CONTEÚDO DO 5º ANO - SEMANA DE 06/04/20 A 09/04/20


Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!



PROFESSORA TAUANE

IMPORTANTE
SE FOR ACESSAR OS JOGOS DIDÁTICOS PELO CELULAR, DEIXE O APARELHO NA HORIZONTAL COMO INDICADO PELA FIGURA A SEGUIR!




PRIMEIRA AULA


LÍNGUA PORTUGUESA
JOGO DIDÁTICO - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

MATEMÁTICA
JOGO DIDÁTICO - ADIÇÃO


SEGUNDA AULA


LÍNGUA PORTUGUESA
JOGO DIDÁTICO - X OU CH - SEPARAÇÃO DE SILABAS

MATEMÁTICA
JOGO DIDÁTICO - SUBTRAÇÃO


TERCEIRA AULA


LÍNGUA PORTUGUESA
JOGO DIDÁTICO - CAÇA PALAVRAS

MATEMÁTICA
JOGO DIDÁTICO - SUBTRAÇÃO


QUARTA AULA

OBS: Escrever em uma folha caso o aluno não estiver com o caderno, datar todas as folhas e guardá-las para que a professora possa vista-las no retorno das aulas.

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leia novamente o poema “A Chácara do Chico Bolacha” escreva as palavras que contem X e CH.

2. Separe as silabas das palavras que você acabou de escrever. 



MATEMÁTICA

1. Calcule mentalmente o resultado de cada adição escrita abaixo:





CIÊNCIAS/HISTÓRIA/GEOGRAFIA

JOGO DIDÁTICO




ARTES

Professora Andreia

PRIMEIRA AULA

PONTILHISMO


Orientações:
1° Copiar ou imprimir os conteúdos teóricos no caderno de Arte ou em uma folha.
2º Pesquisar imagens do Pontilhismo e se for possível imprimir colá-las em seu caderno ou na folha.
3º Fazer as atividades com capricho.


4º Realizar uma breve pesquisa sobre os principais artistas pontilhistas e suas obras no Brasil e copiá-la ou imprimir para colar na folha ou no caderno.




“Técnica de pintura baseada numa ilusão”

Iniciado no século XIX, por volta de 1880, com fortes influências do Impressionismo, o Pontilhismo teve sua primeira criação na França, por meio dos artistas George Seurat e Paul Signac. Essa técnica muito rica consiste na pintura com a utilização de pontos pretos e brancos ou coloridos, bem próximos uns dos outros, a fim de provocar uma justaposição e uma ilusão de ótica a quem está observando.

O importante nessa técnica é muita prática porque ela não pode ter nenhum defeito e nem ficar com espaços em branco. Esse movimento artístico ficou conhecido como cromoluminarismo, pintura de pontos, divisionismo ou, homenageando seus inspiradores, neo-impressionismo.

Os pioneiros nesse movimento foram Georges Seurat e Paul Signat, porém outros grandes nomes estão vinculados, como Henri-Edmond Cross, Edgar Degas, Charles Angrand, Chuck Close, o mais famoso deles Vincent Van Gogh, entre outros.


MATERIAL DE APOIO COM OBRAS DE ARTISTAS PONTILHISTAS



SEGUNDA AULA

ATIVIDADES


1 - Em que consiste a técnica utilizada no pontilhismo?

2 - Onde surgiu o pontilhismo? Em que século?

3 - Quem criou essa técnica de pintura?

4 - Essa técnica baseava-se em que?

5 - Utilize esta técnica do pontilhismo para compor seu nome, usando toda sua criatividade, utilize canetas hidrocor (canetinhas) ou lápis de cor.

Exemplo:




"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo." - Galileu Galilei





EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Ana Lúcia


Unidade Temática dos Esportes: Brincadeiras e jogos.

HABILIDADES: Experimentar e fruir brincadeiras e jogos do mundo, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.



 1ª ATIVIDADE: Leitura do texto: Jogos e Brincadeiras.

Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais brasileiras têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco, o negro), como até mesmo de outros Orientes.

As brincadeiras populares foram sendo ensinadas de pais para filhos por várias e várias gerações.

Vamos relembrar algumas brincadeiras:
  • Amarelinha: desenhada no chão com giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está a palavra céu, lua ou cabeça.
  • Cinco ou três marias: pode ser praticado de diversas maneiras. Uma delas é lançar uma pedra para o alto e, antes que ela caia no chão, pegar outra peça. Depois tentar pegar duas, três, ou mais, ficando com todas as peças na mão. Costuma ser jogado com pedrinhas, sementes ou caroços de frutas ou saquinhos de pano cheios de areia.



2ª ATIVIDADE: Desenhe uma amarelinha no seu caderno e depois no chão e se divirta.

Em família jogue o jogo 5 Marias, para brincar é necessário 5 pedrinhas, você também pode utilizar tampinhas de garrafa.

Que tal desafiar a sua família?
MATERIAL DE APOIO:




INGLÊS

Professor Fernando


Olá Estimados pais e queridos alunos!

Estimados pais, por gentileza, façam a leitura da proposta da atividade aos seus filhos.
Esperamos que os mesmos estejam motivados à tarefa!!!


VAMOS LÁ!

Apresentamos uma imagem com os membros da família (Family).



Neste momento, queremos trabalhar os membros da family.

1 - Em uma folha ou caderno que você tiver, copie os nomes dos membros da família que se encontram na tabela na parte de cima.

2 - Veja que cada membro da família tem um number na parte de cima deles.

3 - Anote para cada número, o membro da família correto.


Caso tenha dúvida, se quiser, poderá usar a internet. Estamos à disposição para tirar dúvidas.

Boa atividade!