Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
PROFESSORA ALINE
PRIMEIRA AULA
LÍNGUA PORTUGUESA
FÁBULA
O RELÓGIO
ATIVIDADE 1
LEITURA DAS FÁBULAS:
A CIGARRA E AS FORMIGAS
NUM BELO DIA DE
INVERNO, AS FORMIGAS ESTAVAM TENDO O
MAIOR TRABALHO PARA SECAR SUAS
RESERVAS DE TRIGO. DEPOIS DE UMA CHUVARADA, OS
GRÃOS TINHAM FICADO COMPLETAMENTE
MOLHADOS. DE REPENTE, APARECE UMA
CIGARRA:
— POR FAVOR,
FORMIGUINHAS, ME DEEM UM POUCO DE TRIGO! ESTOU COM UMA FOME DANADA,
ACHO QUE VOU MORRER.
AS FORMIGAS
PARARAM DE TRABALHAR, COISA QUE ERA CONTRA OS PRINCÍPIOS DELAS,
E PERGUNTARAM:
— MAS POR QUÊ? O
QUE VOCÊ FEZ DURANTE O VERÃO? POR ACASO NÃO SE LEMBROU DE GUARDAR
COMIDA PARA O INVERNO?
— PARA FALAR A
VERDADE, NÃO TIVE TEMPO — RESPONDEU A CIGARRA.
— PASSEI O VERÃO
CANTANDO!
— BOM, SE VOCÊ
PASSOU O VERÃO CANTANDO, QUE TAL PASSAR O INVERNO DANÇANDO? —
DISSERAM AS FORMIGAS, E VOLTARAM PARA O TRABALHO DANDO RISADA.
MORAL: OS
PREGUIÇOSOS COLHEM O QUE MERECEM.
(Do livro: Fábulas
de Esopo - Companhia das Letrinhas)
VAMOS PRATICAR!
1. QUAIS SÃO AS PERSONAGENS
DA HISTÓRIA?
2. QUAL TRABALHO
FOI REALIZADO PELAS FORMIGAS
3. QUAIS ESTAÇÕES
DO ANO SÃO MENCIONADAS NA FÁBULA?
4. ESCREVA COM
SUAS PALAVRAS A “MORAL DA HISTÓRIA”
ATIVIDADE 2
PONTUANDO OS DIÁLOGOS DE FÁBULAS
NESTA ATIVIDADE, VOCÊ
VAI APRENDER A ESCREVER AS FALAS DAS PERSONAGENS DE
FÁBULAS, USANDO A PONTUAÇÃO NECESSÁRIA.
A RAPOSA E O CORVO
UM DIA UM CORVO
ESTAVA POUSADO NO GALHO DE UMA ÁRVORE COM UM PEDAÇO DE
QUEIJO NO BICO QUANDO PASSOU UMA RAPOSA. VENDO O CORVO COM O
QUEIJO, A RAPOSA LOGO COMEÇOU A MATUTAR UM JEITO DE SE APODERAR DO
QUEIJO. COM ESSA IDEIA NA CABEÇA, FOI PARA DEBAIXO DA ÁRVORE, OLHOU PARA
CIMA E DISSE:
— QUE PÁSSARO
MAGNÍFICO AVISTO NESSA ÁRVORE! QUE BELEZA ESTONTEANTE! QUE
CORES MARAVILHOSAS! SERÁ QUE ELE TEM UMA VOZ SUAVE PARA COMBINAR COM
TANTA BELEZA? SE TIVER, NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE DEVE SER PROCLAMADO REI
DOS PÁSSAROS.
OUVINDO AQUILO O
CORVO FICOU QUE ERA PURA VAIDADE. PARA MOSTRAR À RAPOSA QUE SABIA
CANTAR, ABRIU O BICO E SOLTOU UM SONORO “CRÓÓÓ! ”.
O QUEIJO VEIO ABAIXO,
CLARO, E A RAPOSA ABOCANHOU LIGEIRO AQUELA DELÍCIA, DIZENDO:
— OLHE, MEU
SENHOR, ESTOU VENDO QUE VOZ O SENHOR TEM. O QUE NÃO TEM É
INTELIGÊNCIA!
MORAL: CUIDADO COM
QUEM MUITO ELOGIA.
(ASH, R.; HIGTON,
B. (compilação). Fábulas de Esopo. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo:
Companhia das Letrinhas, 1997, p. 61.)
VAMOS PRATICAR!
VOCÊ REPAROU QUE,
NESTA FÁBULA, SÓ A RAPOSA FALA, NÃO É MESMO?
COPIE NO CADERNO AS DUAS FALAS DA RAPOSA. NÃO
SE ESQUEÇA DE USAR A PONTUAÇÃO DE
DIÁLOGO, CERTO? SE TIVER DÚVIDA, VOLTE AO TEXTO.
