CONTEÚDO DO 5º ANO - SEMANA DE 22/04 A 24/04


Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


PROFESSORA TAUANE

USAR O CADERNO OU “FOLHA” PARA TODAS AS ATIVIDADES. NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR AS DATAS PARA CADA DIA E ATIVIDADE.  

PRIMEIRA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

1-Leia o texto abaixo.  

A Costureira das Fadas

Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
– Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte. 
Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou da fita métrica e, ajuda da por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas.
Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar.
Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio — até carretéis de linha de seda fabricou.

MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.


1.1 O príncipe quer dar um vestido para Narizinho porque:
(A) ela deseja ter um vestido de baile.
(B) o príncipe vai se casar com Narizinho.
(C) ela deseja um vestido cor-de-rosa.
(D) o príncipe fará uma festa para Narizinho. 


1.2 Em que ano este texto foi escrito?


1.3 Procurem no Dicionário ou na ferramenta Google o significado das palavras grifadas no texto.   


1.4 Encontrem no texto o que se pede.
(a) Três palavras dissílabas
(b) Três palavras trissílabas
(c) Três palavras polissílabas


1.5 Em sua opinião porque o autor escolheu que a costureira fosse uma aranha?


1.6 Vamos lá. Não sabemos como foi a festa e nem o que aconteceu durante e depois desse evento. Use sua imaginação para dar um lindo final a esse texto.
• Como será que Narizinho reagiu ao ver o vestido e a festa? Será que correu tudo bem?
• Será que o príncipe está apaixonado pela Narizinho?
Quero ler o seu final. MÃOS A OBRA.


2- Reescreva as palavras abaixo em ordem alfabética: 
- DAMA                                         
- HIENA                                           
- MÃO                                              
- RUA
- ABÓBORA
- JIPE
- TESOURA
- GIRAFA
- WILSON
- BONÉ
- NOME
- QUADRO
- UNHA
- ÉGUA
- XALE   
- SALA
- ZEBRA
- ILHA
- PÊRA
- FOGO
- YOPA
- KIWI
- OLHO
- VÉU
- CABIDE


2.1 Após colocar as palavras acima em ordem alfabética, escolha 10 dessas palavras e monte uma frase para cada.


SEGUNDA AULA

MATEMÁTICA

1- Componha os seguintes números, seguindo o exemplo abaixo:
• Uma centena + duas dezenas + seis unidades = 126

A. Uma Centena + duas dezenas + seis unidades __________
B. Três Centenas + quatro dezenas + uma unidade __________
C. Cinco Centenas + seis dezenas + nove unidades ___________
D. Uma unidade de milhar + três centenas + duas dezenas + uma unidade ________
E. Três unidades de milhar + duas centenas + 1 dezena + 5 unidades _______    
F. Oito centenas + cinco dezenas + duas unidades _______
G. Quatro unidades de milhar + 3 centenas + 2 dezenas + 1 unidade _______ 


1.1- Decomponha os seguintes números, usando o exemplo abaixo:
• 71 = 70 +1 
235 = 200 + 30 + 5

A.  348 _______
B.   567 _______
C.   1 224______
D.  5 749_______
E.    2 891________
F.     38 750________
G.  146__________


1.2- Decomponha os seguintes números, seguindo o exemplo abaixo:
28 = Duas dezenas + oito unidades
• 164 = Uma centena + seis dezenas + 4 unidades 

A.  71 __________________________
B.   146__________________________
C.   561__________________________
D.  1 487_________________________
E.    2 361_________________________
F.    4 279_________________________
G.  3 754__________________________  


2. Calculo das operações:
A. 407 + 6 717
B. 528 + 2 183
C. 643 + 360
D. 803 + 3 229
E.   28 + 39
F.17 + 200




TERCEIRA AULA

CIÊNCIA / HISTÓRIA / GEOGRAFIA

1- Leia o folheto abaixo:

  

1.1- Consulte no dicionário ou na ferramenta Google as palavras abaixo:
HIGIENIZAR – DESINFETAR - DISSEMINAÇÃO 


1.2- Conversem com seus familiares sobre essa fase do CORONAVÍRUS.

