Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
PRIMEIRA AULA
SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
QUARTA AULA
Copiar e responder as questões abaixo em seu caderno.
1- Em 2015, em quantos países estava dividida a África?
2- A África é um país ou um continente? Justifique sua resposta.
3- Observando o continente africano, quais suas características físicas (naturais)?
4- Sobre o Império do Mali, responda:
a) Qual seu fundador?
b) Qual grupo pertencia o fundador?
c) Como estava organizado o Império?
5- Quais os produtos da economia do império do Mali?
6-Sobre os povos bantos:
a) Onde viviam?
b) Quais os principais produtos cultivados?
c) Qual o reino banto, onde e quando foi criado?
d) Quais os produtos extraídos pelo Reino do Congo?
7- Sobre os iorubás:
a) Quais as cidades de origem do povo ioruba?
b) Quais os produtos da economia dos iorubas?
Após realizada a leitura das páginas 32 e 33 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Qual é o nome do professor e renomado geógrafo brasileiro que regionalizou o território brasileiro em domínios naturais ou domínios morfoclimáticos?
b) Segundo o texto o que são domínios naturais?
c) Os domínios naturais do Brasil receberam o nome de domínios morfoclimáticos. O que significa a palavra morfoclimáticos?
d) Como são classificados os domínios morfoclimáticos do Brasil?
e) O que são domínios florestados? Cite exemplos do livro?
f) Os domínios dos Cerrados, da Caatinga e das Pradarias (Campos) são exemplos de quais formações vegetais?
g) A que correspondem as faixas de transição?
h) Observe o mapa da figura 23 na página 32 do livro e diga qual domínio morfoclimático ocorre em maior parte do território do nosso estado de São Paulo?
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
ATENÇÃO: ESCREVA O CABEÇALHO NO SEU CADERNO, ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES:
EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de maio de 2020.
Aluno (a): _____________________________________ Turma: 7º ano
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Fabiane
|
Responda às atividades do livro de Língua Portuguesa conforme as orientações abaixo para não acumular. Coloque o número da página e escreva somente a resposta em seu caderno. Para você entender melhor as atividades, leia os textos explicativos de cada página. Qualquer dúvida, estou à disposição para orientá-lo(a)!
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Páginas 60 (ler o poema “PARAÍSO”), 61 (responder às questões 2 à 4 e ler a tirinha “BUGIO, PAI 2”) e 62 (responder às questões 1 à 5).
TERCEIRA E QUARTA AULA
Páginas 62 (ler o conto “FURTO DE FLOR”), 63 (responder às questões 1 e 2), 64 (questões 3 e 4), 65 e 66 (questão 1 – a e b).
MATEMÁTICA
Professor Paulo
Começamos uma nova etapa no ensino a distância. Agora vocês tem acesso ao material didático e continuaremos com o conteúdo regular. Nas aulas abaixo deixarei registrado as páginas, exercícios, orientações e links para auxiliar vocês na realização das atividades. Dúvidas serão esclarecidas pelo WhatsApp nos horários de atendimento (terça e quarta) das 12h as 17h. Casos eventuais serão estudados.
Começamos uma nova etapa no ensino a distância. Agora vocês tem acesso ao material didático e continuaremos com o conteúdo regular. Nas aulas abaixo deixarei registrado as páginas, exercícios, orientações e links para auxiliar vocês na realização das atividades. Dúvidas serão esclarecidas pelo WhatsApp nos horários de atendimento (terça e quarta) das 12h as 17h. Casos eventuais serão estudados.
PRIMEIRA AULA
Capítulo 2 – Números racionais
Págs. 47, 48 e 49. Realizar a leitura do tópico 1 – Conhecendo um pouco mais os números racionais.
Atentar-se para os quadros amarelos que trazem definições importantes e o quadro observação. Faça anotações que julguem importante em seu caderno.
Responda os exercícios propostos nº 1, 2, 4 e 6.
SEGUNDA AULA
Págs. 49, 50 e 52. Realizar a leitura do tópico 2 – Representação na reta numérica.
Atentar-se para as informações presente no texto.
Responder os exercícios propostos nº 7 e 9.
TERCEIRA AULA
Págs. 52 e 53. Realizar a leitura do tópico 3 – módulo de um número racional.
