CONTEÚDO DO 6º ANO - SEMANA DE 19 A 23 DE OUTUBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA


Ler o texto MC SOFFIA: RAPPER DE 12 ANOS COMBATE RACISMO E QUESTIONA PADRÕES das páginas 86 à 88. Copiar e responder às questões a seguir em seu caderno:

1. Qual é o assunto tratado no texto? Escreva um resumo do texto.

2. O que você pensa sobre o que leu: é importante ou desinteressante? Por quê?

3. Em que categoria se enquadra o conteúdo geral do texto: informação ou opinião? Por quê?

4. Onde esse texto foi publicado?

5. O nome do autor do texto aparece? 

6. Que outras vozes além da do jornalista aparecem no texto? Copie um trecho do texto que comprove a sua resposta.

7. O texto trata do assunto de forma positiva, negativa ou ambas? Por quê?

8. As informações apresentadas são confiáveis, ou seja, podemos acreditar nas informações divulgadas por esse jornalista? Por quê?


Se puder, assista ao Videoclipe da música Menina Pretinha



TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler o texto ADOLESCENTES CIGANOS das páginas 90 à 92. Copiar e responder às questões a seguir em seu caderno:

1. Qual é o assunto tratado no texto? Escreva um resumo do texto.

2. O que você pensa sobre o que leu: é importante ou desinteressante? Por quê?

3. Em que categoria se enquadra o conteúdo geral do texto: informação ou opinião? Por quê?

4. Onde esse texto foi publicado?

5. O nome do autor do texto aparece? 

6. Que outras vozes além da do jornalista aparecem no texto? Copie um trecho do texto que comprove a sua resposta.

7. O texto trata do assunto de forma positiva, negativa ou ambas? Por quê?

8. As informações apresentadas são confiáveis, ou seja, podemos acreditar nas informações divulgadas por esse jornalista? Por quê?





Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 11
Unid 6 – Medidas agrárias

Págs. 300 e 301
Ex. 38, 39 e 41.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Capítulo 11
Unid 7 – Área da superfície retangular

Págs. 302, 303 e 304
Ex. 43 e 44.





Professor Matheus

PRIMEIRA AULA

Roma antiga

Livro didático – Capítulo 9
Páginas 146-149


Aproximação ao tema:

Você já ouviu falar sobre a cidade de Roma?

Quais informações você sabe sobre Roma?



SEGUNDA AULA

Localização de Roma
Página 147

1- Onde se localiza Roma, em questão geográfica? Apresente as características geográficas, o rio e mares.

2- Observando o mapa presente na página 147, apresente os povos que habitavam a Península Itálica.

3- Entre os povos que habitavam a Península Itálica, quais ocupavam maiores territórios?



TERCEIRA AULA

A fundação de Roma e a sociedade romana inicial
Páginas 148 – 149

Leia os textos e responda:

1- Quando teria sido fundada a cidade de Roma? Qual o povo a teria fundado e perto de qual rio?

2- O que foi o período chamado de Monarquia? Qual povo tinha maior poder em Roma? Quais as ações dos reis?

3- Sobre a sociedade romana, complete o quadro:


4- Desenhe uma pirâmide social de Roma antiga.

5- Quem eram os patronos? A qual grupo social pertenciam?


ATIVDADE LÚDICA ONLINE


VÍDEOS








Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 18 DO LIVRO DIDÁTICO OS AGENTES INTERNOS DO RELEVO.

PRIMEIRA AULA


Faça a leitura das páginas 144 e 145 do livro didático de Geografia que fala sobre os agentes internos do relevo.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a estrutura interna da Terra, clicando no link abaixo:



Assista à videoaula que fala sobre as placas tectônicas e os terremotos, clicando no link abaixo:



Assista também a videoaula que fala sobre os vulcões, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 144 e 145 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Quais são as quatro camadas internas da Terra?

b) Qual das camadas internas da Terra corresponde à superfície continental e oceânica do nosso planeta?

c) Em qual das camadas internas da Terra o magma está presente?

d) O que são as correntes de convecção? As correntes de convecção são responsáveis pelo o que?

e) Em qual placa tectônica está localizado o território brasileiro?

f) Numa erupção vulcânica quando o magma chega à superfície recebe qual nome?

g) O que são Falhas?

h) O que são Dobramentos?

i) O que são Terremotos?

j) O que é hipocentro e epicentro?


TERCEIRA AULA

Preencha o nome das camadas internas da Terra, correspondente a cada número no desenho. Logo após isto, pinte as camadas conforme o desenho da página 144 do livro.







Professor Nivaldo

Livro didático pagina 160 copie e responda no caderno



Atividades: organizando o conhecimento de 1 a 6.





Professora Andreia

LIVRO: SE LIGA NA ARTE


• PÁGINA 83 – OBJETOS E HISTÓRIAS COM VIDA -FAZER A LEITURA E RESPONDER AS QUESTÕES 3 E 4

• PÁGINA 84 – TEAROS DE BRINQUEDO – LEITURA

• ATIVIDADE – “ HISTÓRIA COM OBJETOS” - ESCOLHA OBJETOS QUE VOCÊ TENHA EM SUA CASA, CRIE UMA PEQUENA HISTÓRIA, MONTE UM CENÁRIO, GRAVE ESSSA HISTÓRIA E ME ENVIE.





Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL

Habilidades: Interpretar regras que constituem o esporte de invasão Handebol.


Regras básicas do Handebol


Inicio do Jogo - iniciado no centro da quadra pela equipe que vencer o sorteio da posse da bola. A outra equipe deve ficar em sua área a três metros da bola. Após o apito do árbitro os jogadores podem movimentar a bola em qualquer direção.

Tempo de Jogo - a duração de cada tempo é de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos.

Área do gol - somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O adversário que entra nesta área é punido com a posse de bola do outro time. Se alguém invadir a área do golo antes de ter lançado a bola, estará sujeito a uma punição, e se o gol for feito será anulado.

Goleiro - defende o gol de uma determinada equipe, sendo o único que tem acesso livre à área defensiva. Pode, entre outras coisas, defender a bola com os pés e sair da área sem o domínio da bola.

Substituições - é ilimitado.

Não permito ao jogador - tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho, exceto quando a bola for arremessada por um adversário.

Sugestão de vídeo para um melhor entendimento.




ATIVIDADES:

1- Complete:

a) O adversário que entra na área do goleiro é punido com a ________________do outro time.

b) Não permito ao jogador tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho, exceto quando a bola for _________________________________.

c) O jogo de Handebol inicia no _____________quadra pela equipe que vencer o sorteio da posse da bola.





Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje continuaremos a ACTIVITY 2.

Observe o Exercício E, a Atividade que conta com balões e em seguida copie a versão em Inglês para as expressões abaixo.

1.Onde você mora?________________________________

2. Onde sua tia mora?_____________________________

3.Repita, por favor!________________________
 
4.Eu moro em um apartamento._____________________________

5.Eu moro em uma casa.______________________________

6. Desculpe-me!__________________________

7.Ela mora em uma casa.__________________________

8.Ela mora em um apartamento._________________________

(Registre as respostas em seu caderno ou na folha impressa, se tiver.)


Boa atividade!