• Agora, em algumas linhas faça uma breve reflexão sobre o assunto.
• E você aluna (o)? Como está vivendo esse momento?


1.3- Use o folheto acima como exemplo, e monte seu próprio folheto informativo. Fale sobre todos os CUIDADOS.


1.4- Agora se divirta. Utilize as palavras abaixo e monte a sua cruzadinha. Após realize sua pintura.
CORONAVÍRUS – DESCARTÁVEL – CUIDADOS – ATENÇÃO – OLHOS – AGLOMERAÇÃO – OBJETOS – CRIANÇAS – MÉDICO – RESPIRATÓRIA.





ARTES

Professora Andreia

ATIVIDADE 1 - RELEITURA DA OBRA DE ARTE

“ABAPORU”, de TARSILA DO AMARAL.

VÍDEO:



LEITURA DO TEXTO

TARSILA DO AMARAL

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma pintora e desenhista brasileira.O quadro “Abaporu” pintado em 1928 é sua obra de arte mais conhecida, Tarsila do Amaral nasceu numa Fazenda em São Bernardo no município de Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Abaporu é o quadro mais importante já produzido no Brasil, ela explica sua obra de arte através das lembranças, quando morava na fazenda e o seu contato com a natureza.


RELEITURA

É utilizar uma referência artística e por meio dela, apropriar-se em uma nova produção. A palavra releitura é ler novamente e interpretar a obra de arte em sua visão particular.

Existem diversas possibilidades de releituras das obras de arte, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e através da sua criatividade fazer sua releitura. Ao recriar uma obra não é necessário fazer com  a mesma técnica usada pelo artista na obra original. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantém uma relação  com a fonte que serviu de inspiração, é importante também conhecer o artista, sua obra e  técnicas utilizadas.


Abaporu de Tarsila do Amaral


Agora vejam alguns exemplos de releituras da obra de arte “ABAPORU”:





ATIVIDADE 2

Agora faça a releitura da obra de arte “Abaporu” de Tarsila do Amaral, com criatividade, desenhe, pinte, deixe-a bem linda, da maneira como  você vê a obra de arte!!!







EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Ana Lúcia

Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Senhores pais, se puderem tirem fotos das crianças realizando as atividades e nos envie para anexarmos numa pasta.
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo, vamos lá?!



ATIVIDADE 1
  • Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido.
  • Cada set é terminado quando uma equipe alcança os 25 pontos, tendo 2 pontos de vantagem sobre a equipe adversária....
  • Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva.



AGORA É SUA VEZ!

Desenhe uma quadra de voleibol com seus jogadores.




ATIVIDADE 2
  • Uma equipe de futsal é composta por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro.
  • É proibido iniciar um jogo ou dar continuidade à partida se um time ficar com menos de 3 atletas em quadra.


AGORA É SUA VEZ!

Desenhe uma quadra de futsal com seus jogadores.









INGLÊS

Professor Fernando

Olá Estimados pais e queridos alunos!
Estimados pais, segue a proposta da atividade aos seus filhos.
Desejamos uma ótima tarefa!
Obrigado pela atenção!


Vamos lá!

Na imagem abaixo temos um exemplo de uma árvore genealógica (árvore da família). Observe-a com atenção e monte a sua árvore familiar. 

Não se preocupe caso não tenha todas as informações. Faça o seu melhor!




Em uma folha ou caderno que você tiver, organize a sua árvore com bastante capricho, conforme segue.



GRANDFATHER | GRANDMOTHER

GRANDFATHER | GRANDMOTHER
MOTHER

FATHER
BROTHER
ME
SISTER




“Me” significa “Eu”, que no caso será “ você”. Do seu lado coloque seus irmãos. Se não tiver irmãos, ficará você abaixo do FATHER e da MOTHER.

Estamos à disposição para tirar dúvidas!


Boa atividade!