CONTEÚDO DO 6º ANO - SEMANA DE 22/04 A 24/04


Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

Orientações: Antes de começar a atividade escreva as informações abaixo no seu caderno.  Depois coloque o número da questão e escreva só a resposta.

Exemplo:

EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de Abril de 2020.
Aluno (a): _____________________________________ Turma: 6º ano
Disciplina: Língua Portuguesa                   Professora: Fabiane

Primeira Aula
1) Resposta.
2) Resposta.



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA








MATEMÁTICA
Professor Paulo

PRIMEIRA AULA

Para aula de hoje, vocês devem assistir ao filme intitulado “A Teoria de Tudo”, uma cinebiografia do astrofísico Stephen Hawking que retrata a importância do seu trabalho, a luta contra uma doença incurável e o amor incondicional de sua esposa.

Link para assistir ao filme online e de forma gratuita:

OBS: clicando na reprodução do filme você será redirecionado para outra página, feche-a e retorne para página do reprodutor. Clique novamente no play para iniciar o filme.

Ele também está disponível na Netflix.


Faça a leitura deste texto para ajudar na reflexão pós filme.

“Não importa o quanto a vida possa ser ruim, sempre existe algo que você possa fazer e triunfar. Enquanto há vida, há esperança”. (Stephen Hawking).

Ao final do filme o que vinha a minha cabeça era a ideia de que o impossível é algo que nós mesmos criamos. As barreiras ou impedimentos são colocados no caminho das pessoas por elas mesmas, ou seja, como é dito popularmente, nesta vida só não há solução para a morte. A vida do físico Stephen Hawking é certamente inspiradora e sua trajetória e brilhantismo só foi possível por conta da presença marcante, forte, decidida e amorosa de sua esposa Jane.

Ainda que todos os prognósticos fossem contrários a vida de Hawking ele foi adiante e venceu. O filme “A Teoria de Tudo”, do diretor James Marsh, baseado em livro de autoria da própria Jane Hawking, nos coloca em contato com o romance, os problemas de saúde, o processo de construção das teorias do físico, os amigos, os mestres, os filhos e as dúvidas, tanto as acadêmicas quanto aquelas relacionadas a própria saúde e sobrevivência do protagonista.

Há muitas realizações notáveis que certamente inspiram e ao mesmo tempo nos ajudam a acreditar que enquanto perdurar a esperança o jogo da vida continua, como afirma Hawking.

A primeira e mais notável é a percepção de como o amor e a dedicação de uma pessoa a outra são elementos decisivos para que tudo, literalmente, floresça. Os impedimentos e problemas de saúde de Hawking começaram a se manifestar antes que Jane e ele se casassem, ainda assim, ela não desistiu e enfrentou não apenas a doença de seu marido como também as incertezas e a insegurança de todos ao seu redor, inclusive familiares, sobre se deveria se unir em matrimônio ao jovem professor.


Até mesmo o romance parecia improvável, tendo em vista que Hawking era introvertido, focado nos estudos e parecia pouco inclinado a, literalmente, correr atrás de Jane, jovem universitária, inteligente e bonita, cortejada por outros estudantes. Mas, como dizem, o amor triunfou e eles formaram sua família, a despeito de todos aqueles que apostaram contra o casal.

A trajetória dele, no entanto, destaca o quanto são importantes o apoio e a aposta das instituições acadêmicas em jovens de talento como Hawking, dando-lhes condições de realizar seus estudos, oferecendo recursos, disponibilizando cursos e acesso a professores, apostando em pesquisa e ciência.

A curiosidade de Hawking, associada ao ambiente propício a pesquisa e ao suporte dado por Jane, constituíram pilares essenciais para que o físico pudesse conceber sua obra e ganhar notoriedade mundial. A busca pelas teorias que explicassem o surgimento da vida no Cosmos, a capacidade de rever seus próprios posicionamentos, a grandeza de se questionar e o estudo aprofundado são qualidades imprescindíveis para quem busca respostas na ciência.

“Uma breve história do tempo”, livro de Hawking, lançado nos anos 1980, se tornou um best-seller mundial trabalhando conceitos da história da ciência, da física e, ainda assim, traduzido para uma diversidade de línguas, consolidando suas teorias e tornando a ciência acessível a milhões de pessoas.

Sim, é possível, enquanto houver esperança, amor, confiança e dedicação. Jane e Stephen mostraram (e continuam a fazê-lo) que a vida pode ser incrível.


As bicicletas emparelhadas, numa frenética disputa, pelas ruas que levam a Universidade de Cambridge, na Inglaterra, trazem dois jovens estudantes. Estamos em 1963 e, enquanto muita gente está atenta aos movimentos culturais emergentes que viraram o mundo de ponta cabeça e que estavam começando na Europa e nos Estados Unidos, um destes jovens, Stephen Hawking (Eddie Redmayne em atuação brilhante que lhe rendeu o Oscar de melhor ator), queria mesmo entender de onde veio o mundo, a vida, a origem do tempo e explicar tudo isso a partir da Física.

O aspirante a professor e físico Stephen, nesse caminho, acabou conhecendo a também estudante Jane (Felicity Jones, em interpretação impecável), que igualmente percorria a trajetória acadêmica, focada em estudos de literatura medieval. Deste encontro surgiu uma bela história de amor que resultou em casamento e filhos.

