Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler as tirinhas humorísticas das páginas 123 e 124 e responder às questões 1 à 6 da página 124.
3. Leia os textos explicativos das páginas 126 e 127 e responda às questões:
a) Quando ocorre a denotação?
b) Quando acontece a conotação?
c) Quando usamos palavras sinônimas?
d) Os sinônimos são palavras que possuem exatamente o mesmo sentido? Por quê?
e) O que é modalizar?
TERCEIRA AULA
QUARTA AULA
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler as tirinhas humorísticas das páginas 123 e 124 e responder às questões 1 à 6 da página 124.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler toda a página 125 e responder às questões 1 e 2 da página 126.
Copiar as questões abaixo em seu caderno e responde-las de acordo com o os textos das páginas 126 e 127.
Copiar as questões abaixo em seu caderno e responde-las de acordo com o os textos das páginas 126 e 127.
3. Leia os textos explicativos das páginas 126 e 127 e responda às questões:
a) Quando ocorre a denotação?
b) Quando acontece a conotação?
c) Quando usamos palavras sinônimas?
d) Os sinônimos são palavras que possuem exatamente o mesmo sentido? Por quê?
e) O que é modalizar?
MATEMÁTICA
Capítulo 3 – Estudando figuras geométricas.
Pág. 74 – Realizar a leitura do tópico 1 – Um pouco de história.
Tarefa: Definir o que é a Geometria.
SEGUNDA AULA
Pág. 75 – Realizar a leitura do tópico 2 – Figuras planas e não planas.
Tarefa: Definir diferenças entre figuras planas e não planas.
TERCEIRA AULA
Págs. 76 e 77 – Realizar a leitura do tópico 3 – Os sólidos geométricos.
Tarefas: Definir corpos redondos e poliedros. Dê exemplos.
QUARTA AULA
Págs. 77 e 78 – Fazer os exercícios propostos nº 1, 2, 3, 4 e 5.
HISTÓRIA
Professor Matheus
Atividade de aprofundamento de conteúdos trabalhados
Orientações: Pode ser respondido em folha de caderno (apenas as respostas à caneta).
1- A teoria da evolução de Charles Darwin propôs que os seres humanos evoluíram a alguns milhares de anos. Com base em seus conhecimentos e nos materiais estudados, responda:
a) Qual o nome científico dos seres humanos atuais e o que este nomes significa?
b) De acordo com os arqueólogos, onde teria surgido os seres humanos modernos? Como estes estudiosos sabem disso?
2- O período anterior ao desenvolvimento da escrita é chamado de Pré-História. Sobre a Pré-História, responda:
a) Em quantos períodos está dividida a Pré-História? Quais são estes períodos?
b) No Período Paleolítico, como viviam e do que se alimentavam os seres humanos?
3- Há pouco mais de 5000 anos, com o fim da última era do Gelo, os seres humanos desenvolveram novas técnicas e novas formas de se alimentar. O que o ser humano desenvolveu no período Neolítico?
4- A chegada dos seres humanos à América tem sido discutida a muito tempo. Sobre a chegada dos seres humanos à América: qual a teoria mais aceita?
5- Na Idade dos Metais, o que os usos do bronze e do ferro permitiram aos seres humanos? Qual a importância da invenção da cerâmica?
PRIMEIRA AULA
As civilizações hidráulicas
No final da última Era do Gelo, o clima da Terra mudou, houve um aquecimento do planeta e a mudança da vegetação. Desertos imensos apareceram onde antes havia pastagens. Os grupos humanos tiveram que se adaptar. Observando a natureza, aprenderam a cultivar e selecionar algumas plantas, também alguns animais.
Como melhor forma de cultivo, os seres humanos buscaram áreas com mais chuvas ou com a possibilidade de irrigação. Deste modo, as áreas próximas aos rios foram as escolhidas. Próximo aos rios, a agricultura de irrigação foi praticada, a agricultura floresceu e houve um aumento da população. A agricultura permitiu aos seres humanos viver mais, viver em um local fixo, nascendo as primeiras cidades.
Os principais rios utilizados no fim da Pré-História, e suas localizações, foram:
Na África, o rio Nilo, que nasce no centro do continente africano e corta parte do deserto do Saara;
No Oriente Médio, os rios Tigre e Eufrates que nascem na Anatólia, corta as áreas semiáridas entre o deserto da Arábia e planalto do Irã. Além o rio Jordão, que banha a Palestina;
Na Ásia central, os rios Indo e Ganges, que nascem nas montanhas do Himalaia;
No Extremo Oriente, o rio Amarelo e Azul, que banham a atual China.
Nestes rios, a agricultura de irrigação permitiu o nascer de civilizações, com o poder centralizado de grupos e pessoas. Surgem, também, as primeiras cidades: Jericó (tida como a mais antiga), Çatal Hüyük, entre outras.
Atividades
1 - Apresente no caderno o significado dos termos:
- aldeia:
- cidade-estado:
- Reino:
- império:
- Civilização:
- hidráulica:
- Estado:
2- Como a agricultura de irrigação melhorou a vida dos seres humanos?
3- Quais os principais rios e sua localização?
4- Qual o principal recurso natural utilizado por estes seres humanos neste momento?
