CONTEÚDO DO 4º ANO - SEMANA DE 22/04 A 24/04


Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


PROFESSORA ALINE

PRIMEIRA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE 1
LEITURA DAS FÁBULAS:

A CIGARRA E AS FORMIGAS

NUM BELO DIA DE INVERNO, AS FORMIGAS ESTAVAM TENDO O MAIOR TRABALHO PARA SECAR SUAS RESERVAS DE TRIGO. DEPOIS DE UMA CHUVARADA, OS GRÃOS TINHAM FICADO COMPLETAMENTE MOLHADOS. DE REPENTE, APARECE UMA CIGARRA:
— POR FAVOR, FORMIGUINHAS, ME DEEM UM POUCO DE TRIGO! ESTOU COM UMA FOME DANADA, ACHO QUE VOU MORRER.
AS FORMIGAS PARARAM DE TRABALHAR, COISA QUE ERA CONTRA OS PRINCÍPIOS DELAS, E PERGUNTARAM:
— MAS POR QUÊ? O QUE VOCÊ FEZ DURANTE O VERÃO? POR ACASO NÃO SE LEMBROU DE GUARDAR COMIDA PARA O INVERNO?
— PARA FALAR A VERDADE, NÃO TIVE TEMPO — RESPONDEU A CIGARRA. 
— PASSEI O VERÃO CANTANDO!
— BOM, SE VOCÊ PASSOU O VERÃO CANTANDO, QUE TAL PASSAR O INVERNO DANÇANDO? — DISSERAM AS FORMIGAS, E VOLTARAM PARA O TRABALHO DANDO RISADA.

MORAL: OS PREGUIÇOSOS COLHEM O QUE MERECEM.

(Do livro: Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas)


VAMOS PRATICAR!

1. QUAIS SÃO AS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?

2. QUAL TRABALHO FOI REALIZADO PELAS FORMIGAS

3. QUAIS ESTAÇÕES DO ANO SÃO MENCIONADAS NA FÁBULA?

4. ESCREVA COM SUAS PALAVRAS A “MORAL DA HISTÓRIA”


ATIVIDADE 2
PONTUANDO OS DIÁLOGOS DE FÁBULAS

NESTA ATIVIDADE, VOCÊ VAI APRENDER A ESCREVER AS FALAS DAS PERSONAGENS DE FÁBULAS, USANDO A PONTUAÇÃO NECESSÁRIA.

A RAPOSA E O CORVO

UM DIA UM CORVO ESTAVA POUSADO NO GALHO DE UMA ÁRVORE COM UM PEDAÇO DE QUEIJO NO BICO QUANDO PASSOU UMA RAPOSA. VENDO O CORVO COM O QUEIJO, A RAPOSA LOGO COMEÇOU A MATUTAR UM JEITO DE SE APODERAR DO QUEIJO. COM ESSA IDEIA NA CABEÇA, FOI PARA DEBAIXO DA ÁRVORE, OLHOU PARA CIMA E DISSE:
— QUE PÁSSARO MAGNÍFICO AVISTO NESSA ÁRVORE! QUE BELEZA ESTONTEANTE! QUE CORES MARAVILHOSAS! SERÁ QUE ELE TEM UMA VOZ SUAVE PARA COMBINAR COM TANTA BELEZA? SE TIVER, NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE DEVE SER PROCLAMADO REI DOS PÁSSAROS.
OUVINDO AQUILO O CORVO FICOU QUE ERA PURA VAIDADE. PARA MOSTRAR À RAPOSA QUE SABIA CANTAR, ABRIU O BICO E SOLTOU UM SONORO “CRÓÓÓ! ”.
O QUEIJO VEIO ABAIXO, CLARO, E A RAPOSA ABOCANHOU LIGEIRO AQUELA DELÍCIA, DIZENDO:
— OLHE, MEU SENHOR, ESTOU VENDO QUE VOZ O SENHOR TEM. O QUE NÃO TEM É INTELIGÊNCIA!

MORAL: CUIDADO COM QUEM MUITO ELOGIA.

(ASH, R.; HIGTON, B. (compilação). Fábulas de Esopo. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 61.)


VAMOS PRATICAR!

VOCÊ REPAROU QUE, NESTA FÁBULA, SÓ A RAPOSA FALA, NÃO É MESMO?

COPIE NO CADERNO AS DUAS FALAS DA RAPOSA. NÃO SE ESQUEÇA DE USAR A PONTUAÇÃO DE DIÁLOGO, CERTO? SE TIVER DÚVIDA, VOLTE AO TEXTO.

