Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler a tirinha humorística da página 229 e responder às questões 1, 2, 3 e 4 das páginas 229 e 230. Ler os textos explicativos da página 230. Ler a tira da página 230 e responder às atividades 1 e 2 da mesma página.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Responder às atividades 1 à 4 da página 231.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler a tirinha humorística da página 229 e responder às questões 1, 2, 3 e 4 das páginas 229 e 230. Ler os textos explicativos da página 230. Ler a tira da página 230 e responder às atividades 1 e 2 da mesma página.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Responder às atividades 1 à 4 da página 231.
MATEMÁTICA
Professora Paulo
Estamos dando inicio ao 2º Bimestre. Estudaremos sobre Estudo dos quadriláteros (cap. 9); sobre Área de regiões poligonais (cap. 11) e sobre áreas e volumes (cap. 12).
Optei não trabalhar de momento os caps. 4, 5 e 6 que tratam respectivamente sobre Cálculo algébrico; Polinômios e frações algébricas; Produtos notáveis e fatoração, pois acredito que o momento não é oportuno e que logo mais estaremos juntos na escola e, desta forma será possível desenvolver este conteúdo de forma mais adequada.
Agradeço imensamente a Deus por ter vocês na minha vida e peço a ele que abençoe muito cada um de vocês e também as famílias de cada um. Peço sempre para que ele nos permita passar por está situação e que traga juntamente com o fim da pandemia muito aprendizado e união para todos. Dentro do que é possível estou me esforçando ao máximo para que vocês recebam o melhor. Buscando sempre minimizar o conteúdo, mas também cumprindo os conteúdos necessários para a aprendizagem. Junto nos somos mais fortes. Um imenso abraço e vamos juntos!!
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Estamos dando inicio ao 2º Bimestre. Estudaremos sobre Estudo dos quadriláteros (cap. 9); sobre Área de regiões poligonais (cap. 11) e sobre áreas e volumes (cap. 12).
Optei não trabalhar de momento os caps. 4, 5 e 6 que tratam respectivamente sobre Cálculo algébrico; Polinômios e frações algébricas; Produtos notáveis e fatoração, pois acredito que o momento não é oportuno e que logo mais estaremos juntos na escola e, desta forma será possível desenvolver este conteúdo de forma mais adequada.
Agradeço imensamente a Deus por ter vocês na minha vida e peço a ele que abençoe muito cada um de vocês e também as famílias de cada um. Peço sempre para que ele nos permita passar por está situação e que traga juntamente com o fim da pandemia muito aprendizado e união para todos. Dentro do que é possível estou me esforçando ao máximo para que vocês recebam o melhor. Buscando sempre minimizar o conteúdo, mas também cumprindo os conteúdos necessários para a aprendizagem. Junto nos somos mais fortes. Um imenso abraço e vamos juntos!!
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
Capítulo 9 – Estudo dos quadriláteros
Págs. 191 e 192. Realizar a leitura do tópico 1 – Quadriláteros e do sub tópico – Elementos dos quadriláteros.
Resolver os exercícios propostos nº 2 e 4.
SEGUNDA AULA
Pág. 193. Realizar a leitura do tópico – Para saber mais.
Resolver os exercícios do Agora é com você.
TERCEIRA AULA
Págs. 194, 195, 196 e 197. Realizar a leitura do tópico 2 – Paralelogramos e do sub tópico – Propriedades dos paralelogramos.
Realizar os exercícios propostos nº 9, 11 e 13.
Págs. 191 e 192. Realizar a leitura do tópico 1 – Quadriláteros e do sub tópico – Elementos dos quadriláteros.
Resolver os exercícios propostos nº 2 e 4.
SEGUNDA AULA
Pág. 193. Realizar a leitura do tópico – Para saber mais.
Resolver os exercícios do Agora é com você.
TERCEIRA AULA
Págs. 194, 195, 196 e 197. Realizar a leitura do tópico 2 – Paralelogramos e do sub tópico – Propriedades dos paralelogramos.
Realizar os exercícios propostos nº 9, 11 e 13.
