CONTEÚDO DO 8º ANO - SEMANA DE 11/05 A 15/05




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane


ATENÇÃO: ESCREVA O CABEÇALHO NO SEU CADERNO, ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES:

EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de maio de 2020.
Aluno (a): _________________________________ Turma: 8º ano
Disciplina: Língua Portuguesa  Professora: Fabiane

Responda às atividades do livro de Língua Portuguesa conforme as orientações abaixo para não acumular. Coloque o número da página e escreva somente a resposta em seu caderno. Para você entender melhor as atividades, leia os textos explicativos de cada página. Qualquer dúvida, estou à disposição para orientá-lo(a)!

LIVRO DIDÁTICO





PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler o texto “Estereótipos e preconceitos: diferenças” (páginas 187 e 188) e responder às questões 1 à 5 da página 188.



TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler a reportagem “Escola pública cria projeto contra preconceito com imigrantes” (págs. 193, 194 e 195) e responder às questões A, B, C, D, E (grupo 3), da página 190 e as atividades 1 à 7, da página 196.





MATEMÁTICA
Professor Paulo


LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Págs. 56, 57 e 58. Fazer a leitura do sub tópico – Pontos equidistantes de duas retas concorrentes. Atentar-se aos quadros amarelos.

Resolver os exercícios propostos nº 24 e 26.


SEGUNDA AULA

Págs. 58 e 59. Fazer a leitura do sub tópico – Pontos equidistantes de duas retas paralelas. Atentar-se no quadro amarelo.

Resolver o exercício proposto nº 30.


TERCEIRA AULA

Capítulo 3 – Estatística e probabilidade

Págs. 63, 64 e 65. Fazer a leitura do tópico 1 – Origem da Estatística e do tópico 2 – Coleta, organização e apresentação de dados. Atentar-se aos conceitos de população estatística, censo, amostra, rol, amplitude e frequência absoluta. Analisar a tabela de distribuição de frequências.

Resolver os exercícios propostos nº 1, 2, 3, 4, 5 e 6.


QUARTA AULA

Págs. 66, 67, 68, 69, 70 e 71. Fazer a leitura do sub tópico – Apresentação de resultados: gráficos de colunas; gráfico de barras; gráfico de setores; gráfico de linha; gráficos de múltiplas entradas; pictograma; cartograma e infográfico.

Resolver os exercícios propostos nº 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14.





HISTÓRIA
Professora Silvana

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

LIVRO DIDÁTICO



Retomando conteúdos (como auxílio para próxima atividade consulte o livro didático da página 18 até a página 26).

1- Realizar os exercícios nº 1, 2 e 5 das páginas 27 e 28.


TERCEIRA AULA

Leitura e escrita em história (páginas 29 e 30).

1- Realizar a leitura do texto As Revoluções Burguesas e responder as questões. 


ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR A PRESENÇA DE VOCÊS!

Bons estudos!




GEOGRAFIA
Professora Silvana

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

1- Fazer a leitura e realizar os exercícios 1, 2 e 3 da página 23.


SEGUNDA AULA

Retomando conteúdos (como auxílio para próxima atividade consulte o livro didático da página 14 até a página 20).

1- Realizar os exercícios nº 1 até o nº 8 da página 24.


TERCEIRA AULA

Práticas cartográficas.

1- Realizar os exercícios 9 e 10 das páginas 24 e 25.


ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR A PRESENÇA DE VOCÊS!

Bons estudos!




CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Tema 6 e 7 pagina 26 e 27.


TERCEIRA AULA

Fazer experiência da página 29 e copiar e responder “de olho no tema” da página 29.




ARTES
Professora Andreia

UTILIZAR O LIVRO “SE LIGA NA ARTE”


O BARROCO ONTEM E HOJE-CONTINUAÇÃO:

LEITURA PAGINA 26/27/28E 29.
QUESTÃO 4- PAG.27- RESPONDER.
QUESTÕES 5 E 6 –PAG 30 –RESPONDER.



