Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
PROFESSORA TAUANE
IMPORTANTE: SE FOR ACESSAR OS JOGOS DIDÁTICOS PELO CELULAR, DEIXE O APARELHO NA HORIZONTAL COMO INDICADO PELA FIGURA A SEGUIR!
USAR O CADERNO OU “FOLHA” PARA TODAS AS ATIVIDADES. NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR AS DATAS PARA CADA DIA E ATIVIDADE.
PRIMEIRA AULA
LÍNGUA PORTUGUESA
(b) - Três mil duzentos e quarenta (?)
(c) - Um mil quatrocentos e sessenta (?)
(d) - Seis mil e treze (?)
(e) - Sete mil setecentos e noventa e cinco (?)
(f) - Dois mil quinhentos e sete (?)
2- Agora faça o contrário da atividade acima. Escreva por extenso os números abaixo.
(a)- 176
(b)- 984
(c)- 5740
(d)- 3041
(e)- 6422
(f)- 1236
1- REESCREVER O POEMA UTILIZANDO A GRAFIA CORRETA.
2- COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO UTILIZANDO L OU U:
(a) Esmera__da
(b) A__tográfo
(c) Ga__pão
(d) Ca__vo (Pessoa que não possui cabelo)
(e) Na__fragar
(f) Sa__na
(g) Bacalha__
2-Livro EMAI E LER E ESCREVER
3- Após achar os erros, anote em seu caderno e separe as sílabas dessas palavras.
1- Fazer a resolução dos probleminhas.
2- Após achar os resultados, coloque-os em ordem crescente e escreva-os por extenso.
1- Recorra ao calendário de 2020.
Faça algumas anotações sobre a semana da Páscoa, de acordo com o que a professora pedir abaixo seguindo o calendário.
(a) Em que dia vivemos a Páscoa no ano de 2020?
(b) Em que dia refere-se a Paixão de Cristo no ano de 2020?
(c) Agora anote em quais dias da semana referem-se essas datas acima.
2- 5° ano, em nossas aulas deu para notar que vocês gostam muito de realizar atividades que contém caça palavras. Gostaria de lançar um desafio. Utilizando as palavras abaixo, convido todos a montar seu próprio caça palavras e após realizá-lo com sua pintura.
TREINANDO A
ORTOGRAFIA
Queridos alunos
lembram-se do nosso DITADO INTERATIVO? Aqui nosso ditado vai ser um pouco
diferente. Ok? Eu vou colocar aqui para vocês algumas palavrinhas com a escrita
totalmente errada, e vocês irão passar para a escrita correta no seu caderno ou
(folha). Lembrando-se que as folhas devem conter datas e guardadas com carinho,
para quando retornarmos a escola eu possa vista-las.
VAMOS LÁ: "FAZ DE CONTA" que a professora esqueceu
como escreve corretamente as palavras abaixo:
Agora você é o
professor (a), faça a correção e depois me envia uma foto ou um pequeno vídeo.
1- PROFESORA
2- SEBOLA
3- ASEROLA
4- MACARONADA
5- ORGANISADO
6- PUCHAR
7- XUPETA
8- BISICLETA
9- ERADO
10-
CRIANCA
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
A RAPOSA E A CEGONHA
UM DIA A RAPOSA CONVIDOU A CEGONHA PARA JANTAR E SERVIU-LHE SOPA, QUE AMBAS GOSTAVAM MUITO, NUM PRATO RASO.
– ESTÁ GOSTANDO DA MINHA SOPA? – PERGUNTOU, ENQUANTO A CEGONHA BICAVA EM VÃO NO LÍQUIDO, SEM NADA CONSEGUIR COMER.
– COMO POSSO SABER SE NEM CONSIGO COMER? – RESPONDEU A CEGONHA, VENDO A RAPOSA LAMBER A SOPA COM UM AR TODO DELICADO.
DIAS DEPOIS FOI A VEZ DE A CEGONHA RETRIBUIR O CONVITE, CONVIDANDO A RAPOSA PARA COMER COM ELA NA SUA CASA À BEIRA DO LAGO. SERVIU-LHE A SOPA EM UM JARRO LARGO EMBAIXO E ESTREITO EM CIMA.
– HUMMMMM, ESTÁ DELICIOSA, QUERIDA AMIGA! – EXCLAMOU A CEGONHA, ENFIANDO O COMPRIDO BICO PELO GARGALO. – NÃO ACHA?
