Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
No dia 07 de setembro, comemoramos o Dia da Independência do Brasil. Por isso, hoje vamos refletir sobre o Hino da Independência.
Faça a leitura das páginas 98, 99, 100, 101 e 104 do livro didático de Geografia que fala sobre o clima e seus fatores geográficos.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os fatores geográficos do clima:
SEGUNDA AULA
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
No dia 07 de setembro, comemoramos o Dia da Independência do Brasil. Por isso, hoje vamos refletir sobre o Hino da Independência.
HISTÓRIA DO HINO DA INDEPENDÊNCIA
Fonte: https://www.letras.mus.br/blog/historia-hino-da-indepe/ndencia-do-brasil/, com adaptações, acesso em 24/08/2020.
Se puder, antes de fazer as atividades assista ao vídeo a seguir:
Hino da Independência do Brasil
Hino da Independência
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
REFRÃO:
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.
Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo juvenil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.
Leia a letra do Hino da Independência e o texto explicativo sobre a história desse hino para responder às questões abaixo:
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler a tirinha de Hagar e responder a atividade 2 (a, b, c, d) da página 258 e a atividade 3 (a,b) da página 259. Ler os quadros explicativos das páginas 258 e 259.
Muita gente se confunde e acha que Hino Nacional e Hino da Independência são a mesma coisa, afinal, nosso Hino Nacional também relata o momento da independência (Ouviram, do Ipiranga, as margens plácidas…).
Vamos ressaltar, então, que são hinos distintos: a letra do Hino Nacional Brasileiro é de 1909, enquanto a do Hino da Independência foi escrita por Evaristo Veiga lá em 1822.
A história do Hino da Independência começa no dia 16 de agosto, quando ele foi escrito e batizado pelo autor como Hino Constitucionalista Brasiliense.
A primeira melodia foi feita em seguida pelo maestro lusitano Marcos Portugal, tudo isso ainda antes do grito de independência ou morte que simbolizou a independência do Brasil de Portugal.
Depois da proclamação, Dom Pedro I ficou sabendo da existência do hino e criou sua própria melodia pra ele, e aí surgiu oficialmente o Hino da Independência do Brasil da forma que usamos hoje.
[...]
A letra foi escrita há mais de um século e se trata de uma composição clássica, e por isso é natural que inclua muitas palavras que não são mais tão usadas na linguagem coloquial. Por isso, observe o significado de algumas palavras contidas no Hino da Independência para compreendê-lo melhor:
Temor – medo, receio
Servil – escravo, servo
Grilhões – algemas, correntes que prendem, prisão
Forjava – prendia (sentido figurado)
Perfídia - deslealdade, traição
Astuto – esperto, inteligente
Ardil – cilada, armadilha
Ímpias – cruéis, desumanas
Falanges – legiões, tropas
Hostil – inimiga, agressiva
Garbo – elegância, porte
Resplandece – brilha, sobressai, se destaca
Fonte: https://www.letras.mus.br/blog/historia-hino-da-indepe/ndencia-do-brasil/, com adaptações, acesso em 24/08/2020.
Se puder, antes de fazer as atividades assista ao vídeo a seguir:
Hino da Independência do Brasil
Hino da Independência
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
REFRÃO:
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.
Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo juvenil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.
Leia a letra do Hino da Independência e o texto explicativo sobre a história desse hino para responder às questões abaixo:
1. Quantas estrofes tem o Hino da Independência? E cada estrofe é composta por quantos versos?
2. Em que ano o hino foi escrito?
3. Quem escreveu o Hino da Independência?
4. Quem criou a melodia do Hino da Independência da forma que usamos hoje?
5. Copie do hino as palavras utilizadas para rimar com BRASIL:
6. Escreva à qual estrofe do hino cada explicação se refere.
a) Povo brasileiro não tenha medo, é preferível morrer do que continuar sem liberdade. 2ª ESTROFE OU REFRÃO
b) Os brasileiros já podem ficar contentes, porque o Brasil já está livre.
c) O Brasil já é uma nação independente e brilha muito entre as outras nações.
d) Não tenham medo das tropas desumanas que são nossas inimigas.
e) Não somos mais vítimas das algemas que nos mantinham presos a Portugal.
7. Foi muito importante o Brasil deixar de ser colônia de Portugal e se tornar um país independente. Mas sabemos que ainda existe muita coisa para melhorar em nossa nação. Por isso, complete as frases a seguir com a sua opinião.
a) Amo o meu país, porque _________________________________________________.
b) Sonho com um Brasil ____________________________________________________.
