CONTEÚDO DO 7º ANO - SEMANA DE 11/05 A 15/05




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane


ATENÇÃO: ESCREVA O CABEÇALHO NO SEU CADERNO, ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES:

EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de maio de 2020.
Aluno (a): _________________________________ Turma: 7º ano
Disciplina: Língua Portuguesa  Professora: Fabiane

Responda às atividades do livro de Língua Portuguesa conforme as orientações abaixo para não acumular. Coloque o número da página e escreva somente a resposta em seu caderno. Para você entender melhor as atividades, leia os textos explicativos de cada página. Qualquer dúvida, estou à disposição para orientá-lo(a)!

LIVRO DIDÁTICO





PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Páginas 67 e 68 (questões 1, 2 e 3); páginas 68, 69 e 70 (questões1 à 4 e leitura dos textos explicativos).


TERCEIRA E QUARTA AULA
Páginas 71 à 74 (questões 1 à 8).





MATEMÁTICA
Professor Paulo


LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA AULA

Págs. 57, 58 e 59. Realizar a leitura do tópico 5 – O máximo divisor comum (mdc) que já estudamos nas aulas anteriores. Fazer uma boa leitura observando o método utilizado para chegar aos divisores de um nº. Observar dentro do sub tópico – Encontrando o mdc pela decomposição em fatores primos o processo prático utilizado.

Responder os exercícios propostos nº 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25 e 26. (Os exercícios que vocês já tiverem respondido em aulas anteriores não precisam ser respondidos novamente. Somente copiar a resolução e enviar juntos com as atividades).


SEGUNDA AULA

Págs. 60, 61 e 62. Realizar a leitura do tópico 6 – O mínimo múltiplo comum (mmc) que já estudamos nas aulas anteriores. Fazer uma boa releitura observando o processo utilizado para encontrar os múltiplos de um nº. Observar dentro do sub tópico – Encontrando o mmc pela decomposição em fatores primos o processo prático utilizado.

Responder os exercícios propostos nº 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39 e 40. (Os exercícios que vocês já tiverem respondido em aulas anteriores não precisam ser respondidos novamente. Somente copiar a resolução e enviar juntos com as atividades).


TERCEIRA AULA

Capítulo 3 – Operações com números racionais

Págs. 66, 67, 68 e 69. Realizar a leitura do tópico 1 – Adição e Subtração.

Realizar os exercícios propostos nº 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9 e 12.


QUARTA AULA

Págs. 71, 72, 73, 74 e 75. Realizar a leitura do tópico 2 – Multiplicação e do tópico 3 – Divisão. Observar as situações problemas que exemplificam o conteúdo estudado.

Realizar os exercícios propostos nº 14, 15, 17, 18, 20, 22, 23, 25, 26 e 27.





HISTÓRIA
Professora Silvana

PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA AULA

LIVRO DIDÁTICO



Retomando conteúdos (como auxílio para próxima atividade consulte o livro didático da página 24 até a página 38).

1- Realizar os exercícios nº 1 até o nº 10 das páginas 39, 40, 41 e 42.


ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR A PRESENÇA DE VOCÊS!

Bons estudos!




GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 4 DO LIVRO DIDÁTICO DOMÍNIOS NATURAIS: AMEAÇAS E CONSERVAÇÃO.

PRIMEIRA AULA

LIVRO DIDÁTICO



Faça a leitura das páginas 34 e 35 do livro didático de Geografia que fala sobre os Impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil.


Para complementar o assunto assista a videoaula que fala dos impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil:




SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 34 e 35 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) O que é impacto ambiental?

b) O avanço dos projetos agropecuários causa impactos ambientais no Domínio Amazônico. Quais são os impactos ambientais causados pelo avanço dos projetos agropecuários no Domínio Amazônico?

c) A construção de grandes usinas hidrelétricas no Domínio Amazônico causa quais impactos ambientais?

d) A garimpagem de pedras preciosas e ouro no Domínio do Cerrado causa quais tipos de impactos ambientais?

e) O que tem causado a perda da biodiversidade, a erosão do solo e a desertificação no Domínio da Caatinga?

f) Qual atividade econômica tem provocado erosão do solo e a arenização no Domínio das Pradarias?

g) O Domínio dos Mares de Morros apresenta grande concentração populacional e encontra-se ameaçado por dois fatores. Quais são estes fatores?



TERCEIRA AULA

Faça a leitura do texto das páginas 40 e 41 do livro didático que fala de Geografia e fotografia e da função da fotografia de natureza.

