Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA AULA
MATEMÁTICA
Professor Paulo
Orientações:
PRIMEIRA AULA
TERCEIRA AULA
QUARTA AULA
HISTÓRIA
Professora Silvana
Olá queridos alunos, estamos na segunda semana de aula e vamos continuar com a revisão das grandes civilizações da américa pré-colombiana.
PRIMEIRA AULA
Responder as questões 1, 2 e 4 do livro didático das páginas 20 e 21:
GEOGRAFIA
Professor Eduino
PRIMEIRA AULA
Após a leitura responda em seu caderno as seguintes questões:
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
Professora Fabiane
PRIMEIRA AULA
Orientações: Escreva a data, coloque o número da questão e escreva só a resposta no seu caderno.
Leia o texto a seguir para responder às questões 1 à 5:
Ter plantas em casa faz mal?
No geral, não. Durante a fotossíntese, elas absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio, o que até torna a respiração dentro de casa mais fácil. Além disso, plantas ____________________ vapor de água, aumentando a umidade do ar, e ajudam a remover toxinas do ambiente, como as que estão em tintas. Mas dormir em um quarto com plantas pode não ser uma boa ideia: algumas espécies, durante a noite, liberam substâncias para afastar insetos, que podem provocar falta de ar em um ambiente fechado.
Disponível em: .
1. O texto atende ao propósito de:
a) informar o leitor.
b) emocionar o leitor.
c) convidar o leitor.
d) entreter o leitor.
2. Levando-se em consideração o contexto acima, a lacuna (espaço em branco) indicada deve ser preenchida com este verbo no presente:
a) absorvem
b) liberam
c) evaporam
d) armazenam
3. “[…] liberam substâncias para afastar insetos […]”. Aponte o sujeito do verbo em destaque nessa parte do texto (quem libera substâncias para afastar insetos?)
4. Copie os verbos, empregados no tempo presente, que compõem as frases:
a) “Durante a fotossíntese, elas absorvem dióxido de carbono […]”
b) “[…] o que até torna a respiração dentro de casa mais fácil.”
c) “[..] e ajudam a remover toxinas do ambiente […]”
d) “Mas dormir em um quarto com plantas pode não ser uma boa ideia […]”
5. Assinale a passagem cujo verbo no presente indica um estado do sujeito:
a) “Ter plantas em casa faz mal?”
b) “[…] e liberam oxigênio […]”
c) “[…] como as que estão em tintas.”
d) “[…] que podem provocar falta de ar em um ambiente fechado.”
a) informar o leitor.
b) emocionar o leitor.
c) convidar o leitor.
d) entreter o leitor.
2. Levando-se em consideração o contexto acima, a lacuna (espaço em branco) indicada deve ser preenchida com este verbo no presente:
a) absorvem
b) liberam
c) evaporam
d) armazenam
3. “[…] liberam substâncias para afastar insetos […]”. Aponte o sujeito do verbo em destaque nessa parte do texto (quem libera substâncias para afastar insetos?)
4. Copie os verbos, empregados no tempo presente, que compõem as frases:
a) “Durante a fotossíntese, elas absorvem dióxido de carbono […]”
b) “[…] o que até torna a respiração dentro de casa mais fácil.”
c) “[..] e ajudam a remover toxinas do ambiente […]”
d) “Mas dormir em um quarto com plantas pode não ser uma boa ideia […]”
5. Assinale a passagem cujo verbo no presente indica um estado do sujeito:
a) “Ter plantas em casa faz mal?”
b) “[…] e liberam oxigênio […]”
c) “[…] como as que estão em tintas.”
d) “[…] que podem provocar falta de ar em um ambiente fechado.”
SEGUNDA AULA
Leia a tirinha a seguir para responder as questões 6 à 10:
SCHULZ, Charles M. Peanuts Completo: 1950-1952. Porto Alegre: L&PM, 2010. p. 43.
