CONTEÚDO DO 6º ANO - SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Durante esta semana faremos a revisão dos conteúdos trabalhados no mês de julho. Por isso, copie e responda às perguntas a seguir no seu caderno:


1. Associe as colunas de acordo com o que estudamos nas páginas 191 à 193.

a) Frase
b) Oração
c) Período

(   ) É organizado em uma ou mais orações, podendo ser simples ou composto.
(  ) É todo o enunciado linguístico que tem sentido completo e termina com uma pausa pontuada. Pode ou não ter verbo.
(   ) É o enunciado que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal.


2. Analise os enunciados a seguir e diga se eles são FRASES NOMINAIS (sem verbo) ou ORAÇÕES (com verbo):

a) Socorro!
b) Esses doces parecem deliciosos!
c) Bom dia!
d) Gosto muito de ler!
e) Fale mais baixo!
f) Corra!
g) Ontem assisti ao filme do Batman.


3. Verifique as orações abaixo e diga se são PERÍODOS SIMPLES (1 verbo) ou PERÍODOS COMPOSTOS (2 ou mais verbos):

a) Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.
b) A professora pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.
c) A minha vizinha me emprestou esse livro.
d) Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre.


Se puder, assista novamente aos vídeos abaixo:

Frase, oração e período




Período Simples e Composto




Palavras variáveis




Substantivo




TERCEIRA E QUARTA AULA

Para continuar com a revisão de conteúdos, copie e responda às perguntas a seguir no seu caderno:


4. Muitas palavras da língua portuguesa sofrem variação em sua forma. Que tipos de variação elas podem sofrer? (Para responder, consulte as explicações sobre palavras variáveis e invariáveis da página 197.)


5. Reescreva as frases abaixo fazendo as mudanças escritas nos parênteses:

a) O garoto é muito esperto. (Mude a frase para o gênero feminino)
b) Aquela aluna é muito educada. (Passe a frase para o plural)
c) Os estudantes precisam fazer as atividades com dedicação. (Passe a frase para o singular)
d) Marta nunca chega atrasada na escola. (Escreva a frase no passado)
e) As jogadoras de basquete são muito altas. (Mude a frase para o gênero masculino)


6. Leia as explicações das páginas 253 e 254 e responda as perguntas a seguir:

a) O que são substantivos comuns?
b) O que são substantivos próprios?
c) O que são substantivos concretos?
d) O que são substantivos abstratos?
e) O que são substantivos coletivos?


7. Classifique os substantivos abaixo em comuns, próprios, concretos, abstratos ou coletivos:

a) Itália –
b) Casa –
c) Enxame -
d) Tristeza – 
e) Mulher -



MATEMÁTICA
Professor Paulo

SP FAZ ESCOLA


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Volume 1.
Situação de Aprendizagem 3 (pág. 24 e 25).
Realizar a atividade 1 e 2.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Volume 1.
Situação de Aprendizagem 5 (pág. 30 e 31).
Realizar a atividade 1 e 2.




HISTÓRIA
Professor Matheus

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Montagem de Mapa Mental

O mapa mental é uma ferramenta de estudo que te auxilia na organização de ideias e na extração dos principais conceitos (ideias sobre um tema).

No mapa mental, temos um assunto principal (centralizado) e seus elementos. Por exemplo:





Vamos a mais um exemplo:



Vamos tentar fazer um mapa conceitual?

Escolha um dos temas trabalhados no bimestre e tente elaborar seu mapa mental.


SEGUNDA AULA

Reflexão:

Você já ouviu falar de um país chamado México? O que você conhece do México?


O Império asteca
Livro didático: Capítulo 7
Páginas 109-110


Leia o texto e responda:

1- De onde vieram os astecas?

2- Qual cidade eles fundaram?

3- Como era organizado o império asteca?

4- Observando o mapa, apresente:
a) Cidades do Império asteca:
b) Cidades maias:


TERCEIRA AULA

O Império asteca - Capítulo 7
Páginas 109-110




1- Quando habitantes viviam em Tenochtitlán?

2- Imagine e desenhe a cidade de Tenochtitlán.


VÍDEOS






ATIVIDADES LÚDICAS
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR





GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO (A) CHEGOU A HORA DE FAZERMOS AS ATIVIDADES DE REVISÃO DOS CONTEÚDOS VISTOS DURANTE O MÊS DE JULHO.

LIVRO DIDÁTICO



Atividades de revisão do mês de julho

No mês de julho nos estudamos os percursos 9, 10 e 11 do livro didático. As atividades a seguir são de revisão destes percursos.

ATIVIDADES DE REVISÃO



1) Cite três condições naturais favoráveis à existência e à manutenção da vida no planeta Terra.

2) Com base em que os cartógrafos traçaram na esfera terrestre os círculos polares Ártico e Antártico e os trópicos de Câncer e de Capricórnio?

3) Sobre as estações do ano faça as atividades a seguir:
a) Descreva como se manifesta a atual estação do ano na localidade em que você vive (se faz frio ou calor, se há chuva ou período de seca etc.).

b) Elabore um desenho com base no que você observa na paisagem durante essa estação do ano.

c) Em que dia se iniciará a próxima estação onde você vive?




1) Caracterize o tempo atmosférico da localidade em que você está neste momento (se está quente ou frio, chovendo, ensolarado, nublado, seco).

2) Qual é a importância da atmosfera para a existência de vida no planeta Terra?

3) Cite três atividades humanas que são influenciadas pela ação dos ventos.

4) Aponte algumas características dos ventos alíseos.

5) Explique como a previsão do tempo pode nos ajudar no planejamento das atividades do nosso dia a dia.

6) Observe a figura 18, na página 89. Qual foi a previsão do tempo para São Paulo, capital do estado de São Paulo?



CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

Apostila 2 SP Faz Escola



PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Pagina 6 - Situação de aprendizagem 1.
Células como unidade dos seres vivos.

Leitura – atividades 1 e 2 e realização dos questionamentos.



ARTES
Professora Andreia

LIVRO: SE LIGA NA ARTE



CAPÍTULO 4

• DIFERENTES MODOS DE IMPROVISAÇÃO: PÁGINAS 64 E 65 –FAZER A LEITURA E RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2.

• VAMOS VER ALGUNS TIPOS DE FLASH MOB ACESSANDO OS LINKS ABAIXO:

FLASH MOB - O REI LEÃO - MÚSICA




FLAS MOB – DANÇA  E MÚSICA




FLASH MOB – DANÇA E MÚSICA




APÓS ASSISTIR AOS VIDEOS, ME CONTE QUAL VOCÊ GOSTOU MAIS E PORQUÊ!!!



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

APOSTILA SÃO PAULO FAZ ESCOLA



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – O UNIVERSO DAS DANÇAS.

SEMANA DE 03 A 07/08- ATIVIDADES 1 E 2 – PÁGINAS 38 E 39.

SEMANA DE 10 A 14/08- ATIVIDADES 3 E 4 – PÁGINAS 39 E 40.




INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje você realizará uma Atividade superinteressante com os adjetivos que indicarão sentimentos!

O desafio será desembaralhar os adjetivos, já estudados anteriormente, em seguida escrevê-los em Inglês e anotar o número correspondente do emoji com a escrita.

Caso precise, você poderá consultar nas tarefas anteriores.



Caso não tenha esta folha, em uma folha à parte, caderno, registre a escrita dos emojis em Inglês e ilustre-os na frente.

Boa atividade!