Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Durante essa semana faremos a revisão de conteúdos trabalhados no 3º Bimestre. Por isso, copie e responda as atividades abaixo em seu caderno. Siga as orientações que estão para responder corretamente.
1. Observe os gráficos das páginas 14, 16 e 20 e explique com suas palavras, o que é um gráfico.
2. Agora, observe o infográfico que aparece na notícia, na página 17. Leia também a explicação da página 19, no quadro Vamos lembrar. Explique o que é um infográfico.
3. Na questão 6, da página 20, vimos que as aspas foram utilizadas na notícia para destacar os títulos de músicas que foram mais ouvidas. Em que outro tipo de situação podemos usar aspas? (Observe também como foram utilizadas as aspas na notícia PLURALIDADE CULTURAL das páginas 24 e 25)
4. Na questão 7b, da página 20, lemos os dois primeiros parágrafos da notícia das páginas 17 e 18 e observamos que o jornalista usou palavras diferentes para se referir à mesma pessoa, o cantor Ed Sheeran. Por que não devemos usar a mesma palavra várias vezes quando escrevemos um texto?
5. O que é um roteiro turístico? Para que ele serve? (Observe o texto CONHEÇA 15 CAPITAIS MUSICAIS AO REDOR DO MUNDO das páginas 22 à 24 para responder essa questão)
TERCEIRA E QUARTA AULA
Hoje vamos continuar a revisão dos conteúdos. Por isso, copie e responda as atividades abaixo em seu caderno.
6. O que é uma reportagem? Para que ela serve? (Observe os textos PLURALIDADE CULTURAL DO RECIFE É EXEMPLO DE TOLERÂNCIA ÀS DIFERENÇAS das páginas 24 e25 e QUEM SÃO OS BRÔ MC’S das páginas 28 e29)
7. O que é uma notícia? Para que ela serve? (Observe o texto CONHEÇA OS RITMOS CARIMBÓ E TECNOBREGA das páginas 25 e 26)
8. Através da leitura dos textos desse bimestre, percebemos que um jornalista não pode escrever nada sobre o que não tenha certeza, ele precisa de fontes seguras para que os leitores acreditem nas suas palavras. Que tipos de coisas um jornalista pode fazer para conseguir informações sobre o assunto que vai escrever?
9. O que são verbos de elocução? Cite exemplos. (Ler o quadro VERBOS DE ELOCUÇÃO da página 31)
10. Explique se as falas abaixo, estão no MODO DIRETO ou INDIRETO.
Lembre-se:
Modo Direto - utiliza-se travessão ou aspas antes da fala da pessoa, apresenta palavras exatamente do jeito que a pessoa falou e acrescenta os verbos de locução, como por exemplo: disse, comentou, explicou, etc. antes ou depois da fala da pessoa.
Modo Indireto – reescreve a fala da pessoa com outras palavras. Não usa aspas ou travessão.
a) Segundo o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, há muita possibilidade do time brasileiro vencer a próxima Copa do Mundo.
b) O técnico da Seleção Brasileira de Futebol disse: “O time brasileiro tem muitas chances de ganhar a próxima Copa do Mundo!”
Professor Paulo
Livro Didático – Matemática Bianchini
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Capítulo 09
Unid 5 – Porcentagem
Págs. 210, 211, 212 e 213.
Ex. 42 e 44.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Capítulo 09
Tópico – Para saber mais (A Matemática na História)
Pág. 214
Ex. a; b.
Professora Silvana
REVISÃO DE CONTEÚDOS – 3º BIMESTRE
Estado moderno, absolutismo e mercantilismo – páginas 97 a 101, 105, 108 e 110
CONSTRUA A TABELA ABAIXO EM SEU CADERNO E PREENCHA-A CORRETAMENTE:
As grandes navegações e As navegações espanholas – páginas 117 a 127.