1. 1ª  FALA DA RAPOSA:

2. 2ª  FALA DA RAPOSA:



AJUDANDO A PONTUAR:

OS ALUNOS DO 4°ANO REPRODUZIRAM ALGUMAS FÁBULAS, MAS COMO  NÃO COLOCARAM PONTUAÇÃO NOS DIÁLOGOS, FICA DIFÍCIL DE LER E COMPREENDER. VOCÊ PODE AJUDAR! VAMOS LÁ?


FÁBULA 
“A CIGARRA E A FORMIGA”

A CIGARRA CANTOU TODO O VERÃO E FICOU ASSUSTADA. SABE POR QUÊ? NÃO TINHA O QUE COMER E FOI CHAMAR A FORMIGA. 
A CIGARRA FALOU: – FORMIGA ME DÁ UM POUCO DA SUA COMIDA. 
QUANDO CHEGAR O CALOR, EU TE PAGO COM JUROS. A FORMIGA NÃO GOSTAVA DE EMPRESTAR E FALOU: 
– O QUE VOCÊ FEZ NO CALOR? AH, EU FIQUEI DANÇANDO. 
AH, QUE BELEZA, ENTÃO AGORA DANCE. (M.- ALUNA DO ENSINO FUNDAMENTAL).

3. 1a FALA DA CIGARRA:

4. 1a FALA DA FORMIGA:

5. 2a FALA DA CIGARRA:

6. 2a FALA DA FORMIGA:



ATIVIDADE 3
JOGO DOS SETE ERROS

QUEM DIGITOU ESTA HISTÓRIA DO NASRUDIN COMETEU ALGUNS DESLIZES AO ESCREVER PALAVRAS COM A LETRA R. VEJA SE VOCÊ LOCALIZA OS SETE ERROS. CIRCULE AS PALAVRAS QUE ESTÃO ESCRITAS DE FORMA INCORRETA.


O RELÓGIO

O RELÓGIO DE NASRUDIN ESTAVA SEMPRE MARCANDO A HORA ERADA.
“SERÁ QUE NÃO DÁ PARA VOCÊ TOMAR UMA PROVIDÊNCIA? ”, ALGUÉM PREGUNTOU: “QUAL?”.
“BEM, O RELÓGIO NUNCA ESTÁ CERTO. QUALQUE PORVIDÊNCIA, JÁ SERÁ UMA MELHORA.”
NASRUDIN DEU UMA MATELADA NO RELÓGIO. ELE PAROU.
“VOCÊ TEM RAZÃO”, DISSE. “DE FATO, JÁ DÁ PARA SENTIR UMA MELHORA”. 
“EU NÃO QUIS DIZER ‘QUALQUER PROVIDÊNCIA’ ASSIM AO PÉ DA LETRA. COMO É QUE AGORRA O RELÓGIO PODE ESTAR MELHOR QUE ANTES?”
“BEM, ANTES NUNCA ESTAVA CERTO. AGORA, AO MENOS, ESTÁ CERTO DUAS VEZES AO DIA.”

MORRAL: É MELHOR ESTAR CERTO ALGUMAS VEZES DO QUE NUNCA ESTAR CERTO.

(Histórias de Nasrudin. Rio de Janeiro: Edições Dervish, 1994.)


AGORA ESCREVA NO CADERNO AS PALAVRAS DE FORMA CORRETA:




SEGUNDA AULA

LEIA O PROBLEMA A SEGUIR E RESPONDA:

EM UMA ESCOLA HÁ DUAS SALAS DE 3º ANO. NA CLASSE DO 3º B HÁ 31 ALUNOS E NA DO 3º C, 34 ALUNOS. 

QUANTOS ALUNOS ESTUDAM NOS 3º ANOS? REGISTRE NO CADERNO SUA SUGESTÃO.


A) UM ZOOLÓGICO GANHOU DOIS NOVOS ANIMAIS. UMA FOCA QUE PESA QUILOS E UMA LONTRA COM 13 QUILOS. QUAL A DIFERENÇA DE PESO ENTRE OS
DOIS ANIMAIS?

QUAIS FORAM AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISOU SELECIONAR PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA?


B) AO NASCER UM CAVALO PESA EM MÉDIA 40 QUILOS. NA FASE ADULTA SUA MÉDIA DE PESO PODE CHEGAR A ATÉ 450 QUILOS, DEPENDENDO DA RAÇA. SE UM CAVALO NASCE COM 45 QUILOS E NA SUA FASE ADULTA PESA 430 QUILOS, QUANTOS QUILOS GANHOU DO SEU NASCIMENTO ATÉ A SUA FASE ADULTA?