1. 1ª FALA DA RAPOSA:
2. 2ª FALA
DA RAPOSA:
AJUDANDO A
PONTUAR:
OS ALUNOS DO 4°ANO REPRODUZIRAM ALGUMAS
FÁBULAS, MAS COMO NÃO COLOCARAM PONTUAÇÃO NOS DIÁLOGOS, FICA
DIFÍCIL DE LER E COMPREENDER. VOCÊ PODE AJUDAR! VAMOS
LÁ?
FÁBULA
“A CIGARRA
E A FORMIGA”
A CIGARRA CANTOU
TODO O VERÃO E FICOU ASSUSTADA. SABE POR QUÊ? NÃO TINHA O QUE
COMER E FOI CHAMAR A FORMIGA.
A CIGARRA FALOU: – FORMIGA ME DÁ UM
POUCO DA SUA COMIDA.
QUANDO CHEGAR O CALOR, EU
TE PAGO COM JUROS. A FORMIGA NÃO GOSTAVA DE EMPRESTAR E FALOU:
– O QUE VOCÊ FEZ NO CALOR? AH, EU FIQUEI DANÇANDO.
AH, QUE BELEZA,
ENTÃO AGORA DANCE. (M.- ALUNA DO ENSINO FUNDAMENTAL).
3. 1a FALA DA
CIGARRA:
4. 1a FALA DA
FORMIGA:
5. 2a FALA DA
CIGARRA:
6. 2a FALA DA
FORMIGA:
ATIVIDADE 3
JOGO DOS SETE
ERROS
QUEM DIGITOU ESTA
HISTÓRIA DO NASRUDIN COMETEU ALGUNS DESLIZES AO ESCREVER PALAVRAS
COM A LETRA R. VEJA SE VOCÊ LOCALIZA OS SETE ERROS. CIRCULE AS
PALAVRAS QUE ESTÃO ESCRITAS DE FORMA INCORRETA.
O RELÓGIO
O RELÓGIO DE
NASRUDIN ESTAVA SEMPRE MARCANDO A HORA ERADA.
“SERÁ QUE NÃO DÁ
PARA VOCÊ TOMAR UMA PROVIDÊNCIA? ”, ALGUÉM PREGUNTOU: “QUAL?”.
“BEM, O RELÓGIO
NUNCA ESTÁ CERTO. QUALQUE PORVIDÊNCIA, JÁ SERÁ UMA MELHORA.”
NASRUDIN DEU UMA
MATELADA NO RELÓGIO. ELE PAROU.
“VOCÊ TEM RAZÃO”,
DISSE. “DE FATO, JÁ DÁ PARA SENTIR UMA MELHORA”.
“EU NÃO QUIS DIZER
‘QUALQUER PROVIDÊNCIA’ ASSIM AO PÉ DA LETRA. COMO É QUE AGORRA
O RELÓGIO PODE ESTAR MELHOR QUE ANTES?”
“BEM, ANTES NUNCA
ESTAVA CERTO. AGORA, AO MENOS, ESTÁ CERTO DUAS VEZES AO DIA.”
MORRAL: É MELHOR ESTAR
CERTO ALGUMAS VEZES DO QUE NUNCA ESTAR CERTO.
(Histórias de
Nasrudin. Rio de Janeiro: Edições Dervish, 1994.)
AGORA ESCREVA NO
CADERNO AS PALAVRAS DE FORMA CORRETA:
SEGUNDA AULA
LEIA O PROBLEMA A
SEGUIR E RESPONDA:
EM UMA ESCOLA HÁ
DUAS SALAS DE 3º ANO. NA CLASSE DO 3º B HÁ 31 ALUNOS E NA DO 3º C, 34 ALUNOS.
QUANTOS ALUNOS ESTUDAM NOS 3º ANOS? REGISTRE NO
CADERNO SUA SUGESTÃO.
A) UM ZOOLÓGICO
GANHOU DOIS NOVOS ANIMAIS. UMA FOCA QUE PESA QUILOS E UMA
LONTRA COM 13 QUILOS. QUAL A DIFERENÇA DE PESO ENTRE OS
DOIS ANIMAIS?
QUAIS FORAM AS
INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISOU SELECIONAR PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA?
B) AO NASCER UM
CAVALO PESA EM MÉDIA 40 QUILOS. NA FASE ADULTA SUA MÉDIA DE PESO PODE
CHEGAR A ATÉ 450 QUILOS, DEPENDENDO DA RAÇA. SE UM CAVALO NASCE
COM 45 QUILOS E NA SUA FASE ADULTA PESA 430 QUILOS, QUANTOS QUILOS
GANHOU DO SEU NASCIMENTO ATÉ A SUA FASE ADULTA?
O QUE PRECISA SER
FEITO COM OS DADOS PARA QUE O PROBLEMA SEJA RESOLVIDO?