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 21 DO LIVRO DIDÁTICO REGIÃO SUDESTE: O MEIO NATURAL
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 186 a 191 do livro didático de Geografia que fala sobre a Região Sudeste: o meio natural.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a Região Sudeste, clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 186 a 191 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Observe o mapa da figura 1 da página 186 e diga quais são os estados que fazem parte da Região Sudeste?
b) O Sudeste é a região mais populosa e povoada do Brasil. Qual era o número de habitantes da região Sudeste em 2017 segundo as estimativas do IBGE?
c) Quais são as duas cidades mais populosas do Brasil que estão localizadas na Região Sudeste?
d) Observe o mapa da figura 2 da página 187 que mostra o relevo da Região Sudeste e diga quais são os tipos de relevo encontrados no nosso estado de São Paulo?
e) Observe o mapa da figura 3 da página 187 e cite o nome de duas serras e de dois rios localizados no nosso estado de São Paulo.
f) Observe o mapa da figura 6 da página 188 e diga quais são os tipos de climas encontrados na região Sudeste?
g) Observe o mapa da figura 10 da página 189 sobre a vegetação nativa da Região Sudeste e diga quais são os tipos de vegetação encontrados no nosso estado de São Paulo?
h) Todos os tipos de vegetação nativa da Região Sudeste foram, em grande parte, destruídos pela ocupação humana. Quais atividades econômicas contribuíram para a devastação de grande parte da vegetação nativa da Região Sudeste?
i) Observe o mapa da figura 13 da página 191 e diga quais regiões hidrográficas englobam o nosso estado de São Paulo?
j) Quais rios da nossa região você conhece? Para que são utilizados estes rios?
Professor Nivaldo
Livro didático pagina 146 Relações ecológicas em ecossistema
Leitura e anotação no caderno: relações ecológicas
Professora Andreia
LIVRO- SE LIGA NA ARTE
• A ARTE QUE VAI À MESA – PÁG.67 E 68- FAÇA A LEITURA DO TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES 8,9 E 10.
• FAÇA A ANOTAÇÃO EM SEU CADERNO DO SIGNIFICADO DE ECOGASTRONOMIA DA PÁG.68
• PÁGINAS 69,70 E 71 – FAZER ALEITURA E RESPONDER À QUESTÃO 1 (PÁG,70)
• INTERVENÇÃO ARTÍSTICA -PÁGINA 72 – LEITURA E RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2 DO “PARA REFLETIR”.
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática: Ginástica.
Habilidades: Planejar e experimentar coletivamente novas combinações de diferentes elementos (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) na ginástica geral, com diferentes temas do cotidiano.
Olá pessoal, nesta aula vamos entender melhor as Ginásticas que são divididas em 3 grupos:
1) Ginásticas Geral;
2) Ginásticas de Condicionamento Físico;
3) Ginásticas de Conscientização Corporal.
*As Ginásticas Competitivas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, etc.) foram consideradas como práticas esportivas, sendo assim, agrupadas aos esportes.
1- A Ginástica Geral, também conhecida como Ginástica Para Todos, abrange diversas manifestações corporais como danças, técnicas circenses, expressões folclóricas etc. Serve de base para outras ginásticas como Ginástica Artística e Rítmica. É composta por um número indeterminado de participantes (independentemente da idade e gênero). Além disso, pode ser realizada no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combina um conjunto bem variado de piruetas rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc.
Elementos da Ginástica Geral:
Responda: Quais elementos da Ginástica nós usamos na brincadeira “Pular Elástico”?
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje continuaremos a ACTIVITY 4.
No exercício C você encontrará algumas expressões nos balões. Todas estas expressões estão em Inglês. Na lista abaixo você as encontrará em Português. Copie a versão em Inglês na frente.
1.E no Brasil, o que aconteceu?
2. Danificou prédios e causou deslizamentos de terra massivos
3.Um tremor de terra na Nova Zelândia
4. Realmente? Quando?
5.Foi sério?
6.O que aconteceu?
(Registre a resposta em seu caderno)
Boa atividade!