Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o texto DE ONDE VÊM AS IDEIAS PARA OS SUPERPODERES das páginas 217 à 219. Responder às questões a, b, c, d, e, f, g, h da página 208 com base nesse texto.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Observar as imagens da página 142 e responder por escrito às questões 1, 2, 3 e 4 do quadro Converse com a turma das páginas 142 e 143.
Professor Paulo
SP Faz Escola – Volume 3
AULA 1 e 2
Situação de Aprendizagem 3. Pág. 59 e 60. Atividade 1.
AULA 3 e 4
Situação de Aprendizagem 3. Pág. 60 e 61. Atividade 2.
Professor Matheus
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
A expansão romana
Páginas 155-156
Leia o texto da página 155-156 e responda as questões:
1- Após conquistar territórios na Península Itálica, Roma e seu exército buscou conquista terras mais distantes. O que os romanos queriam controlar? Contra qual outra cidade eles guerrearam?
2- Qual foi o resultado das Guerras Púnicas para Roma e para Cartago?
3- O que era uma província?
4-Observando o mapa presente na página 156, apresente as principais províncias romanas.
5- Quais as mudanças que a conquista de novas terras trouxe para Roma e para a vida dos romanos?
TERCEIRA AULA
Escravismo e grande propriedade
Página 157
Leia o texto e responda:
1- Qual a relação entre as conquistas de territórios e a escravidão?
2-Como funcionavam as grandes propriedades rurais dos ricos patrícios romanos: quem trabalhava, o que produziam?
3- O que foi a Revolta de Espártaco? O que os escravos queriam? Como acabou esta revolta?
ATIVIDADE LÚDICA
VÍDEOS
Desenho sobre a expansão:
Indicação de filme:
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 20 O RELEVO DO BRASIL E O PERCURSO 21 DO LIVRO DIDÁTICO A HIDROSFERA E A DISTRIBUIÇÃO DAS ÁGUAS OCEÂNICAS E CONTINENTAIS
PRIMEIR AULA
Faça a leitura das páginas 154 a 156 do livro didático de Geografia que fala sobre o relevo do Brasil, e as páginas 164 a 166 do livro que fala sobre a hidrosfera e a distribuição das águas oceânicas e continentais.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a classificação do relevo brasileiro, clicando no link abaixo:
Assista também a videoaula que fala sobre a distribuição da água no mundo, clicando no link abaixo:
Assista ao vídeo que fala sobre o mau uso da água, clicando no link abaixo:
Após realizada a leitura das páginas 154 a 156 do livro, responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Quais são as três principais formas de relevo do Brasil?
b) Observe o mapa da figura 25 da página 155 e diga quais são as unidades de relevo que ocorrem no nosso estado de São Paulo? (Para fazer esta questão observe a numeração e o respectivo nome da unidade de relevo no mapa).
c) Quais são os dois planaltos mais extensos do Brasil?
d) No Brasil, as planícies podem ser agrupadas em dois tipos. Quais são estes dois tipos?
e) Como as depressões se originam?
f) Quais são as duas depressões mais extensas do Brasil?
TERCEIRA AULA
Após realizada a leitura das páginas 164 a 166 do livro, responda em seu caderno as seguintes questões:
a) O que é litosfera?
b) O que é atmosfera?
c) O que é hidrosfera?
d) O que é biosfera?
e) Quais são os três estados físicos da água?
f) Do total da área da superfície terrestre, qual porcentagem é coberta por água e qual corresponde às terras emersas?
g) O que é água doce?
h) Observe o gráfico da figura 3 da página 166 e diga qual é a porcentagem de água doce e qual é a porcentagem de água salgada encontrada no planeta? Onde é encontrada a maior parte da água doce? E onde está concentrada a maior parte da água doce superficial do planeta?
Professor Nivaldo
Livro didático pagina 174 compreender um texto: Piscar descansa o cérebro e responder no caderno atividades da página 175 de 1 a 8.
Professora Andreia
FOTOGRAFIA
VOCÊ GOSTA DE FOTOGRAFIA? ENTÃO ASSISTA UM VÍDEO QUE CONTA UM POUCO A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E FAÇA ANOTAÇÕES EM SEU CADERNO.
TENDO EM VISTA QUE A FOTOGRAFIA É UMA EXPRESSÃO ARTÍSTICA QUE UTILIZA UMA TÉCNICA QUE, POR INTERMÉDIO DA EXPOSIÇÃO DE UMA SUPERFÍCIE LUMINOSA E FOTOSSENSÍVEL, CAPTA IMAGENS DE OBJETOS, AMBIENTES, ANIMAIS E PESSOAS, ESTA ATIVIDADE PROPÕE UMA SONDAGEM SOBRE SEU REPERTÓRIO PESSOAL EM RELAÇÃO À ESSA FORMA DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA, EM RELAÇÃO A FOTOGRAFIA, LEVANTANDO QUESTÕES SOBRE O GRAU DE CONVÍVIO COM O ATO DE FOTOGRAFAR, AMPLIANDO AS REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL PARA A FOTOGRAFIA DIGITAL E DE COMO SÃO ORGANIZADOS OS ÁLBUNS FÍSICOS E VIRTUAIS, ESCOLHAS DOS FILTROS E INTERVENÇÕES DIGITAIS REALIZADAS SOBRE IMAGENS.
COPIE AS QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO E RESPONDA:
1. VOCÊ TEM O COSTUME DE FOTOGRAFAR? QUAIS EQUIPAMENTOS COSTUMA UTILIZAR, CELULAR OU CÂMERAS FOTOGRÁFICAS?
2. O QUE VOCÊ FOTOGRAFA? PESSOAS, ANIMAIS, PAISAGENS, OBJETOS?
3. VOCÊ TEM O COSTUME DE IMPRIMIR FOTOS? POSSUI FOTOS IMPRESSAS EM SUA CASA?
4. CONHECE ALGUM FOTÓGRAFO FAMOSO BRASILEIRO OU INTERNACIONAL?
5. DE QUE FORMA VOCÊ TEM ACESSO AO UNIVERSO FOTOGRÁFICO?
6. POR MEIO DE FILTROS OU APLICATIVOS É POSSÍVEL TRANSFORMAR AS IMAGENS, FAZENDO CRIAÇÕES E INTERVENÇÕES SOBRE ELAS. VOCÊ COSTUMA UTILIZAR ESTES RECURSOS? QUAIS?
7. COMO VOCÊ COSTUMA ARMAZENAR SUAS IMAGENS? VOCÊ AS ORGANIZA EM ÁLBUNS VIRTUAIS?
8. CONHECE ALGUÉM QUE TRABALHA COM FOTOGRAFIAS? QUAL TIPO DE TRABALHO UM FOTÓGRAFO PODE FAZER?
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática: Esporte de rede.
Habilidades: Identificar as características que constituem o esporte de rede na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
Olá 5º ano, vocês sabem como é a contagem de pontos no jogo de Voleibol?
O voleibol é jogado por pontos, e não por tempo. Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. Deve haver também uma diferença de no mínimo dois pontos com relação ao placar do adversário - caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida. O vencedor será aquele que conquistar primeiramente três sets.
Como o jogo termina quando um time completa três sets vencidos, cada partida de voleibol dura no máximo cinco sets. Se isto ocorrer, o último recebe o nome de tie-break e termina quando um dos times atinge a marca de 15, e não 25 pontos. Como no caso dos demais, também é necessária uma diferença de dois pontos com relação ao placar do adversário.
Para um melhor entendimento clica aqui:
ATIVIDADE:
1- Agora é a sua vez. Explique como é a contagem de pontos no Voleibol.