CLARO QUE A RAPOSA NÃO ACHAVA, NEM PODIA ACHAR, POIS O FOCINHO NÃO PASSAVA PELO GARGALO ESTREITO DO JARRO. TENTOU VÁRIAS VEZES SEM SUCESSO ATÉ QUE, BASTANTE MAL HUMORADA, SE DESPEDIU DA CEGONHA, RESMUNGANDO ENTRE DENTES:
– NÃO ACHEI GRAÇA NENHUMA…!
MORAL DA HISTÓRIA: AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA.
LA FONTAINE
1) QUAL O TÍTULO DO TEXTO?
2) QUEM É O AUTOR?
3) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
4) ONDE MORA A CEGONHA?
5) O QUE ACONTECEU NA CASA DA RAPOSA? O QUE VOCÊ ACHA DA ATITUDE DA RAPOSA?
6) O QUE ACONTECEU NA CASA DA CEGONHA? POR QUÊ?
7) QUAL FOI A REAÇÃO DA RAPOSA DEPOIS DO JANTAR NA CASA DA CEGONHA? VOCÊ ACHA QUE ELA TINHA RAZÃO EM SE SENTIR ASSIM? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
8) EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS A MORAL DESTA HISTÓRIA:
9) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA:
MATÉMATICA
“Ditado interativo diferente”
1-
Queridos alunos por um período iremos ficar distantes. Mais tenho certeza que
vocês não esqueceram o nosso ditado interativo feito em sala de aula. Aqui,
neste nosso blog chegou à hora da professora Tauane saber, se vocês aprenderam
com nosso ditado. Logo abaixo, estão alguns números escritos por extenso. Por
gentileza use seus respectivos algarismos.
(a)
- Oitocentos e dez (?)(b) - Três mil duzentos e quarenta (?)
(c) - Um mil quatrocentos e sessenta (?)
(d) - Seis mil e treze (?)
(e) - Sete mil setecentos e noventa e cinco (?)
(f) - Dois mil quinhentos e sete (?)
2- Agora faça o contrário da atividade acima. Escreva por extenso os números abaixo.
(a)- 176
(b)- 984
(c)- 5740
(d)- 3041
(e)- 6422
(f)- 1236
SEGUNDA AULA
LÍNGUA PORTUGUESA
Alunos
a professora espera que todos tenham feito a leitura do livro da “BIBLIOTECA” da
escola. Pois já deu tempo de sobra não é mesmo? Lembra-se que a professora iria
pedir um trabalhinho a partir da leitura de vocês? Chegou o momento! Faça um
resumo do livro em seu caderno apontando o que mais gostou, após mostre para a
professora com fotos ou faça um vídeo da leitura do seu resumo.
OBS: Lembrando que a professora
tem anotado aqui os livros que cada aluno levou para a casa. Então ao receber o
resumo de vocês eu irei verificar se bate com o livro que foi anotado.
ALUNA NOVA: MARIA ALICE, como você não
estava presente e não tem o livro da Biblioteca, a professora pede para que escolha
um conto de sua preferência e faça seu resumo.
MATEMÁTICA
Situações
usando cálculo mental:
TERCEIRA AULA
LÍNGUA PORTUGUESA
PASSANDO
PARA A GRAFIA CORRETA
Leia o poema abaixo e encontre palavras escritas com grafia incorreta:
CINCO
A tristeza de pobre não tem rosto
De artista de cinema ou de postau
De pontos turísticos. Tem, sim, gosto
De esperança cortada com punhau.
De feriado em dia de Domingo,
De dor de dente, comida sem sal.
Sofrimento de pobre bate em bingo,
É certo, crueu, dolorido e real.
Pobre sofre, sofre e nunca tem nome
É sempre um zé ou fulano de tau.
É um guerreiro, luta contra a fome.
Fome: inimiga feroz e mortal,
Mercadoria que não se consome.
Que não sai em coluna sociau.
“José Neres. Cinco A Poesia é Uma Pulga. Atual Editora, São Paulo.”
1- REESCREVER O POEMA UTILIZANDO A GRAFIA CORRETA.
2- COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO UTILIZANDO L OU U:
(a) Esmera__da
(b) A__tográfo
(c) Ga__pão
(d) Ca__vo (Pessoa que não possui cabelo)
(e) Na__fragar
(f) Sa__na
(g) Bacalha__
MATEMÁTICA
QUARTA AULA
LÍNGUA PORTUGUESA
1- QUE LEGAL! ESSA SEMANA
VOCÊ TREINOU BASTANTE A ORTOGRAFIA E HOJE NÃO SERÁ DIFERENTE, VAMOS ENCONTRAR
NO TEXTO ABAIXO ALGUMAS PALAVRINHAS INCORRETAS E REESCREVE-LAS DE FORMA
CORRETA.
