Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Páginas 76, 77 e 78 (Questões 3 e 4).
1- Quem teria sido Lucy?
2-Quais as duas hipóteses sobre a chegada dos seres humanos à América? Explique estas hipóteses e suas dificuldades.
3- Quais os principais fósseis e descobertas de seres humanos pré-históricos no Brasil?
4- Quem é Niède Guidon? Quais seus estudos e sua teoria?
Após realizada a leitura da página 39 e da página 41 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) O Cruzeiro do Sul é uma constelação cujas estrelas mais brilhantes estão dispostas em forma de cruz-daí o nome de “cruzeiro”. A constelação do Cruzeiro do Sul é usada como referência para apontar qual direção?
b) Como se faz para se orientar pela constelação do Cruzeiro do Sul?
c) O que é magnetismo?
d) Qual povo inventou a bússola?
e) O magnetismo terrestre sempre alinha a agulha imantada de uma bússola aproximadamente para qual direção?
f) A agulha da bússola é atraída em direção a qual Polo da Terra?
Logo após a leitura responda em seu caderno as seguintes questões:
a) A constelação do Cruzeiro do Sul é uma das mais conhecidas do céu meridional. Onde a constelação do Cruzeiro do Sul se localiza?
b) Qual é o nome das cinco estrelas que formam a constelação do Cruzeiro do Sul?
c) Qual é a estrela mais brilhante da Constelação do Cruzeiro do Sul e em que parte da cruz está localizada?
d) Qual é a segunda estrela mais brilhante da Constelação do Cruzeiro do Sul e em que parte da cruz está localizada?
e) Qual é a estrela menos brilhante da Constelação do Cruzeiro do Sul e em que parte da cruz está localizada?
f) Qual estrela da Constelação do Cruzeiro do Sul possui a coloração avermelhada e em que parte da cruz está localizada?
g) Qual é a quinta estrela da Constelação do Cruzeiro do Sul e qual sua importância?
SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
ATENÇÃO: ESCREVA O CABEÇALHO NO SEU CADERNO, ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES:
EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de maio de 2020.
Aluno (a): _________________________________ Turma: 6º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Fabiane
Responda às atividades do livro de Língua Portuguesa conforme as orientações abaixo para não acumular. Coloque o número da página e escreva somente a resposta em seu caderno. Para você entender melhor as atividades, leia os textos explicativos de cada página. Qualquer dúvida, estou à disposição para orientá-lo(a)!
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Páginas 76, 77 e 78 (Questões 3 e 4).
TERCEIRA E QUARTA AULA
Dia 13/05/2020 – páginas 79, 80 e 81 (Questões 1, 2, 3, 4 e 5).
MATEMÁTICA
Professor Paulo
TERCEIRA AULA
QUARTA AULA
Dúvidas serão esclarecidas pelo WhatsApp nos horários de atendimento (terça e quarta) das 12h as 17h. Casos eventuais serão estudados.
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Págs. 58 e 59. Realizar a leitura do tópico 5 – Divisão. Atentar-se as situações 1 e 2; e ao quadro em amarelo que explica os conceitos estudados.
Realizar os exercícios propostos nº 72, 74, 75, 76, 77 e 78.
SEGUNDA AULA
Págs. 60, 61, 62 e 63. Realizar a leitura dos tópicos – Propriedade fundamental da divisão - Dividindo mentalmente – 6.
Expressões numéricas envolvendo as quatro operações. Atentar-se para as observações.
Realizar os exercícios propostos nº 80, 81, 87, 91, 92 e 93.
TERCEIRA AULA
Págs 64, 65 e 66. Realizar a leitura do tópico 7 – Potenciação e seus sub tópicos (Quadrado de um número; Cubo de um número; Potencias de expoente zero, de expoente 1 e de base 10.). Atentar-se aos destaques no quadro amarelo.
Responder os exercícios propostos nº 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101 e 103.
QUARTA AULA
Págs. 67, 68 e 69. Realizar a leitura do sub tópico – Números quadrados perfeitos, do tópico 8 – Radiciação, atentando-se as observações e aos quadros em amarelo.
Responder os exercícios propostos nº 104, 105, 106, 108, 109 e 110.
HISTÓRIA
Os primeiros habitantes da América - Página 52-58.
Texto complementar:
2-Quais as duas hipóteses sobre a chegada dos seres humanos à América? Explique estas hipóteses e suas dificuldades.
3- Quais os principais fósseis e descobertas de seres humanos pré-históricos no Brasil?
4- Quem é Niède Guidon? Quais seus estudos e sua teoria?
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 5 DO LIVRO DIDÁTICO ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO.
PRIMEIRA AULA
LIVRO DIDÁTICO
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 5 DO LIVRO DIDÁTICO ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO.
LIVRO DIDÁTICO
Faça a leitura da página 39 do livro didático de Geografia que fala sobre a orientação pelo Cruzeiro do Sul e da página 41 do livro didático que fala sobre a orientação pela bússola.