Mas há muito mais nesta história, pois antes mesmo do matrimônio consumado, o brilhante estudante descobriu que tinha a Doença de Lou Gherig, a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que degenera os neurônios responsáveis pelo movimento dos músculos o que impede progressivamente o doente de se locomover, sem perdas cerebrais ou de sensibilidade.

Acometido deste problema sério, a perspectiva de vida se reduziu para o jovem e promissor cientista que, por conta disso, não teria tempo para concretizar seus sonhos de família e pesquisa, em sua busca pelas respostas na Física quanto ao surgimento do Cosmos.

Diante deste grande desafio estavam então Stephen e Jane, ainda bastante jovens, a se perguntar até onde chegariam...



História verídica, emocionante e surpreendente da trajetória de um dos grandes nomes da ciência contemporânea, “A Teoria de Tudo” é filme para quem quer mais do que entretenimento - ainda que isso esteja muito garantido no pacote – e esteja em busca de inspiração para sua jornada. Brilhante, bem dirigido, com fotografia inspirada e atuações inesquecíveis (em especial dos protagonistas), é filme para ver, rever, chorar, rir e vibrar. Inesquecível! Obrigatório!



Bom filme e boa leitura!!




SEGUNDA AULA

Após assistir ao filme e realizar a leitura do texto acima faça um vídeo curto de 3 à 5 minutos contando o que achou mais interessante no filme e apresentando um pouco sobre a vida de Stephen Hawking e a luta contra a sua doença incurável respondendo as questões abaixo.



  • A esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou doença de Lou Gherig, que acometeu Stephen Hawking tem quais causas ou motivos?
  • É hereditária?
  • Causa quais consequências?
  • Há medicamentos sendo pesquisados para este mal?
  • Quantas pessoas sofrem deste mal no mundo?
  • Qual é a expectativa média de vida delas?


Bom trabalho!!







HISTÓRIA
Professor Matheus

Assita ao vídeo:





Sobre as teorias da Evolução dos seres humanos, responda:


1- Qual teria sido o local de origem dos seres humanos?

2- Qual o nome científico da espécie humana? O que este nome significa?

3- Quais as principais espécies de Homo que existiram antes dos seres humanos modernos?

4- Quais as teorias que explicam a sobrevivência dos seres humanos, Homo sapiens sapiens, e a extinção das outras espécies

5- Pesquise:
a) Quem foi Charles Darwin?
b) Qual sua teoria e o que ela significa?


Site para a pesquisa:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR




GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA ATIVIDADE IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO COM O CONCEITO DE PAISAGEM GEOGRÁFICA. VAMOS FOCAR UM POUCO NAS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NA PAISAGEM AO LONGO DO TEMPO.

PRIMEIRA AULA

Observe a paisagem geográfica da Avenida Padre Jorge Summerer – a Avenida da Igreja Matriz Santa Bibiana e do Supermercados Irmãos Nagai-em duas épocas diferentes. A primeira foto é da década de 1970 e a segunda foto é de 2012.




Em seu caderno faça o que se pede: 

a) Cite os elementos naturais que faziam parte da paisagem geográfica da Avenida Padre Jorge Summerer na década de 1970.

b) Cite os elementos culturais que faziam parte da paisagem geográfica da Avenida Padre Jorge Summerer na década de 1970.

c) Cite os elementos naturais que faziam parte da paisagem geográfica da Avenida Padre Jorge Summerer no ano de 2012.

d) Cite os elementos culturais que faziam parte da paisagem geográfica da Avenida Padre Jorge Summerer no ano de 2012.

e) Que tipo de forças (naturais ou sociais) transformaram esta paisagem? Cite exemplos que você observa na foto do ano de 2012.

f) Observe as fotos da Avenida Padre Jorge Summerer na década de 1970 e no ano de 2012. Diga quais elementos da paisagem permaneceram e quais sofreram transformações?


OBS: Caro aluno (a) é importante que após realizadas as atividades, você tire uma foto das mesmas e envie para o grupo de WhatsApp da sua turma para posterior avaliação e correção.




CIÊNCIAS
Professor Nivaldo


PRIMEIRA AULA


Leia o texto a seguir e anote as palavras que você não conhece, depois pesquise o significado de cada uma e anote no caderno:




SEGUNDA AULA



TERCEIRA AULA




DESENHE O CICLO DA AGUA NO CADERNO:




ARTES
Professora Andreia


COLOCAR NOME E SÉRIE NA FOLHA OU CADERNO DE ATIVIDADE ANTES DE ENVIAR A FOTO.




Exemplos na primeira imagem.


FAÇA UM BOM TRABALHO !!! CAPRICHE E USE SUA CRIATIVIDADE !!!




EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Clique no link abaixo para acessar as atividades:




INGLÊS
Professor Fernando


Hi there my dear students!
I hope everybody is ok!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best!   Teacher Fernando Biazi.

Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.


Assista ao vídeo “Hello Song”:



A partir deste vídeo você aprendeu a cumprimentar e responder quando for cumprimentado. Aprendeu também a perguntar como está o dia de uma pessoa e responder sobre isso.
Caso queira e precise, assista-o novamente para resolver ao exercício abaixo.

Agora, vamos lá! Mãos na massa!!!



Use as palavras corretas do quadro abaixo para completar as lacunas das frases. As palavras são referentes ao vídeo. 

Registre as frases no caderno:


Hello         are        today         fine        well          good


1 . I am ____________.
2 . ________________ !
3 . I am not so ___________ today.
4 . How ______ you __________?
5 . I am very________________.




Do  your best!
Faça o melhor