Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
Capítulo 4 – Ângulos
Faça a leitura das páginas 54 a 57 do livro didático de Geografia que fala sobre migrações internas, êxodo rural e emigrantes brasileiros.
Para complementar o assunto assista à videoaula que aborda os tipos de migrações:
SEGUNDA AULA
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o poema O RATO E A RATAZANA das páginas 130 e 131 e responder às atividades 1, 2,3, A, B, C da página 131 e a atividade D e a questão 2 da página 132.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Responder às atividades 1 e 2 da página 133. Na atividade 1, copiar o esquema no caderno e utilizar as palavras abaixo para substituir o símbolo ⧫. Você pode consultar as páginas 293 e 294 para conseguir completar o esquema.
Exemplos: Sujeito simples (um só NÚCLEO); O verbo concorda com O SUJEITO.
Palavras para completar o esquema da página 133: NÚCLEO – O SUJEITO – MAIS DE UM NÚCLEO – VAI PARA O PLURAL – DESINENCIAL - INDETERMINADO - VERBO NA 3ª PESSOA DO PLURAL – EXISTIR – FENÔMENOS DA NATUREZA – DIRETA - INDIRETA.
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o poema O RATO E A RATAZANA das páginas 130 e 131 e responder às atividades 1, 2,3, A, B, C da página 131 e a atividade D e a questão 2 da página 132.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Responder às atividades 1 e 2 da página 133. Na atividade 1, copiar o esquema no caderno e utilizar as palavras abaixo para substituir o símbolo ⧫. Você pode consultar as páginas 293 e 294 para conseguir completar o esquema.
Exemplos: Sujeito simples (um só NÚCLEO); O verbo concorda com O SUJEITO.
Palavras para completar o esquema da página 133: NÚCLEO – O SUJEITO – MAIS DE UM NÚCLEO – VAI PARA O PLURAL – DESINENCIAL - INDETERMINADO - VERBO NA 3ª PESSOA DO PLURAL – EXISTIR – FENÔMENOS DA NATUREZA – DIRETA - INDIRETA.
MATEMÁTICA
Professora Paulo
Estamos dando inicio ao 2º Bimestre. Estudaremos sobre Ângulos (cap. 4); sobre áreas e volume (cap. 11) e sobre o estudo da circunferência e do círculo (cap. 12).
Optei não trabalhar de momento os caps. 5 e 6 que tratam respectivamente sobre Equações e Inequações, pois acredito que o momento não é oportuno e que logo mais estaremos juntos na escola e, desta forma será possível desenvolver este conteúdo de forma mais adequada.
Agradeço imensamente a Deus por ter vocês na minha vida e peço a ele que abençoe muito cada um de vocês e também as famílias de cada um. Peço sempre para que ele nos permita passar por está situação e que traga juntamente com o fim da pandemia muito aprendizado e união para todos. Dentro do que é possível estou me esforçando ao máximo para que vocês recebam o melhor. Buscando sempre minimizar o conteúdo, mas também cumprindo os conteúdos necessários para a aprendizagem. Junto nos somos mais fortes. Um imenso abraço e vamos juntos!!
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Estamos dando inicio ao 2º Bimestre. Estudaremos sobre Ângulos (cap. 4); sobre áreas e volume (cap. 11) e sobre o estudo da circunferência e do círculo (cap. 12).
Optei não trabalhar de momento os caps. 5 e 6 que tratam respectivamente sobre Equações e Inequações, pois acredito que o momento não é oportuno e que logo mais estaremos juntos na escola e, desta forma será possível desenvolver este conteúdo de forma mais adequada.
Agradeço imensamente a Deus por ter vocês na minha vida e peço a ele que abençoe muito cada um de vocês e também as famílias de cada um. Peço sempre para que ele nos permita passar por está situação e que traga juntamente com o fim da pandemia muito aprendizado e união para todos. Dentro do que é possível estou me esforçando ao máximo para que vocês recebam o melhor. Buscando sempre minimizar o conteúdo, mas também cumprindo os conteúdos necessários para a aprendizagem. Junto nos somos mais fortes. Um imenso abraço e vamos juntos!!
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Capítulo 4 – Ângulos
Págs. 84, 85, 86, 87 e 88. Realizar a leitura do tópico 1 – Ângulos e seus elementos; do sub tópico Ângulo nulo, ângulo de uma volta e ângulo raso; do tópico 2 – Medida de um ângulo.
