CONTEÚDO DO 6º ANO - SEMANA DE 28/09 A 02/10



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA


Ler as manchetes de jornal das páginas 98 e 99 e responder às questões 1, 2 e 3, da página 99. Ler os trechos das notícias das páginas 99 e 100 e responder as atividades A, B, C, D, E da página 100.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Observar as imagens das páginas 108 e 109. Ler os trechos dos livros O GAROTO DA CAMISA VERMELHA, na página 109 e O LIVREIRO DO ALEMÃO, na página 110. Responder, por escrito, às questões 1 à 7 do quadro Converse com a turma, das páginas 110 e 111. Para responder à questão 7, você deverá analisar o gráfico da página 111.





Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 11
Unid 4 – Medindo superfícies

Págs. 290 e 291.
Ex. 25 e 27.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Capítulo 11
Tópico – Para saber mais (Planta baixa de uma casa)

Pág. 292
Ex. 1, 2 e 3.





Professor Matheus

PRIMEIRA AULA

A expansão dos gregos e a democracia em Atenas
Páginas 133 – 136


Observe o mapa presente na página 133 do livro e responda:

a) às margens de quais mares os gregos fundaram suas colônias?

b) Cite as cidades-mães de onde saíram populações gregas.

c) Cite, pelo menos, 10 colônias gregas.


Leia o texto da página 133, e responda as questões:

1- Por que algumas pessoas decidiram sair da Grécia e fundar novas cidades?

2- Qual o grupo que se endividava e se tornava escravo?


SEGUNDA AULA

Atenas
Página 134

Leia o texto e responda:

1- Quando teria sido fundada a cidade de Atenas? Por qual povo?

2- Quais as funções econômicas do porto de Atenas?

3-  Apresente o significado dos termos:
ARISTOCRACIA:
EUPATRIDAS:

4- Quais foram as reformas feitas por Sólon? Quem foi beneficiado?

5- Como Sólon dividiu os cidadãos de Atenas?


TERCEIRA AULA

A democracia em Atenas
Páginas 135-136

Reflexão: Você já ouviu falar em Democracia? O que é a democracia no Brasil?

Leia o texto das páginas 135 e 136 e responda:

1- O que era a democracia em Atenas e quem podia participar? Quais grupos não podiam participar do governo de Atenas?

2- Apresente as funções de:
a) Assembleia do Povo:
b) Conselho dos Quinhentos:

3-  Quais a mudanças feitas por Péricles?

4- Como se tornava escravo uma pessoa em Atenas? Quais as funções dos escravos?


ATIVIDADE LÚDICA



VÍDEO

A cidade de Atenas

As poleis gregas





Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR A UNIDADE 5: O CICLO DA ÁGUA E O RELEVO CONTINENTAL E O CONTEÚDO DO PERCURSO 17 DO LIVRO DIDÁTICO O ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁGUA

PRIMEIRA AULA


Faça a leitura das páginas 130 a 134 do livro didático de Geografia que fala sobre o ciclo da água e o escoamento superficial da água.

Para complementar o assunto assista às duas videoaulas que falam sobre o ciclo da água, clicando nos links abaixo:




Assista também como ocorrem os deslizamentos em encostas de áreas de risco, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 130 a 134 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) O que é o ciclo da água ou ciclo hidrológico?

b) O que é evaporação?

c) O que é condensação?

d) Como o vapor de água se transforma em água líquida?

e) O que é precipitação?

f) Quando ocorre a precipitação?

g) O que é infiltração?

h) O que é escoamento superficial?

i) O que é assoreamento?

j) O que são áreas de risco?





Professor Nivaldo


Livro didático pagina 154 Unidade 7: Vida, célula e sistema nervoso humano. Responder no caderno pagina 155 “começando a unidade” .





Professora Andreia

LIVRO- SE LIGA NA ARTE


IMPROVISANDO VERSOS -PÁG. 69- FAZER A LEITURA DO TEXTO E RESPONDER À QUESTÃO 5.

PÁG. 70 -CONTINUAÇÃO DA LEITURA DO TEXTO E FAZER A LEITURA DOS VERSOS. RESPONDER AS QUESTÕES 7 E 8.

DUELOS DE VERSOS DESDE A ANTIGUIDADE – PÁG. 71 – SOMENTE LEITURA.

PÁGINA 73 E 74 – SOMENTE LEITURA

IMPROVISAÇÃO – PÁG. 75 – FAZER A LEITURA E RESPONDE AS QUESTÕES 1 E 2 DO “PARA REFLETIR”.





Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL

Habilidades: Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, no esporte de invasão Handebol.


Arremesso no Handebol
 

É a finalização da ação ofensiva. É um fundamento realizado sempre em direção ao gol, que necessita de muita precisão e força. A mecânica do arremesso se assemelha ao do passe de ombro – a bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente.

Os arremessos podem ser executados nas seguintes situações: parado (normalmente em tiro de 7 metros); em movimento (aumenta a força do arremesso); em suspensão (no salto), e em queda.


ATIVIDADES:
Treinando arremessos no Handebol:


1- Assistir ao vídeo:

2- Realizar os arremessos do vídeo ou da imagem e enviar a foto para a professora.





Professor Fernando


Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje continuaremos a ACTIVITY 2.

d) According to Cambridge Dictionary online “shelter is a building designed to give protection from bad weather, danger or attack”. Considering that, mark with an X the images in the chart that represent a shelter. (De acordo com o Dicionário de Cambridge on-line “abrigo é uma construção projetada para oferecer proteção do mau tempo, perigo ou ataque.” Considerando isto, marque com um X as imagens no quadro que representam um abrigo.)

(O quadro com as imagens está no Caderno do Aluno, Volume 2)


Boa atividade!