HISTÓRIA
Professora Silvana
2º BIMESTRE
Capítulo 4: Revolução Francesa
PRIMEIRA AULA
2º BIMESTRE
Capítulo 4: Revolução Francesa
PRIMEIRA AULA
1- Assista ao vídeo abaixo:
2- Páginas 45 e 46 - Leia o texto e responda as perguntas:
SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR SUA PRESENÇA E VALERÁ COMO NOTA DE PARTICIPAÇÃO.
Bons estudos!
2- Páginas 45 e 46 - Leia o texto e responda as perguntas:
1- Como estava dividida a sociedade francesa no Antigo Regime?
2- Como o rei francês era visto? Qual o nome desta teoria?
3- Quais os privilégios de nobres e clérigos (membros do Clero)?
4- Quais as condições dos camponeses?
SEGUNDA AULA
Observando o quadro na página 45, responda:
1- Qual o Estado possuía maior número de pessoas?
2- Quantas pessoas pertenciam ao Primeiro e Segundo Estado?
3- Qual dos grupos produzia sua renda e seus alimentos?
4- Com quais rendas viviam os outros dois Estados?
Observando as imagens presentes na página 46, responda:
1- Quem está representado nas imagens?
2- Qual das imagens representa um membro do Terceiro estado? O que você poderia afirmar sobre suas condições de vida, associando imagem e o que vimos na primeira aula?
TERCEIRA AULA
Página 46 a 47 - Leia o texto e responda as questões:
1 - Quais grupos estavam descontentes com o Antigo Regime e a forma de organização da França? Quais os motivos?
2- Como a natureza e o clima influenciaram as condições de vida na França da década de 1780?
3- Quais as condições do governo de Luis XVI, rei da França?
4- O que foi a Assembleia dos Estados Gerais? Como ele funcionava?
5- Qual era o desejo dos membros do Terceiro Estado?
ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR SUA PRESENÇA E VALERÁ COMO NOTA DE PARTICIPAÇÃO.
Bons estudos!
GEOGRAFIA
Professora Silvana
2º BIMESTRE
Percurso 4: Outras regionalizações do espaço mundial
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
2º BIMESTRE
Percurso 4: Outras regionalizações do espaço mundial
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA AULA
1- Faça a leitura das páginas 37 a 40 do livro didático sobre o segundo nível de desenvolvimento econômico e social.
SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
1- Analise as paginas 34 e 35 e responda a questão 9 da pagina 42.
2- Práticas Cartográficas: Responda a questão 11 da página 42.
ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR SUA PRESENÇA E VALERÁ COMO NOTA DE PARTICIPAÇÃO.
Bons estudos!
SEGUNDA AULA
Copiar e responder as questões abaixo:
1- Quais os subconjuntos criados pela regionalização segundo os níveis de desenvolvimento econômico e social?
2- Quais os países que fazem parte dos grupos de Países Tipo Norte e Países Tipo Sul?
3- O Brasil pertence a qual grupo e qual a sua classificação?
4- Segundo o texto qual a definição de países desenvolvidos?
5- Quais foram os investimentos dos Estados europeus ao adotarem um regime socialista?
6- Quais são os países que compõem Os Tigres Asiáticos? Cite qual a situação desses países em 1960 até os dias atuais.
7- Descreva as características dos países emergentes.
8- Coloque verdadeiro ou falso para as afirmativas a seguir:
a) ( ) A renda dos países exportadores de petróleo é elevada, porém grande parte dessa renda esta concentrada nas mãos de classes sociais privilegiadas.
b) ( ) Novos Tigres Asiáticos ou Nova Geração de Tigres Asiáticos atraíram muitos investimentos estrangeiros, diferenciando assim os países menos avançados e os em situação intermediaria.
c) ( ) Grande parte dos países menos avançados se localiza na África, Ásia e América.
TERCEIRA AULA
1- Analise as paginas 34 e 35 e responda a questão 9 da pagina 42.
2- Práticas Cartográficas: Responda a questão 11 da página 42.
ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR SUA PRESENÇA E VALERÁ COMO NOTA DE PARTICIPAÇÃO.
Bons estudos!