Resolver os exercícios propostos nº 1 e 5.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Págs. 88, 89, 90, 91, 92 e 93. Realizar a leitura do tópico 3 – Ângulos congruentes; do sub tópico – Construção de ângulos congruentes; do tópico 4 – Operações com medidas de ângulos; do sub tópico – Transformando unidades; do sub tópico – Adição e subtração de medidas de ângulos.
Resolver os exercícios propostos nº 7, 8 e 9.
Resolver os exercícios propostos nº 1 e 5.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Págs. 88, 89, 90, 91, 92 e 93. Realizar a leitura do tópico 3 – Ângulos congruentes; do sub tópico – Construção de ângulos congruentes; do tópico 4 – Operações com medidas de ângulos; do sub tópico – Transformando unidades; do sub tópico – Adição e subtração de medidas de ângulos.
Resolver os exercícios propostos nº 7, 8 e 9.
HISTÓRIA
Professora Silvana
2º BIMESTRE
Olá queridos alunos! Nesta aula iremos continuar trabalhando o conteúdo do capítulo 3 do livro didático Mudanças na Europa Feudal.
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
2º BIMESTRE
Olá queridos alunos! Nesta aula iremos continuar trabalhando o conteúdo do capítulo 3 do livro didático Mudanças na Europa Feudal.
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Fazer a leitura sobre a Crise, doenças e revoltas (páginas 56 a 59).
Sugestão de vídeo (Rap da Guerra dos 100 Anos - Conhecimento Geral).
SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
Retomando: Realizar os exercícios 1, 2, 4 e 5 do livro didático das paginas 60 e 61.
ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR SUA PRESENÇA E VALERÁ COMO NOTA DE PARTICIPAÇÃO.
Bons estudos!
Sugestão de vídeo (Rap da Guerra dos 100 Anos - Conhecimento Geral).
SEGUNDA AULA
Após a leitura copie e responda as questões abaixo.
1- Quais as mudanças ocorridas na Europa entre os anos 1000 e 1300? Quais as consequências destas mudanças?
2- O que foi a “Grande Peste”? Quais os motivos para esta pandemia? Como ela era transmitida? Qual a estimativa de mortos?
3- O que foi a Guerra dos Cem anos? Quais os motivos desta guerra?
4- Quem foi Joana D’Arc? Qual sua importância?
5- Quem se fortaleceu com a Guerra dos Cem anos? Quem foi vitorioso?
6-Sobre as rebeliões dos camponeses:
a) Quais os motivos para as rebeliões camponesas?
b) O que foi Jacquerie?
c) Quais as ações de Watt Tyler e seus camponeses?
TERCEIRA AULA
Retomando: Realizar os exercícios 1, 2, 4 e 5 do livro didático das paginas 60 e 61.
ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR SUA PRESENÇA E VALERÁ COMO NOTA DE PARTICIPAÇÃO.
Bons estudos!
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 6 DO LIVRO DIDÁTICO BRASIL: MIGRAÇÕES INTERNAS E EMIGRAÇÃO
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 6 DO LIVRO DIDÁTICO BRASIL: MIGRAÇÕES INTERNAS E EMIGRAÇÃO
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 54 a 57 do livro didático de Geografia que fala sobre migrações internas, êxodo rural e emigrantes brasileiros.
Para complementar o assunto assista à videoaula que aborda os tipos de migrações:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 54 a 57 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) O que é migração?
b) O que são migrações internas ou nacionais?
c) O que são migrações externas ou internacionais?
d) Sobre as migrações internas no Brasil de 1950 a 1970 qual foi a grande Região de repulsão ou saída de migrantes para outras regiões do país?
e) Quais fatores que fizeram com que os nordestinos migrassem para outras regiões do país?
f) Quais foram as duas Grandes Regiões do Brasil que se tornaram áreas de atração da população entre 1950 e 1970?
g) Entre 1970 a 1990 houve um grande fluxo de migrantes do Sudeste, Sul e Nordeste para quais regiões brasileiras?
h) Quais fatores contribuíram para o aumento das migrações das Regiões Sudeste, Sul e Nordeste para o Norte e Centro-Oeste no período de 1970 a 1990?
i) O que é migração de retorno?
j) Quais fatores contribuíram para a diminuição dos fluxos migratórios Nordeste-Sudeste?
k) O que é saldo migratório?
l) O que é saldo migratório positivo?
m) O que é saldo migratório negativo?
n) O que é êxodo rural?
o) O que são migrações temporárias?
p) O que é migração pendular?
q) Em 2015, segundo estimativas do Ministério das Relações Exteriores quantos brasileiros viviam no exterior? Quais são os dois países onde vivem a maioria dos brasileiros que moram no exterior?
