CONTEÚDO DO 5º ANO - SEMANA DE 30/06 A 03/07




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


PROFESSORA FRANCIELLE

USAR O CADERNO OU “FOLHA” PARA TODAS AS ATIVIDADES. NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR AS DATAS PARA CADA DIA E ATIVIDADE (USE A ROTINA QUE A PROFESSORA PASSOU EM SALA DE AULA).

EXEMPLO:

EMEFEI JOÃO BATISTA BERBET
QUINTA-FEIRA 30 DE JUNHO DE 2020
PROFESSORA FRANCIELLE
DISCIPLINA – MATEMÁTICA

OBSERVAÇÃO ALUNOS: APÓS A ROTINA ESCREVER A FRASE ABAIXO.



BONS ESTUDOS!

PRIMEIRA AULA

Meus queridos alunos, neste dia não haverá aula por causa do feriado de São Pedro. Desejo um ótimo feriado e bom descanso a todos. Na terça-feira, dia 30/06, nos veremos no grupo para mais atividades. Por causa do feriado nesta semana não teremos simulado.


SEGUNDA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro: LER E ESCREVER



Queridos alunos, vamos fazer a leitura da notícia abaixo.

Animais 'mostram' rotina do zoológico de Bauru em vídeo na web

Vídeos feitos por profissionais do zoológico passaram a ser publicadas e explicam sobre os animais e habitat natural de cada um.

Para que moradores não deixem de "visitar" o zoológico de Bauru, vídeos passaram a ser publicados nas redes sociais mostrando curiosidades sobre os animais que habitam no espaço.

De acordo com a prefeitura,o objetivo é tornar mais leve durante a pandemia e permitir que o público vá até o local de forma online.

O curioso é que os vídeos são estreladas pelos próprios bichos. Além disso, o internauta pode fazer um "tour" pelo local e ainda aprender mais sobre cada espécie.

Répteis, o Papagaio-Verdadeiro, Tamanduá Mirim e o Macaco-Pata já apareceram e estrelaram nos primeiros vídeos promovidos. Para acessar o conteúdo, basta acessar a página oficial no Facebook ou pelo Instagram.


Depois de terminarem a leitura respondam o quadro da página 159 do LER E ESCREVER. Utilizem essa notícia para preencher o quadro.


MATEMÁTICA

Livro: EMAI



ATIVIDADE 2.1

Pessoal, vamos responder os exercícios 1 e 2 da página 16 do EMAI.


TERCEIRA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro: Encontros



CÁPITULO 2: NOTÍCIAS IMPRESSAS E ON-LINE



Queridos alunos vamos continuar o trabalho com o gênero notícia, para isso gostaria que vocês fizessem a leitura do texto: “O resgate da baleia jubarte em Búzios”, das páginas 188 e 189 do livro didático de Português.

Esse texto é uma notícia, que irá falar sobre o resgate de uma baleia jubarte no litoral brasileiro.

Leiam com bastante atenção o texto. Depois que terminarem a leitura eu gostaria que vocês respondessem os exercícios da página 190.

OBS: Lembrem que o travessão ( - ) ou as aspas ( “ ” ) são sinais de pontuação que indicam depoimentos de outras pessoas dentro do texto.


MATEMÁTICA

Livro: EMAI



ATIVIDADE 2.2

Leiam o texto e respondam às questões da página 17 do EMAI.


QUARTA AULA

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro: Encontros



Queridos alunos gostaria que na aula de hoje vocês realizassem uma pesquisa sobre a baleia jubarte. Vocês deverão pesquisar as seguintes informações:

1- Qual o tamanho desse animal?

2- Quanto ele pesa?

3- Onde podemos encontra-lo?

4- Do que ele se alimenta?

5- Qual o período de gestação?

Vocês podem colocar outras curiosidades que encontrarem sobre a baleia jubarte.