CIÊNCIAS
Pagina 32 e 33: copiar e responder no caderno as questões de 1 a 5.
ARTES
Professora Andreia
QUERIDOS ALUNOS,ENTRAMOS NO MÊS DE JUNHO,O MÊS DAS FESTAS JUNINAS. E NESSE PERÍODO SEMPRE LEMBRAMOS DE UM GRANDE ARTISTA ÍTALO-BRASILEIRO: ALFREDO VOLPI,O PINTOR DAS BANDEIRINHAS.
CONHECENDO O ARTISTA
ALFREDO FOGUEBECCA VOLPI (1896-1988) FOI UM PINTOR ÍTALO-BRASILEIRO CONSIDERADO UM DOS MAIS DESTACADOS PINTORES DA SEGUNDA GERAÇÃO DA ARTE MODERNA BRASILEIRA. SUAS PINTURAS SÃO CARACTERIZADAS POR CASARIOS E BANDEIRINHAS COLORIDAS.
ALFREDO VOLPI NASCEU EM LUCCA, ITÁLIA, NO DIA 14 DE ABRIL DE 1896. EM 1897, SUA FAMÍLIA EMIGROU PARA O BRASIL E FIXOU RESIDÊNCIA NA REGIÃO DO IPIRANGA, EM SÃO PAULO, ONDE ESTABELECEU UM PEQUENO COMÉRCIO.
VOLPI FOI ALUNO DA ESCOLA PROFISSIONAL MASCULINA DO BRÁS. EM 1911, COMEÇOU A APRENDER A PINTAR FRISOS, PAINÉIS E MURAIS NAS PAREDES DAS MANSÕES DAS FAMÍLIAS DA ALTA SOCIEDADE PAULISTANA.
NESSA MESMA ÉPOCA, COMEÇOU A PINTAR SOBRE MADEIRA E TELA.
INFLUENCIADO PELA ARTE ITALIANA DA DÉCADA DE 1920, REALIZOU PAISAGENS DE CUNHO REALISTA, PINTANDO VISTAS DOS BAIRROS POBRES DA CAPITAL PAULISTA OU DE CIDADES DO INTERIOR DE SANTOS.
SUAS TELAS APRESENTAM GRANDE SENSIBILIDADE PARA A LUZ E SUTILEZA NO USO DAS CORES, SENDO POR ISSO COMPARADO AOS IMPRESSIONISTAS.
EM 1934, VOLPI PARTICIPOU DE SESSÕES CONJUNTAS DE DESENHO DE MODELO VIVO DO GRUPO SANTA HELENA, NO ATELIÊ DA PRAÇA DA SÉ. EM 1936, PARTICIPA DA FORMAÇÃO DO SINDICATO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE SÃO PAULO E EM 1937, EXPÕE COM A FAMÍLIA ARTÍSTICA PAULISTA. SUA PRODUÇÃO É FIGURATIVA E DESTACAM-SE A SÉRIE DE PAISAGENS MARINHAS, EXECUTADAS EM ITANHAÉM, SÃO PAULO.
EM 1950, VIAJA PELA PRIMEIRA VEZ PARA A EUROPA, ONDE PASSOU QUASE SEIS MESES.
A PARTIR DESSA DÉCADA, A OBRA DE VOLPI COMEÇA GRADATIVAMENTE A CAMINHAR PARA A ABSTRAÇÃO.
O ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO
AINDA NA DÉCADA DE 50, A PINTURA DE VOLPI ENTROU NA FASE DO ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO.
ELE PINTOU DIVERSAS SÉRIES DENOMINADAS: BANDEIRINHAS, FACHADAS E AMPULHETAS.
A PINTURA DE VOLPI PASSA A SER A LINHA, A FORMA E A COR.
CARACTERÍSTICAS DA PINTURA DE ALFREDO VOLPI
AO LONGO DE SUA CARREIRA, ALFREDO VOLPI PASSOU POR VÁRIAS FASES, RECEBEU INFLUÊNCIA DE PINTORES CLÁSSICOS E IMPRESSIONISTAS, CRIOU SUA PRÓPRIA LINGUAGEM, EVOLUINDO DAS REPRESENTAÇÕES DE CENAS DA NATUREZA PARA REPRESENTAÇÕES DOMINADAS PELAS CORES E PELO SEU ESTILO PRÓPRIO REPRESENTANDO O ABSTRATO E GEOMÉTRICO.
