Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Publicação das fotos no Blog e no Facebook da escola em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler o quadro explicativo sobre artigo, da página 260. Ler a tirinha da página 259 e responder a atividade 4 (a, b, c, d).
Povos Indígenas do Brasil
Faça a leitura das páginas 106 a 109 do livro didático de Geografia que fala sobre os climas do mundo e do Brasil.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os tipos climáticos do mundo:
Assista também a videoaula que fala sobre os climas do Brasil:
SEGUNDA AULA
Apostila São Paulo faz escola
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Publicação das fotos no Blog e no Facebook da escola em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler o quadro explicativo sobre artigo, da página 260. Ler a tirinha da página 259 e responder a atividade 4 (a, b, c, d).
MATEMÁTICA
Professor Paulo
SP FAZ ESCOLA
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
SEMANA DA INDEPENDÊNCIA
Faça uma pesquisa sobre o feriado do dia 7 de setembro e responda as perguntas abaixo em seu caderno:
1. O que se comemora no dia 7 de setembro?
2. Que dia foi a independência do Brasil?
3. Qual a importância do dia 7 de setembro para o Brasil?
4. O que mudou depois da independência do Brasil?
5. Quem proclamou a independência do Brasil?
6. O que foi o grito de independência? O que Dom Pedro gritou?
TERCEIRA E QUARTA AULA
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 6 (pág. 67 a 70). Realizar a atividade 1, 2 e 3.
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
SEMANA DA INDEPENDÊNCIA
Faça uma pesquisa sobre o feriado do dia 7 de setembro e responda as perguntas abaixo em seu caderno:
1. O que se comemora no dia 7 de setembro?
2. Que dia foi a independência do Brasil?
3. Qual a importância do dia 7 de setembro para o Brasil?
4. O que mudou depois da independência do Brasil?
5. Quem proclamou a independência do Brasil?
6. O que foi o grito de independência? O que Dom Pedro gritou?
TERCEIRA E QUARTA AULA
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 6 (pág. 67 a 70). Realizar a atividade 1, 2 e 3.
HISTÓRIA
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
Povos Indígenas do Brasil
Livro didático páginas 118 a 122
SEGUNDA AULA
Povos indígenas
Páginas 120-121
TERCEIRA AULA
Povos indígenas
Página 122
Leia o texto nas páginas 118 e 119, observe o mapa e responda às perguntas:
1- Quantos indígenas viviam no território do Brasil em 1500 e quantos vivem hoje?
2- De acordo com o mapa, quais os grupos indígenas vivem no Brasil?
3- Por que a população indígena teria diminuído tanto no Brasil?
4- O livro nos traz exemplos de locais com nome indígenas? Quais são estes nomes?
5- Cite um local com nome indígena em nossa região.
SEGUNDA AULA
Povos indígenas
Páginas 120-121
1- Quais as diferenças entre os povos indígenas do Brasil?
2- O que é um tronco linguístico?
3- Cite duas línguas:
- Do tronco tupi:
- Do tronco macro-jê:
TERCEIRA AULA
Povos indígenas
Página 122
1- Qual a importância da terra para as comunidades indígenas? Como a terra é trabalhada?
2- Quais as tarefas masculinas e femininas em uma comunidade indígena? Separe as tarefas entre homens e mulheres.
3- Identifique quem realizaria as tarefas abaixo:
a) Em uma festa é necessário preparar a mandioca para ser cozida. Quem faria esta tarefa?
b) A comunidade foi expulsa e obrigada a mudar para outro território, tendo que derrubar a mata. Quem faria esta tarefa?
c) Para complementar a alimentação, é necessário pescar. Quem iria realizar esta tarefa?
d) A mata foi limpa, agora é hora de plantar. Quem seria responsável por plantar os alimentos?
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 14 DO LIVRO DIDÁTICO OS CLIMAS DO MUNDO E DO BRASIL
PRIMEIRA AULA
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 14 DO LIVRO DIDÁTICO OS CLIMAS DO MUNDO E DO BRASIL
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 106 a 109 do livro didático de Geografia que fala sobre os climas do mundo e do Brasil.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os tipos climáticos do mundo:
Assista também a videoaula que fala sobre os climas do Brasil:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 106 a 109 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Qual é o tipo de clima que é quente e úmido, com pequena amplitude térmica anual?
b) Como se caracteriza o clima tropical em relação às médias térmicas e as chuvas?
c) Qual é o tipo de clima que se caracteriza por apresentar verão quente e inverno frio; e as chuvas são distribuídas ao longo do ano?
d) Qual é o tipo de clima mais seco?
e) Onde ocorrem geralmente as áreas de clima semiárido?
f) Quais são as médias térmicas anuais do clima temperado?
g) Quais são as médias térmicas do clima frio de alta montanha?
h) Qual é a temperatura média anual e a quantidade de chuvas em mm (milímetros) do clima equatorial no Brasil?
i) Quais são os quatro subtipos do clima tropical?
j) Em que estações do ano ocorrem o período de chuvas e a estiagem no clima tropical do Brasil Central?
k) Qual é a temperatura média anual e qual é a precipitação média anual do clima tropical semiárido do Sertão do Nordeste?
l) Onde ocorre o clima tropical litorâneo úmido?
m) Em quais estados brasileiros ocorre o clima tropical de altitude? Quais são as temperaturas médias anuais e a quantidade de chuvas anuais deste tipo climático?
n) Onde ocorre o clima subtropical úmido?
o) Quais são as temperaturas médias anuais do clima subtropical úmido? Quantos milímetros de chuva anuais ocorrem no clima subtropical úmido?
p) Observe o mapa dos climas do Brasil da página 108 e diga qual tipo de clima que predomina no nosso estado de São Paulo?
q) Observe o mapa dos climas do Brasil da página 108 e diga quais tipos de climas existem no nosso estado de São Paulo?
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
Apostila São Paulo faz escola
ARTES
Professora Andreia
POR CONTA DO FERIADO DE 07 DE SETEMBRO, NÓS NÃO TEREMOS ESSA AULA.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Pesquisa do futsal no Brasil:
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje trabalharemos com a continuação da ACTIVITY 1.
b) Do you know the animals below? They are vertebrates. There are five classes of them: mammals, birds, fish, reptiles and amphibians. Write the names of the animals according to the pictures and the classification.
Você conhece os animais abaixo? Eles são vertebrados. Há cinco classes deles: mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios. Escreva os nomes dos animais de acordo com as figuras e a classificação.
Boa atividade!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje trabalharemos com a continuação da ACTIVITY 1.
b) Do you know the animals below? They are vertebrates. There are five classes of them: mammals, birds, fish, reptiles and amphibians. Write the names of the animals according to the pictures and the classification.
Você conhece os animais abaixo? Eles são vertebrados. Há cinco classes deles: mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios. Escreva os nomes dos animais de acordo com as figuras e a classificação.
Boa atividade!