Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
SEGUNDA AULA
TERCEIRA AULA
QUARTA AULA
1- Fazer a leitura no livro didático sobre a Revolução industrial. (páginas 31 a 37).
2- Pesquise o significado das seguintes palavras:
a) Artesanato:
b) Manufatura:
c) Maquinofatura:
d) Produção:
e) Trabalho:
f) Capital:
g) Lucro:
h) Indústria:
i) Proletário:
j) Burguesia:
1- Copie e responda as questões em seu caderno.
a) Qual a diferença entre a produção de mercadorias na forma artesanal, manufatura e maquinofatura?
b) Quais os motivos que levaram a Inglaterra a ser um dos primeiros reinos a possuir fábricas e indústrias?
c) Quais as vantagens da produção de mercadorias por meio das máquinas?
2- Observe a linha do tempo (páginas 34 e 35), escreva um texto (até 10 linhas) sobre a evolução/mudança das máquinas na Inglaterra.
• Após realizada a leitura das páginas 26 a 29 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:
1- A Geografia estuda o espaço segundo os seus aspectos físicos ou naturais. Quais são estes aspectos?
2- O que é regionalizar?
3- Há diversas paisagens naturais na Terra que resultam da combinação e da interação dos elementos naturais ou físicos nas diversas regiões do planeta. Com base nessa combinação e interação, pode-se regionalizar a Terra em cincos grandes paisagens naturais ou climáticas. Quais são as cinco grandes paisagens naturais ou climáticas do planeta?
4- Logo após a Segunda Guerra Mundial, surgiu uma ordem mundial caracterizada por dois grandes centros de poder. Quais eram os dois centros de poder?
5- O que foi a União Soviética ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)? Em que ano surgiu e em que ano teve fim? Quais Estados ou países faziam parte da União Soviética?
6- O que é ordem mundial bipolar?
7- Na ordem mundial bipolar qual Estado ou país representava o sistema capitalista?
8- Na ordem mundial bipolar qual Estado ou país representava o sistema socialista?
9- O que foi a Guerra Fria?
1- Observe o mapa da figura 13 (A divisão da Europa em 1949) da página 29 do livro didático e responda em seu caderno:
a) Quais Estados ou países da Europa pertenciam à Zona de influência ocidental (dos EUA-Estados Unidos da América)?
b) Quais eram os Estados pró-ocidentais não engajados em 1945?
c) Quais foram os Estados beneficiados pelo Plano Marshal?
d) Quais eram os Estados Neutros?
e) Quais Estados ou países da Europa pertenciam à Zona de influência soviética (da URSS-União Soviética)?
Bons estudos!
LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane
LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Copiar as perguntas a seguir no caderno e responde-las de acordo com as explicações das páginas 197 e 198:
1. Uma reportagem trata de que tipos de assuntos?
2. O que há em uma boa reportagem?
3. De que maneiras uma reportagem pode ser?
4. Qual é a importância das entrevistas nas reportagens?
5. O que um pauteiro faz? Explique com suas palavras as características de um bom pauteiro.
6. O que é pauta? Para que ela serve?
7. De acordo com a reportagem ESCOLA PÚBLICA CRIA PROJETO CONTRA PRECONCEITO COM IMIGRANTES, das páginas 193 à 195, qual das pautas foi utilizada, a pauta 1, da página 197 ou a pauta 2, da página 198? Explique por que você escolheu essa resposta.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Responder a atividade 2 (questões 2, 3, 4) das páginas 198 e 199; fazer a atividade 3 da página 200 e a atividade 4 (questões 1 e 2) das páginas 201 e 202.
⇨ Se puder, assista ao vídeo da reportagem para facilitar a compreensão.
MATEMÁTICA
PRIMEIRA AULA
Págs. 74, 75 e 76. Realizar a leitura do tópico 3 – Frequência relativa. Atentar-se ao quadro em amarelo com a definição sobre frequência relativa.
Resolver os exercícios propostos nº 16 e 18.
SEGUNDA AULA
Págs. 76, 77 e 78. Realizar a leitura do tópico 4 – Medidas estatísticas. Atentar-se para a definição de moda e para classificação de bimodal e amodal.
Resolver os exercícios propostos nº 19 e 20.
TERCEIRA AULA
Págs. 78, 79 e 80. Realizar a leitura dos sub-tópicos Média aritmética e Média Aritmética ponderada. Atentar-se aos conceitos de média aritmética, amplitude e média aritmética ponderada.
