Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler a notícia CONHEÇA OS RITMOS TÍPICOS CARIMBÓ E TECNOBREGA das páginas 25 e 26. Responder às perguntas do Grupo 3 – Leitura da notícia (a, b, c, d, e) da página 22.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Preencher a tabela abaixo comparando os três textos lidos (roteiro turístico, reportagem e notícia). Observação: Você pode preencher a tabela na própria folha que você recebeu da escola. Se achar que tem pouco espaço, diminua a letra ou copie a tabela em seu caderno.
Professor Paulo
Livro Didático – Matemática Bianchini
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Capítulo 09
Tópico – Escala
Págs. 200, 201, 202 e 203.
Exs. 12 e 19.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Capítulo 09
Unid 3 – Proporção
Págs. 203, 204 e 205.
Exs. 21 e 24.
Professora Silvana
As grandes navegações – páginas 118 a 122
PRIMEIRA AULA
Pesquise em seu livro didático (páginas 118 a 122) a definição de:
a) Cruzadas
b) Especiarias
c) Pioneiro
d) Portulano
e) Bússola
f) Infiéis
SEGUNDA AULA
Leia os textos e responda as questões abaixo – páginas 118 a 122
1- Os primeiros navegantes europeus enfrentaram diversos perigos. Alguns reais e outros imaginários. Cite esses perigos.
2- Quais os produtos consumidos na Europa no decorrer do século XIV?
3- Escreva o nome das especiarias da época das grandes navegações de acordo com suas características.
a) Usada como bebida medicinal (estimulante). _______________________
b) Mais cara do mundo. _______________________
c) Conhecida antes de cristo. _________________
d) Usado nas indústrias de carnes, de licores e bebidas leves. ____________________
e) A mais antiga das especiarias. ________________________
f) Atualmente é cultivada em vários lugares do mundo. _____________________
TERCEIRA AULA
Preencha a cruzadinha.
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 19 DO LIVRO DIDÁTICO O SERTÃO
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 164, 165, 166, 167, 168 e 170 do livro didático de Geografia que fala sobre o Sertão.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os aspectos naturais da Região Nordeste, clicando no link abaixo:
Assista também a videoaula que fala sobre os aspectos econômicos do Sertão Nordestino, clicando no link abaixo:
Para descontrair assista o desenho animado do Calango Lengo sobre a vida difícil no Sertão, clicando no link abaixo:
Após realizada a leitura das páginas 164, 165, 166, 167, 168 e 170 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Onde se localiza a sub-região do Sertão?
b) Qual tipo de clima predomina no Sertão?
c) No Sertão quantos meses secos ocorrem por ano?
d) Qual é a vegetação nativa do Sertão?
e) Como é chamado o grande rio permanente ou perene (que não seca) que atravessa o Sertão.
f) Qual a extensão, onde nasce e onde deságua o Rio São Francisco?
g) Quais são as usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio São Francisco?
h) O Rio São Francisco além de ser importante para a produção de energia elétrica, é muito importante para outras atividades. Quais são estas atividades?
i) Quais são os principais produtos agrícolas cultivados no Sertão?
j) A fruticultura desenvolveu-se com sucesso no Sertão, graças ao uso de técnicas de irrigação implantadas a partir dos anos 1980. Duas áreas se destacam: a do vale do Rio Açu, no Rio Grande do Norte, e a do vale submédio do Rio São Francisco, onde se localizam dois centros urbanos muito importantes: os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Quais tipos de frutas são cultivados nestas áreas de fruticultura irrigada?
k) Qual recurso técnico poderia ser utilizado pelos governos federal e estaduais para combater a seca no Sertão?
Professor Nivaldo
SP faz escola atividade 1 – impacto ambiental pagina 78
Professora Andreia
Observe a obra “Noite Estrelada” de Vicent Van Gogh com atenção:
Após observar com atenção a obra “Noite Estrelada”, copie as questões abaixo em seu caderno e responda:
1- Quais cores estão presentes na imagem?
2- O que você consegue ver na imagem?
3- Por que você acha que o autor fez essa pintura?
4- O que você sente ao observar a imagem? Por quê?
5- Se você fosse o dono dessa obra, que nome você colocaria para essa pintura? Por quê?
