CONTEÚDO DO 8º ANO - SEMANA DE 13/07 A 17/07




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane


Hoje você deverá fazer a leitura do livro O livreiro do alemão, de Otávio Júnior. Você deverá assistir primeiramente ao vídeo sobre o autor. Depois fará a leitura do livro online e responderá questões sobre o livro. Você terá até quarta-feira, dia 15 de julho para enviar as fotos dessa atividade pelo WhatsApp.



Vídeo sobre Otávio Júnior



Para ler o livro, acesse ao link abaixo:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR





Copiar e responder as questões abaixo em seu caderno de Português:

1. Como foi que Otávio Júnior começou a ter acesso ao primeiro livro que leu?

2. O que fez com que ele se interessasse tanto por livros?

3. Conte como Otávio Júnior conseguiu imprimir o seu primeiro livro.

4. Cite o nome de duas professoras que marcaram a vida do autor. Em que cada uma delas contribuiu para a vida dele?

5. Explique como funcionava o Projeto Ler é 10 – leia favela. 

6. Quando o autor participou do Caldeirão do Huck? O que ele fez com o dinheiro que ganhou?

7. Por que o livro tem o nome de O livreiro do Alemão?

8. Que ensinamentos o exemplo de vida do autor deixa aos leitores?




MATEMÁTICA
Professor Paulo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Págs. 165 e 166. Realizar a leitura do tópico 2 – Congruência de triângulos.

Tarefa: Montar um breve relatório no caderno incluindo as definições mais importantes (quadros amarelos), ilustrações (construções geométricas).

Realizar os exercícios propostos nº 9 e 12.


SEGUNDA AULA

Págs. 166, 167 e 168. Realizar a leitura do sub tópico – Casos de congruência de triângulos. Caso lado-lado-lado (LLL) – caso lado-ângulo-lado (LAL).

Tarefa: Montar um breve relatório no caderno incluindo as definições mais importantes (quadros amarelos), ilustrações (construções geométricas).




HISTÓRIA
Professora Silvana

LIVRO DIDÁTICO



Capítulo 6: A formação dos Estados Unidos

PRIMEIRA AULA

Assista ao vídeo sobre a Colonização da América.




SEGUNDA AULA


Copie e responda as perguntas abaixo:

1- Quem liderou a primeira expedição para iniciar a colonização da América Inglesa?

2- Nome dado ao pequeno povoado fundado por Sir Raleigh.

3- O início da vida dos primeiros colonos que vieram para a América inglesa não foi fácil, pois tiveram que enfrentar diversos fatores.
a) Cite alguns desses fatores.
b) O que aconteceu com a primeira expedição de colonização decorrente desses fatores.

4- A monarquia inglesa no início do século XVII confiou a duas grandes companhias de comércio de iniciar a colonização da América do Norte. Descreva a formação dessas companhias.

5- As pessoas atraídas pela propaganda das companhias de comércio eram de diversas origens e condições sociais, entre os quais podemos destacar:

6- Segundo o texto qual a definição de servos temporários?

7- O primeiro povoado permanente na América do Norte foi Jamestown (1607), na Virgínia. Posteriormente, foram criadas outras colônias, que deram origem aos Estados Unidos da América. 
a) A criação dessas colônias deu origem a qual população?
b) Qual a divisão das Treze Colônias da América do Norte? 


TERCEIRA AULA

Elabore no caderno um quadro comparativo entre as colônias americanas do Centro-Norte e as colônias do sul. Considere os aspectos econômicos, políticos e o tipo de relação com a Inglaterra.



ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR SUA PRESENÇA E COMPOR SUA NOTA BIMESTRAL.


Bons estudos!



GEOGRAFIA
Professora Silvana

DOS DIAS 15/07 A 17/07 NÃO TEREMOS NOVAS ATIVIDADES POSTADAS NO BLOG NEM ATENDIMENTO NOS GRUPOS DE WHATSAPP, POIS OS PROFESSORES ESTARÃO PASSANDO POR CURSOS DE CAPACITAÇÃO NESSE PERÍODO.

SEGUNDA-FEIRA 20/07 RETORNAMOS NORMALMENTE!



CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

DOS DIAS 15/07 A 17/07 NÃO TEREMOS NOVAS ATIVIDADES POSTADAS NO BLOG NEM ATENDIMENTO NOS GRUPOS DE WHATSAPP, POIS OS PROFESSORES ESTARÃO PASSANDO POR CURSOS DE CAPACITAÇÃO NESSE PERÍODO.



SEGUNDA-FEIRA 20/07 RETORNAMOS NORMALMENTE!



ARTES
Professora Andreia

LIVRO: SE LIGA NA ARTE



CANTAR PARA O SAGRADO – PAG. 50,51 E 52 – LER E RESPONDER AS QUESTÕES 04 E 05.

CANTOS MEDIEVAIS E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA MUSICAL OCIDENTAL –PAG.54 E 55- LER  E RESPONDER O  PARA REFLETIR ,QUESTOES 1 E 2.

OUVIR  E RESPONDER  QUESTAO 1  - PAG 55 - VÍDEO:



TEMPO EM MÚSICA- PAG. 56 E 57 FAZER A LEITURA-  E RESPONDER O PARA REFLETIR PÁG. 57.



EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

FAÇAM AS ATIVIDADES REFERENTES AO TEXTO DA SEMANA PASSADA







INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje trabalharemos com a compreensão de frases escritas no tempo passado a partir do uso de verbos regulares e irregulares.

Leia as frases escritas em Inglês e em seguida associe-as à versão em Português.


1. My friend worked for a big company in 2010.
2. I studied French very hard in 2010.
3. My dog dug my yard the day before yesterday.
4. She played baseball with her friends at school yesterday.
5. She danced a lot during the party.
6. Bob visited his grandparents last month.

(   ) Ela jogou beisebol com seus amigos na escola ontem.
(   ) Meu cachorro cavou meu quintal anteontem.
(   ) Eu estudei Francês com dedicação em 2010.
(   ) Bob visitou seus avós o mês passado.
(   ) Meu amigo trabalhou para uma grande compania em 2010.
(   ) Ela dançou muito durante a festa.


Caso não tenha a folha para realizar a tarefa, em uma folha à parte, caderno, realize a tarefa como orientado.


Boa atividade!