CONTEÚDO DO 4º ANO - SEMANA DE 13/04/20 A 17/04/20


Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


PROFESSORA ALINE

PRIMEIRA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto

O coelho distraído

Justino é um coelho, mas um coelho sonhador... Tem um encontro com os amigos, no pequeno pântano ao lado, que está todo congelado!
- Pronto! - diz, pondo o gorro e as luvas - Que deslizadas vou dar!
Seus colegas já começaram a patinar...
- E zum! - dizem, radiantes - Pata direita para frente! E zum! Com a pata esquerda!
Justino avança sobre o pântano e... Ooooh! cai sentado.
- Esqueceu os patins! - zombam os amigos - Calçou os chinelos! 
Justino volta devagar para a beira, quando, de repente, CRIC! O gelo se rompe e os amigos caem na água congelada...
Rápido, Justino pega um grande bastão e vai até eles. 
- Agarrem-se bem!
Talvez Justino seja um coelho sonhador, mas muito corajoso!   
                                     (Autor: Hélia Higa)

Questões

1) Qual é o título do texto?

2) Quem é Justino?

3) Onde Justino tem um encontro com os amigos?

4) Por que os amigos zombam de Justino?

5) Quando Justino está voltando para a beira o que acontece?

6) O que Justino faz para ajudar os amigos?



MATEMÁTICA

Situação Problema

1) Em uma sala de cinema cabem 350 pessoas. Entraram 178. Quantas pessoas ainda faltam para lotar a sala do cinema?

2) Tony tem 56 selos em sua coleção. João tem 39. Quantos selos Tony tem a mais que João?

3) Em uma prateleira há 200 livros. 123 livros foram retirados. Quantos livros ainda restaram na prateleira?

4) Para o aniversário de Daiane foram feitos 70 coxinhas, 50 bolinhos de carne e 45 kibes. Quantos salgados foram feitos?

5) Maria comprou 2 dúzias de ovos. Quantos ovos ela comprou?



SEGUNDA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

SINÔNIMO É A PALAVRA QUE QUER DIZER A MESMA COISA OU QUASE A MESMA COISA QUE A OUTRA. SÃO PALAVRAS DIFERENTES QUE TEM O MESMO SIGNIFICADO.

EX.: AS MENINAS ESTÃO SEMPRE ALEGRES.
        AS MENINAS ESTÃO SEMPRE CONTENTES.


ANTÔNIMO SÃO PALAVRAS QUE TEM O SENTIDO CONTRÁRIO DE OUTRA. SÃO PALAVRAS DIFERENTES COM SIGNIFICADO OPOSTO.

EX.: OS MENINOS ESTÃO ALEGRES.
        OS MENINOS ESTÃO TRISTES.


EXERCÍCIOS

1)    REESCREVA AS FRASES ABAIXO TROCANDO A PALAVRA DESTACADA POR UM SINÔNIMO:
A)   O DIA ESTÁ BONITO. 
B)   O CAVALO É RÁPIDO.
C)   O RIO ESTÁ CLARO.
D)   A PROFESSORA ESTÁ SENTINDO FALTA DOS ALUNOS.


2)    ESCREVA UMA FRASE COM O ANTÔNIMO DAS PALAVRAS DESTACADAS:
A)   FEIA.
B)   CARO.
C)   CALMO.
D)   CHEIO.
E)   ALTO.
F)   MAGRO.



MATEMÁTICA

Observe a tabela de preços de alguns materiais escolares:

Material  -  Preço único
Caderno  -  R$ 6,50
Lápis  -  R$ 0,60
Estojo  -  R$ 12,30
Borracha - R$ 1,50
Caneta - R$ 1,00
Lápis de cor (caixa com 12) - R$ 9,20

  • Se você tiver R$ 10,00, o que você pode comprar?
  • E com R$15,00, o que você pode comprar?
  • Com R$30,00, que materiais você compraria? 
  • André disse ter R$20,00. Que cédulas ele pode ter?  




TERCEIRA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Gênero textual: Poema

Bola de gude
A maior bola do mundo
É de fogo e se chama sol,
A bola mais conhecida
É a de jogar futebol.

Certa bola colorida
Jogar bem eu nunca pude,
É de vidro essa bandida
E chama-se bola de gude.

(Ricardo Azevedo, dezenove poemas desengonçados. São Paulo. Ed. Ática.)


Interprete o texto:

1) Qual é o do título da poesia?

2) Na poesia o sol é a maior ou a menor bola do mundo?

3) A bola de futebol é a bola mais ou a menos conhecida?

4) O jogador da poesia jogava bem?

5) Quais as características da bola de gude, de acordo com o texto?




MATEMÁTICA

1) Durante uma brincadeira os alunos se organizaram da seguinte maneira:

PEDRO – FELIPE – MARCELO – TEREZA – CARINA – LUIZA – CARLOS

Observe essa sequência de crianças e responda:
a) Quem ficou ao lado direito do Felipe?
b) Quem é o último da fila?
c) Quem é a pessoa que está no meio?
d) Quem está ao lado esquerdo do Pedro?

2) Mariana tem 73 reais, seu irmão mais novo tem 35 reais a menos que ela. Quantos reais tem o irmão da Mariana?

