CONTEÚDO DO 6º ANO - SEMANA DE 30/11 A 04/12



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Observar o gráfico e o infográfico da página 144 e responder às questões 1, 2, 3, 4, 5 e 6 das páginas 144 e 145.



TERCEIRA E QUARTA AULA

FERIADO DE SANTA BIBIANA






Professor Paulo

SP Faz Escola – Volume 3



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Situação de Aprendizagem 4. Pág. 63 e 64. Atividade 1.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Situação de Aprendizagem 4. Pág. 64 e 65. Atividade 2.






Professor Matheus

PRIMEIRA AULA




SEGUNDA E TERCEIRA AULA







Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 22 DO LIVRO DIDÁTICO OS RECURSOS HÍDRICOS

PRIMEIRA AULA



Faça a leitura das páginas 168 a 171 do livro didático de Geografia que fala sobre os recursos hídricos.  

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre as águas subterrâneas e os aquíferos, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 168 a 171 do livro, responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Os recursos hídricos correspondem a que?

b) Observe o mapa da figura 4 da página 168 e diga qual era a situação da disponibilidade de água por ano por habitante (em m3) no Brasil em 2015?

c) O que é a água subterrânea?

d) Como se formam as reservas subterrâneas de água?

e) O que é a zona não saturada e a zona saturada?

f) O que é a superfície freática?

g) O que são aquíferos?

h) O que são áreas de recarga? 

i) Quais são as fontes de contaminação de aquíferos?

j) O que é subsidência? Por que ela ocorre?






Professor Nivaldo

Livro didático pagina 176 os sentidos e os movimentos, leitura e responder no caderno “começando a unidade”







Professora Andreia

ABSTRACIONISMO

O ABSTRACIONISMO É UMA PINTURA EM QUE AS FORMAS E CORES NÃO POSSUEM QUALQUER RELAÇÃO COM AS IMAGENS OU APARÊNCIAS DA REALIDADE EXTERIOR. O RUSSO WASSILY KANDINSKY (1866-1944) FOI O PRIMEIRO PINTOR A ABANDONAR TODA E QUALQUER REALIDADE RECONHECÍVEL EM SUA OBRA, AO COMPREENDER QUE A COR PODIA DESPERTAR A EMOÇÃO, INDEPENDENTE DO CONTEÚDO. ELE PERCEBEU TAMBÉM QUE, LIVRES DA OBRIGAÇÃO DE REPRESENTAR A REALIDADE, AS FORMAS E AS CORES POSSUEM MAIOR CAPACIDADE PARA EXPRIMIR A SENSIBILIDADE HUMANA E, POR SUA SIMPLICIDADE, O ABSTRACIONISMO PODERIA SE TORNAR UM ESTILO ACESSÍVEL A TODOS OS HOMENS, DE MODO INDEPENDENTE DE SUAS DIVERSIDADES RACIAIS E SOCIAIS, POR SE DIRIGIR À SENSIBILIDADE E NÃO À RAZÃO. O ABSTRACIONISMO SE EXPANDIU EM DUAS CORRENTES DIFERENTES: O ABSTRACIONISMO INFORMAL OU SENSÍVEL E O ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO. O PRIMEIRO, CUJO EXEMPLO É O PRÓPRIO KANDINSKY, É MAIS INSTINTIVO OU IMPULSIVO, OBEDECENDO MAIS AO SENTIMENTO, SENDO AS CORES E AS FORMAS CRIADAS LIVREMENTE.

Kandinsky “ Batalha” (Cossacos) 1910 -1911

JÁ O ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO APRESENTA AS FORMAS GEOMETRIZADAS, RETILÍNEAS OU CURVILÍNEAS, COMO NO HOLANDÊS PIET MONDRIAN (1872-1974).

  Mondrian “Composition with Large Red Plane, Yellow, Black, Grey and Blue” 1921


ATIVIDADE

FAÇA SEM EU CADERNO UMA COMPOSIÇÃO ABSTRATA. CAPRICHE NA PINTURA!!!






Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte

Habilidades: Experimentar e fruir esportes de rede comparando seus elementos comuns, criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução.

Rodízio 6x0 do Voleibol

 Para aprender o rodízio 6x0 do Voleibol, clica aqui:





Basicamente a quadra é dividida em zona de ataque e zona de defesa, a zona de ataque é demarcada por uma linha onde ficam os jogadores nas posições 2-3-4; os jogadores da zona defensiva são as posições 1-6-5. O rodízio é feito quando uma equipe ganha o rally e recupera o direito ao saque, sempre no sentido horário, onde o jogador da posição 2 vai para o saque na posição 1, o jogador que estava na posição 1 vai para a posição 6, o jogador da posição 6 vai para a posição 5, o jogador da posição 5 vai para a posição 4, o jogador da posição 4 vai para a posição 3, o jogador da posição 3 vai para a posição 2.


ATIVIDADE: Complete, nos esquemas a seguir, a ordem de rodízio dos jogadores, a partir do posicionamento dado na quadra:







Professor Fernando