8. Agora, você vai fazer escolher uma das frases da questão 7 e escrevê-la (à caneta e com uma letra bem grande e bonita) em uma folha de caderno ou em um papel sulfite. Você irá vestir a camiseta do uniforme da escola ou uma camiseta branca, vai tirar uma foto segurando essa folha e enviar no WhatsApp da professora até dia 02/09. Essa atividade valerá nota e será publicada no Blog e no Facebook da escola em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler a tirinha de Hagar e responder a atividade 2 (a, b, c, d) da página 258 e a atividade 3 (a,b) da página 259. Ler os quadros explicativos das páginas 258 e 259.
MATEMÁTICA
Professor Paulo
SP FAZ ESCOLA
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA - REVISÃO
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 1 (pág. 51 e 52). Realizar a atividade 1, 2 e 3.
Situação de Aprendizagem 2 (pág. 52 a 55). Realizar a atividade 1.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 4 (pág. 57 a 60). Realizar a atividade 1 e 2.
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA - REVISÃO
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 1 (pág. 51 e 52). Realizar a atividade 1, 2 e 3.
Situação de Aprendizagem 2 (pág. 52 a 55). Realizar a atividade 1.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Volume 2.
Situação de Aprendizagem 4 (pág. 57 a 60). Realizar a atividade 1 e 2.
HISTÓRIA
Professor Matheus
PRIMEIRA AULA
PRIMEIRA AULA
ATIVIDADE PARA O DIA DA INDEPENDÊNCIA
No mapa do Brasil, desenhe os principais problemas que nosso país vive atualmente.
Exemplo
Neste mapa acima, estão desenhadas as principais obras e monumentos por região do Brasil. No seu mapa, que você vai desenhar dentro do mapa os principais problemas que existem no Brasil como: queimada na Amazônia, a pobreza nas favelas, a seca... Crie seu desenho com sua criatividade!!!
SEGUNDA AULA
Civilizações Pré-Colombianas
Livro didático: páginas 109-117
Nós já localizamos as três grandes civilizações pré-colombianas, agora vamos aprofundar suas características sociais.
Busque o significado dos termos:
Impostos:
Império:
Domesticar:
Livro didático
Você vai utilizar o livro didático como seu material de pesquisa.
Você vai utilizar o texto do livro para completar as informações pedidas:
TERCEIRA AULA
Comparando as civilizações e sua arquitetura, observe as imagens e tente indicar de qual civilização pertence e quais as diferenças:
Observe as imagens e responda:
1- A quais civilizações pertencem as pirâmides acima?
2- Quais seriam as explicações possíveis para que sociedades tão distantes tivessem este tipo de construção?
No mapa do Brasil, desenhe os principais problemas que nosso país vive atualmente.
Exemplo
Neste mapa acima, estão desenhadas as principais obras e monumentos por região do Brasil. No seu mapa, que você vai desenhar dentro do mapa os principais problemas que existem no Brasil como: queimada na Amazônia, a pobreza nas favelas, a seca... Crie seu desenho com sua criatividade!!!
SEGUNDA AULA
Civilizações Pré-Colombianas
Livro didático: páginas 109-117
Nós já localizamos as três grandes civilizações pré-colombianas, agora vamos aprofundar suas características sociais.
Busque o significado dos termos:
Impostos:
Império:
Domesticar:
Livro didático
Você vai utilizar o livro didático como seu material de pesquisa.
Você vai utilizar o texto do livro para completar as informações pedidas:
1- Cidades na América pré-colombiana (você vai apresentar pelo menos 5 cidades que pertenciam ao):
Astecas:
Maias:
Incas:
2- Forma de controle das populações (como ele faziam para controlar tantos povos e locais):
Astecas:
Maias:
Incas:
3- Produtos e comércio (quais os produtos, plantas, consumidos ou domesticados):
Astecas:
Maias:
Incas:
4- Aspecto cultural (apresente as informações sobre estes elementos):
Astecas – O jogo de pelota – tlachtli:
Maias – a Astronomia e o calendário:
Incas – kipu:
TERCEIRA AULA
Comparando as civilizações e sua arquitetura, observe as imagens e tente indicar de qual civilização pertence e quais as diferenças:
Observe as imagens e responda:
1- A quais civilizações pertencem as pirâmides acima?
