Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
LIVRO DIDÁTICO
SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
Págs. 78 e 79. Realizar as atividades do tópico Para saber mais.
Tarefa: Após realizar a atividade do tópico Agora é com você! Realizar uma pesquisa sobre sonetos, quartetos, tercetos, sequência recursiva e não recursiva.
QUARTA AULA
Pág. 82. Realizar os exercícios complementares nº 1, 2, 3 e 6.
Leitura do texto As cidades se libertam (página 52).
SEGUNDA AULA
• Assista ao vídeo abaixo:
• Faça a leitura do texto As cruzadas (páginas 53 até 55).
TERCEIRA AULA
Hora de treinar o conhecimento, para isso acesse o link abaixo para a realização da atividade lúdica.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR
OBS.: TIRAR PRINT DO RESULTADO E ENVIAR PARA A PROFESSORA
ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR A PRESENÇA DE VOCÊS!
Bons estudos!
Faça a leitura das páginas 47 a 50 do livro didático de Geografia que fala sobre o crescimento da população brasileira, natalidade e fecundidade em queda e a redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida.
Para complementar o assunto assista à videoaula que aborda o crescimento da população brasileira, natalidade e fecundidade em queda e a redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida, clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
Faça a leitura do texto da página 51 sobre a mortalidade infantil. Após realizada a leitura responda em seu caderno as questões 1 e 2.
Tema 2 A ESTRUTURA DOS VIRUS.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
LIVRO DIDÁTICO
Responder às atividades 1 à 4 da página 128; ler as explicações da página 129; responder às questões 1 e 2 e ler os textos explicativos da página 130.
MATEMÁTICA
1. Zé está viajando com seu carro de motor flex. Ao parar no primeiro posto para abastecer seu veiculo, ele ficou em dúvida se abastecia com gasolina ou etanol. O preço do litro da gasolina nesse posto era R$ 3,689 e o do litro do etanol, R$ 1,897.
A. Sabendo que o carro de Zé percorre 12 km com 1 litro de gasolina e 9 km com 1 litro de etanol, quantos litros de cada combustível ele usaria para rodar 360 km?
B. Com qual combustível ele economizará mais abastecendo nesse posto? Justifique sua resposta.
SEGUNDA AULA
4. Responda:
A. Toda potência com expoente zero e base diferente de zero é igual à .............
B. Toda potência com expoente 1 é igual à ................
TERCEIRA AULA
Págs. 78 e 79. Realizar as atividades do tópico Para saber mais.
Tarefa: Após realizar a atividade do tópico Agora é com você! Realizar uma pesquisa sobre sonetos, quartetos, tercetos, sequência recursiva e não recursiva.
QUARTA AULA
Pág. 82. Realizar os exercícios complementares nº 1, 2, 3 e 6.
HISTÓRIA
Professora Silvana
LIVRO DIDÁTICO
Olá queridos alunos! Nesta aula iremos continuar trabalhando o conteúdo do capítulo 3 do livro didático Mudanças na Europa Feudal
PRIMEIRA AULA
LIVRO DIDÁTICO
Olá queridos alunos! Nesta aula iremos continuar trabalhando o conteúdo do capítulo 3 do livro didático Mudanças na Europa Feudal
Leitura do texto As cidades se libertam (página 52).
Após a leitura realize as atividades abaixo.
1- Descreva o processo de libertação das cidades.
2- Qual o conceito de carta de franquia?
3- Escreva a importância das cartas de franquia para a emancipação das cidades medievais.
SEGUNDA AULA
• Assista ao vídeo abaixo:
• Faça a leitura do texto As cruzadas (páginas 53 até 55).
Após assistir o vídeo e realizar a leitura responda as questões abaixo:
1- Por que cristões europeus faziam peregrinações a centros religiosos?
2- Cite os 3 centros mais frequentados pelos peregrinos naquela época.
3- Qual a definição de Cruzadas?
4- Qual o conceito de penitencia e terra santa?
5- Quais os motivos originaram as Cruzadas?
6- Quais os interesses da nobreza nas Cruzadas?
7- Quais os interesses dos comerciantes nas Cruzadas?
8- Escreva sobre as mudanças causadas pelas cruzadas.
9- Quantas cruzadas foram organizadas? Faça um resumo sobre as principais cruzadas.
10- Quais as consequências causadas pelas cruzadas?
TERCEIRA AULA
Hora de treinar o conhecimento, para isso acesse o link abaixo para a realização da atividade lúdica.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR
OBS.: TIRAR PRINT DO RESULTADO E ENVIAR PARA A PROFESSORA
ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR A PRESENÇA DE VOCÊS!
Bons estudos!
GEOGRAFIA
Professor Eduino
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 5 DO LIVRO DIDÁTICO A POPULAÇÃO BRASILEIRA.
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 5 DO LIVRO DIDÁTICO A POPULAÇÃO BRASILEIRA.
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 47 a 50 do livro didático de Geografia que fala sobre o crescimento da população brasileira, natalidade e fecundidade em queda e a redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida.