Atentar-se para os conceitos de módulo, oposto e simétrico.
Responder os exercícios propostos nº 10 e 11.
QUARTA AULA
Págs. 53, 54 e 55. Realizar a leitura do tópico 4 – Comparação de números racionais, do sub tópico – Comparando números racionais escritos na forma de fração e do sub tópico – Comparando números racionais escritos na forma decimal.
Responder os exercícios propostos nº 12, 13, 14 e 17.
HISTÓRIA
Professora Silvana
Olá queridos alunos!
Começamos uma nova etapa no ensino a distancia. Agora vocês tem acesso ao material didático e continuaremos com o conteúdo regular. Nas aulas abaixo deixarei registrado as páginas, exercícios, orientações e links para auxiliar vocês na realização das atividades. Dúvidas serão esclarecidas pelo whatsapp nos horários de atendimento (terça e quinta) das 12h às 17h.
LIVRO DIDÁTICO
Capítulo 2
Povos e culturas africanas: malineses, bantos e iorubas
Páginas: 24 a 38
Site complementar ao texto do livro:
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
1- Em 2015, em quantos países estava dividida a África?
2- A África é um país ou um continente? Justifique sua resposta.
3- Observando o continente africano, quais suas características físicas (naturais)?
4- Sobre o Império do Mali, responda:
a) Qual seu fundador?
b) Qual grupo pertencia o fundador?
c) Como estava organizado o Império?
5- Quais os produtos da economia do império do Mali?
6-Sobre os povos bantos:
a) Onde viviam?
b) Quais os principais produtos cultivados?
c) Qual o reino banto, onde e quando foi criado?
d) Quais os produtos extraídos pelo Reino do Congo?
7- Sobre os iorubás:
a) Quais as cidades de origem do povo ioruba?
b) Quais os produtos da economia dos iorubas?
TERCEIRA AULA
Atividade lúdica online. (clique nos links abaixo para realizar a atividade)
Caça-palavras:
Palavras-cruzadas:
Obs.: A realização da atividade é muito importante, pois contribuirá para a compreensão e memorização do conteúdo, além de ser uma preparação para o simulado dessa semana.
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS RETOMAR E REVISAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 4 DO LIVRO DIDÁTICO DOMÍNIOS NATURAIS: AMEAÇAS E CONSERVAÇÃO-OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS.
Faça a leitura das páginas 32 e 33 do livro didático de Geografia que fala sobre Domínios Naturais: ameaças e conservação- Os Domínios Morfoclimáticos.
Para complementar o assunto assista a videoaula sobre os Domínios Morfoclimáticos, clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
a) Qual é o nome do professor e renomado geógrafo brasileiro que regionalizou o território brasileiro em domínios naturais ou domínios morfoclimáticos?
b) Segundo o texto o que são domínios naturais?
c) Os domínios naturais do Brasil receberam o nome de domínios morfoclimáticos. O que significa a palavra morfoclimáticos?
d) Como são classificados os domínios morfoclimáticos do Brasil?
e) O que são domínios florestados? Cite exemplos do livro?
f) Os domínios dos Cerrados, da Caatinga e das Pradarias (Campos) são exemplos de quais formações vegetais?
g) A que correspondem as faixas de transição?
h) Observe o mapa da figura 23 na página 32 do livro e diga qual domínio morfoclimático ocorre em maior parte do território do nosso estado de São Paulo?
TERCEIRA AULA
Agora utilize sua criatividade e imaginação e desenhe em seu caderno um dos domínios morfoclimáticos que você estudou nas páginas 32 e 33 do livro didático. (Você pode desenhar qualquer um dos 6 domínios morfoclimáticos).
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
LIVRO DIDÁTICO
TEMA 4 –TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Pagina 23, 24 e 25: só leitura
TERCEIRA AULA
Pagina 26: responder de olho no tema
ARTES
Professora Andreia
UTILIZAR O LIVRO DIDÁTICO “SE LIGA NA ARTE”
CAPÍTULO 2- PAGINA 26 - OBSERVAR A IMAGEM E RESPONDER NO CADERNO:
1. É UMA PAISAGEM DE NATUREZA OU UMA PAISAGEM URBANA?