6. Em “Você vai comer tudo isso […]”, a locução grifada correspondente ao verbo:
a) comeria
b) comerá
c) comeu
d) comia
7. O verbo identificado na questão anterior exprime um fato que:
a) está acontecendo
b) poderia acontecer.
c) irá acontecer.
d) já aconteceu.
8. No último quadrinho, o verbo “fico” indica:
a) um fenômeno da natureza
b) uma ação.
c) um tempo indeterminado.
d) um estado do sujeito.
9. Identifique o quadrinho da tira que não apresenta verbo:
a) 1º quadrinho
b) 2º quadrinho
c) 3º quadrinho
d) 4º quadrinho
10. O que torna esse texto engraçado?
a) A menina ficar preocupada com o sono do garoto.
b) A menina perguntar sobre a alimentação do garoto.
c) O menino achar entediante dormir sem pesadelos.
d) O menino querer comer muito antes de dormir.
TERCEIRA AULA
Assista ao vídeo a seguir e depois responda às questões:
Música: Cidadão (Zé Geraldo)
Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar.
Interpretação do texto:
1. Na música, um homem conta a história de sua vida. A quem ele faz essa narrativa? Que palavra do texto indica isso?
2. Copie do texto um trecho que indica de que parte do Brasil veio o narrador.
3. Que tipos de edifício ele ajudou a construir?
4. Há momentos em que ele se sente injustiçado, desvalorizado. Copie frases do texto em que isso fica claro.
5. No texto, o que significam as frases:
a) - “Tu tá aí admirando ou tá querendo roubar.”
b) - “Criança de pé no chão aqui não pode estudar.
6. Em que local o homem diz ter sido bem recebido? Por quê?
7. Muitas pessoas, mesmo ajudando a construir as grandes cidades, não recebem os benefícios que elas oferecem. Um exemplo é não ter uma moradia digna. O que você acha disso?
8. Quais direitos humanos não foram respeitados na música Cidadão? Leia a Declaração dos Direitos Humanos disponível abaixo. Copie os artigos da Declaração que falam sobre esses direitos.
QUARTA AULA
Em uma folha de papel sulfite ou em uma folha de caderno, crie um cartaz de conscientização sobre os direitos desrespeitados na música Cidadão. Use a criatividade e depois de concluído, envie uma foto do “cartaz” para a professora.
MATEMÁTICA
Professor Paulo
Orientações:
- Ao final de cada aula/dia enviar fotos para comprovar a realização das atividades. Dúvidas serão sanadas pelo WhatsApp no horário das nossas aulas.
- No dia 17/04 vocês realizarão um Simulado. As perguntas referentes à disciplina de matemática estarão relacionadas às atividades que vocês desenvolveram nestas 8 aulas. Estudem e tirem suas dúvidas.
PRIMEIRA AULA
Realizar a leitura e o exercício da página 51, “Divisão de um segmento em partes iguais”. Use régua, compasso e/ou esquadro.
Realizar a leitura e os exercícios 1 e 2 da página 56 e 57, “Gráfico de coluna com variação percentual”.
Responda as questões complementares:
a. As mulheres têm o mesmo acesso a cargos de chefia em relação aos homens? Qual o seu ponto de vista sobre essa questão?
b. Escolha ao menos duas profissões e busque na internet dados percentuais sobre a participação feminina em cada uma delas, organize os dados, construa uma tabela e posteriormente monte um gráfico de barras.
SEGUNDA AULA
Realizar a leitura e os exercícios 28, 29, 30 e 31 presente nas páginas 60 e 61, “O mínimo múltiplo comum (m.m.c.)”. Acessem o vídeo disponibilizado como forma de material complementar. Ele será de grande ajuda para a compreensão do conteúdo e de grande auxílio para resolução dos exercícios.
Realizar a leitura e os itens a, b, c, d & e da página 70, “Código de Defesa do Consumidor”.
