Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
TERCEIRA E QUARTA AULA
TERCEIRA AULA
Questões sobre o texto:
1- O que são populações nômades? Por que os homens do Paleolítico eram nômades?
2- Qual o uso do fogo pelas populações do Paleolítico? Quais as formas de fazer fogo?
3- Quais as grandes conquistas dos seres humanos no período Neolítico?
4- Como os seres humanos conseguiram desenvolver a agricultura?
5- Observando o mapa da página 45, complete o quadro com os dados (imagem abaixo):
6- O que foi a sedentarização?
7- Qual a importância dos novos instrumentos de trabalho do ser humano? Cite um instrumento.
8- Qual a importância dos objetos de cerâmica?
9- O que foi a Idade dos Metais? Quais os novos objetos trazidos neste período?
Após realizada a leitura das páginas 38 e 39 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Quais são os pontos cardeais?
b) Quais são os pontos colaterais?
c) Quais são os pontos subcolaterais?
d) Qual é o nome do ponto cardeal onde surge o Sol logo no início da manhã?
e) Qual é o nome do ponto cardeal onde o Sol se põe no final da tarde?
f) Sabendo que na direção onde o Sol surge no início da manhã temos o ponto cardeal leste, um menino ou uma menina estende seu braço direito para esta direção e sabe que lá está o ponto cardeal leste. O braço esquerdo indicará a direção do ponto cardeal oeste. Qual ponto cardeal estará na frente do menino ou da menina e qual estará nas suas costas?
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
ATENÇÃO: ESCREVA O CABEÇALHO NO SEU CADERNO, ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES:
EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de maio de 2020.
Aluno (a): _____________________________________ Turma: 6º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Fabiane
|
Responda às atividades do livro de Língua Portuguesa conforme as orientações abaixo para não acumular. Coloque o número da página e escreva somente a resposta em seu caderno. Para você entender melhor as atividades, leia os textos explicativos de cada página. Qualquer dúvida, estou à disposição para orientá-lo(a)!
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Páginas 70, 71 e 72 (Questões 1 e 2)
TERCEIRA E QUARTA AULA
Páginas 73, 74 e 75 (Questões 1 e 2)
MATEMÁTICA
Professor Paulo
Começamos uma nova etapa no ensino a distância. Agora vocês tem acesso ao material didático e continuaremos com o conteúdo regular. Nas aulas abaixo deixarei registrado as páginas, exercícios, orientações e links para auxiliar vocês na realização das atividades. Dúvidas serão esclarecidas pelo WhatsApp nos horários de atendimento (terça e quarta) das 12h as 17h. Casos eventuais serão estudados.
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Continuação do Capítulo 2 – Operações com números naturais (Estudamos os tópicos 1, 2 e 3 em sala de aula)
IMPORTANTE: Antes de iniciar a aula, realizar uma revisão sobre (Adição – Propriedades da adição – Subtração – Adição e Subtração – Adicionando e subtraindo mentalmente – Expressões numéricas com adições e subtrações – Os sinais de associação em uma expressão numérica). Este conteúdo esta no caderno de uma forma mais resumida, após realizar a revisão responder os exercícios propostos do livro nº 6, 14, 19, 26, 34, 36 e 38.
Págs 47, 48, 49 e 50. Realizar a leitura do tópico 4 – Multiplicação.
Atentar-se aos exemplos e situações propostas. Fazer no caderno anotações dos pontos importantes (geralmente são aqueles que estão destacados em amarelo ou com descrições de observações).
Após a leitura e feita as anotações realizar os exercícios propostos nº 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49 e 50.
SEGUNDA AULA
Págs. 50, 51 e 52. Realizar a leitura do tópico – Outra ideia associada à multiplicação.
Atentar-se as situações 1 e 2.
Utilizar destes exemplos para responder os exercícios propostos nº 52, 53, 54, 55, 56, 57 e 58.
TERCEIRA AULA
Págs. 54 e 55. Realizar a leitura do tópico – Propriedades da multiplicação.
Fazer anotações no caderno referente aos pontos de destaque (em amarelo).
Responder os exercícios propostos nº 60, 61, 62, 63 e 64.
QUARTA AULA
Págs. 55, 56 e 57. Realizar a leitura do tópico – A propriedade distributiva observando as aplicações na situação 1 e 2.
Realizar os exercícios propostos nº 66, 67 e 69.
HISTÓRIA
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
Questões sobre o texto:
1- O que são populações nômades? Por que os homens do Paleolítico eram nômades?
2- Qual o uso do fogo pelas populações do Paleolítico? Quais as formas de fazer fogo?
3- Quais as grandes conquistas dos seres humanos no período Neolítico?
4- Como os seres humanos conseguiram desenvolver a agricultura?
5- Observando o mapa da página 45, complete o quadro com os dados (imagem abaixo):
6- O que foi a sedentarização?
7- Qual a importância dos novos instrumentos de trabalho do ser humano? Cite um instrumento.
8- Qual a importância dos objetos de cerâmica?
9- O que foi a Idade dos Metais? Quais os novos objetos trazidos neste período?
Atividade Lúdica - Palavras cruzadas:
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 5 DO LIVRO DIDÁTICO ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO.
