CONTEÚDO DO 5º ANO - SEMANA DE 01/06 A 05/06




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


PROFESSORA FRANCIELLE

USAR O CADERNO OU “FOLHA” PARA TODAS AS ATIVIDADES. NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR AS DATAS PARA CADA DIA E ATIVIDADE (USE A ROTINA QUE A PROFESSORA PASSOU EM SALA DE AULA).

EXEMPLO:

EMEFEI JOÃO BATISTA BERBET
QUINTA-FEIRA 01 DE JUNHO DE 2020
PROFESSORA FRANCIELLE
DISCIPLINA – MATEMÁTICA

OBSERVAÇÃO ALUNOS: APÓS A ROTINA ESCREVER A FRASE ABAIXO.



BONS ESTUDOS!

PRIMEIRA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA


Livro: Encontros



Produção textual

• Que tal escrever um conto de suspense?

• Para te ajudar: Leia algumas instruções que estão nas páginas 73, 74 e 75. Após a leitura produza um “Conto de suspense”.

• Lembre-se de todos os passos a seguir para ter sucesso ao produzir um texto.

Observação: Nas instruções das páginas acima a atividade pede a união dos amigos do 5° ano. Mas devido a nossa distância a atividade será de realização individual. Vamos lá você consegue. Quero ler sua história e sentir arrepios.


MATEMÁTICA

LIVRO A CONQUISTA DA MATEMÁTICA



Comparando sólidos geométricos

• Leia com atenção a página 55. Observe bem as figuras responda.


SEGUNDA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA


Livro: Encontros



UNIDADE 3: RECORDAR É VIVER

Nesta unidade vamos ler alguns relatos de memórias e aprender um pouco sobre as características desse gênero.

• Observem as imagens nas páginas 78 e 79 do livro didático.

• Respondam as questões 1, 2 e 3 no caderno.


MATEMÁTICA

LIVRO A CONQUISTA DA MATEMÁTICA



Vídeo de apoio:



Explicação:

Os sólidos A, B, C, D são chamados de prismas.
Os sólidos E, F, G, H são chamados de pirâmides.

Faces, vértices e arestas
Um sólido geométrico é composto por:



Faces - são as superfícies planas que constituem um sólido.

Arestas - são os segmentos de recta que são a intersecção de duas faces contíguas.

Vértices - são os pontos de encontro das arestas.

Realize os exercícios das páginas 56 e 57 do livro.


TERCEIRA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA


Livro: Encontros



Relatos de memória são textos nos quais seus autores relatam acontecimentos vividos por eles em épocas passadas, compartilhando suas lembranças com seus leitores.

Nas páginas 80 e 81 vamos fazer a leitura de um relato de memória da autora Raquel de Queirós, nesse texto a autora conta fatos de sua infância.

• Leiam com atenção o texto das páginas 80 e 81.

• Não esqueçam de ver a foto da autora e ler a sua biografia no final página 81.

• Respondam os exercícios das páginas 82 e 83.


MATEMÁTICA

LIVRO A CONQUISTA DA MATEMÁTICA



Planificações

Os sólidos geométricos são encontrados nas diferentes formas existentes ao nosso redor. Uma caixa de sapatos, a caixa d’água, uma pirâmide, uma lata de óleo, a casquinha de um sorvete, entre outros, são considerados sólidos geométricos.




ATIVIDADE

• Leia com muita atenção a página 58. Observem atentamente os exemplos. Eles ajudarão no momento da realização dos exercícios da pagina 59.


QUARTA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA


Livro: Encontros



COM QUE LETRA?

Palavras terminadas em -AM OU -ÃO.

Assistir os vídeos:





• Depois de assistir aos vídeos respondam os exercícios da página 84.

• Na Página 85, no exercício 7, é importante que vocês leiam com bastante atenção o texto para responder as perguntas a e b.


MATEMÁTICA

LIVRO A CONQUISTA DA MATEMÁTICA



A Geometria nas sucatas

• Leia com muita atenção o texto da página 60 para responder as perguntas.

• Para responder as perguntas dessa página observem os nomes dos sólidos geométricos que vocês viram nas páginas 53, 54 e 56 do livro.


Ciências/História/Geografia

Livro: Encontros



CAPÍTULO 2
HISTÓRIA E TRANSFORMAÇÃO

• Queridos alunos, na página 28 do nosso livro de CHG contém apenas 3 perguntinhas. Mas para que sejam respondidas vocês devem primeiramente ler o texto que aparece no início dessa página.


Queridos alunos. Obrigada pela participação.
Amanhã teremos SIMULADO.
BOA SORTE!






ARTES
Professora Andreia

A imaginação inspira a criar o futuro. É claro que nem tudo o que é criado pela imaginação se realiza, mas, certamente, sem ela não teríamos tantas tecnologias que hoje fazem parte do nosso dia a dia.

FICÇÃO CIENTÍFICA: é um gênero da arte de contar histórias, que podem se basear em fatos reais ou podem ser situações que só existem na imaginação.

EFEITOS ESPECIAIS: são técnicas visuais criadas para meios de comunicação como cinema, televisão, sites e outros, as técnicas são as mais variadas: computação gráficas, maquiagem, robótica, ilusão de ótica e muito mais.

ANIMAÇÃO: é um tipo de filme no qual um desenho, objeto ou fotografia ganha movimento.

CURTA- METRAGEM: é o nome dado aos filmes de pequena duração.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

CLAUBER ROCHA foi cineasta brasileiro. Um dos responsáveis pelo movimento de vanguarda intitulado Cinema Novo, ele produziu vários filmes.

Agora decifre o enigma e descubra o que este cineasta dizia:






EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

UNIDADE TEMÁTICA: Esportes, iniciação ao Voleibol.

HABILIDADES: força muscular, velocidade, potência muscular, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio, agilidade, tempo de reação, destreza manual, entre outras.

OBJETIVO: Aprender as principais regras do Voleibol.


Atividades:

Pesquisar ou perguntar para alguém (pai, mãe, amigo) que tenha conhecimento sobre o assunto:

A- O que é Voleibol?
B- Onde se joga?
C- Quantos jogadores são necessários?
D- Quantas modalidades de voleibol existem?


• Registrar a pesquisa no caderno e brincar de voleibol.




INGLÊS
Professor Fernando

Olá Estimados pais e queridos alunos!
Estimados pais, por gentileza, façam a leitura da proposta da atividade aos seus filhos.
Agradecemos pela atenção e esperamos que os mesmos estejam motivados à tarefa!!!

VAMOS LÁ!

Observe a imagem abaixo.




Agora, vocês terão uma tarefa bem legal!

Na imagem temos a frase I have (Eu tenho), repetida várias vezes.Na frente destas frases há um quadrado, depois um desenho de uma parte do corpo e em seguida a escrita do nome das parts of the body.

Anote no quadrado a quantidade correta para cada desenho e em seguida pinte-os.

Agora escreva a tradução da frase abaixo, em Português.

I HAVE ONE MOUTH.
___________________________________________

Caso não tenha esta folha, faça a tarefa em uma folha à parte,caderno, registrando as frases e respondendo conforme orientado.


Boa atividade!