CONTEÚDO DO 7º ANO - SEMANA DE 08/06 A 12/06




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane


Nesta semana comemoramos o aniversário do nosso município. Por isso, faremos atividades voltadas para essa data. Portanto, leia as informações abaixo e faça o que se pede. Essas atividades valerão nota e serão publicadas no Blog da nossa escola. Capriche!

BREVE HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE MARTINÓPOLIS


No dia 13 de junho comemoramos o aniversário de Martinópolis.

Em 1917, o território era formado de matas e campos, e a região já era habitada por três etnias indígenas: Caiuás, Xavantes e Kaigangs.

A agricultura e a ferrovia foram os elementos responsáveis pelo surgimento dos núcleos urbanos e rurais na região.

Outro fator de desbravamento da região, anterior à chegada da ferrovia, foi a abertura da Estrada Boiadeira rumo ao Estado do Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul. Essa estrada passava a montante da cachoeira do rio Laranja Doce, muitos anos depois, em 1929 a Companhia Elétrica Caiuá construiu uma usina hidrelétrica, denominada Usina Laranja Doce, que fornecia energia para algumas cidades próximas, inclusive Presidente Prudente. A Represa é o cartão de visitas da cidade.

A população de Martinópolis era, na década de 1940, de 25.000 habitantes, dos quais 18.000 radicados nas áreas rurais. No final dessa década e limiar da década de 1950, o município de Martinópolis tornou-se conhecido como o "rei do algodão", após produzir 2.200.000 arrobas da malvácea em uma única safra. Na década de 1950 a população chegou ao seu auge, 37.000 habitantes, sendo 29.000 na zona rural.

Nas décadas de 1970 e 1980, o êxodo rural, provocado pela industrialização concentrada nos grandes centros urbanos, além da procura por novas fronteiras agrícolas, fez com que a população entrasse em declínio. Atualmente a população total é de 24.219 habitantes, segundo Censo do IBGE, a maioria residindo na zona urbana, sendo a extensão territorial do município de 1.256,4 km².

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Martin%C3%B3polis, acesso em 26/05/2020.


PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO


Com base nas informações históricas de Martinópolis, converse com seus pais ou avós sobre fatos marcantes do passado deles aqui no município. Procure saber se eles tem histórias para contar sobre a estação de trem, sobre a estrada boiadeira, sobre a plantação de algodão, sobre a represa Laranja Doce, sobre o lugar em que eles moram, sobre a origem deles (indígenas, europeus, orientais ou migrantes de outras partes do Brasil), sobre festas típicas do município etc.

Escolha uma das informações para produzir o seu texto. Você deverá escrever um relato, no qual conte com as palavras dos seus pais ou avós a história que um deles compartilhou contigo. Você também pode gravar um vídeo ou um áudio da própria pessoa contando e enviar o arquivo pelo WhatsApp. Coloque no seu texto, vídeo ou áudio o nome da pessoa que você conversou antes do início da história.

Atenção: tire suas dúvidas pelo WhatsApp e envie o seu trabalho até dia 10/06. Aquele que não tem acesso à internet, escrever o texto no caderno de Português, pois quando as aulas voltarem ao normal, farei a correção.




MATEMÁTICA
Professor Paulo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Págs. 93, 94, 95, 96 e 97. Realizar a leitura do sub tópico – Ângulos adjacentes; do sub tópico – Ângulos complementares e ângulos suplementares; do sub tópico – Ângulos opostos pelo vértice (o.p.v.); do sub tópico – Multiplicação e divisão da medida de um ângulo por um nº natural.

Resolver os exercícios propostos nº 11, 12, 13, 15, 17, 20, 22 e 25.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Págs. 97, 98, 99, 100, 101,102, 103, 104, 105, 106. Realizar a leitura do sub tópico – Bissetriz de um ângulo; do tópico 5 – Ângulos formados por duas retas e por uma transversal; do sub tópico – Ângulos correspondentes; do sub tópico – Ângulos alternos internos e ângulos alternos externos; do sub tópico – Ângulos colaterais internos e ângulos colaterais externos.

Resolver os exercícios propostos nº 27, 29, 32, 33, 35, 38 e 40.




