CONTEÚDO DO 8º ANO - SEMANA DE 22/04 A 24/04


Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




LÍNGUA PORTUGUESA

Professora Fabiane

Orientações: Antes de começar a atividade escreva as informações abaixo no seu caderno.  Depois coloque o número da questão e escreva só a resposta.

Exemplo:

EMEFEI João Batista Berbet
Teçaindá, ________ de Abril de 2020.
Aluno (a): _____________________________________ Turma: 8º ano
Disciplina: Língua Portuguesa                   Professora: Fabiane

Primeira Aula
1) Resposta.
2) Resposta.



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA











MATEMÁTICA
Professor Paulo

PRIMEIRA AULA

Para aula de hoje, vocês devem assistir ao filme intitulado “Good Will Hunting”, o filme narra a história de professores que descobrem que um simples servente é um gênio da matemática, um terapeuta ajuda o jovem a confrontar os demônios que impedem seu desenvolvimento.

Link para assistir ao filme online e de forma gratuita:

Ele também está disponível na Netflix.


Faça a leitura deste texto para ajudar na reflexão pós filme.


Por Erick Morais

A vida nesta terra é dura. Somos expostos ao sofrimento, a dor, a feridas e a angústias. Alguns sofrem mais, outro menos, mas todos sofrem.

Como lidar com algo que nos machucou e nos fez sofrer? Qual a importância de ter alguém disposto a nos ajudar? Alguém que se preocupe de fato conosco e queira nos entender? Alguém disposto a decifrar um Gênio Indomável?

Essas questões são apresentadas no filme “Good Will Hunting” (Gênio Indomável) escrito pelos amigos Matt Damon e Ben Affleck, com direção de Gus Van Sant. Na trama, Will (Damon) é um garoto problemático, que facilmente se envolve em confusão e com problemas comportamentais.

Além disso, Will tem dificuldade em criar vínculos, na verdade não os cria. Antes que possa estar ligado a alguém, desfaz a relação, a fim de evitar frustrar-se com o abandono e, consequentemente, com o fim da relação.

Will tem esse comportamento em função de traumas ocorridos na infância, quando sofrera maus tratos e fora abandonado por aqueles que deveriam tratá-lo com carinho e ter estado ao seu lado. No entanto, apesar da infância traumática e conturbada, além dos problemas de comportamento, Will é um gênio e, assim, acaba chamando a atenção do renomado professor Gerald Lambeau (StellanSkarsgård) que passa a acompanhá-lo, após o jovem se envolver em mais uma confusão. Nesse acompanhamento, Will deverá ter aulas de matemática, fazer terapia e arrumar um emprego no campo matemático, obviamente.

A partir de então se inicia o cerne da história, a saber, a análise psicológica de Will, um jovem extremamente genioso, mas genial, sob duas perspectivas diferentes. A primeira é a do professor Lambeau que vê Will apenas como um gênio da matemática, o qual deve aproveitar esse talento para trabalhar em uma grande empresa e se tornar conhecido pela sua genialidade.

Lambeau não consegue enxergar o jovem como uma pessoa totalmente frágil que precisa de ajuda. Ele enxerga tão somente um gênio da matemática e para ele não há outra possibilidade para Will a não ser torna-se esse gênio.

Com uma perspectiva totalmente diferente aparece Sean (Robin Williams), um terapeuta que está acompanhando Will. Sean enxerga o jovem como um humano, assim como outro qualquer. Reconhece a sua genialidade, mas também vê as suas fraquezas. Aliás, percebe que por trás de um sujeito autossuficiente e arrogante, esconde-se um garoto frágil e com medo, que precisa desesperadamente de ajuda. E ele é essa ajuda.
Sean é sensível para perceber que o gênio forte do garoto é uma autodefesa, já que quando criança Will sofrera muito e isso causou traumas psicológicos, como a sua violência e, acima de tudo, a sua incapacidade de se ligar a alguém, pois na sua cabeça o abandono é algo iminente, visto que todos aqueles que deveriam cuidar dele na infância o abandonaram.

Ao assistirmos ao filme podemos achar que qualquer um seria capaz de perceber a complexidade da vida de Will, mas, a bem da verdade, isso não é tão simples, uma vez que diante da sua genialidade, poderíamos como fez o professor Lambeau, desconsiderar o que ele sofrera. Contudo, Sean tinha a sensibilidade necessária para ir além do gênio, duplamente, e chegar ao homem.

Através da empatia, Sean consegue se colocar no lugar de Will e busca sentir a sua dor para que possa compreender o que leva o garoto a agir daquele modo tão agressivo e defensivo. Sean não se esconde atrás de uma capa, mostra quem é de fato, o que gosta, suas feridas, suas dores, suas realizações e com isso, pouco a pouco vai conseguindo ganhar a confiança do jovem, bem como, conectar-se a ele.

Essa conexão só é possível por Sean se abrir com Will, por não forçar a barra querendo ser simpático o tempo todo ou ficar puxando o seu saco pelo fato do jovem ter um intelecto fantástico.