Após a leitura, faça as atividades 1, 2 e 3 da página 41 do livro didático de Geografia.




CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

O planeta em transformação páginas 27 e 28 somente leitura.


SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Pagina 29 a 32 leitura: copiar e responder atividades da página 32.




ARTES
Professora Andreia

UTILIZAR O LIVRO DIDÁTICO “SE LIGA NA ARTE”


PAISAGEM - PAGINA 28/29 E 30

LER O TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES DE 01 À 07.

TERMINADA A PRIMEIRA ATIVIDADE, ESCOLHA UMA PAISAGEM PERTO DE ONDE VOCÊ ESTÁ E A REGISTRE EM SEU CADERNO. UTILIZE COMO REFERÊNCIA O “EXERCITAR O OLHAR” DA PAGINA 30. CAPRICHE!!!



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Olá queridos alunos! 
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa. 

Copie em seu caderno o texto abaixo, não esqueça de enviar as fotos das atividades.

Hoje iremos rever sobre as Provas de Campo, com ênfase nas “provas de salto”.


Provas de Campo


Reconhecem‐se 8 provas de campo, 4 de saltos, 1 arremesso e 3 de lançamentos. Todas requerem grandes doses de força e equilíbrio, e equipes.



Tipos de Salto

São de dois tipos

Vertical
– Em altura
– Com vara

Horizontal
– Distância
– Triplo





Conceitos


Salto em Distância: Prova realizada num “corredor” medindo entre 40 e 45m de comprimento, usado para a corrida preparatória do salto, contendo próximo ao final uma “tábua de impulsão” e depois uma caixa de areia (área de queda) para amortecer a queda do saltador. Após uma corrida rápida, o atleta salta impulsionando com um só pé, sem ultrapassar a “tábua de impulsão”, projetando o corpo no ar para cima e principalmente para frente, caindo com os dois pés na caixa o mais distante possível.

Salto Triplo: Prova que utiliza o mesmo setor do salto em distância, porém, necessitando-se de maior distância entre a “tábua de impulsão” e a caixa de areia. Depois de uma corrida rápida, o atleta executa a impulsão em um só pé, sem ultrapassar a “tábua” e salta sucessivamente três vezes: o 1° salto deve ser dado de forma que o competidor caia com o mesmo pé com que foi dada a 1° impulsão, na finalização do 2° ele deve cair com o outro pé e, a partir daí, completar o salto realizando a queda na caixa de areia o mais longe possível.

Salto em Altura:  Prova que consiste na transposição de uma barra (“sarrafo”) colocada horizontalmente e apoiada em dois postes (“saltometros”). Após a corrida preparatória, não muito rápida, o atleta ao se aproximar do sarrafo executa a impulsão em um só pé, elevando-se e transpondo-o sem derrubá-lo. A área de queda é protegida por colchão.

Salto com Vara: Prova que consiste na transposição de um sarrafo colocado horizontalmente sobre dois suportes com auxílio de uma vara. Esta prova é realizada num “corredor” de 40m que possui no final um “encaixe” para a vara, próximo aos postes que sustentam o sarrafo e de uma área de queda protegida por colchões. Ao final de uma corrida preparatória rápida, o atleta introduz uma das extremidades da vara no encaixe. A vara, por sua vez, servirá de alavanca para o atleta se elevar de modo a transpor o sarrafo.


Agora que você já leu e copiou o texto acima, vamos para a segunda parte da atividade!

1-) Nos saltos em distância, o mais importante é:
a) Alcançar maior altura.
b) Alcançar maior distância.
c) Ultrapassar o sarrafo.
d) Realizar uma boa corrida em semicírculo.

2-) Una as letras por uma linha, tentando formar diferentes palavras. Quanto maior o número de palavras formadas, maior é o seu vocabulário. Depois de formadas, procure identificar quais palavras podem ser relacionadas à prática do atletismo.
Exemplo: caixa – tem relação com a caixa de salto, em que o atleta finaliza o salto em extensão.




OBS: Escreva em seu caderno as palavras que conseguir formar, e que sejam associadas ao atletismo.





INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best!   Teacher Fernando Biazi.

Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.


Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.

Nesta semana vamos praticar o vocabulário estudado de forma bem animada.
Caso não tenha as folhas, pode registrar o vocabulário no seu caderno, traduzir ou ilustrá-lo.

Let’s go!

ATIVIDADES

Crossword and Word Search



Escrita de Frases

Escreva cinco frases a partir do exemplo que segue.
My favorite mean of transportation is_______________________________.