CONTEÚDO DO 7º ANO - SEMANA DE 21 A 25 DE SETEMBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA


Ler a notícia CONHEÇA OS RITMOS TÍPICOS CARIMBÓ E TECNOBREGA das páginas 25 e 26. Responder às perguntas do Grupo 3 – Leitura da notícia (a, b, c, d, e) da página 22.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Preencher a tabela abaixo comparando os três textos lidos (roteiro turístico, reportagem e notícia). Observação: Você pode preencher a tabela na própria folha que você recebeu da escola. Se achar que tem pouco espaço, diminua a letra ou copie a tabela em seu caderno.






Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 09
Tópico – Escala

Págs. 200, 201, 202 e 203.
Exs. 12 e 19.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Capítulo 09
Unid 3 – Proporção

Págs. 203, 204 e 205.
Exs. 21 e 24.





Professora Silvana

As grandes navegações – páginas 118 a 122

PRIMEIRA AULA


Pesquise em seu livro didático (páginas 118 a 122) a definição de:
a) Cruzadas
b) Especiarias
c) Pioneiro
d) Portulano
e) Bússola
f) Infiéis


SEGUNDA AULA

Leia os textos e responda as questões abaixo – páginas 118 a 122

1- Os primeiros navegantes europeus enfrentaram diversos perigos. Alguns reais e outros imaginários. Cite esses perigos.

2- Quais os produtos consumidos na Europa no decorrer do século XIV?

3- Escreva o nome das especiarias da época das grandes navegações de acordo com suas características.
a) Usada como bebida medicinal (estimulante). _______________________
b) Mais cara do mundo. _______________________
c) Conhecida antes de cristo. _________________
d) Usado nas indústrias de carnes, de licores e bebidas leves. ____________________
e) A mais antiga das especiarias. ________________________
f) Atualmente é cultivada em vários lugares do mundo. _____________________


TERCEIRA AULA

Preencha a cruzadinha.






Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 19 DO LIVRO DIDÁTICO O SERTÃO

PRIMEIRA AULA


Faça a leitura das páginas 164, 165, 166, 167, 168 e 170 do livro didático de Geografia que fala sobre o Sertão.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre os aspectos naturais da Região Nordeste, clicando no link abaixo:



Assista também a videoaula que fala sobre os aspectos econômicos do Sertão Nordestino, clicando no link abaixo:



Para descontrair assista o desenho animado do Calango Lengo sobre a vida difícil no Sertão, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 164, 165, 166, 167, 168 e 170 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Onde se localiza a sub-região do Sertão?

b) Qual tipo de clima predomina no Sertão?

c) No Sertão quantos meses secos ocorrem por ano?

d) Qual é a vegetação nativa do Sertão?

e) Como é chamado o grande rio permanente ou perene (que não seca) que atravessa o Sertão. 

f) Qual a extensão, onde nasce e onde deságua o Rio São Francisco?

g) Quais são as usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio São Francisco?

h) O Rio São Francisco além de ser importante para a produção de energia elétrica, é muito importante para outras atividades. Quais são estas atividades?

i) Quais são os principais produtos agrícolas cultivados no Sertão?

j) A fruticultura desenvolveu-se com sucesso no Sertão, graças ao uso de técnicas de irrigação implantadas a partir dos anos 1980. Duas áreas se destacam: a do vale do Rio Açu, no Rio Grande do Norte, e a do vale submédio do Rio São Francisco, onde se localizam dois centros urbanos muito importantes: os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Quais tipos de frutas são cultivados nestas áreas de fruticultura irrigada?

k) Qual recurso técnico poderia ser utilizado pelos governos federal e estaduais para combater a seca no Sertão?





Professor Nivaldo

SP faz escola atividade 1 – impacto ambiental pagina 78






Professora Andreia

Observe a obra “Noite Estrelada” de Vicent Van Gogh com atenção:


Após observar com atenção a obra “Noite Estrelada”, copie as questões abaixo em seu caderno e responda:

1- Quais cores estão presentes na imagem? 

2- O que você consegue ver na imagem? 

3- Por que você acha que o autor fez essa pintura? 

4- O que você sente ao observar a imagem? Por quê? 

5- Se você fosse o dono dessa obra, que nome você colocaria para essa pintura? Por quê?