REGISTRE COMO VOCÊ PENSOU:
REGISTRE NO
CADERNO A SUA SOLUÇÃO:
C) EDNA ADORA SEU
ÁLBUM DE FIGURINHAS DAS SUPERPODEROSAS. NO INÍCIO DE SUA COLEÇÃO
TINHA 125 FIGURINHAS, GANHOU ALGUMAS E FICOU COM 275. QUANTAS FIGURINHAS
ELA GANHOU?
QUE INFORMAÇÕES
VOCÊ PRECISA SELECIONAR PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA? ANOTE AS
MAIS IMPORTANTES.
O QUE PRECISA SER
FEITO COM OS DADOS PARA QUE O PROBLEMA SEJA RESOLVIDO?
REGISTRE ABAIXO A SUA SOLUÇÃO:
D) ROSA TEM 164
REAIS E SUA PRIMA TEM 113. O QUE PODE SER FEITO PARA QUE AS DUAS MENINAS
FIQUEM COM A MESMA QUANTIA? REGISTRE COMO VOCÊ
PENSOU E A SOLUÇÃO:
E) CARINA GANHOU
UM BUQUÊ COM DUAS DÚZIAS E MEIA DE ROSAS DE SEU NAMORADO. ELA
COLOCOU AS ROSAS EM UM VASO E CUIDOU DELAS COM MUITO CARINHO.
APÓS CINCO DIAS, 11 ROSAS MURCHARAM. QUANTAS ROSAS SOBRARAM NO VASO
DE CARINA?
LEMBRETE: UMA
DÚZIA = 12.
REGISTRE NO
CADERNO COMO VOCÊ PENSOU:
F) NO 1º ANO B HÁ
ALGUNS MENINOS E 23 MENINAS. NO TOTAL SÃO 37 ALUNOS. QUANTOS MENINOS HÁ
NO 1º ANO B? REGISTRE NO
CADERNO COMO VOCÊ PENSOU:
G) PEDRO TINHA 42
FIGURINHAS. GANHOU ALGUMAS FIGURINHAS ONTEM DE UMA AMIGA E FICOU COM
53. QUANTAS FIGURINHAS SUA AMIGA LHE DEU?
2- TREINE A
TABUADA DO 1 AO 9.
TERCEIRA AULA
CIÊNCIAS / HISTÓRIA / GEOGRAFIA
1. OBSERVE AS FOTOS E RESPONDA AS QUESTÕES:
1. OBSERVE AS FOTOS E RESPONDA AS QUESTÕES:
A) VOCÊ SABE QUAIS
SÃO ESSES FENÔMENOS DA NATUREZA? ESCREVA O NOME DELES E SE
PRECISAR, PEÇA AJUDA PARA UM RESPONSÁVEL:
B) VOCÊ JÁ
PRESENCIOU ALGUM DESSES FENÔMENOS? QUAL OU QUAIS?
C) O QUE VOCÊ
SENTIU QUANDO PRESENCIOU UM DESSES FENÔMENOS?
D) VOCÊ ACHA QUE
OS FENÔMENOS NATURAIS INFLUENCIAM NA VIDA DAS
PESSOAS? COMO?
ARTES
Professora Andreia
Desenhe e pinte no caderno ou na folha de sulfite jarros, e reproduza os modelos dos desenhos geométricos do modelo abaixo:
Desenhe e pinte no caderno ou na folha de sulfite jarros, e reproduza os modelos dos desenhos geométricos do modelo abaixo:
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Senhores pais, se puderem tirem fotos das crianças realizando as atividades e nos envie para anexarmos numa pasta.
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo, vamos lá?!
ATIVIDADE 1
- Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido.
- Cada set é terminado quando uma equipe alcança os 25 pontos, tendo 2 pontos de vantagem sobre a equipe adversária....
- Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva.
AGORA É SUA VEZ!
Desenhe uma quadra de voleibol com seus jogadores.
ATIVIDADE 2
- Uma equipe de futsal é composta por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro.
- É proibido iniciar um jogo ou dar continuidade à partida se um time ficar com menos de 3 atletas em quadra.
AGORA É SUA VEZ!
Desenhe uma quadra de futsal com seus jogadores.
INGLÊS
Professor Fernando
Olá Estimados pais e queridos alunos!
Estimados pais, segue a proposta da atividade aos seus filhos.
Desejamos uma ótima tarefa!
Obrigado pela atenção!
Vamos lá!
Ouça a música dos numerais de 10 a 20:
Procure ouvir mais uma vez e repetir os numerais após escutá-los.
Agora vamos trabalhar a escrita dos numerais de 16 a 20. Segue a escrita dos nomes dos numerais.
16- SIXTEEN
17- SEVENTEEN
18- EIGHTEEN
19- NINETEEN
20- TWENTY
|
Em uma folha ou caderno que você tiver, procure fazer números bem bonitos (desenhos dos números), de preferência coloridos, usando as colors que você aprendeu.
Em seguida, escreva em Inglês o nome do número.
Boa atividade!