5- O que seria uma “Civilização Hidraúlica”?
SEGUNDA AULA
LIVRO DIDÁTICO
Capítulo 5 - Egito e Kush
Páginas: 66 a 69
Leitura do texto
Questões
1- Observando o mapa na página 66, em quais regiões estava dividido o Egito?
2- Como as sociedades africanas se dividiam politicamente?
3- Observando a imagem presente nas páginas 68 e 69, responda:
A) Como ocorria a irrigação das terras do Egito pelo rio Nilo?
B) Qual a importância do húmus para a agricultura egípcia?
C) Quais os principais produtos cultivados pelos egípcios?
TERCEIRA AULA
Páginas 70 a 71
O Império egípcio - Leia o texto e responda:
1- O que eram os nomos?
2-Quem foi Menés e o que ele fez?
3- Quais os momentos da história do Egito Antigo?
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 6 DO LIVRO DIDÁTICO LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO.
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura da página 40 do livro didático de Geografia que fala sobre os pontos de referência e os mapas mentais.
Na figura 6 da página 40 temos um exemplo de mapa mental. Agora é sua vez: em seu caderno ou numa folha sulfite faça um mapa mental representando o caminho de sua casa até a escola onde você estuda. Desenhe no mapa mental os pontos de referência conhecidos ao longo do trajeto, como sua casa, as ruas ou estradas, florestas, rios, pontes, lavouras, campos, casas, entre outros.
SEGUNDA AULA
Faça a leitura das páginas 42 e 43 do livro didático de Geografia que fala sobre a localização no espaço geográfico- os paralelos e meridianos terrestres.
Para complementar o assunto assista a vídeo aula que fala sobre os paralelos e meridianos:
TERCEIRA AULA
3.1 Complete o que se pede:
3.2 Escreva o nome dos principais paralelos terrestres (para fazer esta atividade observe a figura 9 da página 42 do livro didático).
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 6 DO LIVRO DIDÁTICO LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO.
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura da página 40 do livro didático de Geografia que fala sobre os pontos de referência e os mapas mentais.
Na figura 6 da página 40 temos um exemplo de mapa mental. Agora é sua vez: em seu caderno ou numa folha sulfite faça um mapa mental representando o caminho de sua casa até a escola onde você estuda. Desenhe no mapa mental os pontos de referência conhecidos ao longo do trajeto, como sua casa, as ruas ou estradas, florestas, rios, pontes, lavouras, campos, casas, entre outros.
SEGUNDA AULA
Faça a leitura das páginas 42 e 43 do livro didático de Geografia que fala sobre a localização no espaço geográfico- os paralelos e meridianos terrestres.
Para complementar o assunto assista a vídeo aula que fala sobre os paralelos e meridianos:
Após realizada a leitura das páginas 42 e 43 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Qual é a maior circunferência da Terra?
b) Qual o significado da palavra hemisfério?
c) O que são paralelos?
d) Qual é o principal paralelo da Terra?
e) Com base na Linha do Equador que é o principal paralelo da Terra, podemos dividir o planeta em dois hemisférios. Qual é o nome destes hemisférios?
f) O que são meridianos?
g) Qual é o nome do principal meridiano da Terra?
h) O meridiano de Greenwich divide o planeta em dois hemisférios. Quais são os nomes destes hemisférios?
TERCEIRA AULA
3.1 Complete o que se pede:
3.2 Escreva o nome dos principais paralelos terrestres (para fazer esta atividade observe a figura 9 da página 42 do livro didático).
CIÊNCIAS
Atividades da página 26, de 1 a 9 copiar e responder no caderno.
TERCEIRA AULA
Leitura da página 28, anotar e pesquisar as palavras que você não conhece do texto: turismo animal.
ARTES
Professora Andreia
• PAGINA 29 – “ESCUTANDO A VIDA” – RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2, LER O TEXTO, E RESPONDER AS QUESTÕES 1, 2 E 3 DO “ PARA REFLETIR”.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática dos Esportes: Brincadeiras e Jogos.
HABILIDADES: Identificar diferentes tipos de jogos de tabuleiro.
1ª ATIVIDADE: Descubra no diagrama abaixo alguns jogos de tabuleiro :
CAÇA PALAVRAS
2ª ATIVIDADE: Responda as questões:
1- O que são jogos de tabuleiro?
2- Como se joga Trilha?
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Nesta aula vamos trabalhar os Numbers de 1 a 50.
Você já terá os numbers de 60 a 100, porém ainda não trabalharemos neste momento.
Caso consiga, segue uma sugestão de vídeo para treinar os numbers de 1 a 50.
Agora, let’s go!
Observe a imagem abaixo.
Vamos estudar a escrita dos numbers copiando esta lista da tabela no seu caderno e completando os numbers abaixo com as letras que faltam.
Caso não tenha a folha para completar a lista, pode registrá-la no seu caderno.
ACTIVITY
3- TH_EE
44- F_RTY- F_UR
8- EIG_T
45- F_R_Y- FI_E
20- TWENT_
48- FO_TY- EIGH_
22- T_ ENTY- T_O
50- FiF_Y
33- THIR_Y- THR_E
40- _ ORTY
Boa atividade!