Professora Ana Lúcia

Coloque (V) para verdadeiro ou (F) para falso para as situações relacionadas ao FUTSAL:


( ) Na saída de bola no começo do jogo do futsal (tiro de saída) ou após a marcação de um gol, a bola poderá ser passada para trás.

) O lateral deverá ser cobrado com as mãos.

) O lateral deverá ser cobrado com os pés.

( ) Após a cobrança de um lateral, a bola entra direto no gol sem tocar em nenhum jogador. Este gol será válido.

) O goleiro poderá cobrar um Arremesso de meta com as mãos ou com os pés.

) Um jogador de linha também poderá cobrar um arremesso de meta.

( ) O goleiro cobra um arremesso de meta (com as mãos) e a bola sem que tenha sido tocada por qualquer jogador entra direto no gol adversário. O gol será considerado válido.

( ) O tempo máximo para a cobrança de um lateral ou escanteio será de 4 segundos. Depois disso, será marcada reversão com posse de bola para a equipe adversária.

( ) Após um recuo da bola com os pés por parte de um companheiro de time, o goleiro poderá receber a bola com as mãos.

( ) O goleiro bate um arremesso de meta para um companheiro que recebe a bola e devolve para o goleiro. Este não poderá pegar a bola com as mãos, mas, poderá recebê-la com os pés.

( ) O jogo de futsal categoria principal ou adulto terá a duração de dois tempos de 20 minutos cada.

( ) Um jogador foi expulso do jogo (recebeu o cartão vermelho). Após 2 minutos o seu time poderá colocar outro jogador para substituir o que foi expulso.

( ) Após um jogador ter sido expulso, seu time acabou de sofrer um gol. Neste momento poderá colocar outro jogador para substituir aquele que foi expulso.

( ) Cada time de futsal deverá ter 5 jogadores para começar a partida. Mas, se um chegar atrasado, poderá começar com 4 jogadores.

( ) O goleiro não poderá atuar como se fosse um jogador de linha quando estiver fora da área penal.

( ) Caso o goleiro faça uma defesa com as mãos fora da área penal, será marcada penalidade máxima, também conhecido como pênalti.

) Antigamente o futsal era conhecido como futebol de salão.

( ) O futsal é jogado numa quadra retangular com a trave de mede 3 metros de largura por dois de altura.

( ) O futsal é jogado em uma quadra quadrada em que as traves medem 3 metros de largura por 2 de altura.

) Messi é considerado o maior jogador de futsal do mundo.

) Falcão é conhecido como o maior jogador de futebol do mundo.

( ) Pelé e Falcão são conhecidos como os maiores jogadores de futebol e futsal do mundo, respectivamente.

( ) Os principais fundamentos do futsal são domínio ou recepção de bola, controle de bola, condução de bola, passe, o drible, a finta, o chute e o cabeceio.

( ) Após a 5ª falta cometida pela equipe, o adversário terá direito ao tiro livre dos 10 metros a cada falta recebida.

( ) O jogador advertido com dois cartões amarelos no mesmo jogo, será expulso da partida, podendo jogar normalmente o próximo jogo.

( ) O jogador advertido com dois cartões amarelos no mesmo jogo, será expulso da partida, e, ficará suspenso da próxima partida da sua equipe.







Professor Fernando


Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje iniciaremos a ACTIVITY 4.

a) Let’s read what happened in the past in New Zealand. (Vamos ler o que aconteceu no passado na Nova Zelândia.)

Historical Emergencies (Emergências Históricas)

1-   1929 The earthquake damaged buildings and caused massive landslides.

2-   1999 Extreme rainfall resulted in flooding in the Hokianga area. 270 people were evacuated.

3-   2007 A cyclone destroyed buildings and sinked boats.

4-  2013 Strong winds, heavy rain and thunderstorms crossed New Zealand. The winds caused lots of damage.


Agora associe os números de 1 a 4 às respectivas traduções das orações, em Português.

(   ) Ventos fortes, chuva pesada e trovoadas cruzaram a Nova Zelândia. Os ventos causaram muito prejuízo.

(   ) Tempestade extrema resultou em inundações na área Hokianga.270 pessoas foram evacuadas.

(   ) Um terremoto destruiu edifícios e causou deslizamentos em massa.

(   ) Um ciclone destruiu edifícios e afundou barcos.


(Registre a resposta em seu caderno)


Boa atividade!