Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler a reportagem QUEM SÃO OS BRÔ MC´S, PRIMEIRO GRUPO DE RAP INDIGENA DO BRASIL das páginas 28 e 29. Responder os exercícios 1 (a, b, c, d, e) e 2 (a, b, c, d) da página 30.
Para conhecer um pouco mais sobre os Brô MC’s assista aos vídeos abaixo:
Koangagua
Terra Vermelha
TERCEIRA E QUARTA AULA
Responder os exercícios 2 (a, b), 3 e 4 das páginas 31 e 32. Para responder a questão 2a, da página 32, ler o quadro VERBOS DE ELOCUÇÃO na página 31.
Professor Paulo
Livro Didático – Matemática Bianchini
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Capítulo 09
Unid 4 – Propriedade fundamental das proporções
Págs. 205, 206 e 207.
Ex. 29 e 31.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Capítulo 09
Tópico – Exercícios Propostos
Págs. 208.
Ex. 34 e 38.
Professora Silvana
TEMA: AS NAVEGAÇÕES ESPANHOLAS
PRIMEIRA AULA
Assista ao vídeo sobre Pedro Álvares Cabral.
Realize a leitura no livro didático – páginas 125 e 127.
SEGUNDA AULA
Responda as questões:
1- O que buscava Cristóvão Colombo e os reis espanhóis?
2- Qual era a crença de Colombo em relação à Terra?
3- Em 12 de outubro de 1492, Colombo aportou em uma nova terra, mas ele pensava ter chegado a um território já conhecido. Qual território Colombo pensou que tinha chegado? Como ele chamou os habitantes desta terra?
4- Qual era o destino da esquadra de Pedro Álvares Cabral? Quando ela partiu de Lisboa? Quantas pessoas e barcos faziam parte da viagem?
5- O que Cabral deveria fazer com as terras que chegasse?
6- Onde eles chegaram em 22 de abril de 1500? Qual povo eles encontraram?
TERCEIRA AULA
Para refletir!
Leia o trecho da carta que o escrivão Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal, Dom Manuel, sobre as terras do atual Brasil e responda as questões – página 128.
Professor Eduino
CARO ALUNO(A) NESTA AULA IREMOS TRABALHAR O CONTEÚDO DO PERCURSO 20 DO LIVRO DIDÁTICO O MEIO-NORTE
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas 174 a 178 do livro didático de Geografia que fala sobre o Meio-Norte.
Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a sub-região do Meio-Norte, clicando no link abaixo:
SEGUNDA AULA
Após realizada a leitura das páginas 174 a 178 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
a) A sub-região do Meio-Norte compreende quais estados do Nordeste?
b) O Meio-Norte é uma sub-região de transição entre quais áreas?
c) Quais tipos de vegetação são encontrados na sub-região do Meio-Norte?
d) Qual tipo de clima predomina no Meio-Norte?
e) Quais são as médias térmicas e a precipitação total anual do Meio-Norte?
f) Quais são as duas capitais regionais do Meio-Norte?
g) Quais eram as atividades econômicas realizados no Meio-Norte até a década de 1960?
h) Para que serve o Porto de Itaqui, no Maranhão?
i) Qual é o percurso total da Ferrovia Norte-Sul e quais municípios ela ligará?
j) A facilidade de transporte da produção agropecuária e mineral pela Ferrovia Norte-Sul deverá estimular o que?
Professor Nivaldo
Livro didático pagina 144 Unidade 5 relações ecológicas e ecossistemas.
Leitura e responda: começando a unidade da página 145.
Professora Andreia
LIVRO- SE LIGA NA ARTE
FORMAS QUE A NATUREZA OFERECE - PÁGINAS 62 E 63 – FAEZR A LEITURA E RESPONDER AS QUESTÕES 2 E 3
PESQUISANDO AS ONDAS DO MAR – PÁGIANAS 64 E 65 – FAZER A LEITURA E RESPONDER AS QUESTÕES 4 E 5
HYDRAULOS, O ÓRGÃO HIDRAULICO GREGO – PÁGINA 66 – SOMENTE LEITURA
SE VOCÊ FOSSE TOCAR UM INSRTRUMENTO, QUAL SERIA¿ RESPONDA DESENHANDO EM SEU CADERNO.
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL
Habilidades: Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, no esporte de invasão Handebol.
Arremesso no Handebol
É a finalização da ação ofensiva. É um fundamento realizado sempre em direção ao gol, que necessita de muita precisão e força. A mecânica do arremesso se assemelha ao do passe de ombro – a bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente.
Os arremessos podem ser executados nas seguintes situações: parado (normalmente em tiro de 7 metros); em movimento (aumenta a força do arremesso); em suspensão (no salto), e em queda.
ATIVIDADES:
Treinando arremessos no Handebol:
1- Assistir ao vídeo:
2- Realizar os arremessos do vídeo ou da imagem e enviar a foto para a professora.
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje continuaremos a ACTIVITY 4.
b) Now let’s read what happened in the past in our country, Brazil. (Agora vamos ler o que aconteceu no passado em nosso país, Brasil.)
1- 2015 Torrential rain in Rio de Janeiro caused 30 floods in the city and problems were reported with more than 150 traffic signals.
2- 2017 Flooding in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, forced over 2,600 people to evacuate their homes.
3- 2019 “Brumadinho” landslide killed 9 people and destroyed the village of Bento
Rodrigues.
4- 2019 State of Bahia declared state of emergency after oil contaminated beaches along the coast.
Agora associe os números de 1 a 4 às respectivas traduções das orações, em Português.
( ) O Estado da Bahia declarou estado de emergência após a contaminação das praias com óleo ao longo da costa.
( ) A inundação no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, forçou mais de 2.600 pessoas evacuarem de suas casas.
( ) A chuva torrencial no Rio de Janeiro causou 30 alagamentos na cidade e problemas foram relatados com mais de 150 semáforos.
( ) O deslizamento em “ Brumadinho” matou 9 pessoas e destruiu a Vila de Bento Rodrigues.
(Registre a resposta em seu caderno)
Boa atividade!