CIÊNCIAS
Pagina 50: O reino dos moneras: leitura.
SEGUNDA E TERCEIRA AULA
Pagina 51 copiar no caderno: “A estrutura celular das bactérias e fazer os desenhos.
SEGUNDA E TERCEIRA AULA
Pagina 51 copiar no caderno: “A estrutura celular das bactérias e fazer os desenhos.
ARTES
Professora Andreia
QUERIDOS ALUNOS,ENTRAMOS NO MÊS DE JUNHO,O MÊS DAS FESTAS JUNINAS. E NESSE PERÍODO SEMPRE LEMBRAMOS DE UM GRANDE ARTISTA ÍTALO-BRASILEIRO: ALFREDO VOLPI,O PINTOR DAS BANDEIRINHAS.
CONHECENDO O ARTISTA
ALFREDO FOGUEBECCA VOLPI (1896-1988) FOI UM PINTOR ÍTALO-BRASILEIRO CONSIDERADO UM DOS MAIS DESTACADOS PINTORES DA SEGUNDA GERAÇÃO DA ARTE MODERNA BRASILEIRA. SUAS PINTURAS SÃO CARACTERIZADAS POR CASARIOS E BANDEIRINHAS COLORIDAS.
ALFREDO VOLPI NASCEU EM LUCCA, ITÁLIA, NO DIA 14 DE ABRIL DE 1896. EM 1897, SUA FAMÍLIA EMIGROU PARA O BRASIL E FIXOU RESIDÊNCIA NA REGIÃO DO IPIRANGA, EM SÃO PAULO, ONDE ESTABELECEU UM PEQUENO COMÉRCIO.
VOLPI FOI ALUNO DA ESCOLA PROFISSIONAL MASCULINA DO BRÁS. EM 1911, COMEÇOU A APRENDER A PINTAR FRISOS, PAINÉIS E MURAIS NAS PAREDES DAS MANSÕES DAS FAMÍLIAS DA ALTA SOCIEDADE PAULISTANA.
NESSA MESMA ÉPOCA, COMEÇOU A PINTAR SOBRE MADEIRA E TELA.
INFLUENCIADO PELA ARTE ITALIANA DA DÉCADA DE 1920, REALIZOU PAISAGENS DE CUNHO REALISTA, PINTANDO VISTAS DOS BAIRROS POBRES DA CAPITAL PAULISTA OU DE CIDADES DO INTERIOR DE SANTOS.
SUAS TELAS APRESENTAM GRANDE SENSIBILIDADE PARA A LUZ E SUTILEZA NO USO DAS CORES, SENDO POR ISSO COMPARADO AOS IMPRESSIONISTAS.
EM 1934, VOLPI PARTICIPOU DE SESSÕES CONJUNTAS DE DESENHO DE MODELO VIVO DO GRUPO SANTA HELENA, NO ATELIÊ DA PRAÇA DA SÉ. EM 1936, PARTICIPA DA FORMAÇÃO DO SINDICATO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE SÃO PAULO E EM 1937, EXPÕE COM A FAMÍLIA ARTÍSTICA PAULISTA. SUA PRODUÇÃO É FIGURATIVA E DESTACAM-SE A SÉRIE DE PAISAGENS MARINHAS, EXECUTADAS EM ITANHAÉM, SÃO PAULO.
EM 1950, VIAJA PELA PRIMEIRA VEZ PARA A EUROPA, ONDE PASSOU QUASE SEIS MESES.
A PARTIR DESSA DÉCADA, A OBRA DE VOLPI COMEÇA GRADATIVAMENTE A CAMINHAR PARA A ABSTRAÇÃO.
O ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO
AINDA NA DÉCADA DE 50, A PINTURA DE VOLPI ENTROU NA FASE DO ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO.
ELE PINTOU DIVERSAS SÉRIES DENOMINADAS: BANDEIRINHAS, FACHADAS E AMPULHETAS.
A PINTURA DE VOLPI PASSA A SER A LINHA, A FORMA E A COR.