Professora Ana Lúcia
Coloque (V) para verdadeiro ou (F) para falso para as situações
relacionadas ao FUTSAL:
( ) Na saída de bola no começo do jogo do futsal (tiro de saída) ou após
a marcação de um gol, a bola poderá ser passada para trás.
( ) O lateral deverá ser cobrado com as mãos.
( ) O lateral deverá ser cobrado com os pés.
( ) Após a cobrança de um lateral, a bola entra direto no gol sem tocar
em nenhum jogador. Este gol será válido.
( ) O goleiro poderá cobrar um Arremesso de meta com as mãos ou com os
pés.
( ) Um jogador de linha também poderá cobrar um arremesso de meta.
( ) O goleiro cobra um arremesso de meta (com as mãos) e a bola sem que
tenha sido tocada por qualquer jogador entra direto no gol adversário. O gol será
considerado válido.
( ) O tempo máximo para a cobrança de um lateral ou escanteio será de 4
segundos. Depois disso, será marcada reversão com posse de bola para a
equipe adversária.
( ) Após um recuo da bola com os pés por parte de um companheiro
de time, o goleiro poderá receber a bola com as mãos.
( ) O goleiro bate um arremesso de meta para um companheiro que recebe
a bola e devolve para o goleiro. Este não poderá pegar a bola com as
mãos, mas, poderá recebê-la com os pés.
( ) O jogo de futsal categoria principal ou adulto terá a duração de
dois tempos de 20 minutos cada.
( ) Um jogador foi expulso do jogo (recebeu o cartão vermelho). Após 2
minutos o seu time poderá colocar outro jogador para substituir o que
foi expulso.
( ) Após um jogador ter sido expulso, seu time acabou de sofrer um gol.
Neste momento poderá colocar outro jogador para substituir aquele que
foi expulso.
( ) Cada time de futsal deverá ter 5 jogadores para começar a partida.
Mas, se um chegar atrasado, poderá começar com 4 jogadores.
( ) O goleiro não poderá atuar como se fosse um jogador de linha quando
estiver fora da área penal.
( ) Caso o goleiro faça uma defesa com as mãos fora da área penal, será
marcada penalidade máxima, também conhecido como pênalti.
( ) Antigamente o futsal era conhecido como futebol de salão.
( ) O futsal é jogado numa quadra retangular com a trave de mede 3
metros de largura por dois de altura.
( ) O futsal é jogado em uma quadra quadrada em que as traves medem 3
metros de largura por 2 de altura.
( ) Messi é considerado o maior jogador de futsal do mundo.
( ) Falcão é conhecido como o maior jogador de futebol do mundo.
( ) Pelé e Falcão são conhecidos como os maiores jogadores de futebol e
futsal do mundo, respectivamente.
( ) Os principais fundamentos do futsal são domínio ou recepção de
bola, controle de bola, condução de bola, passe, o drible, a finta, o
chute e o cabeceio.
( ) Após a 5ª falta cometida pela equipe, o adversário terá direito ao
tiro livre dos 10 metros a cada falta recebida.
( ) O jogador advertido com dois cartões amarelos no mesmo jogo, será
expulso da partida, podendo jogar normalmente o próximo jogo.
( ) O jogador advertido com dois cartões amarelos no mesmo jogo, será
expulso da partida, e, ficará suspenso da próxima partida da sua
equipe.
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à
escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje iniciaremos a ACTIVITY 4.
a) Let’s read what happened in the
past in New Zealand.
(Vamos ler o que aconteceu no passado na Nova Zelândia.)
Historical Emergencies (Emergências Históricas)
1- 1929 The earthquake damaged buildings and caused
massive landslides.
2- 1999 Extreme rainfall resulted in flooding in the
Hokianga area. 270 people were evacuated.
3- 2007 A cyclone destroyed buildings and sinked
boats.
4- 2013 Strong winds, heavy rain and thunderstorms crossed
New Zealand. The winds caused lots of damage.
Agora associe os números de 1 a 4 às respectivas traduções das orações,
em Português.
( ) Ventos fortes, chuva pesada e trovoadas cruzaram a Nova
Zelândia. Os ventos causaram muito prejuízo.
( ) Tempestade extrema resultou em inundações na área
Hokianga.270 pessoas foram evacuadas.
( ) Um terremoto destruiu edifícios e causou deslizamentos
em massa.
( ) Um ciclone destruiu edifícios e afundou barcos.
(Registre a resposta em seu caderno)
Boa atividade!