CONTEÚDO DO 6º ANO - SEMANA DE 15/06 A 19/06




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Ler o texto O CONJUNTO DE PALAVRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA da página 133 e responder às questões 1 e 2 da página 134; ler o texto EMPRESTANDO E APORTUGUESANDO da página 134 e responder às atividades 1 à 5 da página 135.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler as explicações sobre os PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS da página 136 e responder às questões 1 à 5 da página 137.





MATEMÁTICA
Professor Paulo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Capítulo 6 – Um pouco de Geometria Plana

Págs. 124, 125, 126 e 127. Realizar a leitura do tópico 1 – Ponto, reto e plano. Atentar-se as definições de ponto, reta, pontos colineares, pontos coplanares e plano. 

Realizar os exercícios propostos nº 1, 3 e 4.


SEGUNDA AULA

Págs. 127 e 128. Realizar a leitura do tópico 2 – Posições relativas de duas retas em um plano. Atentar-se as definições de retas paralelas e concorrentes.

Realizar os exercícios propostos nº 8 e 9.


TERCEIRA AULA

Págs. 129, 130, 131 e 132. Realizar a leitura do tópico 3 – Semirreta e segmento de reta. Atentar-se as definições de origem, semirreta, semirretas opostas, segmento de reta, extremos, segmentos de reta consecutivo e colineares.

Realizar os exercícios propostos nº 12, 13, 15 e 17.


QUARTA AULA

Págs. 132, 133 e 134. Realizar a leitura do sub tópico – Medida de um segmento de reta.

Realizar os exercícios propostos nº 21 e 22.




HISTÓRIA
Professor Matheus

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Capítulo 5 - O reino de Kush
Páginas 79-86


Leia o texto e apresente o significado dos termos:

- epigrafia:
- Candance:
- sorgo:
- shaduf:
- saqia:




SEGUNDA AULA

O reino de Kush
Páginas 79-86


Responda às questões:

1- Como era escolhido o rei de Kush?

2- Qual o papel das mulheres no reino de Kush?

3- Quais as principais fontes de renda e produtos do reino de Kush?

4- Como estava organizada a sociedade do reino de Kush?



TERCEIRA AULA

Depois de ter respondido as questões, complete o quadro abaixo:



Lembrete: No item SOCIEDADE, você colocará a divisão dos grupos de pessoas; no item POLÍTICA, os líderes e as formas de governo; no item ECONOMIA, a produção e os produtos que eles plantavam ou vendiam; no item CULTURA; as crenças ou os enfeites.

Agora, utilizando o texto da página 86, complete a pirâmide social de KUSH.



Lembrete: em uma pirâmide social, no topo (na parte menor e em cima) estão os grupos dirigentes ou governantes, abaixo deles, os grupos intermediários (como comerciantes e militares), embaixo (onde o espaço é maior), ficam os grupos que formavam a maior parte da população.

Vídeo - Reino de Kush






GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 7 DO LIVRO DIDÁTICO DO DESENHO AO MAPA

LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA AULA

Faça a leitura das páginas 56 a 58 do livro didático de Geografia que fala sobre as formas de representação da Terra.

Para complementar o assunto assista à vídeoaula que fala sobre as formas de representação da Terra:




SEGUNDA AULA


Após realizada a leitura das páginas 56 a 58 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Quais são as três formas que os cartógrafos desenvolveram para representar a Terra?

b) O que o globo terrestre reproduz?

c) A representação da Terra por meio do globo terrestre apresenta duas desvantagens. Quais são estas desvantagens?

d) O que é um planisfério?

e) Quais são os grandes recursos de que dispõe a Cartografia para elaborar os mapas digitais?


TERCEIRA AULA

Faça a leitura do texto da Estação Ciências: Sensoriamento remoto no Brasil da página 59 do livro didático. Após a leitura responda em seu caderno as questões 1 e 2.




CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA AULA

Pagina 38: copiar e responder “De olho no tema”.


SEGUNDA E TERCEIRA AULAS

A atmosfera terrestre pagina 39 e 40. Leitura da Pagina 41 copiar e responder “de olho no tema”.



ARTES
Professora Andreia

LIVRO: SE LIGA NA ARTE



SONS DA VIDA PAG. 30
LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES:


• PÁG. 31 - QUESTÕES 1, 2 e 3
QUESTÃO 2 - GRUPO BARBATUQUES



• PÁG. 32- QUESTÕES 4,5 e 6


• PÁG. 33- QUESTÃO 7
O DIÁRIO DE BORDO QUE SE REFERE SERÁ O SEU CADERNO DE ARTE.


• PÁG. 34 – QUESTÕES 8 e 9


• PÁG. 35 – QUESTÃO 10


• PÁGINA 36 - NANÁ VASCONCELOS
LER O TEXTO E FAZER EM SEU CADERNO UM DESENHO DO INSTRUMENTO MUSICAL QUE NANÁ VASCONCELOS ESTÁ UTILIZANDO NA IMAGEM.




EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

UNIDADE TEMÁTICA: Lutas.

HABILIDADES: força muscular, velocidade, potência muscular, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio, agilidade, tempo de reação, destreza manual, entre outras.

OBJETIVO: Aprender os principais tipos de lutas.


Atividades:

Pesquisar na Internet ou perguntar para alguém (pai, mãe, amigo) que tenha conhecimento sobre o assunto:

A - O que são Lutas? R:
B- Onde se pratica? R:
C- Cite algumas modalidades de Lutas? R:

• Registrar a pesquisa no caderno e brincar ou simular alguma luta.





INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.


Nesta aula vamos trabalhar os Numbers de 60 a 100.

Caso consiga, segue uma sugestão de vídeo para treinar os numbers de 1 a 100.



Agora, let’s go!

Observe a imagem abaixo.



Vamos estudar a escrita dos numbers copiando esta lista da tabela no seu caderno e completando os numbers abaixo com as letras que faltam.

Hoje trabalharemos a partir do 60.

Exemplo:
60- SIXTY           61- SIXTY- ONE        74- SIXTY-FOUR

Caso não tenha a folha para completar a lista, pode registrá-la no seu caderno.

ACTIVITY

64- SIX_Y- FO_R

68- SIXTY- EIG_T

72-SEVEN_Y- TW_

76-SE_NTY-SIX

81-EIGH_Y- O_NE

85-EIG_TY_F_VE

93-NIN_TY-THR_E

99-NINE_Y-N_NE

100-ONE-H_NDRED


Boa atividade!