CONTEÚDO DO 7º ANO - SEMANA DE 18/05 A 22/05




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

LIVRO DIDÁTICO




PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Responder às questões 1, 2 e 3 da página 124; questões 1 e 2 da página 125; ler as explicações da página 125 e 126 para facilitar a compreensão do conteúdo.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler o texto TRISTÃO E ISOLDA das páginas 126 e 127; responder às questões 1, 2, 3 e A, B, C, D, E, F da página 127; ler os textos explicativos da página 128.





MATEMÁTICA
Professor Paulo

LIVRO DIDÁTICO





PRIMEIRA AULA

Retomada de conteúdo:
Revisão do capítulo 2 – Números racionais

Montar um relatório com todas as definições do capítulo 2:
Número racional; dízima periódica; pontos simétricos; módulo de um número; números opostos; números simétricos; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.


SEGUNDA AULA

Retomada de conteúdo:
Revisão do capítulo 3 – Operações com números racionais




TERCEIRA AULA


3. Um submarino estava a -145 m. Alguns minutos depois, estava a -184,3 m. O submarino desceu o subiu? Quantos metros?

4. Gabriela, Eduardo e Mauro compraram um pote de sorvete. Gabriela tomou 1/5 do sorvete. Do que sobrou, Eduardo tomou 1/4·, e Mauro tomou 1/2 do que Eduardo deixou. Ao final, restam apenas 300 ml de sorvete. Quantos mililitros de sorvete havia inicialmente no pote? Explique com suas palavras como resolveu este exercício.


QUARTA AULA


5. O salario de Mariana é calculado de acordo com as horas trabalhadas. Em maio, ela trabalhou 183 horas e 32 minutos. Qual deve ser seu salário nesse mês, considerando que ela recebe R$ 16,54 por hora?






HISTÓRIA
Professora Silvana

LIVRO DIDÁTICO



Capítulo 3: Mudanças na Europa Feudal


PRIMEIRA AULA

• Fazer a leitura no livro didático. (páginas 46 até 48).


SEGUNDA AULA 

• Após a leitura dos textos, copiar e responder as questões abaixo em seu caderno.

1- A Europa feudal passou por mudanças significativas a partir do século XI. Cite duas dessas mudanças.

2- Sobre o desenvolvimento das inovações técnicas:
a) Descreva cada uma dessas inovações técnicas.
b) Que consequência populacional estas inovações causaram?


TERCEIRA AULA

Retomando o tema renascimento comercial e urbano

• Fazer a leitura dos textos nas páginas 48 a 51.
• Após a leitura dos textos, copiar e responder as questões abaixo em seu caderno.

1- Qual o conceito de feira na idade medieval? 

2- Escreva qual a diferença das feiras medievais com as feiras atuais.

3- Qual o nome dado às pessoas que faziam o cambio (troca) do dinheiro e como surgiu essas pessoas?

4- Por que os cambistas receberam o nome de banqueiros?

5- Com o desenvolvimento das inovações técnicas, muitas pessoas mudaram do campo para a cidade devido à diminuição da necessidade de mão de obra agrícola. Nesse sentido responda:
a) Como era as cidades no inicio da idade média?
b) O que ocorreu com as cidades a partir do século XI?
c) Como eram chamadas as cidades medievais e qual o nome dado para seus habitantes?

6- Qual o conceito de corporação?

7- Qual a função das corporações de ofício? Explique as duas modalidades.



ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR A PRESENÇA DE VOCÊS!


Bons estudos!





GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 4 DO LIVRO DIDÁTICO DOMÍNIOS NATURAIS: AMEAÇAS E CONSERVAÇÃO E TAMBÉM INICIAREMOS A UNIDADE 2: A POULAÇÃO BRASILEIRA.

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Faça a leitura da página 36 do livro didático de Geografia que fala sobre as Unidades de Conservação Ambiental. 

Após realizada a leitura, responda em seu caderno as seguintes questões:

a) O que é uma Unidade de Conservação?

b) As Unidades de Conservação podem ser classificadas em dois grupos. Quais são estes grupos?

c) Qual é o objetivo básico da Unidade de proteção integral?

d) Qual é o objetivo básico da Unidade de uso sustentável?

e) Observe o mapa da figura 26 da página 36 e diga quais são as Unidades de Conservação que existem no nosso estado de São Paulo?


SEGUNDA AULA

Faça a leitura do Percurso 5 Brasil: distribuição e crescimento da população, páginas 44 a 46 do livro didático. 

Para complementar o assunto assista à videoaula que aborda os conceitos de país populoso e país povoado e de população absoluta e população relativa, assista o vídeo abaixo:



TERCEIRA AULA

Após realizada a leitura das páginas 44 a 46 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Por que o Brasil é considerado um país populoso?

b) O que é população absoluta?

c) O que é população relativa?

d) Por que o Brasil é considerado um país pouco povoado?

e) Como é calculada a densidade demográfica?

f) A distribuição da população é influenciada por fatores naturais e econômicos, que podem ser permissivos ou restritivos ao povoamento. Cite quais são os fatores naturais e econômicos permissivos?

g) A distribuição da população é influenciada por fatores naturais e econômicos, que podem ser permissivos ou restritivos ao povoamento. Cite quais são os fatores naturais e econômicos restritivos?

h) O que é recenseamento ou censo?

i) Observe a tabela 3 da página 46 e diga qual é o tamanho da população brasileira estimada para o ano de 2020 segundo o IBGE?





CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO




PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Leitura pagina 40, 41 e 42 livro didático.


TERCEIRA AULA
Anote no caderno os reinos da página 45.





ARTES
Professora Andreia

LIVRO DIDÁTICO




• LIVRO – SE LIGA NA ARTE 7º ANO – PAGINA 31 - LINHAS QUE DESENHAM A PAISAGEM.

• LER O TEXTO NAS PAGINAS 31 E 32 E RESPONDER AS QUESTOES  09 E 10 (PAG. 30 E 31).

• OBSERVE A IMAGEM DA PAGINA 31, COPIE AS QUESTOES E RESPONDA EM SEU CADERNO:

1. ALGUMAS DESSAS FORMAS QUE TEM NA IMAGEM SE PARECE COM ALGUM ANIMAL QUE VOCÊ CONHECE?

2. LEMBRA ALGUMA ARVORE OU PLANTA?QUAIS?

3. SE A OBRA NÃO TIVESSE TÍTULO,AINDA ASSIM A RECONHECERÍAMOS COMO UMA PASIAGEM?POR QUÊ?



“UM DOS MOTIVOS QUE LEVA AO RECONHECIMENTO DE UMA PAISAGEM É A LINHA DO HORIZONTE”.

“AS FORMAS DESENHADAS POR TARSILA SÃO SÍNTESES DE ELEMENTOS FIGURATIVOS, PRESENTES NO MUNDO REAL. É COMO SE ELA RETIRASSE TODOS OS DETALHES E DEIXASSE APENAS O QUE É VISUALMENTE ESSENCIAL NO ELEMENTO”.




EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Olá queridos alunos! 
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.

Copie em seu caderno o texto abaixo, não esqueça de enviar as fotos das atividades.

Hoje iremos rever sobre as Provas de Campo, com ênfase nas provas de “Arremessos e Lançamentos”.

Provas de Campo
Reconhecem‐se 8 provas de campo, 4 de saltos, 1 arremesso e 3 de lançamentos. Todas requerem grandes doses de força e equilíbrio, e equipes.

Provas de Arremesso e Lançamentos
Existem 1 prova de arremesso 3 provas de lançamento. A regra é a mesma para todas elas, o vencedor e o atleta que conseguir lançar o objeto na maior distância.


Peso
Os atletas devem arremessar com uma mão uma bola sólida de metal a partir de um círculo de 2,1 metros de diâmetro o mais longe possível.
O peso varia com a modalidade: no masculino tem 7,26 kg, e no feminino, 4 kg, e a esfera tem diâmetro um pouco menor.
Nas competições oficiais, cada atleta tem direito a três arremessos. Os arremessos são realizados dentro de uma área própria com 2,13m de diâmetro.



Disco
Esta é a mais antiga das provas de lançamento. Teve importância capital nos jogos antigos da antiga Grécia. O atleta deve segurar um disco plano contra os dedos da mão e antebraço. Depois, deve girar sobre seu corpo em uma área circular de 2,5 metros de diâmetros e lançar o disco para frente na maior distância possível.
Nas provas oficiais, cada lançador tem direito a três lançamentos. O lançamento é realizado dentro de um círculo com 2,5m com uma “gaiola” de proteção de, aproximadamente, 4m de altura.



Martelo
O objetivo do atleta e lançar para frente uma bola de ferro presa a um arame metálico com uma alça na extremidade. Para o lançamento, o atleta pode dar três giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais três giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento. Se o martelo cai no terreno dentro de um ângulo de 90 graus, o arremesso é considerado válido.
O martelo e um aparelho composto por uma bola, presa a uma alça por um arame. Seu tamanho total não deve ultrapassar 1,2m e seu peso e variável de acordo com a categoria: no masculino pesa pouco mais de 7 k e no feminino 4kg.



Dardo
É uma modalidade que simboliza as caças com lanças da Antiguidade. Na prova, os atletas, sempre com o braço totalmente estendido, devem lançar o dardo o mais longe possível. Os lançamentos de dardo são realizados em um corredor com 4m de largura e, aproximadamente, 36,5 de comprimento.
O dardo utilizado nas provas de atletismo e uma espécie de lança, fabricado em metal ou ainda em fibra de carbono ou de vidro.
• No feminino, o dardo tem 2,3m de comprimento, e peso de 0,6 kg.
• Já no lançamento de dardo masculino, o peso e de 0,8 kg e o cumprimento de 2,7 m.


Agora que você já leu e copiou o texto acima, vamos para a segunda parte da atividade!

1- Como é feito o lançamento de disco?
2- Qual é o objetivo do arremesso de peso?





INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.


Nesta aula vamos trabalhar os Members of the Family (Membros da Família). .

Caso consiga, segue uma sugestão de vídeo para treinar as palavras.


Agora, let’s go!

Observe a imagem abaixo.


Vamos estudar a escrita dos members of the family completando as frases abaixo com as palavras corretas.

Caso não tenha a folha para completar as frases, registre-as em seu caderno e em seguida complete com as palavras que faltam.


ACTIVITY

As palavras que serão usadas são as da imagem da página anterior.

1 . I am 12 years old. I am a student at Seventh Grade (7thA). My ______________Ted is 80 years old.

2 . My __________ is Linda.She is 10 years old.

3 . My __________ is Joe. He is 50 years old and my ___________ is Chris.She is 47 years old.

4.  My ____________ is Jenny. She is 72 years old.

5 . My ______ is Louis. He is 9 years old.


Boa atividade!