CONTEÚDO DO 6º ANO - SEMANA DE 22/06 A 26/06




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Ler as explicações sobre COMPOSIÇÃO da página 137 e responder às questões 1 e 2 da página 138; ler as explicações sobre OUTROS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS das páginas 138 e 139 e responder às atividades 1 e 2 das páginas 139 e 140.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler o texto explicativo FORMAS DE CLASSIFICAR OU DE CATEGORIZAR AS PALAVRAS das páginas 194 e 195. Responder às questões 1, 2 e 3 das páginas 195 e 196. Antes de fazer as atividades, copiar as explicações complementares abaixo em seu caderno.


⇨ EXPLICAÇÕES COMPLEMENTARES:
CLASSES DAS PALAVRAS:
As classes de palavras ou classes gramaticais são dez:

1. Substantivo é a palavra que nomeia os seres em geral, desde objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros, tais como: Ana, Brasil, beleza.

2. Verbo é a palavra que indica ações, estado ou fenômeno da natureza, tais como: sair, ser, chover.

3. Adjetivo é a palavra que caracteriza, atribui qualidades aos substantivos, tais como: feliz, superinteressante, amável.

4. Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a relação das pessoas do discurso, tais como: eu, contigo, aquele, dela.

5. Artigo é a palavra que antecede o substantivo, tais como: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.

6. Numeral é a palavra que indica a posição ou o número de elementos, tais como: um, primeiro, dezenas.

7. Preposição é a palavra que liga dois elementos da oração, tais como: de, após, para, em.

8. Conjunção é a palavra que liga dois termos ou duas orações de mesmo valor gramatical, tais como: e, mas, portanto, conforme.

9. Interjeição é a palavra que exprime emoções e sentimentos, tais como: Olá!, Viva! Psiu! Nossa!

10. Advérbio é a palavra que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, exprimindo circunstâncias de tempo, modo, intensidade, entre outros, tais como: melhor, demais, ali.




MATEMÁTICA
Professor Paulo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Págs. 135, 136 e 137. Realizar a leitura do tópico 4 – Ângulos. 
Realizar o exercício proposto nº 24.


SEGUNDA AULA

Págs. 137, 138, 139 e 140. Realizar a leitura do sub tópico – Ângulo e giro e do sub tópico – Medida de um ângulo.
Realizar o exercício proposto nº 29.

Tarefa: No caderno, realizar anotações importantes sobre a medição de um ângulo. Providenciar um transferidor, um compasso e um esquadro. 


TERCEIRA AULA

Pág. 141. Realizar a leitura do sub tópico – Construção de um ângulo com o transferidor. 

Realizar o exercício proposto nº 31. OBS: Fazer a atividade com lápis e utilizar folha de sulfite. Depois colar a atividade no caderno. 


QUARTA AULA

Págs. 142 e 143. Realizar a leitura do sub tópico – Tipos de ângulo. Atentar-se para definições: ângulo reto, retas perpendiculares, ângulo agudo e obtuso.

Tarefa: Anotar no caderno as definições acima, realizar a construção solicitada abaixo e os exercícios propostos.

Realizar a construção de retas perpendiculares e de retas paralelas numa folha de sulfite. Após colar no caderno. Utilizar os materiais básicos, são eles: esquadro e régua.

Realizar os exercícios propostos nº 32 e 33.




HISTÓRIA
Professor Matheus

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Capítulo 1 - Mesopotâmia
Páginas 91-92

Reflexão:

Pense e responda:

1- Quais são os rios e córregos em nossa região?

2- Como estes rios e córregos são utilizados e para quais funções? Pergunte a alguém de sua casa.

3- Observando nossa região, nós cuidamos e utilizamos bem nossos rios e córregos?


SEGUNDA AULA

Capítulo 1 - Mesopotâmia
Páginas 91-92

Leia o texto da página 92 e responda as questões:

1- Qual o significado da palavra Mesopotâmia?