HISTÓRIA
Professora Silvana

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

PRIMEIRA AULA

1- Em qual bairro de Martinópolis você mora?

2- Observe seu bairro, quais as fontes de renda das pessoas?

3- Sua família é originária da Martinópolis ou região? De onde veio sua família?


SEGUNDA AULA

Teçaindá: os povos indígenas de nossa região.


O ribeirão dos Coroados? Por que tem esse nome? Teçaindá é o nome oficial de nosso distrito. Ambos os nomes são de origem ou fazem referência aos povos indígenas, povos originários do Brasil muito antes da chegada dos portugueses. Como nós já estudamos, os povos indígenas vivem nestas terras a mais de 4.000 anos.

De acordo com os estudiosos, em nossa região viviam povos de língua jê, principalmente os KAINGANG, povo semi-nômade que praticava a agricultura e a caça e coleta. Sítio arqueológicos apontam a presença deste povo nas margens do Rio do Peixe. Em Indiana, viviam o povo OTI, povo cuja língua não tinha relação com nenhum dos povos ao redor. Teçaindá e Coroados são nomes que lembram o povo KAINGANG.

Com a construção da ferrovia, no início do século, as populações indígenas que viviam e nossa região foram exterminadas, ou seja, muitas foram mortas de forma cruel e outras morreram por doenças.  As suas terras foram dadas a colonizadores europeus, em nosso caso, ao açoriano João Gomes Martins, para repartir os lotes e vender aos interessados.

Hoje, pouco resta dos povos indígenas originários das terras que habitamos. Em Arco Íris e Universo (Tupã), está uma das ínicas aldeias e terras indígenas de nossa região. Nesta aldeia vivem os KAINGANG, alguns KRENAK (povo originário de Minas Gerais que foi transferido pelo governo Vargas), ATIKUM E PANKARARU (estes dois povos são originários de Pernambuco).

Terra Indígena Vanuíre
A Terra Indígena Vanuíre se localiza nos municípios de Arco Íris e Tupã, foi criada em 1991. De acordo com o censo de 2010, habitavam na terra 209 pessoas. A maioria da população pertence aos povos Kaingang e Krenak.

Fonte: www.terrasindigenas.org.br. Acesso em 25 mai. 2020


Questões


1- Qual povo indígenas vivia em nossa região?

2- O que aconteceu com estes povos indígenas?

3- Onde vivem hoje os membros dos povos indígenas de nossa região? Além deles, quais outros povos vivem lá na aldeia?

4- Pesquise:
a) qual o nome da terra indígena que fica em Arco Íris-Universo?
b) quantas pessoas vivem nela?
c) quais as condições de vida dos habitantes da aldeia?


TERCEIRA AULA

Migração e trabalho


Com o loteamento das terras, migrantes foram chegando em nossa região para a inserir na economia do Estado. A mata atlântica foi derrubada e sua madeira enviada para São Paulo, para ser utilizada na construção. Em seu lugar, foram plantados o algodão e o café, além da produção de subsistência, os alimentos necessários à sobrevivência.

Os primeiros migrantes que se achegaram a nossa região eram originários do Estado do Rio de Janeiro. Seguindo-os, vieram os imigrantes japoneses (estes se fixaram na Gleba Nova, no 5000 e no Teçaindá), alguns “russos” (provavelmente ucranianos que se fixaram na Baliza, hoje Pracinha, que pertencia a Martinópolis), alguns alemães que se fixaram na atual Lucélia (que também pertencia a Martinópolis). Seu trabalho era lavrar a terra e fazer produzir o algodão e o café.

Em seguida, chegaram também em nossa região os migrantes da Diáspora Nordestina (diáspora é um termo que significa que as pessoas foram obrigadas a sair de suas terras por questões políticas ou pela fome, este termo é utilizado pela pesquisadora Lilia Moritz Schwartz). Os nordestinos, em sua maioria, trabalhavam como meeiros (uma forma de contrato em que você dá ao dono da terra metade da produção) ou arrendatários (em que o trabalhador paga um aluguel pela terra), produzindo algodão, amendoim, entre outros. Muitos dos migrantes da Diáspora Nordestina vieram com suas famílias, e se fixaram nos bairros do KM 25, KM 30, Fazenda Bibiana, Bairro do Encantado, estes migrantes vinham da Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Minas Gerais...


