CONTEÚDO DO 7º ANO - SEMANA DE 26 A 30 DE OUTUBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA



Ler a tirinha da página 193 e responder por escrito às questões 1, 2 e 3 do quadro Converse com a turma. Responder também as atividades A, B, C, D, E das páginas 193 e 194. Ler os quadros explicativos da página 194.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Responder às questões 1, 2 e 3 da página 195.





Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 08
Unid 1 – Reconhecendo a simetria

Págs. 175, 176 e 177.
Ex. 1 e 2.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Capítulo 08
Tópico – Exercícios Propostos - Continuação

Págs. 178 e 179.
Ex. 3, 4 e 9





Professora Silvana

Queridos alunos, no início do ano letivo estudamos sobre o Império Asteca e o Império Inca, mais especificamente sobre as técnicas e saberes.

Lembrando que:
  • Os astecas foram uma das principais civilizações pré-colombianas (conjunto de povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus) e viviam na região da Mesoamérica. A capital do Império Asteca – Tenochtitlán – foi estabelecida no local onde hoje fica a Cidade do México, capital desse país. Os astecas ficaram conhecidos por terem desenvolvido uma civilização bastante sofisticada.
  • O Império Inca foi um grande império indígena que floresceu a partir da região do atual Peru. Os incas foram povos indígenas que, como os astecas, eram conquistadores, pois seu grande poder e riqueza apoiavam-se no controle e nos impostos cobrados de diversos outros povos. A capital inca era Cuzco.

Após a descoberta da América por Colombo, em 1492, muitos navegantes e aventureiros contratados e auxiliados pela coroa espanhola, interessaram-se e lançaram-se às águas do Atlântico com o objetivo de melhor explorar as terras do novo mundo. Diante deste fato os povos astecas e os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis.

Portanto nesta aula vamos aprender sobre essa conquista espanhola, mais especificamente sobre quem organizou a expedição, o ano do acontecimento e as ações realizadas para tal conquista.


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Tema: A conquista das terras astecas e incas – páginas 135 a 138


Mão na massa

1- Leia os textos nas páginas indicadas e complete o quadro sobre a da conquista das terras astecas e incas pelo os espanhóis.


2- Complete o diagrama.

1.Conquistador espanhol das terras astecas.
2.Imperador asteca do início da Conquista. 
3.Capital do Império Asteca.
4.Governante inca que foi ao encontro dos espanhóis. 
5.Conquistador espanhol das terras incas. 
6.Último líder da resistência inca aos espanhóis. 

1. C ___ ___ ___ ___ ___ 
2. ___ O ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ 
3. ___ ___ N ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ 
4. ___ ___ ___ ___ U ___ ___ ___ ___ 
5. ___ I ___ ___ ___ ___ ___ 
6. ___ ___ ___ A ___ * ___ ___ ___ ___ ___


TERCEIRA AULA

As razões da conquista espanhola – páginas 139 e 140

1- Segundo o historiador Matthew Restall, a conquista espanhola da América não foi rápida nem total e deveu-se a quatro fatores principais.

a) Quais são eles? Descreva sobre cada um desses fatores.
b) Cite dois fatores que você considera mais importantes.


2- Os aventureiros espanhóis Cortez e Pizarro adotaram uma estratégia semelhante para vencer os astecas e incas. Que estratégia foi essa?





Professor Eduino

CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 24 DO LIVRO DIDÁTICO REGIÃO SUDESTE: POPULAÇÃO E ECONOMIA

PRIMEIRA AULA



Faça a leitura das páginas 204, 205, 208, 209, 210 e 211 do livro didático de Geografia que fala sobre a Região Sudeste: população e economia.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a Região Sudeste: ocupação e população, clicando no link abaixo:



Assista também a videoaula que fala sobre a Região Sudeste: economia, clicando no link abaixo:



SEGUNDA AULA

Após realizada a leitura das páginas 204, 205, 208, 209, 210 e 211 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Observe a tabela 1 da página 204, e diga qual estado é o mais populoso e qual é o menos populoso da Região Sudeste?

b) Quais são os problemas sociais existentes na Região Sudeste?

c) Qual foi a porcentagem de participação do Sudeste no PIB total do Brasil em 2015?

d) Quais produtos agrícolas são cultivados na Região Sudeste?

e) O nosso estado de São Paulo se destaca na produção de quais produtos agrícolas?

f) Quais são os impactos ambientais provocados pela cultura da cana-de-açúcar?

g) O que são bacias leiteiras? Quais áreas da Região Sudeste se destacam na produção de leite e seus derivados?

h) Quais recursos minerais são encontrados na Região Sudeste?

i) Onde se localizam as principais jazidas de minério de ferro e manganês da Região Sudeste?

j) O Sudeste é o maior produtor de petróleo do Brasil. Qual estado da Região Sudeste liderou a produção regional e nacional de petróleo em 2016?





Professor Nivaldo

Livro didático pagina 153 domínios morfoclimaticos brasileiros. Leitura e responder de olho no tema pagina 153






Professora Andreia

LIVRO: SE LIGA NA ARTE



• O PALCO DIGITAL -PÁGINA 85E 86 -FAZER A LEITURA E RESPONDER AS QUESTÕES 4 , 5 E 6.

• PÁGINAS 96 E 97 – FAZER A LEITURA E RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2.

• O TEATRO NA RUA – PÁGINAS 98 E 99 – FAZER A LEITURA E RESPONDER AS QUESTÕES  3 E 4.

• PÁGINA 100 – LEITURA.

• PÁGINA 101 – LEITURA E RESPONDER A QUESTÃO 5.





Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL.

Habilidades: Identificar os diferentes elementos que constituem o esporte de invasão Handebol.

Tiro de Saída - Acontece no centro da quadra no início, reinício do jogo e após cada gol.

Tiro de Lateral - Acontece quando a bola sai da quadra pela linha lateral ou pela linha de fundo após tocar em alguém da defesa (exceto o goleiro); Para cobrar o tiro, o executante deve estar pisando com um pé sobre a linha lateral.


Tiro de Meta - Acontece quando a bola sai pela linha de fundo sendo tocada ou não pelo goleiro; O goleiro executa a cobrança, a qual deve ser realizada de dentro da sua área de gol.

Tiro Livre – Acontece nas cobranças de faltas.

Tiro de 7 Metros - Acontece quando o jogador que vai arremessar, tendo uma clara chance de gol, é impedido por um adversário.



ATIVIDADES:

1- Como se cobra o Tiro Lateral no Handebol?

2- Qual Tiro do Handebol é cobrado, quando um jogador tem uma clara chance de gol, e é impedido pelo adversário?





Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje continuaremos a ACTIVITY 5.

A. Observe a imagem do Ciclo da Água (The Water Cycle) e em seguida o texto abaixo da imagem.

(A imagem e o texto estão no Caderno do Aluno, Volume 2)

Agora faça em seu caderno a lista de todas as palavras cognatas (que parecem com o Português.)


Nesta próxima Atividade você encontrará algumas expressões do texto em Português. Observe o texto e copie a versão em Inglês na frente.

1. Uma nuvem é um grande grupo de gotículas de água que podemos ver no ar.
_____________________________________________________________

2. Chuva, neve e granizo caindo do céu são chamados de precipitação.___________________________

3. O ciclo da água é um movimento contínuo da água ao redor da Terra.
________________________________________________


(Registre a resposta em seu caderno, ou na folha impressa, se tiver.)


Boa atividade!