A PÁSCOA
A
Páscoa é um momemto de reflexão, de valor á vida, de sacrifísio pelo próximo,
de reunião familiar.
Na
semana da Páscoa as pessoas, lembran da história de Jesus que foi crucificado
na Sexta, permaneceu sepultado no Sábado e ressussitou no Domingo pela manhã.
Jesus
foi um exemplo de umildade e amor.
E
você? O que faria por amor ao próximo?
2-Livro EMAI E LER E ESCREVER
Jogo
dos sete erros ORTOGRÁFICOS:
3- Após achar os erros, anote em seu caderno e separe as sílabas dessas palavras.
MATEMÁTICA
2- Após achar os resultados, coloque-os em ordem crescente e escreva-os por extenso.
CIÊNCIA/HISTÓRIA/GEOGRAFIA
TEMA: PÁSCOA
Faça algumas anotações sobre a semana da Páscoa, de acordo com o que a professora pedir abaixo seguindo o calendário.
(a) Em que dia vivemos a Páscoa no ano de 2020?
(b) Em que dia refere-se a Paixão de Cristo no ano de 2020?
(c) Agora anote em quais dias da semana referem-se essas datas acima.
2- 5° ano, em nossas aulas deu para notar que vocês gostam muito de realizar atividades que contém caça palavras. Gostaria de lançar um desafio. Utilizando as palavras abaixo, convido todos a montar seu próprio caça palavras e após realizá-lo com sua pintura.
PÁSCOA – CHOCOLATE – COELHO –
RESSUREIÇÃO – AMOR - REUNIÃO – FAMÍLIA.
ARTES
Professora Andreia
COLAGEM
ATIVIDADE 1
- Leitura
- Diversos exemplos de
colagens.
- Vídeos para melhor
compreensão.
Colagem é a composição feita a partir do uso de matérias de
diversas texturas, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de um
motivo ou imagem. Foi utilizada pelos artistas Picasso e Georges
Braque, entre outros. Ela é uma técnica não muito antiga, criativa e bem
divertida, que tem por procedimento juntar numa mesma imagem outras imagens de
origens diferentes[1][2]. A colagem já
era conhecida antes do século XX, mas era considerada uma brincadeira de crianças. O
cubismo que
foi um movimento caracterizado pela utilização de formas geométricas para
retratar a natureza,.foi o primeiro movimento artístico a utilizar colagem. Os
cubistas colavam pedaços de jornal ou impressos em suas pinturas. Ao colocar no quadro elementos retirados da
realidade - pedaços de jornal e papéis de todo tipo, tecido, madeira, objeto e
outros.
Alguns exemplos de colagem:
COLAGEM COM PAPEL
COLAGEM COM REVISTAS
COLAGEM COM TAMPINHAS E PAPEL
COLAGEM COM PAPEIS COLORIDOS
Assista aos vídeos:
ATIVIDADE 2
Agora você é o artista, após a compreensão sobre a arte
da colagem, faça a sua obra de arte, use a criatividade, imaginação, você
poderá usar canetinhas, lápis de cor, giz de cera para ajudar na composição da
obra de arte, mas não pode faltar a colagem, com materiais como papéis,
recortes, revistas, palitos,tampinhas , casquinhas de lápis etc..
Seja muito criativo! Não esqueça de assinar sua obra de
arte.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Olá pessoal, na atividade da semana passada aprendemos que jogos ou brincadeiras populares são aquelas que foram passadas de geração para geração (avó ensina o pai, que ensina o filho, que ensina o neto) e normalmente brincamos com outro colega.
São atividades divertidas que podem ter regrinhas definidas e flexíveis para se adaptar em qualquer situação (espaço, participantes, material, etc.). Exemplos: pega-pega, pular elástico, queimada, amarelinha, pular corda, cama de gato, cabo de guerra, corre cotia, etc.
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo:
ATIVIDADE 2
Descreva no seu caderno uma brincadeira popular que você goste:
INGLÊS
Professor Fernando
Olá Estimados pais e queridos alunos!
Estimados pais, segue a proposta da atividade aos seus filhos.
Esperamos que os mesmos estejam motivados à tarefa!!!
Vamos lá!
Assistita ao vídeo dos membros da família (Family):
Procure assistir mais uma vez e repita os nomes após escutá-los.
Neste momento, vamos trabalhar alguns nomes da family em Inglês.
Em uma folha ou caderno que você tiver, escreva os nomes em Inglês para (pai, mãe, irmão, irmã, avô e avó).
Você poderá consultar no vídeo quantas vezes precisar.
Faça como no exemplo.
Vocabulary
Pai
|
father
|
Mãe
|
Estamos à disposição para tirar dúvidas.
Boa atividade!