MATEMÁTICA

Livro: EMAI



ATIVIDADE 2.3  |  ATIVIDADE 2.4

Leiam com muita atenção as informações das páginas 18 e 19 do EMAI e respondam os exercícios.


Ciências/História/Geografia

Livro: Encontros



Façam uma leitura do texto: “OS PERÍODOS HISTÓRICOS” na página 33 do livro.

Assistam esse vídeo:






QUINTA AULA

Pessoal, hoje nós faremos algumas atividades que tem como objetivo fazer uma revisão tanto de língua Portuguesa como Matemática.

LÍNGUA PORTUGUESA

Livro: Encontros



Querido alunos retomem a leitura do texto das páginas 97 e 98 do livro didático. É o texto que fala sobre as lembranças de uma bicicleta.

Respondam as perguntas abaixo no caderno.

1- O que vocês imaginam que seja o espelho ao qual a bicicleta se refere?

2- O que a bicicleta quis dizer com a frase “os olhos de Gabriel me engoliram”?

3- A partir de qual parágrafo as emoções da bicicleta mudam?


Depois leiam as orientações abaixo e respondam os exercícios

Emprego do AM e ÃO

AM = Eles já comeram o bolo.
ÃO = Eles ainda comerão o bolo





Note que quando a palavra indica passado termina com AM.
E quando ela indica futuro termina com ÃO.

Exemplos:

Elas foram passear no parque. (passado).
Elas irão passear no parque. (futuro).

1. Agora passe os verbos do passado para o futuro.

a. Vocês andaram demais.
Vocês _________demais.

b. Elas voltaram da festa muito felizes.
Elas _________ da festa muito felizes.

c. Eles correram na pista de skate.
Eles _________ na pista de skate.


2.Complete as frases abaixo com palavras que terminam em AM ou ÃO.

a. Matheus e Kauan _________ poucos peixes ontem. (pescar)

b. Os pássaros _________ todo dia na minha janela. (cantar)

c. Por que as crianças não _________ a panqueca? (comer)

d. Amanhã os monitores nos ______________ na trilha. (acompanhar)

e. Amanhã vocês _________ o vestibular em Campinas? (fazer)


MATEMÁTICA

Descubra o número pelas dicas:

a) Sou o sucessor de 999. Sou ______________________________.

b) Sou o sucessor par de 350. Sou o _________________________.

c) Sou o sucessor par de 98. Sou o __________________________.

d) Sou o sucessor ímpar de 499. Sou o _______________________.

e) Sou o antecessor de 2.010. Sou o _________________________.







ARTES
Professora Andreia

LIVRO DIDÁTICO – páginas 38 e 39 Leitura do texto e responder as perguntas.




Atividade complementar

1) Colorir objetos do cinema:






EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

POR CONTA DO FERIADO DE SÃO PEDRO, NÓS NÃO TEREMOS ESSA AULA.



INGLÊS
Professor Fernando

Olá Estimados pais e queridos alunos!
Estimados pais, por gentileza, façam a leitura da proposta da atividade aos seus filhos.
Agradecemos pela atenção e esperamos que os mesmos estejam motivados à tarefa!!!

VAMOS LÁ!

Observe a imagem abaixo.



Como você pode ver, hoje faremos um trabalho muito legal com os numbers estudados.

Você completará os numbers abaixo com as letras que faltam.

Por gentileza, primeiro tente completar sem ver na lista.

Depois de ter estudado e tentado, você poderá verificar e conferir, ok?

1-O_E
2-T_O
3-THR_E
4-FO_R
5-F_VE
6-SI_
7-S_VEN
8-EIG_T
9-NIN_
10-T_N
11-ELE_EN
12-TWE_VE
13-THIR_EEN
14-FOURT_EN
15-FIFT_EN
16-SIX_EEN
17-SEVEN_EEN
18-EIGHT_EN
19-NINE_EEN
20-TWE_TY

Caso não tenha esta folha, em uma folha à parte ou caderno, registre a lista e complete os numbers com as letras que faltam.


Boa atividade!