CARACTERÍSTICAS DA PINTURA DE ALFREDO VOLPI
AO LONGO DE SUA CARREIRA, ALFREDO VOLPI PASSOU POR VÁRIAS FASES, RECEBEU INFLUÊNCIA DE PINTORES CLÁSSICOS E IMPRESSIONISTAS, CRIOU SUA PRÓPRIA LINGUAGEM, EVOLUINDO DAS REPRESENTAÇÕES DE CENAS DA NATUREZA PARA REPRESENTAÇÕES DOMINADAS PELAS CORES E PELO SEU ESTILO PRÓPRIO REPRESENTANDO O ABSTRATO E GEOMÉTRICO.
OS SEUS MAIS IMPORTANTES REGISTROS DESSE ESTILO SÃO SEUS CASARIOS E BANDEIRINHAS COLORIDAS, SUA MARCA REGISTRADA, SENDO CHAMADO DE "MESTRE DAS BANDEIRINHAS."
O PINTOR NÃO FAZIA USO DE TINTAS INDUSTRIAIS, PRODUZIA SUAS PRÓPRIAS TINTAS, ONDE DILUÍA VERNIZ, CLARA DE OVO E PIGMENTOS NATURAIS, COMO TERRA, FERRO, ÓXIDOS ETC.
O PINTOR FALECEU EM SÃO PAULO, SÃO PAULO, NO DIA 28 DE MAIO DE 1988.
ALGUMAS OBRAS DE VOLPI:
ATIVIDADE
• INSPIRADOS NAS OBRAS DE VOLPI, QUE REMETEM AS FESTAS JUNINAS,FAÇA UMA BELA COMPOSIÇÃO EM SEU CADERNO E ABUSE DAS BANDEIRINHAS.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
TEMA - SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Objetivos: contextualizar, conceituar, discutir e experimentar conhecimentos sobre saúde.
ATIVIDADE 1
Em meio à pandemia, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Toda a situação pode afetar também a saúde mental das pessoas, aumentando a ansiedade, insegurança, tristeza e outros sentimentos diante do isolamento social e das incertezas.
Durante uma pandemia é esperado que estejamos frequentemente em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento e essas reações são normais diante de uma situação anormal.
Fonte adaptada: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/coronavirus-e-saude-mental-tire-suas-duvidas-aqui/
Agora, sem ler ou pesquisar qualquer coisa me responda as perguntas 1 e 2 com respostas pessoais:
1) Para você o que é saúde?
2) Você se considera uma pessoa saudável? Justifique sua resposta.
Para responder as próximas questões você precisa saber que durante muito tempo, a saúde foi entendida simplesmente como o estado de ausência de doença. Considerada insatisfatória, esta definição de saúde foi substituída, e atualmente Saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde como estado que engloba bem-estar físico, mental e social.
Fonte: https://www.google.com/search?q=saude+social+mental+e+fisica&tbm=isch&ved=2ahUKEwj_j469r7HpAhU8CbkGHaU_B40Q2-cCegQIABAA&oq=saude+social+mental+e+fisica&gs_lcp=CgNpbWcQAzoECCMQJzoECAAQQzoFCAAQgwE6AggAOgQIABAeOgYIABAFEB46BggAEAgQHjoECAAQGFCHjQFYj6UBYOqlAWgAcAB4AIAB9QGIAcQhkgEGMC4yMy40mAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img&ei=Oi-8Xv-KE7yS5OUPpf-c6Ag&bih=608&biw=1366&rlz=1C1RLNS_pt-BRBR832BR832#imgrc=X4nVXXuI2IIo3M
3) Agora, assista ao vídeo a seguir para entender um pouco mais sobre saúde:
4) Pesquise e descreva o que é “SAÚDE FÍSICA”, “SAÚDE MENTAL” e “SAÚDE SOCIAL”.
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Nesta aula vamos praticar alguns Members of the Family a partir de um caça- palavras bem animado.
Caso não tenha a folha para realizar o caça-palavras, registre as palavras em seu caderno e a tradução das palavras que já aprendeu.
Para facilitar o trabalho, se possível, assista ao vídeo novamente:
O uso do dicionário on-line também está autorizado.
Ótimo trabalho!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Nesta aula vamos praticar alguns Members of the Family a partir de um caça- palavras bem animado.
Caso não tenha a folha para realizar o caça-palavras, registre as palavras em seu caderno e a tradução das palavras que já aprendeu.
Para facilitar o trabalho, se possível, assista ao vídeo novamente:
O uso do dicionário on-line também está autorizado.
Ótimo trabalho!