CONTEÚDO DO 7º ANO - SEMANA DE 23 A 27 DE NOVEMBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA



Responder às questões 1, 2, 3, 4, 5 e 6 do quadro Texto em construção das páginas 209 e 210.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Analisar a Charge e responder às questões 1 à 5 da página 211.






Professor Paulo

SP Faz Escola – Volume 3



AULA 1 e 2

Situação de Aprendizagem 1. Pág.59 e 60. Atividade 3 e 4.


AULA 3 e 4

Situação de Aprendizagem 1. Pág.61. Atividade 5 e 6.






Professora Silvana

América portuguesa: colonização – páginas 153 a 158



PRIMEIRA AULA

Realize a leitura da página 154 e responda as questões do DIALOGANDO.


SEGUNDA AULA

Sobre o período de 1500 a 1530 na América Portuguesa, responda: (páginas 154 a 156)

1- Por que Portugal não se interessou pela colonização efetiva da América durante este período?

2- O que são feitorias e escambo?

3- Indique as razões que levaram a Coroa Portuguesa a iniciar o processo de colonização da América?

4- Para combater os franceses, garantir a posse da terra e produzir riquezas, D. João III decidiu ocupar efetivamente o Brasil e enviou para cá uma expedição.

a) Que expedição foi essa? E quem chefiou?
b) Quais foram suas realizações?


TERCEIRA AULA

A colonização da América Portuguesa a partir de 1530 envolveu a criação das chamadas Capitanias Hereditárias. Leia sobre o assunto e responda: (157 e 158)

1- O que foram capitanias hereditárias?

2- Por que o sistema de Capitanias Hereditárias não deu certo?

3- Explique por que o sistema de Capitanias Hereditárias foi bem sucedido em Pernambuco e São Vicente?

4- Responda o exercício 3 do livro didático – página 174.






Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 25 DO LIVRO DIDÁTICO REGIÃO SUL: O MEIO NATURAL

PRIMEIRA AULA



Faça a leitura das páginas 218 a 224 do livro didático de Geografia que fala sobre a Região Sul: o meio natural.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a Região Sul, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 218 a 224 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Observe o mapa da figura 1 da página 218 e diga quais são os três estados que fazem parte da Região Sul?

b) A Região Sul do Brasil faz fronteira com quais países?

c) Observe o mapa da figura 2 da página 219 e cite o nome de cinco Serras localizadas na Região Sul.

d) Quais são os dois tipos de planícies encontradas na Região Sul?

e) Observe o mapa da figura 6 da página 221 e diga quais são as três grandes unidades de relevo da Região Sul?

f) Qual tipo de clima predomina na Região Sul?

g) Quais são as temperaturas médias anuais e a precipitação total anual da Região Sul?

h) A Região Sul conta com rios caudalosos e extensos que correm em áreas planálticas e apresentam quedas de água aproveitadas para a produção de energia elétrica. Cite o nome de alguns rios da Região Sul que têm suas águas aproveitadas para a geração de energia elétrica.

i) Qual é o nome de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, localizada no Rio Paraná?

j) O que é o Aquífero Guarani?

k) Observe a figura 12 da página 224 e diga quais estados do Brasil além dos três estados da Região Sul, têm parte do Aquífero Guarani em seu subsolo?






Professor Nivaldo

Livro didático pagina 160 O domínio do cerrado leitura e responder “de olho no tema” pagina 162.








Professora Andreia

FOTOGRAFIA

VOCÊ GOSTA DE FOTOGRAFIA? ENTÃO ASSISTA UM VÍDEO QUE CONTA UM POUCO A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E FAÇA ANOTAÇÕES EM SEU CADERNO.



TENDO EM VISTA QUE A FOTOGRAFIA É UMA EXPRESSÃO ARTÍSTICA QUE UTILIZA UMA TÉCNICA QUE, POR INTERMÉDIO DA EXPOSIÇÃO DE UMA SUPERFÍCIE LUMINOSA E FOTOSSENSÍVEL, CAPTA IMAGENS DE OBJETOS, AMBIENTES, ANIMAIS E PESSOAS, ESTA ATIVIDADE PROPÕE UMA SONDAGEM SOBRE SEU REPERTÓRIO PESSOAL EM RELAÇÃO À ESSA FORMA DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA, EM RELAÇÃO A FOTOGRAFIA, LEVANTANDO QUESTÕES SOBRE O GRAU DE CONVÍVIO COM O ATO DE FOTOGRAFAR, AMPLIANDO AS REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL PARA A FOTOGRAFIA DIGITAL E DE COMO SÃO ORGANIZADOS OS ÁLBUNS FÍSICOS E VIRTUAIS, ESCOLHAS DOS FILTROS E INTERVENÇÕES DIGITAIS REALIZADAS SOBRE IMAGENS.


COPIE AS QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO E RESPONDA:

1. VOCÊ TEM O COSTUME DE FOTOGRAFAR? QUAIS EQUIPAMENTOS COSTUMA UTILIZAR, CELULAR OU CÂMERAS FOTOGRÁFICAS? 

2. O QUE VOCÊ FOTOGRAFA? PESSOAS, ANIMAIS, PAISAGENS, OBJETOS?

3. VOCÊ TEM O COSTUME DE IMPRIMIR FOTOS? POSSUI FOTOS IMPRESSAS EM SUA CASA? 

4. CONHECE ALGUM FOTÓGRAFO FAMOSO BRASILEIRO OU INTERNACIONAL? 

5. DE QUE FORMA VOCÊ TEM ACESSO AO UNIVERSO FOTOGRÁFICO? 

6. POR MEIO DE FILTROS OU APLICATIVOS É POSSÍVEL TRANSFORMAR AS IMAGENS, FAZENDO CRIAÇÕES E INTERVENÇÕES SOBRE ELAS. VOCÊ COSTUMA UTILIZAR ESTES RECURSOS? QUAIS? 

7. COMO VOCÊ COSTUMA ARMAZENAR SUAS IMAGENS? VOCÊ AS ORGANIZA EM ÁLBUNS VIRTUAIS?
 
8. CONHECE ALGUÉM QUE TRABALHA COM FOTOGRAFIAS? QUAL TIPO DE TRABALHO UM FOTÓGRAFO PODE FAZER?






Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte de rede.

Habilidades: Identificar as características que constituem o esporte de rede na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).

Olá 5º ano, vocês sabem como é a contagem de pontos no jogo de Voleibol?



O voleibol é jogado por pontos, e não por tempo. Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. Deve haver também uma diferença de no mínimo dois pontos com relação ao placar do adversário - caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida. O vencedor será aquele que conquistar primeiramente três sets.

Como o jogo termina quando um time completa três sets vencidos, cada partida de voleibol dura no máximo cinco sets. Se isto ocorrer, o último recebe o nome de tie-break e termina quando um dos times atinge a marca de 15, e não 25 pontos. Como no caso dos demais, também é necessária uma diferença de dois pontos com relação ao placar do adversário.

Para um melhor entendimento clica aqui:



ATIVIDADE:

1- Agora é a sua vez. Explique como é a contagem de pontos no Voleibol.






Professor Fernando