Para complementar o assunto assista a videoaula que fala sobre a constelação do Cruzeiro do Sul e outras importantes:
Para complementar o assunto assista a videoaula que fala sobre a bússola, como ela funciona e para que serve:
SEGUNDA AULA
a) O Cruzeiro do Sul é uma constelação cujas estrelas mais brilhantes estão dispostas em forma de cruz-daí o nome de “cruzeiro”. A constelação do Cruzeiro do Sul é usada como referência para apontar qual direção?
b) Como se faz para se orientar pela constelação do Cruzeiro do Sul?
c) O que é magnetismo?
d) Qual povo inventou a bússola?
e) O magnetismo terrestre sempre alinha a agulha imantada de uma bússola aproximadamente para qual direção?
f) A agulha da bússola é atraída em direção a qual Polo da Terra?
TERCEIRA AULA
Leia o texto que fala da Constelação do Cruzeiro do Sul clicando no link abaixo:
a) A constelação do Cruzeiro do Sul é uma das mais conhecidas do céu meridional. Onde a constelação do Cruzeiro do Sul se localiza?
b) Qual é o nome das cinco estrelas que formam a constelação do Cruzeiro do Sul?
c) Qual é a estrela mais brilhante da Constelação do Cruzeiro do Sul e em que parte da cruz está localizada?
d) Qual é a segunda estrela mais brilhante da Constelação do Cruzeiro do Sul e em que parte da cruz está localizada?
e) Qual é a estrela menos brilhante da Constelação do Cruzeiro do Sul e em que parte da cruz está localizada?
f) Qual estrela da Constelação do Cruzeiro do Sul possui a coloração avermelhada e em que parte da cruz está localizada?
g) Qual é a quinta estrela da Constelação do Cruzeiro do Sul e qual sua importância?
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
LIVRO DIDÁTICO
TEMA 3 – OBTENÇAO DE ALIMENTOS
PRIMEIRA AULA
Pagina 20 e 21: leitura.
SEGUNDA AULA
Realizar experiência da página 21.
TERCEIRA AULA
Tema 4 – RELAÇOES ALIMENTARES ENTRE OS SERES VIVOS.
Pagina 22 e 23: leitura e realizar atividades de olho no tema pagina 24.
ARTES
Professora Andreia
USAR O LIVRO DIDÁTICO DE ARTE – SE LIGA NA ARTE - 6º ANO
PÁGINA 24 / PAISAGEM NA JANELA
LER A LETRA DA MUSICA “PAISAGEM NA JANELA”, E RESPONDER SOMENTE A QUESTÃO DE NUM:16
AGORA, EM SEU CADERNO, FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO SOBRE A MÚSICA.
NA PAGINA 26 – COPIAR AS QUESTÕES DE 1/2/3/4/E 5 E RESPONDER EM SEU CADERNO.
OBS: ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES COMO NOME E SERIE.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática dos Esportes: Brincadeiras e Jogos
HABILIDADES: Explorar e descrever alguns jogos de tabuleiro, explicando suas regras.
Os jogos de tabuleiro não são apenas uma alternativa de lazer. Sua prática incentiva à capacidade de memória. Os primeiros registros desses jogos foram no Egito e Mesopotâmia. Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo Mancala se apresenta como um dos mais antigos.
A partir da década de 1980 os jogos de tabuleiro perderam muito a sua popularidade devido aos jogos eletrônicos, mas, nos últimos anos voltaram a conquistar muitos adeptos. Um dos motivos é a interação entre os jogadores.
MANCALA é um jogo de tabuleiro de origem africana jogado por diferentes povos. Há mais de 200 variações desse jogo. A palavra Mancala significa mover, deslocar, transportar de um lado para o outro, em sua essência o jogo baseia-se no princípio de transferência de pedras.
O tabuleiro contém duas fileiras com 12 buracos cada, nas extremidades existe um buraco maior chamado de “Cala” e em cada buraco temos 4 sementes ou outro material como pedra, miçangas etc. A disputa ocorre entre duas pessoas ou dois grupos de adversários, e consiste na distribuição das sementes de um buraco, uma a uma, para os outros buracos que se seguem, no sentido anti-horário, com a finalidade de capturar, as sementes do adversário.
1ª ATIVIDADE
Assista ao vídeo:
2ª ATIVIDADE
Responda as questões:
1- A origem exata dos jogos de tabuleiro é desconhecida. O que se tem são hipóteses. De acordo como os textos que você leu e os vídeos que assistiu, quais são os supostos países onde foram criados esses jogos?
2- Você gosta do jogo Mancala? Explique como se joga.
3- Em sua opinião, porque os jogos de tabuleiro perdeu espaço para os jogos eletrônicos?
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
Nesta semana vamos praticar o vocabulário estudado de forma bem animada. Caso não tenha as folhas, pode registrar o vocabulário no seu caderno, traduzir ou ilustrá-lo.
Let’s go!
ATIVIDADES
Caça palavras (Word search)
Escrita de Frases
Escreva cinco frases com “I like” e o nome da fruit e cinco com “ I use” e o meio de transporte.