2- Quais seriam as explicações possíveis para que sociedades tão distantes tivessem este tipo de construção?
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 13 DO LIVRO DIDÁTICO O CLIMA E SEUS FATORES GEOGRÁFICOS
PRIMEIRA AULA
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 13 DO LIVRO DIDÁTICO O CLIMA E SEUS FATORES GEOGRÁFICOS
Faça a leitura das páginas 98, 99, 100, 101 e 104 do livro didático de Geografia que fala sobre o clima e seus fatores geográficos.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os fatores geográficos do clima:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 98, 99, 100, 101 e 104 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) O que se deve entender por clima?
b) O que são necessários para determinar o clima de uma localidade ou região?
c) O que são fatores astronômicos?
d) O que são fatores meteorológicos?
e) Quais são os principais fatores geográficos do clima?
f) O que acontece com a temperatura média quando a altitude de um lugar aumenta?
g) A temperatura do ar diminui em média 1ºC (graus Celsius) a cada quantos metros de altitude?
h) A maritimidade corresponde a que?
i) A continentalidade se refere a que?
j) Como será o clima de uma localidade que estiver próxima do litoral?
k) O que é amplitude térmica?
l) Como as plantas retiram a água do solo e como esta água é transferida para a atmosfera?
m) O que são correntes marítimas?
n) Observe a figura 2 da página 100 e diga quais são as correntes marítimas que atuam no litoral do Brasil?
o) Os solos de cores claras absorvem mais ou menos radiação solar? Aquecem mais ou menos o ar atmosférico?
p) Os solos de cores escuras absorvem mais ou menos radiação solar? Aquecem mais ou menos o ar atmosférico?
q) Por que o relevo pode influenciar o clima de uma localidade ou região?
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
ARTES
Professora Andreia
07 DE SETEMBRO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
PARA COMEMORAR O DIA DA INDEPENDÊNCIA, HOJE VOCÊ VAI CRIAR EM SEU CADERNO UM DESENHO COM O TEMA: “ ESSE É O BRASIL QUE QUERO PARA MIM! ”. COMECE FAZENDO UMA MARGEM (MOLDURA) EM SEU CADERNO, COLOQUE O SEU NOME, A DATA DE HOJE E COLOQUE O TEMA BEM LEGÍVEL. PODE ACRESCENTAR ALGUMA FRASE AO SEU DESENHO SE ASSIM QUISER. USE SUA CRIATIVIDADE.AO TERMINAR, TIRE UMA FOTO E ME ENVIE!!!
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
SEMANA QUE VEM DAREMOS CONTINUIDADE NESSA ATIVIDADE SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje trabalharemos com uma atividade voltada à Independência do Brasil.
Como você sabe, a Independência do Brasil foi declarada em 07 de Setembro de 1822.
Nesta Atividade, observe a Bandeira Nacional e em seguida reflita um pouco sobre a nação brasileira, a cultura do nosso querido Brasil!
Faça uma ilustração de algo que você gosta no nosso Brasil ou escreva uma frase em Português sobre o nosso país.
Em seguida, tente escrevê-la em Inglês, usando o dicionário online.
Caso tenha escolhido fazer a ilustração, pense em uma frase ou escolha uma das apresentadas abaixo.
“Brazil: a lovely country.” (“Brasil: um país amável. ”)
“Let’s be real citizens to have a better Brazil!” (“Sejamos cidadãos reais para termos um Brasil melhor. ”)
Não esqueça de enviar a foto da Atividade!
Thanks! (Obrigado!)
Boa atividade!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje trabalharemos com uma atividade voltada à Independência do Brasil.
Como você sabe, a Independência do Brasil foi declarada em 07 de Setembro de 1822.
Nesta Atividade, observe a Bandeira Nacional e em seguida reflita um pouco sobre a nação brasileira, a cultura do nosso querido Brasil!
Faça uma ilustração de algo que você gosta no nosso Brasil ou escreva uma frase em Português sobre o nosso país.
Em seguida, tente escrevê-la em Inglês, usando o dicionário online.
Caso tenha escolhido fazer a ilustração, pense em uma frase ou escolha uma das apresentadas abaixo.
“Brazil: a lovely country.” (“Brasil: um país amável. ”)
“Let’s be real citizens to have a better Brazil!” (“Sejamos cidadãos reais para termos um Brasil melhor. ”)
Não esqueça de enviar a foto da Atividade!
Thanks! (Obrigado!)
Boa atividade!