2. SE É DE NATUREZA: COMO VOCÊ PERCEBE A AÇÃO HUMANA NESSE AMBIENTE?
3. SE É URBANA: COMO VOCÊ PERCEBE A NATUREZA INSERIDA NESSE AMBIENTE?
4. QUAIS CORES VOCÊ VÊ NESSA PAISAGEM?
5. QUAIS FORMAS VOCÊ PERCEBE?
6. HÁ ALGUM ELEMETO QUE SE DESTACA?
PAISAGEM CONSTRUÍDA - PAGINA 27
- RESPONDER AS QUESTÕES 1-2-3 NO CADERNO
- LER O TEXTO
- RESPONDER AS QUESTÕES 1 e 2 DO “PARA REFLETIR”
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Olá queridos alunos!
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Hoje iremos rever alguns fatos históricos sobre o atletismo.
Copie em seu caderno o texto abaixo, não esqueça de enviar as fotos das atividades.
A palavra atletismo é derivada do grego "athlos", que significa "competição" ou "tarefa”. O termo foi usado para descrever competições - atléticas em geral -competição desportiva ou baseada principalmente em feitos físicos do homem. No século 19, na Europa, o atletismo adquiriu uma definição mais estreita e passou a descrever esportes que envolvem corrida competitiva, andando, saltando e atirando. O atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte e se vem celebrando há milhares de anos, sendo utilizado como base para a prática de diversas outras modalidades. Originalmente, seu intuito era premiar o mais forte, o mais alto e o mais rápido dos homens.
A história do atletismo pode ser dividida em três períodos:
Suas origens, nas civilizações primitivas, a extinção dos antigos jogos olímpicos, pelo imperador romano Teodósio, no ano de 393 d.C.
Idade Média, decadência para as competições de pista e campo.
Renascimento dos jogos olímpicos, em 1896, com o barão francês Pierre de Coubertin, ao atletismo dos dias atuais.
Civilizações Primitivas
O homem primitivo cultivava o gosto de competir, medindo sua força, rapidez habilidade. No início os exercícios não estavam relacionados a saúde do corpo e sim a luta pela sobrevivência (obstáculos naturais, em seguida os seus semelhantes) apurando seus instintos (correr, saltar, lançar).
Curiosidades
Em 1913 se fundou a Federação Internacional de Atletismo Amateur (IAAF). Com sede central de Londres, a IAAF e o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade aos recordes obtidos pelos atletas.
O Brasil conhece o atletismo desde o início do século 20. Em 1914, no Clube Esperia, em São Paulo, foi realizada a primeira competição oficial do esporte no país.
As mulheres começaram a competir nas modalidades olímpicas do atletismo em 1928.
Agora que você já leu e copiou o texto acima, vamos para a segunda parte da atividade!
1-) Quais são os períodos da história do atletismo? Fale um pouco desses períodos.
2-) Quem foi Pierre de Coubertin? E por que foi importante para os Jogos Olímpicos?
2-) Quem foi Pierre de Coubertin? E por que foi importante para os Jogos Olímpicos?
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
Observe o texto “Transports” para realizar as Atividades que seguem.
Hi my friends! My name is Joe. I am 12 years old.
I am a student at Thomas Jefferson School in New York City.
I love sports but I also love transports.
My favorite transport is bus. When I go to school I use the bus. Our buses are yellow.
I like car, truck, train, bike and airplane too.
When I go to Mexico to visit my grandfather I use the airplane.
Bye, bye my friends!
Registre as atividades no seu caderno ou caso tenha as folhas das Atividades, realize nas mesmas.
Vamos lá!
Atividade 1
A.Observe o texto para localizar as informações solicitadas.
1 . Expressão usada para falar “ Olá meus amigos””______________________
2 . Nome da personagem do texto____________________________________
3 . Meio de transporte favorito da personagem__________________________
4 . Meios de transportes citados no texto_______________________________
5 .Expressão usada para dizer “ Tchau, meus amigos!”___________________
B. Copie o trecho abaixo com as suas informações.
Hi my friends! My name is Joe. I am 12 yearsold.
I am a student at Thomas Jefferson School in New York City.
Atividade 2
Observe as orações abaixo e em seguida escreva a sua compreensão, tradução de cinco delas.
Você poderá fazer no verso da folha ou no seu caderno.