CONTEÚDO DO 5º ANO - SEMANA DE 04/05 A 08/05




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


PROFESSORA TAUANE


USAR O CADERNO OU “FOLHA” PARA TODAS AS ATIVIDADES. NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR AS DATAS PARA CADA DIA E ATIVIDADE (USE A ROTINA QUE A PROFESSORA PASSOU EM SALA DE AULA).  

EXEMPLO:

EMEFEI JOÃO BATISTA BERBET
QUARTA-FEIRA 20 DE ABRIL DE 2020
PROFESSORA TAUANE
DISCIPLINA – PORTUGUÊS

OBSERVAÇÃO ALUNOS: APÓS A ROTINA ESCREVER A FRASE ABAIXO.


BONS ESTUDOS!
    

PRIMEIRA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

LIVRO: ENCONTROS


Você já leu um blog ou escreveu em um?

• Leia com atenção a página 15.
• Responda as questões que se encontra nas páginas 16 e 17.


MATEMÁTICA

LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA


O Sistema de Numeração Decimal
sistema de numeração decimal recebe esse nome devido a utilização dos 10 algarismos que formam os demais números.

Leia com muita atenção as páginas 13 e 14.
Responda a página 15.


SEGUNDA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

LIVRO: ENCONTROS


NOSSA LÍNGUA

1-LEIA UM TRECHO DO LIVRO MEUS SEGREDOS NÃO CABEM EM UM DIÁRIO.

Leia com atenção a página 30, que se refere ao trecho acima.
• Após responda as questões que se encontra na página 31 e faça até a questão 6 que localiza-se na página 32.


MATEMÁTICA

LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA


CENTENA DE MILHAR  

Uma centena de milhar é a mesma quantia que dez dezenas de milhar.  

Leia com atenção as páginas 16 a 17, e responda as questões com bastante capricho.

Observação: Procure relembrar as explicações passadas. (Anos anteriores).


TERCEIRA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

LIVRO: ENCONTROS


CARTAZ 

Uma breve lembrança.
Substantivo: (é tudo o que nomeia as coisas em geral, é tudo o que pode ser visto, pego ou sentido)
Artigo: (é a palavra que define o substantivo)

Lembre-se que os artigos são palavras que vêm antes do substantivo, determinando seu número (singular ou plural) e seu gênero (feminino ou masculino).

Leia com atenção e responda com êxito as questões que se encontra nas páginas 32 e 33. Questões 7,8 e 9.  


MATEMÁTICA

LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA


CLASSE DAS ORDENS  

•Leia com muita atenção as páginas 18 e 19.
•Após a leitura responda a questão número 1, que se encontra na página 19, e de 2 a 5 que localiza-se na página
 20.


QUARTA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

LIVRO: ENCONTROS


HISTÓRIA EM QUADRINHOS DO GARFIELD

•Abra a página 33 novamente. Na questão 10, e leia a história do gatinho.
• Responda as páginas 34 e 35.


MATEMÁTICA

LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA


COMPARANDO NÚMEROS ATÉ 999 999  

• Ler a página 23 com muita atenção.
• Após responda a página 24.


CIÊNCIA/HISTÓRIA/GEOGRAFIA

LIVRO: ENCONTROS


ALUNOS, já haviam iniciado o primeiro capitulo desse livro. Conversamos sobre os Dinossauros. LEMBRAM-SE?

• Paramos na página 19. Caso precise retomar a leitura para algumas lembranças, releia o capitulo e responda as paginas 20 e 21.
OBSERVAÇÃO: Queridos alunos, a questão 5 pede união entre os amigo de classe. Mais devido a nossa distância vocês irão construir essa ficha individualmente. VAMOS . VOCÊ CONSEGUE.





ARTES
Professora Andreia

Atividade 1 - Assista ao vídeo abaixo:


TEATRO DE FANTOCHE: ÓTIMA FORMA DE SE DIVERTIR E CONTAR HISTÓRIAS.



Cada um pode fazer o seu próprio fantoche, criar seus personagens, com suas histórias, suas características.
Pense na história que irá apresentar, veja quem são os personagens e faça o desenho de cada um, pinte-os e recorte, se tiver um papel mais firme pode colar, caso não tenha deixe no papel mesmo. P
Para finalizar cole um palito de sorvete, poderá também utilizar uma caixa de papelão, onde os fantoches estarão contando a história, chame quem estiver em casa para assistir. 
Pronto agora é só apresentar seu teatro de fantoche. Boa apresentação!!!


EXEMPLO DE FANTOCHE NO PALITO.



Atividade 2 – Responda no caderno:

1) Qual história você escolheu?
2) Quem são os personagens? 


ATIVIDADE COMPLEMENTAR

CONFECÇÃO DE CARTÃO: DIA DAS MÃES.
FELIZ DIAS MÃES





1) AGORA É COM VOCÊ, VAMOS FAZER UM LINDO CARTÃO PARA A MAMÃE! FAÇA A DECORAÇÃO, DESENHE VOCÊ E SUA MÃE, PINTE, ESCREVA SEU NOME E ENTREGUE A ELA COM UM GRANDE ABRAÇO!!!




EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Unidade Temática dos Esportes: Brincadeiras e Jogos.

HABILIDADES: Explorar e aplicar diferentes estratégias na prática de jogos de tabuleiro.

Olá pessoal, hoje vamos aprofundar no jogo de tabuleiro DAMA.


Objetivo - imobilizar ou capturar as peças do adversário. 

  • É praticado entre 2 jogadores em um tabuleiro composto por 32 casas claras e 32 casas escuras. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador, com 12 pedras pretas de um lado e 12 brancas do outro lado.
  • Inicia-se sempre com as pedras brancas.
  • As pedras somente avançam em diagonal, uma casa de cada vez, não sendo permitido recuar, a não ser que se encontre em uma captura.
  • Toda captura é obrigatória, ou seja, NÃO EXISTE “SOPRO”. Não é permitido capturar onde há duas ou mais pedras juntas, na mesma diagonal.



Ao chegar à oitava linha do tabuleiro a pedra é promovida à DAMA, que é coroada colocando-se outra pedra encaixada em cima. A Dama anda para frente e para trás, quantas casas quiser, podendo capturar uma ou mais peças.

LEI DA MAIORIA - se no mesmo lance for apresentado mais de um modo de capturar, é obrigatório realizar o lance que capture o maior número de peças.

Caracteriza-se empate quando for feito 20 movimentos de damas, sem qualquer tipo de captura, ou após 05 movimentos nas seguintes situações: duas damas contra uma dama; uma dama e uma pedra contra uma dama; e uma dama contra uma dama.

Se estiver duvidas, assista ao vídeo



ATIVIDADE
Desenhe no seu caderno o tabuleiro para jogar Dama e, desafie alguém para jogar.





INGLÊS
Professor Fernando

Olá Estimados pais e queridos alunos!
Estimados pais, por gentileza, façam a leitura da proposta da atividade aos seus filhos.
Agradecemos pela atenção e esperamos que os mesmos estejam motivados à tarefa!!!

VAMOS LÁ!

A partir das imagens abaixo realize as tarefas que seguem.
Caso tenha as folhas impressas, realize as tarefas nas mesmas. Se não tiver, realize em uma folha à parte, caderno.


Caso não tenha a folha, escreva a palavra em Inglês e o desenho que correspondente na frente.