Questões

1- Após a leitura do texto, tente apresentar a origem de sua família.

2- Qual a produção agrícola de nossa região no início da colonização?

3- Qual a origem dos migrantes de nossa região?

4- Como os migrantes nordestinos trabalhavam na terra?




GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO (A) NESTA SEMANA NOSSO MUNICÍPIO ESTÁ COMEMORANDO SEU ANIVERSÁRIO. VISANDO A SEMANA DO MUNICÍPIO A ATIVIDADE PROPOSTA DE GEOGRAFIA ENVOLVE UMA TEMÁTICA QUE REPRESENTE ALGUM ASPECTO DE MARTINÓPOLIS. 


ATIVIDADE 1

Observe a tabela 1 sobre a população residente em Martinópolis por sexo e grupo de idade e responda em seu caderno as seguintes questões:





a) Da população do sexo masculino qual grupo de idade possuía o maior número de pessoas?

b) Da população do sexo masculino qual grupo de idade possuía o menor número de pessoas?

c) Da população do sexo masculino quantas pessoas tinham 70 anos ou mais de idade?

d) Da população do sexo feminino qual grupo de idade possuía o maior número de pessoas?

e) Da população do sexo feminino qual grupo de idade possuía o menor número de pessoas?

f) Da população do sexo feminino quantas pessoas tinham 70 anos ou mais de idade?



Observe a tabela 2 sobre a população residente em Martinópolis em 2010 e responda em seu caderno as seguintes questões:




a) Qual era a população residente em Martinópolis em 2010?

b) Da população residente em Martinópolis em 2010, quantas pertenciam ao sexo masculino?

c) Da população residente em Martinópolis em 2010, quantas pertenciam ao sexo feminino?

d) Da população residente em Martinópolis em 2010, quantas residiam na zona urbana?

e) Da população residente em Martinópolis em 2010, quantas residiam na zona rural?




CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA SEGUNDA E TERCEIRA AULAS

Páginas 52 e 53 leitura e copiar as bactérias na cadeia alimentar.





EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

TEMA - SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA

CONTINUANDO A AULA DA SEMANA PASSADA


ATIVIDADE 2

Prepare-se para realizar a sua série de exercícios em casa como se estivesse indo para um dia de aula. Hidrate-se, utilize roupas leves e tenha uma alimentação saudável, através do consumo de alimentos in natura e minimamente processados.


DICAS COMPLEMENTARES

As atividades diária são excelentes alternativas para manter uma rotina fisicamente ativa. Varrer a casa, passar pano no chão, arrumar o jardim, lavar louça, arrumar armários, subir e descer escadas, caminhar no quintal, brincar com animais de estimação, dentre outras possibilidades, são algumas atividades que vocês devem realizar nesse momento para ajudar a manter sua saúde física e mental.




ARTES & INGLÊS
Professor Fernando & Professora Andreia

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.


Vamos lá!

Nesta semana estamos comemorando o aniversário do nosso Município, nossa querida Martinópolis.


  
Em razão disto, o Teacher quer propor uma Atividade muito interessante!

Geralmente há algum local de nossa cidade que você gosta muito, uma praça, local turístico, estabelecimento, paisagem especial.

Escolha um local que goste muito e a partir do uso de desenho, pintura ou recorte e colagem crie este lugar, uma tela.

Realize esta Atividade em uma folha à parte para podermos expor quando retornarmos.

Ao concluir o trabalho crie uma frase bem legal sobre o nosso município e tente escrevê-la em Inglês.

Você poderá usar o tradutor.

Caso queira, o teacher deixará duas sugestões que você poderá utilizar.


“Martinópolis- A great place to live!”
“Martinópolis- Um ótimo lugar para viver!”

 “Martinópolis- Know to value!”
“Martinópolis-Conheça para valorizar!”


Não esqueça de guardar o seu trabalho para expormos quando retornarmos.


Boa atividade!