CONTEÚDO DO 7º ANO - SEMANA DE 15/06 A 19/06




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

LIVRO DIDÁTICO



Responder as atividades 3, 4 e 5 das páginas 134 e 135.


TERCEIRA E QUARTA AULA

LIVRO DIDÁTICO


Copiar as explicações complementares no seu caderno de Português. Depois, responder às questões 1 à 8 da página 7 do Caderno do Aluno SP FAZ ESCOLA.

EXPLICAÇÕES COMPLEMENTARES: (Copiar no seu caderno Português)


Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:


Manchete ou título principal – Geralmente é grafado de forma bastante evidente, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.

Título auxiliar – Serve como um complemento do principal, com o acréscimo de algumas informações, a fim de torná-lo ainda mais chamativo ao leitor.

Lide (lead) – Corresponde ao primeiro parágrafo e nele são expostas as informações que mais despertam a atenção do leitor para continuar com a leitura do texto. Busca responder às questões: Quem? Onde? O quê? Como? Quando? Por quê?. Esta estratégia é bastante utilizada em jornais devido ao seu caráter informativo e por poder levar informações rápidas e claras ao leitor.

Corpo da notícia – Trata-se da informação propriamente dita, com a exposição mais detalhada dos acontecimentos mencionados. Após trazer as informações mais importantes no primeiro parágrafo, os parágrafos seguintes apresentam os outros acontecimentos sempre em ordem decrescente de relevância. As informações realmente necessárias para o entendimento dos fatos – tais como as personagens, o espaço e o tempo – são priorizadas.





MATEMÁTICA
Professor Paulo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 11 – Sobre áreas e volumes

Págs. 245, 246, 247 e 248. Realizar a leitura do tópico 1 – O conceito de área.
Resolver os exercícios propostos nº 1, 2 e 5.

Págs. 251 e 252. Realizar a leitura do tópico 2 – Figuras equivalentes.
Resolver os exercícios propostos nº 10, e 12.

Obs: Não iremos trabalhar o tópico 3 – Triângulos equivalentes a outros polígonos. Retomaremos o conteúdo em sala ou em momento oportuno.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Págs. 257, 258, 259 e 260. Realizar a leitura do tópico 4 – Volume; do sub tópico – Metro cúbico, seus múltiplos e submúltiplos; do sub tópico – Transformação de unidade de medida.

Resolver os exercícios propostos nº 17, 18, 19, 20 e 21.




HISTÓRIA
Professora Silvana

LIVRO DIDÁTICO



Capítulo 4: Renascimento e Humanismo

PRIMEIRA AULA

Assista ao vídeo sobre Renascimento.




SEGUNDA AULA

Página 67 do livro didático - Fazer a leitura do texto Conceito e preconceito e responder as questões. (não precisa copiar as perguntas).


TERCEIRA AULA

Copiar e responder as questões abaixo: (como auxilio para responder as questões, além do vídeo, consultar o livro didático – páginas 66, 68, 69, 70, 75, 76 e 77).


1- O que foi renascimento cultural e científico?

2- Descreva as principais características do renascimento. 

3- Quem foram os humanistas e qual era sua função?

4- Descreva as inovações técnicas que marcaram a historia da arte.

5- Cite pelo menos uma obra dos escritores abaixo
a) Thomas Morus
b) Miguel de Cervantes
c) William Shakespeare
d) Luís Vaz de Camões

6- Qual a diferença do heliocentrismo e o geocentrismo?

7- Sobre o cientista Galileu Galilei responda:
a) Qual a teoria comprovada por Galileu e como ele comprovou?
b) Quem propôs essa teoria?
c) Por que Galileu teve que negar a teoria que ele comprovou?
d) Cite outras descobertas por Galileu.


ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR A PRESENÇA DE VOCÊS!

Bons estudos!



GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 8 DO LIVRO DIDÁTICO BRASIL: A DIVERSIDADE CULTURAL E OS AFRO-BRASILEIROS

LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA AULA

Faça a leitura das páginas 68 a 71 do livro didático de Geografia que fala sobre a diversidade cultural e os afro-brasileiros.