O QUE PRECISA SER FEITO COM OS DADOS PARA QUE O PROBLEMA SEJA RESOLVIDO? REGISTRE COMO VOCÊ PENSOU:


REGISTRE NO CADERNO A SUA SOLUÇÃO:

C) EDNA ADORA SEU ÁLBUM DE FIGURINHAS DAS SUPERPODEROSAS. NO INÍCIO DE SUA COLEÇÃO TINHA 125 FIGURINHAS, GANHOU ALGUMAS E FICOU COM 275. QUANTAS FIGURINHAS ELA GANHOU?

QUE INFORMAÇÕES VOCÊ PRECISA SELECIONAR PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA? ANOTE AS MAIS IMPORTANTES.

O QUE PRECISA SER FEITO COM OS DADOS PARA QUE O PROBLEMA SEJA RESOLVIDO? REGISTRE ABAIXO A SUA SOLUÇÃO:


D) ROSA TEM 164 REAIS E SUA PRIMA TEM 113. O QUE PODE SER FEITO PARA QUE AS DUAS MENINAS FIQUEM COM A MESMA QUANTIA? REGISTRE COMO VOCÊ PENSOU E A SOLUÇÃO:


E) CARINA GANHOU UM BUQUÊ COM DUAS DÚZIAS E MEIA DE ROSAS DE SEU NAMORADO. ELA COLOCOU AS ROSAS EM UM VASO E CUIDOU DELAS COM MUITO CARINHO. APÓS CINCO DIAS, 11 ROSAS MURCHARAM. QUANTAS ROSAS SOBRARAM NO VASO DE CARINA?

LEMBRETE: UMA DÚZIA = 12.

REGISTRE NO CADERNO COMO VOCÊ PENSOU:


F) NO 1º ANO B HÁ ALGUNS MENINOS E 23 MENINAS. NO TOTAL SÃO 37 ALUNOS. QUANTOS MENINOS HÁ NO 1º ANO B? REGISTRE NO CADERNO COMO VOCÊ PENSOU:


G) PEDRO TINHA 42 FIGURINHAS. GANHOU ALGUMAS FIGURINHAS ONTEM DE UMA AMIGA E FICOU COM 53. QUANTAS FIGURINHAS SUA AMIGA LHE DEU?


2- TREINE A TABUADA DO 1 AO 9.



TERCEIRA AULA

CIÊNCIAS / HISTÓRIA / GEOGRAFIA

1. OBSERVE AS FOTOS E RESPONDA AS QUESTÕES:




A) VOCÊ SABE QUAIS SÃO ESSES FENÔMENOS DA NATUREZA? ESCREVA O NOME DELES E SE PRECISAR, PEÇA AJUDA PARA UM RESPONSÁVEL:

B) VOCÊ JÁ PRESENCIOU ALGUM DESSES FENÔMENOS? QUAL OU QUAIS?

C) O QUE VOCÊ SENTIU QUANDO PRESENCIOU UM DESSES FENÔMENOS?

D) VOCÊ ACHA QUE OS FENÔMENOS NATURAIS INFLUENCIAM NA VIDA DAS
PESSOAS? COMO?





ARTES

Professora Andreia

Desenhe e pinte no caderno ou na folha de sulfite jarros, e reproduza os modelos dos desenhos geométricos do modelo abaixo:







EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Ana Lúcia

Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Senhores pais, se puderem tirem fotos das crianças realizando as atividades e nos envie para anexarmos numa pasta.
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo, vamos lá?!



ATIVIDADE 1
  • Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido.
  • Cada set é terminado quando uma equipe alcança os 25 pontos, tendo 2 pontos de vantagem sobre a equipe adversária....
  • Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva.



AGORA É SUA VEZ!

Desenhe uma quadra de voleibol com seus jogadores.




ATIVIDADE 2
  • Uma equipe de futsal é composta por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro.
  • É proibido iniciar um jogo ou dar continuidade à partida se um time ficar com menos de 3 atletas em quadra.


AGORA É SUA VEZ!

Desenhe uma quadra de futsal com seus jogadores.








INGLÊS

Professor Fernando

Olá Estimados pais e queridos alunos!
Estimados pais, segue a proposta da atividade aos seus filhos.
Desejamos uma ótima tarefa!
Obrigado pela atenção!


Vamos lá!

Ouça a música dos numerais de 10 a 20:


Procure ouvir mais uma vez e repetir os numerais após escutá-los.

Agora vamos trabalhar a escrita dos numerais de 16 a 20. Segue a escrita dos nomes dos numerais.

16- SIXTEEN

17- SEVENTEEN

18- EIGHTEEN

19- NINETEEN

20- TWENTY

Em uma folha ou caderno que você tiver, procure fazer números bem bonitos (desenhos dos números), de preferência coloridos, usando as colors que você aprendeu.

Em seguida, escreva em Inglês o nome do número.


Boa atividade!