Respondam as questões complementares:
a. Quais cuidados vocês tomam ao realizar uma compra?
b. Vocês analisam as ofertas e formas de pagamento?
c. Observam datas de validade e se a embalagem do produto está violada?
d. Observam se houve propaganda enganosa?
e. Pesquisem sobre a lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 e verifique quais direitos ela garante e avaliem se há algo que pode ser melhorado. Organize seus pensamentos e apresente a resposta do item e em forma de um texto onde devem estar presentes seus pensamentos e os direitos que lhe chamaram mais atenção. O texto deve ser coeso, bem organizado e ter no mínimo 21 linhas.
LINK PARA AUXILIAR NA PESQUISA > CLIQUE AQUI
TERCEIRA AULA
Realizar a leitura e os exercícios 1, 2 e 3, ”Construindo um gráfico de colunas duplas” presentes nas páginas 80 e 81.
Realizar a leitura e os exercícios 1 e 2, “A Matemática na História” presentes nas páginas 134 e 135.
OBS: Vale ressaltar que a regra da falsa posição é um misto de método por tentativa e erro, mas com uma direção a ser obtida pelo “acerto” a ser feito em um segundo momento predeterminado. Hoje ela é pouco empregada na resolução de equações do 1º grau, mas tem um lugar de destaque na história da Matemática. Não devemos ver somente o lado histórico, mas o conceito que a fundamenta, que é o pensamento da proporcionalidade.
QUARTA AULA
Realizar a leitura e os exercícios 1, 2 e 3, “Gráficos de setores” presentes nas páginas 107 e 108.
OBS: Os setores são uma partição (pedaço) do todo coletado, a soma das porcentagens dos setores necessariamente é igual a 100% dos dados e a soma das medidas é igual a 360º.
Realizar a leitura e os exercícios 1 e 2, “Média e estimativas” da página 138. Para ampliar os conhecimentos vocês devem pegar uma conta de energia elétrica e calcular a média dos últimos 3 meses. Após fazer esse cálculo vocês devem observar se o resultado corresponde aproximadamente ao valor consumido no mês seguinte. Ex: Calcule a média de consumo de janeiro, fevereiro e março. Confira se o resultado do cálculo se aproxima da consumação de energia no mês de abril. Registre essas informações.
OBS: O cálculo da média pode ser útil em casos em que não é possível a leitura direta do consumo ou em casos onde o consumidor questiona uma leitura equivocada.
HISTÓRIA
Professora Silvana
Olá queridos alunos, estamos na segunda semana de aula e vamos continuar com a revisão das grandes civilizações da américa pré-colombiana.
PRIMEIRA AULA
Responder as questões 1, 2 e 4 do livro didático das páginas 20 e 21:
SEGUNDA AULA
Responder o quiz acessando os links abaixo:
OBS.: APÓS RESPONDER O QUIZ VERIFIQUE COM ATENÇÃO AS RESPOSTAS CORRETAS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DA PRÓXIMA AULA.
TERCEIRA AULA
Copie e responda em seu caderno a cruzadinha abaixo:
Bons estudos!
GEOGRAFIA
Professor Eduino
PRIMEIRA AULA
CARO ALUNO (A) NESTAS ATIVIDADES IREMOS RETOMAR E REVISAR O CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA DE AULA SOBRE A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
Assista a videoaula sobre a regionalização do território brasileiro: Brasil-regionalização:
SEGUNDA AULA
Com base no que você estudou em sala de aula sobre a regionalização do território brasileiro e no que você aprendeu na videoaula que você assistiu, responda em seu caderno as seguintes questões:
a) O que é região?
b) O que é regionalização?
c) Quais são os critérios utilizados para se fazer
uma regionalização?
d) Qual órgão do governo federal foi responsável pela elaboração da regionalização oficial do Brasil?
e) Quais critérios foram utilizados na regionalização oficial do Brasil?
f) De acordo com a regionalização oficial quais são as 5 grandes regiões ou macrorregiões do Brasil?
g) Em qual grande região ou macrorregião do Brasil o nosso estado de São Paulo se localiza?
h) Quais estados fazem parte da região Norte?
i) Quais estados fazem parte da região Nordeste?
j) Quais estados fazem parte da região Centro-Oeste?
k) Quais estados fazem parte da região Sudeste?
l) Quais estados fazem parte da região Sul?