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Olá queridos alunos! 
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa. 

Copie em seu caderno o texto abaixo, não esqueça de enviar as fotos das atividades.

Hoje iremos rever sobre as Provas de Campo, com ênfase nas “provas de salto”.


Provas de Campo


Reconhecem‐se 8 provas de campo, 4 de saltos, 1 arremesso e 3 de lançamentos. Todas requerem grandes doses de força e equilíbrio, e equipes.



Tipos de Salto

São de dois tipos

Vertical
– Em altura
– Com vara

Horizontal
– Distância
– Triplo





Conceitos


Salto em Distância: Prova realizada num “corredor” medindo entre 40 e 45m de comprimento, usado para a corrida preparatória do salto, contendo próximo ao final uma “tábua de impulsão” e depois uma caixa de areia (área de queda) para amortecer a queda do saltador. Após uma corrida rápida, o atleta salta impulsionando com um só pé, sem ultrapassar a “tábua de impulsão”, projetando o corpo no ar para cima e principalmente para frente, caindo com os dois pés na caixa o mais distante possível.

Salto Triplo: Prova que utiliza o mesmo setor do salto em distância, porém, necessitando-se de maior distância entre a “tábua de impulsão” e a caixa de areia. Depois de uma corrida rápida, o atleta executa a impulsão em um só pé, sem ultrapassar a “tábua” e salta sucessivamente três vezes: o 1° salto deve ser dado de forma que o competidor caia com o mesmo pé com que foi dada a 1° impulsão, na finalização do 2° ele deve cair com o outro pé e, a partir daí, completar o salto realizando a queda na caixa de areia o mais longe possível.

Salto em Altura:  Prova que consiste na transposição de uma barra (“sarrafo”) colocada horizontalmente e apoiada em dois postes (“saltometros”). Após a corrida preparatória, não muito rápida, o atleta ao se aproximar do sarrafo executa a impulsão em um só pé, elevando-se e transpondo-o sem derrubá-lo. A área de queda é protegida por colchão.

Salto com Vara: Prova que consiste na transposição de um sarrafo colocado horizontalmente sobre dois suportes com auxílio de uma vara. Esta prova é realizada num “corredor” de 40m que possui no final um “encaixe” para a vara, próximo aos postes que sustentam o sarrafo e de uma área de queda protegida por colchões. Ao final de uma corrida preparatória rápida, o atleta introduz uma das extremidades da vara no encaixe. A vara, por sua vez, servirá de alavanca para o atleta se elevar de modo a transpor o sarrafo.


Agora que você já leu e copiou o texto acima, vamos para a segunda parte da atividade!

1-) Nos saltos em distância, o mais importante é:
a) Alcançar maior altura.
b) Alcançar maior distância.
c) Ultrapassar o sarrafo.
d) Realizar uma boa corrida em semicírculo.

2-) Una as letras por uma linha, tentando formar diferentes palavras. Quanto maior o número de palavras formadas, maior é o seu vocabulário. Depois de formadas, procure identificar quais palavras podem ser relacionadas à prática do atletismo.
Exemplo: caixa – tem relação com a caixa de salto, em que o atleta finaliza o salto em extensão.



OBS: Escreva em seu caderno as palavras que conseguir formar, e que sejam associadas ao atletismo.





INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best!   Teacher Fernando Biazi.

Olá meus queridos alunos!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.


Nesta semana vamos praticar o vocabulário estudado de forma bem animada.
Caso não tenha a folha, pode registrar o vocabulário no seu caderno e traduzi-lo usando o dicionário on-line.
A tradução também deverá ser realizada por quem conta com a folha.

Let’s go!

ATIVIDADES

Word Search



Escrita de Frases

Escreva cinco frases a partir do exemplo que segue:
The translation of the verb “walk” is andar.