Tarefa: No caderno anotar os conceitos acima e colocar um exemplo de cada definição.
QUARTA AULA
Pág. 81. Fazer os exercícios propostos nº 23, 25, 28, 29, 31 e 32.
HISTÓRIA
Capítulo 3: Revolução Industrial
PRIMEIRA AULA
2- Pesquise o significado das seguintes palavras:
a) Artesanato:
b) Manufatura:
c) Maquinofatura:
d) Produção:
e) Trabalho:
f) Capital:
g) Lucro:
h) Indústria:
i) Proletário:
j) Burguesia:
SEGUNDA AULA
a) Qual a diferença entre a produção de mercadorias na forma artesanal, manufatura e maquinofatura?
b) Quais os motivos que levaram a Inglaterra a ser um dos primeiros reinos a possuir fábricas e indústrias?
c) Quais as vantagens da produção de mercadorias por meio das máquinas?
2- Observe a linha do tempo (páginas 34 e 35), escreva um texto (até 10 linhas) sobre a evolução/mudança das máquinas na Inglaterra.
TERCEIRA AULA
Preencha a cruzadinha abaixo:
ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR A PRESENÇA DE VOCÊS!
Bons estudos!
GEOGRAFIA
Percurso 3: Diversos modos de ver e estudar o mundo.
PRIMEIRA AULA
1- Faça a leitura das páginas 26 a 29 do livro didático que fala sobre os diversos modos de ver e estudar o mundo.
2- Para complementar o assunto assista o vídeo que trata da Guerra Fria:
SEGUNDA AULA
1- A Geografia estuda o espaço segundo os seus aspectos físicos ou naturais. Quais são estes aspectos?
2- O que é regionalizar?
3- Há diversas paisagens naturais na Terra que resultam da combinação e da interação dos elementos naturais ou físicos nas diversas regiões do planeta. Com base nessa combinação e interação, pode-se regionalizar a Terra em cincos grandes paisagens naturais ou climáticas. Quais são as cinco grandes paisagens naturais ou climáticas do planeta?
4- Logo após a Segunda Guerra Mundial, surgiu uma ordem mundial caracterizada por dois grandes centros de poder. Quais eram os dois centros de poder?
5- O que foi a União Soviética ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)? Em que ano surgiu e em que ano teve fim? Quais Estados ou países faziam parte da União Soviética?
6- O que é ordem mundial bipolar?
7- Na ordem mundial bipolar qual Estado ou país representava o sistema capitalista?
8- Na ordem mundial bipolar qual Estado ou país representava o sistema socialista?
9- O que foi a Guerra Fria?
TERCEIRA AULA
a) Quais Estados ou países da Europa pertenciam à Zona de influência ocidental (dos EUA-Estados Unidos da América)?
b) Quais eram os Estados pró-ocidentais não engajados em 1945?
c) Quais foram os Estados beneficiados pelo Plano Marshal?
d) Quais eram os Estados Neutros?
e) Quais Estados ou países da Europa pertenciam à Zona de influência soviética (da URSS-União Soviética)?
ATENÇÃO!
ENVIAR FOTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, POIS ESSAS ATIVIDADES IRÃO JUSTIFICAR A PRESENÇA DE VOCÊS!
Bons estudos!
CIÊNCIAS
Leitura pagina 26 a 28.
TERCEIRA AULA
“De olho no tema” copiar e responder no caderno.
ARTES
Professora Andreia
LIVRO DIDÁTICO
• LEITURA DO TEXTO: PAGINAS 31 E 32.
• RESPONDER A QUESTÃO 07 DA PAG. 31.
“SOBRE ALEIJADINHO”
ANTONIO FRANCISCO LISBOA, FILHO DE UMA ESCRAVA E UM IMIGRANTE PORTUGUÊS, SEMPRE DESENVOLVEU SEU TRABALHO EM MINAS GERAIS, ONDE COMEÇOU COMO ARTESÃO, CHEGANDO POSTERIORMENTE AO RECONHECIMENTO COMO ARQUITETO E ESCULTOR.ELE FICOU CONHECIDO COMO ALEIJADINHO DEVIDO A UMA DOENÇA QUE O ACOMETEU APÓS OS 40 ANOS DE IDADE, EM QUE SEUS MEMBROS FORAM SE DEFORMANDO, DIFICULTANDO SEU TRABALHO COMO ARTESÃO. MESMO APÓS A ENFERMIDADE, ELE SEGUIU PRODUZINDO COM A AJUDA DE SEUS APRENDIZES E DE ESCRAVOS, POIS ERA UM MESTRE DE OFÍCIO.