TERCEIRA AULA
Leia o texto sobre a região Sudeste:
Após a leitura responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Quais estados brasileiros pertencem a região Sudeste?
b) Qual é o tamanho da área do território da região Sudeste.
c) Qual é o tamanho da população da região Sudeste?
d) Quais as formas de relevo são encontradas na região Sudeste?
e) Quais são as formações vegetais encontradas na região Sudeste?
f) Em relação a população, qual é a densidade demográfica e o índice de urbanização da região Sudeste?
g) Em relação a cultura, cite exemplos de danças, pratos típicos e festas populares ou cultos da região Sudeste
h) Quais são as principais atividades econômicas da região Sudeste?
OBS: Caro aluno (a) é importante que após realizadas as atividades, você tire uma foto das mesmas e envie para o grupo de WhatsApp da sua turma para posterior avaliação e correção.
CIÊNCIAS
Professor Nivaldo
PRIMEIRA AULA
Hoje em dia é muito difundida a ideia de que os seres vivos são formados por células, com exceção apenas dos vírus. Essa ideia, no entanto, surgiu apenas após diversas observações e posterior formulação da chamada Teoria Celular.
Ideias que levaram à criação da Teoria Celular
Até 1665, as pessoas não sabiam o que eram células e, tampouco, a função que elas desempenhavam. A descoberta foi feita por Robert Hooke após analisar cortes de cortiça no microscópio. Esse cientista percebeu que o material era formado por pequenas cavidades, o que denominou de célula (do latim cellula, que significa pequeno compartimento).
Hooke não percebeu nesse estudo que as células apresentam outros componentes. Isso ocorreu porque sua análise foi feita em um material biológico com células vegetais mortas, por isso, ele conseguiu observar apenas as paredes celulares.
Após essa descoberta, diversos estudos foram realizados a fim de observar as células em outros seres vivos. Mathias Schleiden (1804-1881) e Theodor Schwann (1810-1882) propuseram de forma independente, após vários estudos, que todos os seres vivos eram formados por células. Essa ideia tornou-se a base da teoria celular.
Após a aceitação de que os seres vivos eram constituídos por células, começou-se a estudar como essas estruturas surgiam. Segundo Rudolph Virchow (1821-1902), uma célula poderia apenas surgir de outra célula preexistente. Uma frase muito famosa desse pesquisador é: “Omnis cellula ex cellula”, que significa “Toda célula origina-se de outra célula”.
SEGUNDA AULA
Pontos fundamentais da Teoria Celular
A Teoria Celular é formada por ideias de Schleiden, Schwann e Virchow. Os dois primeiros propuseram a base dessa teoria. A Teoria celular pode ser dividida em três postulados:
1. Todos os seres vivos são formados por células e por estruturas delas derivadas. Assim sendo, as células são as unidades morfológicas dos seres vivos;
2. Na célula são realizados processos que são fundamentais à vida. Isso significa, então, que as células são as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos;
3. Todas as células só se originam de outras células preexistentes. Com esse postulado, considera-se que as células realizam divisão celular.
Os vírus e a Teoria Celular
Como todos sabemos, os vírus não são formados por células, característica que faz com que alguns autores não os considerem seres vivos. Os vírus, no entanto, apresentam grande dependência de células para realizar suas atividades, sendo considerados parasitas intracelulares obrigatórios. Assim sendo, mesmo que não tenham células, os vírus necessitam de células para seu funcionamento.
