Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
FERIADO DE FINADOS
TERCEIRA E QUARTA AULA
Para sabermos classificar as orações coordenadas sindéticas precisamos conhecer os tipos de conjunções (palavra que liga duas orações). Por isso, copie as explicações abaixo em seu caderno:
Podemos classificar as conjunções coordenativas em:
• aditivas - exprimem ideia de adição, soma: e, não só, mas também, nem (= e não) etc.
Exemplo: Fui à escola e joguei bola.
• adversativas – exprimem ideia de contraste, oposição: mas, porém, contudo, no entanto, entretanto, etc.
Exemplo: Fui à escola, porém não levei meu caderno.
• alternativas – exprimem ideia de alternância ou exclusão: ou, ou...ou, ora...ora, etc.
Exemplo: Ou estudo para a prova, ou tiro nota baixa.
• conclusivas – exprimem ideia de conclusão: pois, logo, portanto, por isso, etc.
Exemplo: Pratiquei exercícios físicos, por isso me senti muito melhor.
• explicativas – exprimem ideia de explicação: porque, que, etc.
Exemplo: Não quero mais comer, porque estou satisfeito.
Dica importante: De acordo com a conjunção que aparecer na oração coordenada será o nome que ela vai ter. Por exemplo: Fui à escola e joguei bola. Para ligar essas orações apareceu a conjunção aditiva “e”, por isso, o nome da oração é Oração Coordenada Sindética Aditiva.
Se puder, assista aos vídeos abaixo:
Orações Coordenadas: Aditiva e Adversativa
Orações Coordenadas: Conclusiva, Explicativa e Alternativa
Professor Paulo
PREPARAÇÃO OBA
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
TERCEIRA E QUARTA AULA
Professora Silvana
Insurreição pernambucana – páginas 126 e 127
PRIMEIRA AULA
Faça a leitura das páginas indicadas e responda as questões.
1- O governo de Don João VI beneficiou, sobretudo, a elite do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas, contudo com um custo muito alto. Cite quais foram esses custos.
2- A politica de Don João causou grandes insatisfações na população pernambucana.
a) Quais eram essas insatisfações?
b) Cite as atitudes tomadas pelos pernambucanos.
c) Revoltados, alguns territórios tomaram o poder em suas províncias passando a se autogovernar. Quais foram esses territórios?
SEGUNDA AULA
De acordo com a página 127, monte uma ficha sobre o governo independente de Pernambuco, levando em conta:
a) As ações
b) Duração
c) Aliados
d) Temor/medo
e) Como terminou o governo
TERCEIRA AULA
1- Leia os textos das páginas 128 e 129 e responda as questões 4 e 5 da página 132.
2- Vamos organizar as informações sobre a emancipação politica do Brasil, preenchendo o quadro abaixo.
Professora Silvana
PRIMEIRA AULA
Professor Nivaldo
Livro didático pagina 86 reproduçao leitura e responder “de olho no tema” pagina 87.
Professora Andreia
DEVIDO AO FERIADO DE FINADOS (SEGUNDA-FEIRA 02/11), NÓS NÃO TEREMOS AS ATIVIDADES DE ARTE DESSA SEMANA!
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática: Corpo, movimento e saúde.
Habilidades: Reconhecer a importância do aquecimento para a prática das brincadeiras e jogos e dos esportes.
Nesta aula, vamos nos aprofundar sobre o ALONGAMENTO e AQUECIMENTO.
ALONGAMENTOS
Os alongamentos são essenciais na rotina de quem faz atividades físicas porque evitam lesões, distensões e inflamações. Fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis. Antes de sair da cama, vale alongar o corpo, evitando cãibras e, no final do dia alivia as tensões acumuladas. Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos. Mas é importante respeitar seus limites pessoais.
Alguns benefícios do alongamento são: correção da postura, relaxamento do corpo, aumento da amplitude de movimentos e ativação da circulação.
AQUECIMENTO
O aquecimento serve para preparar o corpo e a mente para a atividade física. Com o objetivo de aumentar a temperatura do nosso corpo; prevenir lesões; criar alterações no organismo para suportar um treinamento, uma competição ou um lazer; possibilitar que os movimentos sejam realizados mais rápido que o normal; garantir entusiasmo e concentração durante a execução da atividade física posterior.
Antes do início da atividade física, o corpo está em estado de repouso. Isto significa que ele não está pronto para esforços intensos e cargas pesadas.
O aquecimento provoca várias reações no organismo: aceleração dos batimentos cardíacos e da circulação, aumento da capacidade respiratória, aceleração do metabolismo, entre outros.
O aquecimento não precisa ser uma sequencia repetitiva de exercícios. Ele também pode ser feito através de jogos populares ou brincadeiras.
Assista ao vídeo
Mas o que será que difere um do outro?
O aquecimento, como você viu, é um conjunto de atividades que tem como objetivo principal aumentar a temperatura corporal e preparar o corpo para o exercício, evitando lesões.
Já o alongamento é um conjunto de movimentos lentos, com o objetivo de aumentar a elasticidade e a flexibilidade dos músculos, evitando lesões.
ATIVIDADE: Realizar o alongamento do vídeo e enviar uma foto ou vídeo no grupo.
Professor Fernando