SUA PRODUÇÃO FOI TÃO EXPRESSIVA NA REGIÃO QUE SEU NOME É VISTO QUASE COMO UM SINÔNIMO DO BARROCO DE MINAS GERAIS E, DE CERTA FORMA, TAMBÉM NO BRASIL COLONIAL. ”
• COPIAR O TEXTO ACIMA NO CADERNO OU COLAR QUEM ESTIVER COM O XEROX.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia
Olá queridos alunos!
Seguem as atividades nesses dias que vocês estarão em casa.
Copie em seu caderno o texto abaixo, não esqueça de enviar as fotos das atividades.
Hoje iremos rever sobre as Provas de Campo, com ênfase nas provas de “Arremessos e Lançamentos”.
Provas de Campo
Reconhecem‐se 8 provas de campo, 4 de saltos, 1 arremesso e 3 de lançamentos. Todas requerem grandes doses de força e equilíbrio, e equipes.
Provas de Arremesso e Lançamentos
Existem 1 prova de arremesso 3 provas de lançamento. A regra é a mesma para todas elas, o vencedor e o atleta que conseguir lançar o objeto na maior distância.
Peso
Os atletas devem arremessar com uma mão uma bola sólida de metal a partir de um círculo de 2,1 metros de diâmetro o mais longe possível.
O peso varia com a modalidade: no masculino tem 7,26 kg, e no feminino, 4 kg, e a esfera tem diâmetro um pouco menor.
Nas competições oficiais, cada atleta tem direito a três arremessos. Os arremessos são realizados dentro de uma área própria com 2,13m de diâmetro.
Disco
Esta é a mais antiga das provas de lançamento. Teve importância capital nos jogos antigos da antiga Grécia. O atleta deve segurar um disco plano contra os dedos da mão e antebraço. Depois, deve girar sobre seu corpo em uma área circular de 2,5 metros de diâmetros e lançar o disco para frente na maior distância possível.
Nas provas oficiais, cada lançador tem direito a três lançamentos. O lançamento é realizado dentro de um círculo com 2,5m com uma “gaiola” de proteção de, aproximadamente, 4m de altura.
Martelo
O objetivo do atleta e lançar para frente uma bola de ferro presa a um arame metálico com uma alça na extremidade. Para o lançamento, o atleta pode dar três giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais três giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento. Se o martelo cai no terreno dentro de um ângulo de 90 graus, o arremesso é considerado válido.
O martelo e um aparelho composto por uma bola, presa a uma alça por um arame. Seu tamanho total não deve ultrapassar 1,2m e seu peso e variável de acordo com a categoria: no masculino pesa pouco mais de 7 k e no feminino 4kg.
Dardo
É uma modalidade que simboliza as caças com lanças da Antiguidade. Na prova, os atletas, sempre com o braço totalmente estendido, devem lançar o dardo o mais longe possível. Os lançamentos de dardo são realizados em um corredor com 4m de largura e, aproximadamente, 36,5 de comprimento.
O dardo utilizado nas provas de atletismo e uma espécie de lança, fabricado em metal ou ainda em fibra de carbono ou de vidro.
• No feminino, o dardo tem 2,3m de comprimento, e peso de 0,6 kg.
• Já no lançamento de dardo masculino, o peso e de 0,8 kg e o cumprimento de 2,7 m.
Agora que você já leu e copiou o texto acima, vamos para a segunda parte da atividade!
1- Como é feito o lançamento de disco?
2- Qual é o objetivo do arremesso de peso?
INGLÊS
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Nesta aula vamos trabalhar alguns verbos da lista estudada anteriormente.
Agora, let’s go!
VERBS
Por gentileza, registre esta tabela em seu caderno.
A próxima tarefa será um desafio!
Você terá seis frases e cada uma estará sem o verbo adequado.
Use os verbos acima para completar as frases.
Use o dicionário on-line, se possível!
Caso não tenha a folha para completar as frases, registre as frases em seu caderno e em seguida complete-as com os verbos da tabela acima, conforme solicitado.
ACTIVITY
1 . The sailor likes to ___________ the ship.
2 . The athlete likes to _______ every day.
3 . Airplanes and birds ___________.
4 . When I go to the beach I ___________.
5 . I _______ two blocks to go to school.
6 . The swimmer loves to __________.
Boa atividade!