Faça a leitura das páginas 38 e 39 do livro didático de Geografia que fala sobre a Orientação no espaço geográfico.
Para complementar o assunto assista a videoaula que fala sobre a orientação pelo Sol, os pontos cardeais, colaterais, subcolaterais e a rosa dos ventos, clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
a) Quais são os pontos cardeais?
b) Quais são os pontos colaterais?
c) Quais são os pontos subcolaterais?
d) Qual é o nome do ponto cardeal onde surge o Sol logo no início da manhã?
e) Qual é o nome do ponto cardeal onde o Sol se põe no final da tarde?
f) Sabendo que na direção onde o Sol surge no início da manhã temos o ponto cardeal leste, um menino ou uma menina estende seu braço direito para esta direção e sabe que lá está o ponto cardeal leste. O braço esquerdo indicará a direção do ponto cardeal oeste. Qual ponto cardeal estará na frente do menino ou da menina e qual estará nas suas costas?
TERCEIRA AULA
Observe o desenho abaixo e complete com os pontos cardeais.
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
PRIMEIRA AULA
LIVRO DIDÁTICO - TEMA 2 - ECOSSISTEMA
PRIMEIRA AULA
LIVRO DIDÁTICO - TEMA 2 - ECOSSISTEMA
PRIMEIRA AULA
Página 16 e 17
Responder: de olho no tema pergunta 1 e 2 da pagina 17
SEGUNDA AULA
Copiar e responder as atividades da pagina 18
TERCEIRA AULA
Copiar e responder as atividades da pagina 18
ARTES
Professora Andreia
USAR O LIVRO DIDÁTICO DE ARTE – SE LIGA NA ARTE - 6º ANO
- TEATRO: BRINCAR DE SER /PAG. 20 (QUESTAO 9).
- ARTE AO REDOR /PAG.21 E 22 (QUESTOES 10 -11-12-13).
- PAISAGEM NA JANELA /PAG.23 (QUESTOES 14 E 14).
COPIAR AS QUESTÕES NO CADERNO PARA RESPONDER.
OBS: ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES COMO NOME E SERIE.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática dos Esportes: Brincadeiras e Jogos.
HABILIDADES: Explorar e aplicar diferentes estratégias na prática de jogos de tabuleiro.
HABILIDADES: Explorar e aplicar diferentes estratégias na prática de jogos de tabuleiro.
Olá pessoal, hoje vamos aprofundar no jogo de tabuleiro DAMA.
Objetivo - imobilizar ou capturar as peças do adversário.
- É praticado entre 2 jogadores em um tabuleiro composto por 32 casas claras e 32 casas escuras. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador, com 12 pedras pretas de um lado e 12 brancas do outro lado.
- Inicia-se sempre com as pedras brancas.
- As pedras somente avançam em diagonal, uma casa de cada vez, não sendo permitido recuar, a não ser que se encontre em uma captura.
- Toda captura é obrigatória, ou seja, NÃO EXISTE “SOPRO”. Não é permitido capturar onde há duas ou mais pedras juntas, na mesma diagonal.
Ao chegar à oitava linha do tabuleiro a pedra é promovida à DAMA, que é coroada colocando-se outra pedra encaixada em cima. A Dama anda para frente e para trás, quantas casas quiser, podendo capturar uma ou mais peças.
LEI DA MAIORIA - se no mesmo lance for apresentado mais de um modo de capturar, é obrigatório realizar o lance que capture o maior número de peças.
Caracteriza-se empate quando for feito 20 movimentos de damas, sem qualquer tipo de captura, ou após 05 movimentos nas seguintes situações: duas damas contra uma dama; uma dama e uma pedra contra uma dama; e uma dama contra uma dama.
Se estiver duvidas, assista ao vídeo
ATIVIDADE
Desenhe no seu caderno o tabuleiro para jogar Dama e, desafie alguém para jogar.
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
Observe o trecho da música “Hello Song” para realizar as Atividades que seguem.
Hello new friend, hello new friend
What's your name?
I am Nina, I am Nina, that's my name.
Hello new friend, hello new friend
What's your name?
I am J.J., I am J.J., that's my name
Registre as atividades no seu caderno ou caso tenha as folhas das Atividades, realize nas mesmas.
Vamos lá!
Atividade 1
A . Observe a letra da música para localizar as informações solicitadas.
1 . Expressão usada para falar “ oi””__________________________________
2 . Expressão usada para perguntar o nome___________________________
3 . Expressão usada para responder o nome___________________________
4 . Expressão usada para dizer “ este é o meu nome”____________________
5 .Expressão usada para dizer “ olá meu amigo”________________________
B. Copie a primeira estrofe da música e substitua o nome da personagem pelo seu.
Atividade 2
Observe as formas de cumprimento abaixo.
Em seguida, preste atenção nas orações para usar a forma de cumprimento correta.
1 . It’s 7 o’clock. I am going to school. I use_________________________.
2 . It’s 10 o’clock at night. I use___________________________________.
3 . It’s 12 o’clock in the afternoon. I use____________________________.
4 . It’s 7 o’clock in the evening. I use______________________________.