OS SEUS MAIS IMPORTANTES REGISTROS DESSE ESTILO SÃO SEUS CASARIOS E BANDEIRINHAS COLORIDAS, SUA MARCA REGISTRADA, SENDO CHAMADO DE "MESTRE DAS BANDEIRINHAS."
O PINTOR NÃO FAZIA USO DE TINTAS INDUSTRIAIS, PRODUZIA SUAS PRÓPRIAS TINTAS, ONDE DILUÍA VERNIZ, CLARA DE OVO E PIGMENTOS NATURAIS, COMO TERRA, FERRO, ÓXIDOS ETC.
O PINTOR FALECEU EM SÃO PAULO, SÃO PAULO, NO DIA 28 DE MAIO DE 1988.
ALGUMAS OBRAS DE VOLPI:
ATIVIDADE
• INSPIRADOS NAS OBRAS DE VOLPI, QUE REMETEM AS FESTAS JUNINAS,FAÇA UMA BELA COMPOSIÇÃO EM SEU CADERNO E ABUSE DAS BANDEIRINHAS.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
TEMA - SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Objetivos: contextualizar, conceituar, discutir e experimentar conhecimentos sobre saúde.
ATIVIDADE 1
Em meio à pandemia, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Toda a situação pode afetar também a saúde mental das pessoas, aumentando a ansiedade, insegurança, tristeza e outros sentimentos diante do isolamento social e das incertezas.
Durante uma pandemia é esperado que estejamos frequentemente em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento e essas reações são normais diante de uma situação anormal.
Fonte adaptada: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/coronavirus-e-saude-mental-tire-suas-duvidas-aqui/
Agora, sem ler ou pesquisar qualquer coisa me responda as perguntas 1 e 2 com respostas pessoais:
1) Para você o que é saúde?
2) Você se considera uma pessoa saudável? Justifique sua resposta.
Para responder as próximas questões você precisa saber que durante muito tempo, a saúde foi entendida simplesmente como o estado de ausência de doença. Considerada insatisfatória, esta definição de saúde foi substituída, e atualmente Saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde como estado que engloba bem-estar físico, mental e social.
Fonte: https://www.google.com/search?q=saude+social+mental+e+fisica&tbm=isch&ved=2ahUKEwj_j469r7HpAhU8CbkGHaU_B40Q2-cCegQIABAA&oq=saude+social+mental+e+fisica&gs_lcp=CgNpbWcQAzoECCMQJzoECAAQQzoFCAAQgwE6AggAOgQIABAeOgYIABAFEB46BggAEAgQHjoECAAQGFCHjQFYj6UBYOqlAWgAcAB4AIAB9QGIAcQhkgEGMC4yMy40mAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img&ei=Oi-8Xv-KE7yS5OUPpf-c6Ag&bih=608&biw=1366&rlz=1C1RLNS_pt-BRBR832BR832#imgrc=X4nVXXuI2IIo3M
3) Agora, assista ao vídeo a seguir para entender um pouco mais sobre saúde:
4) Pesquise e descreva o que é “SAÚDE FÍSICA”, “SAÚDE MENTAL” e “SAÚDE SOCIAL”.
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Nesta aula vamos aprender a forma do passado dos verbos da aula anterior.
Será um desafio bem legal!
Caso não tenha a folha para completar o desafio, registre a tabela em seu caderno e complete-a com o vocabulário (verbos) abaixo.
ACTIVITY
Use as palavras abaixo para completar a tabela com o passado dos verbos:
Boa atividade!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Nesta aula vamos aprender a forma do passado dos verbos da aula anterior.
Será um desafio bem legal!
Caso não tenha a folha para completar o desafio, registre a tabela em seu caderno e complete-a com o vocabulário (verbos) abaixo.
ACTIVITY
Use as palavras abaixo para completar a tabela com o passado dos verbos:
Boa atividade!