Para complementar o assunto assista à videoaula que aborda o crescimento da população brasileira, natalidade e fecundidade em queda e a redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida, clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 47 a 50 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) Quais são as duas causas básicas para o crescimento populacional brasileiro?
b) Quais povos são os formadores da população brasileira?
c) Quais foram os imigrantes livres que vieram para o Brasil?
d) Quantos milhões de imigrantes entraram no Brasil entre 1887 e 1930?
e) Nos últimos anos houve um aumento expressivo de imigrantes no Brasil. Qual é a nacionalidade destes imigrantes?
f) A taxa de natalidade corresponde a que?
g) A taxa de mortalidade corresponde a que?
h) A partir de 1961, ocorreu uma redução mais acentuada das taxas de natalidade (número de nascimentos por mil habitantes) no Brasil. Vários fatores contribuíram para isto. Quais foram os fatores que contribuíram para a redução das taxas de natalidade?
i) O que é taxa de fecundidade?
j) Quais fatores estão relacionados à redução das taxas de mortalidade (número de mortes ou óbitos por mil habitantes) no Brasil e no Mundo?
k) Observe a figura 7 da página 50 sobre a esperança de vida ao nascer no Brasil e diga qual é a esperança de vida ao nascer para o ano de 2020?
TERCEIRA AULA
Faça a leitura do texto da página 51 sobre a mortalidade infantil. Após realizada a leitura responda em seu caderno as questões 1 e 2.
CIÊNCIAS
Tema 2 A ESTRUTURA DOS VIRUS.
Leitura pagina 47 e 48.
TERCEIRA AULA
Copiar e responder no caderno: de olho no tema pagina 49.
TERCEIRA AULA
Copiar e responder no caderno: de olho no tema pagina 49.
ARTES
Professora Andreia
POR CONTA DO FERIADO ANTECIPADO, NÓS NÃO TEREMOS ESSA AULA.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Olá queridos alunos!
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Copie em seu caderno o texto abaixo, não esqueça de enviar as fotos das atividades.
Hoje iremos aprender um pouco sobre a marcha atlética, esporte que também faz parte da modalidade do atletismo.
MARCHA ATLÉTICA E CORRIDAS
Diferenças entre o andar e o correr
Passo e Passada
Marcha Atlética
Regras
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Copie em seu caderno o texto abaixo, não esqueça de enviar as fotos das atividades.
Hoje iremos aprender um pouco sobre a marcha atlética, esporte que também faz parte da modalidade do atletismo.
MARCHA ATLÉTICA E CORRIDAS
A marcha e a corrida são as formas mais comuns de deslocamento do ser humano. São considerados movimentos naturais e fazem parte das ações técnicas realizadas na maioria dos esportes. A corrida realizada de forma regular e sistemática é uma das formas de exercício físico que melhor satisfaz, no geral, as necessidades do organismo. A sua prática melhora as condições de funcionamento dos sistemas respiratório, cardíaco e circulatório, exercitando um grande número de músculos.
Portanto, a diferença essencial entre a marcha e a corrida é a ausência de um período de duplo apoio e a presença de um período de voo no qual nenhum dos pés está em contato com o solo. Por essa razão, a corrida pode ser descrita como uma sucessão de saltos nos quais o corpo se apoia alternadamente.
Diferenças entre o andar e o correr
• Andar: não há interrupção do contato do corpo com o chão – um dos pés está sempre realizando este contato, havendo, inclusive, um momento de duplo apoio com a superfície.
• Correr: nesta ação somente um dos pés estará em contato com o solo, sendo que, em função da intensidade do impulso, aparece a fase aérea (momento em que os dois pés não têm contato com o solo).
Passo e Passada
Os termos passo e passada tem sido usado por diferentes profissionais para dizer a mesma coisa. Contudo, a passada deve ser entendida como o ciclo do contato do pé até o contato do mesmo pé, ou seja, intervalo entre os sucessivos contatos do mesmo pé.
O passo, por sua vez, é a unidade que consiste de dois contatos consecutivos de pés diferentes, sendo, portanto, a metade de uma passada.
Marcha Atlética
É uma prova na qual os atletas só podem andar em uma progressão de passos de tal maneira, que o marchador se mantenha em contato com o chão.
A Perna que balança tem que estar reta do momento do primeiro contato com o chão até que se ache em posição vertical.
As provas podem ser disputadas em:
– 20 Km ou 50 km Masculino.
– 20 Km Feminino.
Regras
A marcha atlética é uma forma de progressão por passos na qual o marchador estabelece contato com o solo de tal forma que não seja visível (a olho nu) qualquer perda de contato. A perna que avança terá de estar estendida (isto é, não flexionar o joelho) desde o momento em que entra em contato com o solo a frente até a passagem pela posição vertical.
Agora que você já leu e copiou o texto acima, vamos para a segunda parte da atividade!
1) Explique o que é a marcha atlética.
2) Quais são os benefícios para quem pratica corrida de forma regular?
INGLÊS
Professor Fernando
POR CONTA DO FERIADO ANTECIPADO, NÓS NÃO TEREMOS ESSA AULA.