CONTEÚDO DO 6º ANO - SEMANA DE 20/07 A 24/07




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA


Responder a atividade 2 (a, b, c, d) das páginas 191 à 193.

Se puder antes de fazer as atividades, assista ao vídeo abaixo:
Período Simples e Composto:




TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler as explicações sobre palavras variáveis e invariáveis da página 197. Ler a reportagem da página 199 e responder às atividades a, b, c e 2 das páginas 199 e 200.

Se puder antes de fazer as atividades, assista ao vídeo abaixo:
Palavras variáveis:






MATEMÁTICA
Professor Paulo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Págs. 264, 265, 266 e 267. Realizar a leitura do tópico 5 – O conceito de par ordenado.

Tarefa: Montar um breve relatório no caderno incluindo as definições mais importantes (quadros amarelos), ilustrações (construções geométricas).

Realizar os exercícios propostos nº 31 e 32.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Pág. 268, 269, 272 e 273. Realizar a leitura do tópico 5 – Planificação da superfície dos poliedros.

Tarefa: Montar um breve relatório no caderno incluindo as definições mais importantes (quadros amarelos), ilustrações (construções geométricas).

Realizar os exercícios propostos nº 38 e 41.



HISTÓRIA
Professor Matheus

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Capítulo 6 - Sociedade, poder e economia na Mesopotâmia antiga
Páginas 100 a 102

Reflexão:

Como nossa sociedade está organizada e dividida?

Todos nós temos condições e vivemos em igualdade na sociedade brasileira?

Apresente o significado dos termos:

a) patriarcado:
b) comércio:
c) matéria-prima:


SEGUNDA AULA

Sociedade e poder

1- Como estava organizada a sociedade mesopotâmica?

2- Complete a pirâmide social da mesopotâmia com os grupos e funções:




TERCEIRA AULA

Economia - Página 101-102

Leia e responda:

1- Sobre a economia, complete o quadro:



2- Quais os motivos do comércio, ou seja, por que eles realizavam o comércio?

3- O que era feito nas oficinas dos templos e palácios?

4- Como era distribuída as riquezas na Mesopotâmia?


VÍDEOS:






Atividade lúdica:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR



GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 10 DO LIVRO DIDÁTICO A TERRA EM MOVIMENTO

LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA AULA

Faça a leitura das páginas 78 a 82 do livro didático de Geografia que fala sobre a Terra em movimento.

Para complementar o assunto assista à vídeo aula que fala sobre os movimentos de rotação e de translação da terra



Assista também a vídeo aula que fala sobre as estações do ano:




SEGUNDA AULA


Após realizada a leitura das páginas 78 a 82 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) O que é o movimento de rotação?

b) Qual é a duração do movimento de rotação?

c) Por que motivo enquanto uma das faces do planeta é iluminada pelo sol, a outra face não recebe luz solar?

d) O movimento de rotação determina o que?

e) O que é o movimento aparente do Sol?

f) O que é o movimento de translação?

g) Quanto tempo dura o movimento de translação?

h) O que é ano bissexto?

i) Quais são as estações do ano? 

j) Qual a duração aproximada de cada estação do ano?

k) O solstício ocorre em que datas?

l) O equinócio ocorre em que datas?

m) Quando tem início o solstício de verão e de inverno no Hemisfério Sul?

n) O que significa a palavra equinócio?

o) Quando tem início o equinócio de outono e de primavera no Hemisfério Sul?

p) Qual estação do ano você mais gosta? Por que?


TERCEIRA AULA

Agora utilizando sua imaginação e criatividade faça desenhos representando cada uma das quatro estações do ano (primavera, verão, outono e inverno).




CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Atividades da página 48 copie e responda as atividades de 1 a 6.


TERCEIRA AULA

Pagina 48 “analisar” de 7 a 9 responder no caderno.



ARTES
Professora Andreia

LIVRO: SE LIGA NA ARTE



• OBJETOS COREOGRÁFICOS- PÁG.54 –LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES 3 E 4.

• BRINCADEIRAS E DANÇAS –PÁG.55 QUESTÃO 5 RESPONDER  E LER O TEXTO.

• FAÇA SEM EU CADERNO O DESENHO DE SUA BRINCADEIRA FAVORITA.



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO ABAIXO:






INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje você realizará uma Atividade superinteressante para aprender o significado dos adjetivos novos.

Let’s go!

Associe o adjetivo em Inglês com a versão em Português.

ACTIVITY

1.angry (   ) preocupado
2.scared (   ) feliz
3.sleeping (   ) surpreso
4.suprised (   ) sorridente
5.happy (   ) pensativo
6.worried (   ) amedrontado
7.thinking (   ) adormecido
8.smiling (   ) irritado


Caso não tenha esta folha, em uma folha à parte, caderno, realize a atividade conforme orientado.


Boa atividade!