Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler as explicações sobre ANTÔNIMOS da página 128 e responder às questões 1 à 5 das páginas 128 à 130.
Para melhorar sua compreensão, observe a seguir o anúncio original da página 128.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler o texto explicativo LÍNGUA, PALAVRA E SIGNIFICAÇÃO da página 131 e responder às atividades 1 à 3 das páginas 131 e 132.
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler as explicações sobre ANTÔNIMOS da página 128 e responder às questões 1 à 5 das páginas 128 à 130.
Para melhorar sua compreensão, observe a seguir o anúncio original da página 128.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler o texto explicativo LÍNGUA, PALAVRA E SIGNIFICAÇÃO da página 131 e responder às atividades 1 à 3 das páginas 131 e 132.
MATEMÁTICA
Professora Paulo
Estamos dando inicio ao 2º Bimestre. Estudaremos sobre Divisibilidade (cap. 4); sobre Geometria Plana (cap. 6) e sobre os Números Racionais (cap. 7).
Optei não trabalhar de momento o cap. 5 que trata sobre os conceitos da Álgebra, acredito que o momento não é oportuno e que logo mais estaremos juntos na escola e, desta forma será possível desenvolver este conteúdo de forma mais adequada.
Agradeço imensamente a Deus por ter vocês na minha vida e peço a ele que abençoe muito cada um de vocês e também as famílias de cada um. Peço sempre para que ele nos permita passar por está situação e que traga juntamente com o fim da pandemia muito aprendizado e união para todos. Dentro do que é possível estou me esforçando ao máximo para que vocês recebam o melhor. Buscando sempre minimizar o conteúdo, mas também cumprindo os conteúdos necessários para a aprendizagem. Junto nos somos mais fortes. Um imenso abraço e vamos juntos!!
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Estamos dando inicio ao 2º Bimestre. Estudaremos sobre Divisibilidade (cap. 4); sobre Geometria Plana (cap. 6) e sobre os Números Racionais (cap. 7).
Optei não trabalhar de momento o cap. 5 que trata sobre os conceitos da Álgebra, acredito que o momento não é oportuno e que logo mais estaremos juntos na escola e, desta forma será possível desenvolver este conteúdo de forma mais adequada.
Agradeço imensamente a Deus por ter vocês na minha vida e peço a ele que abençoe muito cada um de vocês e também as famílias de cada um. Peço sempre para que ele nos permita passar por está situação e que traga juntamente com o fim da pandemia muito aprendizado e união para todos. Dentro do que é possível estou me esforçando ao máximo para que vocês recebam o melhor. Buscando sempre minimizar o conteúdo, mas também cumprindo os conteúdos necessários para a aprendizagem. Junto nos somos mais fortes. Um imenso abraço e vamos juntos!!
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Capítulo 4 - Divisibilidade
Págs. 86 e 87. Realizar a leitura do tópico 1 – Múltiplos e divisores. Atentar-se para os conceitos de múltiplo e divisível.
Realizar os exercícios propostos nº 2 e 3.
SEGUNDA AULA
Págs. 88 e 89. Realizar a leitura do sub tópico – Os múltiplos de um número.
Realizar os exercícios propostos nº 5, 6, 7, 10 e 13.
TERCEIRA AULA
Págs. 90 e 91. Realizar a leitura do sub tópico – Os divisores de um número.
Realizar os exercícios propostos nº 16, 17, 18 e 19.
QUARTA AULA
Págs. 94, 95 e 96. Realizar a leitura do tópico 2 – Critérios de divisibilidade e os sub tópicos – Divisibilidade por 2, 5 e 10.
Realizar os exercícios propostos nº 24 e 27.
Págs. 86 e 87. Realizar a leitura do tópico 1 – Múltiplos e divisores. Atentar-se para os conceitos de múltiplo e divisível.
Realizar os exercícios propostos nº 2 e 3.
SEGUNDA AULA
Págs. 88 e 89. Realizar a leitura do sub tópico – Os múltiplos de um número.