2- Quais os rios que atravessam a Mesopotâmia?

3- Em quais países atuais está localizada a antiga Mesopotâmia?

4- Como é o clima da Mesopotâmia? Como eles utilizavam os rios?

5- Quais os povos que habitaram a antiga Mesopotâmia?


TERCEIRA AULA

Capítulo 1 - Mesopotâmia
Páginas 93-94


Leia o texto e responda as questões:

1- Quem eram os sumérios e acádios?

2- Quais as principais cidades sumérias?

3- Como era visto o rei pelos sumérios?

4- Qual a importância do palácio?

5- Qual a forma de escrita dos sumérios? Por que eles desenvolveram a escrita?


VÍDEO




Atividade Lúdica
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR




GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 7 DO LIVRO DIDÁTICO DO DESENHO AO MAPA

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Faça a leitura das páginas 60 a 62 do livro didático de Geografia que fala sobre as escalas em mapas.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a escala cartográfica, clicando no link abaixo:




SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 60 a 62 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:


a) O que é escala?

b) Quais são os dois tipos de escala que existem?

c) O que é escala numérica?

d) Como é representado uma escala gráfica?


TERCEIRA AULA

Vamos aprender agora como calcular a distância em linha reta entre duas cidades no mapa.

Vamos calcular a distância em linha reta entre Presidente Prudente e Bauru.

Para fazer isto, temos que:


a) Localizar no mapa as duas cidades.

b) Depois de localizadas as duas cidades devemos traçar uma linha reta entre elas.

c) Traçada a linha reta temos que medir esta linha com uma régua.

d) O valor medido da linha reta traçada no mapa em cm (centímetros) deve ser multiplicado pelo valor da escala gráfica.



No mapa a medida da linha reta entre Presidente Prudente e Bauru foi de 2,5 cm (centímetros).

O valor da escala gráfica do mapa é 1: 100 km, ou seja, 1 cm no mapa é igual a 100 km no terreno ou na realidade.

Para mim saber então a distância em linha reta entre Presidente Prudente e Bauru eu multiplico 2,5 x 100.

Concluímos então que a distancia em linha reta entre Presidente Prudente e Bauru é de 250 km.

AGORA É SUA VEZ


3.1 Calcule a distância em linha reta entre:

a) Presidente Prudente e São Paulo.

b) Presidente Prudente e Barretos.

c) Presidente Prudente e Ourinhos.

d) Presidente Prudente e Curitiba.

OBS: UTILIZE O MAPA ACIMA




CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Atividades da página 42 e responder no caderno.



ARTES
Professora Andreia

LIVRO: SE LIGA NA ARTE



RUÍDO E POLUIÇÃO SONORA - PÁG. 39/40

LER O TEXTO DAS PAGINAS MENCIONADAS ACIMA E RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2 DA PAG. 39 E AS QUESTÕES 1 E 2 DA PÁG. 40 (PARA PESQUISAR).




EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor Ana Lúcia

UNIDADE TEMÁTICA: Danças.

HABILIDADES: força muscular, velocidade, potência muscular, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, tempo de reação, destreza manual, entre outras.

OBJETIVO: Aprender os principais tipos de danças.

Atividades: Pesquisar na Internet ou perguntar para alguém (pai, mãe, amigo) que tenha conhecimento sobre o assunto:

A- O que são Danças? R:
B- Como se pratica? R:
C- Cite alguns tipos de Danças? R:

• Registrar a pesquisa no caderno e escolher alguma das danças pesquisadas e praticar.




INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Observe a imagem abaixo.




Na imagem acima temos um diálogo bem legal.

Há um vocabulário para auxiliá-lo.

Use as expressões do quadro acima do diálogo para completar as lacunas.

Caso não tenha esta folha, em uma folha à parte, caderno, registre o diálogo e compete-o com as expressões do quadro.


Boa Atividade!