROS


MAIS SOBRE... RESENHAS DE FILMES – PÁGINA 46. 

• Leia atentamente e responda as questões que se encontram na página 46.


MATEMÁTICA

LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA


PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 

• Leia atentamente a página 18 e responda as questões que se encontram nela.


CIÊNCIAS

LIVRO: ENCONTROS


ÁFRICA: BERÇO DA HUMANIDADE – a partir da página 17.

(Embora tenham iniciado este 1º capítulo com a Professora Aline acho importante retomá-lo para direcionar os nossos estudos).

Leia atentamente as páginas 17 e 18. Responda as questões 1 e 2 que se encontram na página 18.




ARTES
Professora Andreia

CUCA E SUA ORIGEM

Acredita-se que a Lenda da Cuca tenha origem no folclore galego-português baseada na criatura "Coca", que significa "crânio, cabeça".

1) A Cuca no Sítio do Pica-Pau Amarelo
A figura da Cuca no Brasil está associada à descrição feita por Monteiro Lobato (1882-1948) na obra “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Transmitida pela rede Globo, a obra literária foi posteriormente adaptada para a televisão. Nessa versão televisiva, a Cuca é um jacaré com cabelos amarelos e que vive numa caverna, onde faz poções mágicas.

2) A Cuca na Música 
Uma das mais conhecidas cantigas de ninar assinala a presença desse ser mitológico e malvado. Muitas vezes, a Cuca é confundida com o Bicho-papão. Isso porque ambos personagens possuem o mesmo propósito educativo:

Nana neném que a Cuca vem pegar
Papai foi na roça, mamãe já volta já
Bicho papão, sai do telhado 
Deixa o Felipe dormir sossegado

Além desta, o compositor e cantor Dorival Caymmi (1914-2008) fez uma canção inspirada nessa personagem do folclore:

Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá
Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá

A Cuca á malvada e se fica irritada
A Cuca é zangada, cuidado com ela
A Cuca é matreira e se fica zangada
A Cuca é danada, cuidado com ela



ATIVIDADE

1) Agora que sabemos mãos sobre o personagem Brasileiro Cuca, pinte o desenho abaixo segundo Monteiro Lobato e, se não der para imprimir, faça esse desenho em seu caderno.






EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Brincadeiras.

Habilidades: Identificar os jogos do Brasil e do mundo, valorizando a importância desse patrimônio histórico-cultural.


Atividades:

a) Pesquisar na Internet, dicionários ou com alguém que você conheça que saiba o significado de brincadeira.

b) Vamos fazer na prática: desenvolva uma brincadeira que você aprendeu.

c) Separe uma parte do caderno de tarefas para Educação Física e registre o que você aprendeu.




INGLÊS
Professor Fernando

Olá Estimados pais e queridos alunos!
Estimados pais, por gentileza, façam a leitura da proposta da atividade aos seus filhos.
Agradecemos pela atenção e esperamos que os mesmos estejam motivados à tarefa!!!

VAMOS LÁ!

A partir das imagens abaixo realize as tarefas que seguem.

Caso tenha as folhas impressas, realize as tarefas nas mesmas. Se não tiver, realize em uma folha à parte, caderno.

A Mônica gosta muito de fruits. Ela está falando sobre as colors das fruits.

Pinte as fruits de acordo com  as informações dos balões. Caso não tenha a folha, desenhe, pinte em uma folha a parte e escreva a informação do balão na frente do desenho.


Abraço.