Realizar os exercícios propostos nº 5, 6, 7, 10 e 13.
TERCEIRA AULA
Págs. 90 e 91. Realizar a leitura do sub tópico – Os divisores de um número.
Realizar os exercícios propostos nº 16, 17, 18 e 19.
QUARTA AULA
Págs. 94, 95 e 96. Realizar a leitura do tópico 2 – Critérios de divisibilidade e os sub tópicos – Divisibilidade por 2, 5 e 10.
Realizar os exercícios propostos nº 24 e 27.
HISTÓRIA
Capítulo 5 - Egito e Kush
Páginas 77 e 78
“A religiosidade egípcia”
Atividade de Reflexão
SEGUNDA AULA
Capítulo 5 - Egito e Kush
Páginas 77 e 78
“A religiosidade egípcia”
TERCEIRA AULA
Capítulo 5 - Egito e Kush
Páginas 77 e 78
“A religiosidade egípcia”
Leia o texto e tente explicar o questionamento abaixo:
Por que os egípcios desenvolveram as técnicas de mumificação e nos deixaram a múmias e as pirâmides?
Reflexão final:
Em sua experiência, você já ouviu falar sobre vida após a morte? Pensar na vida após a morte ainda é importante para os seres humanos? Justifique.
VÍDEO
Sobre os Deuses Egípcios
Atividade Lúdica
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR
Páginas 77 e 78
“A religiosidade egípcia”
Atividade de Reflexão
A religião e a religiosidade são elemento importantes da vida cultural dos seres humanos.
1 - Utilizando um dicionário, pesquise o significado dos termos:
- religião:
- religiosidade:
- monoteísmo:
- politeísmo:
2- Agora reflita e responda: Qual a importância da religião na sua vida? Justifique.
SEGUNDA AULA
Capítulo 5 - Egito e Kush
Páginas 77 e 78
“A religiosidade egípcia”
Leia o texto e responda as questões:
1- Os egípcios eram monoteístas ou politeístas? Justifique.
2- Quais os principais deuses egípcios?
3- Como os egípcios representavam seus deuses?
4- Cite uma crença egípcia importante.
TERCEIRA AULA
Capítulo 5 - Egito e Kush
Páginas 77 e 78
“A religiosidade egípcia”
Leia o texto e tente explicar o questionamento abaixo:
Por que os egípcios desenvolveram as técnicas de mumificação e nos deixaram a múmias e as pirâmides?
Reflexão final:
Em sua experiência, você já ouviu falar sobre vida após a morte? Pensar na vida após a morte ainda é importante para os seres humanos? Justifique.
VÍDEO
Sobre os Deuses Egípcios
Atividade Lúdica
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 7 DO LIVRO DIDÁTICO DO DESENHO AO MAPA
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 7 DO LIVRO DIDÁTICO DO DESENHO AO MAPA
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 52 a 55 do livro didático de Geografia que fala sobre a Cartografia do desenho ao mapa.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre cartografia, o que é mapa e os elementos de um mapa:
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os símbolos cartográficos:
SEGUNDA AULA
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre cartografia, o que é mapa e os elementos de um mapa:
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os símbolos cartográficos:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 52 a 55 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) O que é Cartografia?
b) O que é mapa?
c) Quais são os exemplos de características naturais da superfície terrestre que podem ser mapeadas?
d) Quais são os exemplos de características sociais da superfície terrestre que podem ser mapeadas?
e) Quais são os elementos que devem estar presentes em qualquer representação cartográfica rigorosa?
f) O que o título do mapa indica?
g) O que a legenda de um mapa mostra?
h) O que a fonte do mapa indica?
i) Para que servem as coordenadas geográficas (latitude e longitude) em um mapa?
j) O que a escala do mapa mostra?
k) Para que serve a orientação (rosa dos ventos ou a orientação da direção norte) em um mapa?
l) O que são símbolos figurativos ou cartográficos?
m) Em qual elemento de um mapa os símbolos cartográficos devem estar inseridos?
n) Observe o mapa da figura 23 da página 55 e diga quais são os depósitos minerais existentes em nosso estado de São Paulo?