As células fazem parte da constituição do corpo dos seres vivos
TERCEIRA AULA
Lista de Exercícios:
Questão 1 - As ideias que compõem a teoria celular foram propostas por três pesquisadores:
a) Redi, Oparin e Haldane.
b) Darwin, Lamarck e Aristóteles.
c) Schleiden, Schwann e Virchow.
d) Crick, Watson e Hooke.
e) Gould, Linnaeus e Wilson.
Questão 2 - Marque a alternativa que indica o único ser vivo que não obedece à teoria celular:
a) Vírus.
b) Protozoários.
c) Bactérias.
d) Fungos.
e) Algas.
ARTES
Professora Andreia
Hoje nós falaremos sobre comunicação visual... através do estudo das imagens.
O que você entende por imagem? Passar uma definição sobre imagem é uma tarefa muito difícil, principalmente por causa da subjetividade que ela apresenta. Podemos utilizar para nos ajuda o provérbio chinês:
“Uma imagem vale mais do que mil palavras...”
Podemos definir que uma imagem contém uma enorme quantidade de informações e que o ser humano consegue interpretá-la.
Para Interpretar imagens, podemos utilizar esses 4 passos:
Primeiro passo: identificação da imagem.
E necessário, em primeiro lugar, identificar a qual tipo de imagem a figura está atribuída. Fotografia, charge, publicidade, jornalismo, pintura e outras imagens que podem abranger o sentido da linguagem não-verbal.
Segundo passo: atenção aos detalhes.
Fundamental observar todos os detalhes contidos na imagem, desde sua composição imagética aos textos inclusos e vinculados à ela.
Terceiro passo: contextualização da imagem.
Quando essa imagem foi produzida? Sob que contexto ela estava inserida? Esse é um passo importante de como interpretar imagens. Contextualizar a linguagem não-verbal dentro do momento histórico de produção. Neste específico aspecto é imprescindível observar o autor, data e o que estava em evidência na época de produção.
Quarto passo: enunciado é fundamental.
Por fim, o enunciado, deverá ser relacionado à imagem. Analisá-la, detalhar e encontrar a qual o norte a seguir dentro da questão. O enunciado é o norte da imagem vigorada à questão. VAMOS TREINAR?
ATIVIDADE: SIGA OS PASSOS E INTERPRETE AS IMAGENS A SEGUIR!!!
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Olá queridos alunos!
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Desliguem a televisão, deixem o computador e celular de lado e aproveitem esse momento em família, pois nada melhor do que se divertir com quem nós amamos.
Senhores pais, se puderem tirem fotos dos seus filhos realizando as atividades e nos envie para colocarmos na página da escola.
Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos).
No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical. No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo
central do corpo.
Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina, vou vistar. Boa sorte!
ATIVIDADES
1-) O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.
- João do Pulo:
- Vanderlei Cordeiro de Lima:
- Adhemar Ferreira da Silva:
2-) Segue abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana, ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:
SALTO EM DISTÂNCIA
SALTO TRIPLO
JOÃO DO PULO
VANDERLEI DE LIMA
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
I hope everybody is ok!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best! Teacher Fernando Biazi.
Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.
PRIMEIRA AULA
Separe as palavras do quadro abaixo em categorias:
car-bus-helicopter-subway-train-airplane-motorcycle-bicycle-ship-boat
|
- By air (Aéreo).
- By land (Terrestre).
- By water (Aquático).
SEGUNDA AULA
Complete as lacunas das frases abaixo com o vocabulário do quadro:
chicken- milk- computer- bus- technology
|
As frases deverão ser escritas no caderno com as palavras corretas.
1. Whatsapp is an example of ___________________.
2. I use my _______________ to access the internet.
3. I like to drink____________.
4. I go to school by __________.
5. My friend likes to eat pasta and ______________.
Do your best!
Faça o melhor!