Para complementar o assunto assista às videoaulas que abordam os grupos formadores da população brasileira, clicando nos respectivos links abaixo:

Os indígenas



Os portugueses



Os negros africanos




SEGUNDA AULA


Após realizada a leitura das páginas 68 a 71 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) O que é miscigenação?

b) Antes da chegada dos portugueses ao Brasil estima-se que haviam quantos milhões de indígenas no território brasileiro?

c) Os indígenas foram expulsos de suas terras ancestrais e ainda hoje tem suas terras invadidas. As terras indígenas são invadidas por quem?

d) Observe o mapa da figura 22 sobre os principais povos indígenas do Brasil em 1500 e diga quais eram os dois povos indígenas que habitavam o nosso estado de São Paulo?

e) Além dos portugueses quais foram os outros povos que migraram para o Brasil e ajudaram a formar a nossa população?

f) Quais foram as três grandes culturas africanas que entraram no Brasil por meio de imigrações forçadas?

g) Quantos milhões de negros africanos foram trazidos para a América entre 1502 e 1870?

h) Observe a figura 26 da página 70 sobre a distribuição da população brasileira segundo a cor da pele em 2015 e diga quais são os dois maiores grupos?

i) O que são comunidades remanescentes de quilombos?

j) Até 2002, haviam sido identificadas 743 comunidades quilombolas no Brasil. Atualmente quantas comunidades quilombolas já foram identificadas?




CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Copiar e responder pagina 53 “de olho no tema”.


SEGUNDA E TERCEIRA AULA

Pagina 56 e 57 leitura e cópia da página 57: A diversidade e a classificação dos protozoários e copie alguns exemplos dos protozoários da página 58 até os esporozoários.



ARTES
Professora Andreia

 “ARQUITETURA: PAISAGEM ORGANIZADA”

• LER O TEXTO DAS PÁGINAS 33 E 34 E RESPONDER AS QUESTÕES: 11 e 12 (PAG. 33) E 13 (PAG, 34).

• APÓS RESPONDER AS QUESTÕES FAÇA UM DESENHO DE ALGUM TEMPLO RELIGIOSO QUE VOCÊ CONHEÇA OU JÁ TENHA VISTO PESSOALMENTE, OU VISTO EM FOTOS, TV, REVISTAS.



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Tema 1 – Brincadeiras e Jogos – Jogos de Tabuleiro e os Jogos Eletrônicos

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:  Capacidade de raciocino lógico e senso de criatividade de sua própria invenção e ou criação. -- Desenvolver a concentração, obter equilíbrio emocional, intelectual e moral no empenho individual, familiar e colegas no meio on-line. Desenvolver a coordenação motora geral.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

1- Quais os jogos você já vivenciou? De que forma aprendeu a joga-los?

2- Em que locais eles podem ser desenvolvidos?

3- É necessário algum recurso material (como tabuleiro, dado, videogame) para praticá-los?


Atividade 1

Vamos testar seus conhecimentos?

Faça um rascunho no seu caderno, anote tudo que você sabe sobre estes tipos de jogos.

Pesquise com seus familiares se eles conhecem e sabem jogar.

Também desenhe primeiro alguns deles; tais como: os tabuleiros e suas medidas, as peças, as cores para diferenciá-las.

As paredes e os muros também serviram de locais para seus jogos.


CONTINUAMOS NA PRÓXIMA SEMANA. IREMOS FAZER OS JOGOS LISTADOS POR VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

ATENÇÃO: Enviar os registros dos seus cadernos ou folhas, além das fotos das atividades, para posterior apresentação on-line e para a correção.





INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.


Nesta aula vamos revisar os Members of the Family (Membros da Família).

Caso consiga, segue uma sugestão de vídeo para recordar as palavras.




Agora, let’s go!

Observe a imagem abaixo.



Vamos estudar a escrita dos members of the family completando as frases de acordo com a sua Family.

P.S.: Caso não consiga todas as informações, não há problema!

Seus avós poderão ser paternos ou maternos.

Complete com irmãos se tiver.

O importante é praticar a escrita dos nomes em Inglês!

Caso não tenha a folha para completar as frases, registre-as em seu caderno e em seguida complete-as com as informações da sua Family.


ACTIVITY

1 .My grandfather is ___________________.
2.My grandmother is __________________.
3.My father is ________________________.
4.My mother is _______________________.
5.My brother/sister is__________________.


Boa atividade!