CIÊNCIAS
Pagina 32 leitura.
Pagina 33 realização das atividades: começando a unidade, copiar no caderno.
SEGUNDA E TERCEIRA AULA
Leitura da página 34 e 35.
Copiar e responder “de olho no tema” da página 35.
Pagina 33 realização das atividades: começando a unidade, copiar no caderno.
SEGUNDA E TERCEIRA AULA
Leitura da página 34 e 35.
Copiar e responder “de olho no tema” da página 35.
ARTES
Professora Andreia
QUERIDOS ALUNOS,ENTRAMOS NO MÊS DE JUNHO,O MÊS DAS FESTAS JUNINAS. E NESSE PERÍODO SEMPRE LEMBRAMOS DE UM GRANDE ARTISTA ÍTALO-BRASILEIRO: ALFREDO VOLPI,O PINTOR DAS BANDEIRINHAS.
CONHECENDO O ARTISTA
ALFREDO FOGUEBECCA VOLPI (1896-1988) FOI UM PINTOR ÍTALO-BRASILEIRO CONSIDERADO UM DOS MAIS DESTACADOS PINTORES DA SEGUNDA GERAÇÃO DA ARTE MODERNA BRASILEIRA. SUAS PINTURAS SÃO CARACTERIZADAS POR CASARIOS E BANDEIRINHAS COLORIDAS.
ALFREDO VOLPI NASCEU EM LUCCA, ITÁLIA, NO DIA 14 DE ABRIL DE 1896. EM 1897, SUA FAMÍLIA EMIGROU PARA O BRASIL E FIXOU RESIDÊNCIA NA REGIÃO DO IPIRANGA, EM SÃO PAULO, ONDE ESTABELECEU UM PEQUENO COMÉRCIO.
VOLPI FOI ALUNO DA ESCOLA PROFISSIONAL MASCULINA DO BRÁS. EM 1911, COMEÇOU A APRENDER A PINTAR FRISOS, PAINÉIS E MURAIS NAS PAREDES DAS MANSÕES DAS FAMÍLIAS DA ALTA SOCIEDADE PAULISTANA.
NESSA MESMA ÉPOCA, COMEÇOU A PINTAR SOBRE MADEIRA E TELA.
INFLUENCIADO PELA ARTE ITALIANA DA DÉCADA DE 1920, REALIZOU PAISAGENS DE CUNHO REALISTA, PINTANDO VISTAS DOS BAIRROS POBRES DA CAPITAL PAULISTA OU DE CIDADES DO INTERIOR DE SANTOS.
SUAS TELAS APRESENTAM GRANDE SENSIBILIDADE PARA A LUZ E SUTILEZA NO USO DAS CORES, SENDO POR ISSO COMPARADO AOS IMPRESSIONISTAS.
EM 1934, VOLPI PARTICIPOU DE SESSÕES CONJUNTAS DE DESENHO DE MODELO VIVO DO GRUPO SANTA HELENA, NO ATELIÊ DA PRAÇA DA SÉ. EM 1936, PARTICIPA DA FORMAÇÃO DO SINDICATO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE SÃO PAULO E EM 1937, EXPÕE COM A FAMÍLIA ARTÍSTICA PAULISTA. SUA PRODUÇÃO É FIGURATIVA E DESTACAM-SE A SÉRIE DE PAISAGENS MARINHAS, EXECUTADAS EM ITANHAÉM, SÃO PAULO.
EM 1950, VIAJA PELA PRIMEIRA VEZ PARA A EUROPA, ONDE PASSOU QUASE SEIS MESES.
A PARTIR DESSA DÉCADA, A OBRA DE VOLPI COMEÇA GRADATIVAMENTE A CAMINHAR PARA A ABSTRAÇÃO.
O ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO
AINDA NA DÉCADA DE 50, A PINTURA DE VOLPI ENTROU NA FASE DO ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO.
ELE PINTOU DIVERSAS SÉRIES DENOMINADAS: BANDEIRINHAS, FACHADAS E AMPULHETAS.
A PINTURA DE VOLPI PASSA A SER A LINHA, A FORMA E A COR.
CARACTERÍSTICAS DA PINTURA DE ALFREDO VOLPI
AO LONGO DE SUA CARREIRA, ALFREDO VOLPI PASSOU POR VÁRIAS FASES, RECEBEU INFLUÊNCIA DE PINTORES CLÁSSICOS E IMPRESSIONISTAS, CRIOU SUA PRÓPRIA LINGUAGEM, EVOLUINDO DAS REPRESENTAÇÕES DE CENAS DA NATUREZA PARA REPRESENTAÇÕES DOMINADAS PELAS CORES E PELO SEU ESTILO PRÓPRIO REPRESENTANDO O ABSTRATO E GEOMÉTRICO.
OS SEUS MAIS IMPORTANTES REGISTROS DESSE ESTILO SÃO SEUS CASARIOS E BANDEIRINHAS COLORIDAS, SUA MARCA REGISTRADA, SENDO CHAMADO DE "MESTRE DAS BANDEIRINHAS."
O PINTOR NÃO FAZIA USO DE TINTAS INDUSTRIAIS, PRODUZIA SUAS PRÓPRIAS TINTAS, ONDE DILUÍA VERNIZ, CLARA DE OVO E PIGMENTOS NATURAIS, COMO TERRA, FERRO, ÓXIDOS ETC.
O PINTOR FALECEU EM SÃO PAULO, SÃO PAULO, NO DIA 28 DE MAIO DE 1988.
ALGUMAS OBRAS DE VOLPI:
ATIVIDADE
• INSPIRADOS NAS OBRAS DE VOLPI, QUE REMETEM AS FESTAS JUNINAS,FAÇA UMA BELA COMPOSIÇÃO EM SEU CADERNO E ABUSE DAS BANDEIRINHAS.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
UNIDADE TEMÁTICA: Esportes, iniciação ao Voleibol.
HABILIDADES: força muscular, velocidade, potência muscular, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio, agilidade, tempo de reação, destreza manual, entre outras.
OBJETIVO: Aprender as principais regras do Voleibol.
Atividades:
Pesquisar ou perguntar para alguém (pai, mãe, amigo) que tenha conhecimento sobre o assunto:
A- O que é Voleibol?
B- Onde se joga?
C- Quantos jogadores são necessários?
D- Quantas modalidades de voleibol existem?
• Registrar a pesquisa no caderno e brincar de voleibol.
HABILIDADES: força muscular, velocidade, potência muscular, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio, agilidade, tempo de reação, destreza manual, entre outras.
OBJETIVO: Aprender as principais regras do Voleibol.
Atividades:
Pesquisar ou perguntar para alguém (pai, mãe, amigo) que tenha conhecimento sobre o assunto:
A- O que é Voleibol?
B- Onde se joga?
C- Quantos jogadores são necessários?
D- Quantas modalidades de voleibol existem?
• Registrar a pesquisa no caderno e brincar de voleibol.
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Nesta aula vamos praticar os numbers de 1 a 20 a partir de um caça-palavras bem animado.
Nossa!!! Isto mesmo!
Os numbers estão todos misturados!
Você precisará realizar este desafio!
Conto com você!!!
Caso não tenha esta folha para realizar o caça-palavras, desvende a escrita correta dos numbers e registre em seu caderno.
Ótimo trabalho!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Nesta aula vamos praticar os numbers de 1 a 20 a partir de um caça-palavras bem animado.
Nossa!!! Isto mesmo!
Os numbers estão todos misturados!
Você precisará realizar este desafio!
Conto com você!!!
Caso não tenha esta folha para realizar o caça-palavras, desvende a escrita correta dos numbers e registre em seu caderno.
Ótimo trabalho!