Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
PROFESSORA TAUANE
USAR O CADERNO OU “FOLHA” PARA TODAS AS ATIVIDADES.
NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR AS DATAS PARA CADA DIA E ATIVIDADE.
LÍNGUA PORTUGUESA
1-Leia o texto abaixo.
A Costureira das Fadas
Depois do jantar, o príncipe
levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha de Paris,
que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a
fazenda, ela mesma inventava as modas.
– Dona Aranha – disse o
príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do
mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.
Disse e retirou-se. Dona
Aranha tomou da fita métrica e, ajuda da por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas.
Depois teceu depressa,
depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda
que se possa imaginar.
Teceu também peças de fita e peças de renda e de
entremeio — até carretéis de linha de seda fabricou.
MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo:
Brasiliense, 1973.
1.1 O príncipe
quer dar um vestido para Narizinho porque:
(A) ela deseja ter um vestido
de baile.
(B) o príncipe vai se casar
com Narizinho.
(C) ela deseja um vestido
cor-de-rosa.
(D) o príncipe fará uma festa
para Narizinho.
1.2 Em que
ano este texto foi escrito?
1.3 Procurem no Dicionário ou na ferramenta Google o significado das palavras grifadas no texto.
1.4 Encontrem no texto o que se pede.
(a) Três palavras dissílabas
(b) Três palavras trissílabas
(c) Três palavras polissílabas
1.5 Em sua opinião porque o autor escolheu que a costureira fosse uma aranha?
1.6 Vamos lá. Não sabemos como foi a festa e nem o que aconteceu durante e depois desse evento. Use sua imaginação para dar um lindo final a esse texto.
• Como será que Narizinho reagiu ao ver o vestido e a festa? Será que correu tudo bem?
• Será que o príncipe está apaixonado pela Narizinho?
Quero ler o seu final. MÃOS A OBRA.
2- Reescreva as palavras abaixo em ordem alfabética:
- DAMA
- HIENA
- MÃO
- RUA
- ABÓBORA
- JIPE
- TESOURA
- GIRAFA
- WILSON
- BONÉ
- NOME
- QUADRO
- UNHA
- ÉGUA
- XALE
- SALA
- ZEBRA
- ILHA
- PÊRA
- FOGO
- YOPA
- KIWI
- OLHO
- VÉU
- CABIDE
2.1 Após colocar as palavras acima em ordem alfabética, escolha 10 dessas palavras e monte uma frase para cada.
1.3 Procurem no Dicionário ou na ferramenta Google o significado das palavras grifadas no texto.
1.4 Encontrem no texto o que se pede.
(a) Três palavras dissílabas
(b) Três palavras trissílabas
(c) Três palavras polissílabas
1.5 Em sua opinião porque o autor escolheu que a costureira fosse uma aranha?
1.6 Vamos lá. Não sabemos como foi a festa e nem o que aconteceu durante e depois desse evento. Use sua imaginação para dar um lindo final a esse texto.
• Como será que Narizinho reagiu ao ver o vestido e a festa? Será que correu tudo bem?
• Será que o príncipe está apaixonado pela Narizinho?
Quero ler o seu final. MÃOS A OBRA.
2- Reescreva as palavras abaixo em ordem alfabética:
- DAMA
- HIENA
- MÃO
- RUA
- ABÓBORA
- JIPE
- TESOURA
- GIRAFA
- WILSON
- BONÉ
- NOME
- QUADRO
- UNHA
- ÉGUA
- XALE
- SALA
- ZEBRA
- ILHA
- PÊRA
- FOGO
- YOPA
- KIWI
- OLHO
- VÉU
- CABIDE
2.1 Após colocar as palavras acima em ordem alfabética, escolha 10 dessas palavras e monte uma frase para cada.
SEGUNDA AULA
MATEMÁTICA
1- Componha
os seguintes números, seguindo o exemplo abaixo:
• Uma centena + duas dezenas + seis unidades = 126
A. Uma Centena + duas dezenas
+ seis unidades __________
B. Três Centenas + quatro dezenas
+ uma unidade __________
C. Cinco Centenas + seis
dezenas + nove unidades ___________
D. Uma unidade de milhar +
três centenas + duas dezenas + uma unidade ________
E. Três unidades de milhar +
duas centenas + 1 dezena + 5 unidades _______
F. Oito centenas + cinco
dezenas + duas unidades _______
G. Quatro unidades de milhar
+ 3 centenas + 2 dezenas + 1 unidade _______
1.1- Decomponha
os seguintes números, usando o exemplo abaixo:
• 71 = 70
+1
• 235
= 200 + 30 + 5
A. 348 _______
B. 567 _______
C. 1 224______
D. 5 749_______
E. 2 891________
F. 38 750________
G. 146__________
1.2- Decomponha
os seguintes números, seguindo o exemplo abaixo:
• 28
= Duas dezenas + oito unidades
• 164 = Uma
centena + seis dezenas + 4 unidades
A. 71 __________________________
B. 146__________________________
C. 561__________________________
D. 1 487_________________________
E. 2 361_________________________
F. 4 279_________________________
G. 3 754__________________________
2. Calculo
das operações:
A.