3) João e Maria são primos e gostam de colecionar carrinhos, João tem 36 carrinhos. Enquanto estavam brincando decidiram contar os carrinhos, eles tem juntos ao todo 98 carrinhos. Quantos carrinhos Maria tem?

4) Duas amigas colecionam presilhas, Margarida tem 16 e Patrícia tem 28. Quantas presilhas Margarida ainda precisa para se igualar a Patrícia?

5) Qual figura geométrica possui quatro lados?




QUARTA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

Produção de texto


Observe a cena e responda as questões de 1 a 4:

1) Quem são essas personagens?

2) Onde elas estão brincando?

3) Elas estão felizes?

4) Observe o cenário e descreva o que cada personagem está fazendo.

5) Com base nas atividades que você acabou de responder sobre a imagem acima, produza um texto bem criativo. Você deverá fazer parte da história. Conte como foi esse dia incrível com a Turma da Mônica. Não esqueça do título, vocês são muito criativos já estou ansiosa para ver   todos, então faça um vídeo e envie no grupo... deverá ter no mínimo 10 linhas... Boa aventura a todos!!!



MATEMÁTICA

OBSERVAÇÃO: Lembre Se- que crescente é do menor para o maior e decrescente do maior para o menor... Bom trabalho a todos!!!

Atividade

1) Observe as sequências abaixo e marque (C) para ordem crescente e (D) para ordem decrescente:
A) (    )40,45,50,55,60,70,75,80,85,90…
B) (    )39,38,37,36,35,34…
C) (    )541,514,452,415,154,145…
D) (    )01,03 05,07,09,11…


2) Escreva em ordem decrescente os números de 80 a 100.

3) Escreva em ordem crescente os números de 100 a 120.

4) Organize os números abaixo em ordem decrescente:
6863, 1150, 8066, 6851, 1147, 8365.

5) Organize os números abaixo em forma crescente:
12.520, 4.325, 5.321, 3.111, 2.098, 1.112.



CIÊNCIAS/HISTÓRIA/GEOGRAFIA

MORADIA


1) OBSERVE AS IMAGENS ACIMA E RESPONDA:
A) QUAIS PARTES DA CASA APARECEM NAS CENAS 1 E 2?
B) O QUE PODEMOS FAZER NESSES LOCAIS?
C) O QUE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO NA CENA 1?
D) O QUE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO NA CENA 2?

2) EM QUAL PARTE DA CASA VOCÊ COSTUMA SE REUNIR COM A FAMÍLIA E OS AMIGOS? O QUE FAZEM QUANDO ESTÃO REUNIDOS?

3) SUA MORADIA É IMPORTANTE PARA VOCÊ? POR QUÊ?

4) OBSERVE AS CENAS ABAIXO E RESPONDA. EM QUE CÔMODO, GERALMENTE, SÃO FEITAS AS ATIVIDADES RETRATADAS NAS IMAGENS.


5) EXISTEM PESSOAS QUE, POR NÃO TEREM CONDIÇÕES DE COMPRAR OU ALUGAR UMA CASA, VIVEM NAS RUAS. OBSERVE A CENA ABAIXO:



NA SUA OPINIÃO, COMO É A VIDA DESSAS PESSOAS?

9) DESENHE O CÔMODO DA SUA CASA QUE VOCÊ MAIS GOSTA E PINTE-O.

10) EXPLIQUE PARA SEU PROFESSOR, PORQUE ESSE CÔMODO É O SEU PREFERIDO?





ARTES

Professora Andreia

CIRCULO CROMÁTICO

FAÇA A PINTURA DO CIRCULO CROMÁTICO ON LINE USANDO AS CORES DO MODELO ABAIXO:




DEPOIS DE PINTADO TIRE FOTO E ENVIE NO GRUPO!




EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Ana Lúcia

Olá pessoal, na atividade da semana passada aprendemos que jogos ou brincadeiras populares são aquelas que foram passadas de geração para geração (avó ensina o pai, que ensina o filho, que ensina o neto) e normalmente brincamos com outro colega.

São atividades divertidas que podem ter regrinhas definidas e flexíveis para se adaptar em qualquer situação (espaço, participantes, material, etc.). Exemplos: pega-pega, pular elástico, queimada, amarelinha, pular corda, cama de gato, cabo de guerra, corre cotia, etc.


ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo:





ATIVIDADE 2

Descreva no seu caderno uma brincadeira popular que você goste:





INGLÊS

Professor Fernando

Olá Estimados pais e queridos alunos!
Estimados pais, segue a proposta da atividade aos seus filhos.
Esperamos que os mesmos estejam motivados à tarefa!!!


Vamos lá!

Ouvir os numerais de 1 a 15:


Procure ouvir mais uma vez e repetir os numerais após escutá-los. Agora vamos trabalhar a escrita de 11 a 15.

Segue e escrita dos nomes dos numerais.
       
11- ELEVEN

12-TWELVE

13-THIRTEEN

14-FOURTEEN

15-FIFTEEN

  1. Em uma folha ou caderno que você tiver, procure fazer números bem bonitos (desenhos dos números), de preferência coloridos, usando as colors que você aprendeu.
  2. Em seguida, escreva em Inglês o nome do número.


Boa atividade!