407 + 6 717
B. 528 + 2 183
C.
643 + 360
D.
803 + 3 229
E. 28 + 39
F.17
+ 200
TERCEIRA AULA
CIÊNCIA / HISTÓRIA / GEOGRAFIA
1- Leia o
folheto abaixo:
1.1- Consulte
no dicionário ou na ferramenta Google as palavras abaixo:
HIGIENIZAR – DESINFETAR - DISSEMINAÇÃO
1.2- Conversem
com seus familiares sobre essa fase do CORONAVÍRUS.
• Agora, em algumas linhas
faça uma breve reflexão sobre o assunto.
• E você aluna (o)? Como está
vivendo esse momento?
1.3- Use o
folheto acima como exemplo, e monte seu próprio folheto informativo. Fale sobre
todos os CUIDADOS.
1.4- Agora
se divirta. Utilize as palavras abaixo e monte a sua cruzadinha. Após realize
sua pintura.
CORONAVÍRUS – DESCARTÁVEL – CUIDADOS – ATENÇÃO – OLHOS
– AGLOMERAÇÃO – OBJETOS – CRIANÇAS – MÉDICO – RESPIRATÓRIA.
ARTES
Professora Andreia
ATIVIDADE 1 - RELEITURA DA OBRA DE ARTE
“ABAPORU”, de TARSILA
DO AMARAL.
VÍDEO:
LEITURA DO TEXTO
TARSILA DO AMARAL
Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma pintora e desenhista
brasileira.O quadro “Abaporu” pintado em 1928 é sua obra de arte mais
conhecida, Tarsila do Amaral nasceu numa Fazenda em São Bernardo no município
de Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Abaporu é o
quadro mais importante já produzido no Brasil, ela explica sua obra de arte
através das lembranças, quando morava na fazenda e o seu contato com a natureza.
RELEITURA
É utilizar uma referência
artística e por meio dela, apropriar-se em uma nova produção. A palavra releitura é ler novamente e
interpretar a obra de arte em sua visão particular.
Existem diversas possibilidades de releituras
das obras de arte, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e através da
sua criatividade fazer sua releitura. Ao recriar uma obra não é necessário
fazer com a mesma técnica usada pelo
artista na obra original. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras
formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a
colagem. O mais importante é criar algo novo que mantém uma relação com a fonte que serviu de inspiração, é
importante também conhecer o artista, sua obra e técnicas utilizadas.
Abaporu de Tarsila do Amaral
Agora vejam alguns exemplos de releituras da obra de arte
“ABAPORU”:
ATIVIDADE 2
Agora faça a releitura da
obra de arte “Abaporu” de Tarsila do Amaral, com criatividade, desenhe, pinte,
deixe-a bem linda, da maneira como você
vê a obra de arte!!!
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Senhores pais, se puderem tirem fotos das crianças realizando as atividades e nos envie para anexarmos numa pasta.
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo, vamos lá?!
ATIVIDADE 1
- Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido.
- Cada set é terminado quando uma equipe alcança os 25 pontos, tendo 2 pontos de vantagem sobre a equipe adversária....
- Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva.
AGORA É SUA VEZ!
Desenhe uma quadra de voleibol com seus jogadores.
ATIVIDADE 2
- Uma equipe de futsal é composta por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro.
- É proibido iniciar um jogo ou dar continuidade à partida se um time ficar com menos de 3 atletas em quadra.
AGORA É SUA VEZ!
Desenhe uma quadra de futsal com seus jogadores.
INGLÊS
Professor Fernando
Olá Estimados pais e queridos alunos!
Estimados pais, segue a proposta da atividade aos seus filhos.
Desejamos uma ótima tarefa!
Obrigado pela atenção!
Vamos lá!
Na imagem abaixo temos um exemplo de uma árvore genealógica (árvore da família). Observe-a com atenção e monte a sua árvore familiar.
Não se preocupe caso não tenha todas as informações. Faça o seu melhor!
Em uma folha ou caderno que você tiver, organize a sua árvore com bastante capricho, conforme segue.
“Me” significa “Eu”, que no caso será “ você”. Do seu lado coloque seus irmãos. Se não tiver irmãos, ficará você abaixo do FATHER e da MOTHER.
Estamos à disposição para tirar dúvidas!
Boa atividade!
Não se preocupe caso não tenha todas as informações. Faça o seu melhor!
Em uma folha ou caderno que você tiver, organize a sua árvore com bastante capricho, conforme segue.
GRANDFATHER | GRANDMOTHER
|
GRANDFATHER | GRANDMOTHER
| |
MOTHER
|
FATHER
| |
BROTHER
|
ME
|
SISTER
|
“Me” significa “Eu”, que no caso será “ você”. Do seu lado coloque seus irmãos. Se não tiver irmãos, ficará você abaixo do FATHER e da MOTHER.
Estamos à disposição para tirar dúvidas!
Boa atividade!