Tampouco, levou fórmulas prontas, teve paciência para esperar o momento certo em que Will se sentisse confortável para falar, ou seja, o viu como um indivíduo autônomo e único que precisava ser olhado dessa forma e não somente com um futuro Nobel da matemática.

Infelizmente, tanto na vida quanto no filme, faltam pessoas capazes de se desprender de si para ouvir e olhar o outro, pessoas corajosas para ficarem vulneráveis com as outras, permitindo ser tocadas, confiando que o outro corresponderá, ainda que não corresponda. Talvez por isso o personagem de Williams seja tão cativante e emocionante, pois ao nos depararmos com aquele indivíduo, percebemos que somos e/ou estamos muito mais parecidos com o professor Lambeau que com ele.

A relação desenvolvida entre Will e Sean demonstra o quão importante é ter uma relação de verdade, com alguém que se preocupe conosco, que esteja disposto a nos ouvir, nos entender e nos ajudar. É demonstrada também a importância dos sentimentos e de não ser sempre tão racional, de se deixar levar pelo que faz o coração terno, pois só assim são construídas experiências de verdade, que podem ser guardadas com carinho na memória.

Como Sean vê Will como um ser humano, também não pressiona o garoto para que ele aceite os inúmeros empregos em maravilhosas empresas que lhes são oferecidos. Sean não quer determinar o que o Will deve ser, ele não tem esse poder, nem quer ter. Ele quer conhecer o garoto e ajudá-lo a descobrir o que de fato quer fazer. Reconhece o valor por Will não querer ser um babaca, mas não desconsidera a sua genialidade e a sua capacidade de poder fazer coisas grandiosas, no entanto, quer que o próprio Will decida o que quer fazer.

Sean sabe o real valor das coisas e quer passar para Will. E passa. Um coração aberto a Will para que ele se sinta protegido; uma mão que quer ajudá-lo a sair do quarto escuro onde se esconde; e ouvidos para que quando fale, saiba que não está sozinho e que por mais dores que sinta e feridas que sofrera, pode confiar nele e nos outros, mais que isso, precisa confiar se quiser conhecer alguém de verdade e ter alguma conexão com alguém além de si mesmo.

A beleza do filme não é transmitida por uma grande fotografia ou um belo cenário, e sim pela forma como ele deixa claro que não há nada que substitua sentimentos verdadeiros sendo trocados entre duas pessoas, conectadas, em que uma interfere na vida da outra. Não há ninguém perfeito e não há problema, pois a maior beleza de uma relação é a vontade de duas pessoas que querem ser perfeitas uma para outra.

Para isso é preciso estar disposto a ter trabalho, a ouvir, a se colocar no lugar do outro e ficar vulnerável, assim como Sean fez com Will, ajudando-o a fazer algo com o que os outros fizeram dele, como disse Sartre. Se não estivermos dispostos a fazer isso, deixo com que Sean, através do saudoso e irretocável Williams, vos diga que isso é uma superfilosofia, em que você poderá viver a vida inteira sem conhecer ninguém profundamente.


Bom filme!!




SEGUNDA AULA

Após assistir ao filme e realizar a leitura do texto acima vocês devem acessar o link abaixo e responder as questões referente ao filme.


Bom trabalho!!





HISTÓRIA
Professora Silvana

Olá queridos alunos!
Nas aulas anteriores revisamos dois temas vistos na sala de aula: Iluminismo e Revolução Inglesa.
Como essa semana tem apenas uma aula, vamos aprofundar ainda mais esse assunto.


ATENÇÃO!
  • COPIAR A ATIVIDADE NO CADERNO
  • ENVIAR FOTO DA ATIVIDADE PARA SER ARQUIVADA


Relacionar as características abaixo com seu respectivo tema:
1- Iluminismo.
2- Revolução Inglesa.


a) (   ) Conhecido como século das luzes ou ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII.


b) (   ) Foi um dos acontecimentos mais importantes da Idade Moderna, pois colocou fim no absolutismo na Inglaterra.


c) (   ) Os pensadores tinham, como ideal, a extensão dos princípios do conhecimento crítico a todos os campos do mundo humano.


d) (   ) Um líder radical puritano chamado Oliver Cromwell organizou um exército burguês conhecido como exército dos Cabeças redondas por se recusarem a usar as perucas dos nobres. Esse exército deflagrou guerra contra a Coroa, que foi defendida pelos Cavaleiros, isto é, o exército tradicional da nobreza.


e) (   ) Durante a guerra civil ocorreu muitas transformações que beneficiaram a burguesia. Uma dessas transformações foi possibilitada pelos chamados Atos de Navegação, aprovados em 1650, que restringiam o transporte de produtos ingleses apenas aos navios da própria Inglaterra.


f) (   ) As ideias eram inicialmente disseminadas por filósofos e economistas, que se diziam propagadores da luz e do conhecimento.


g) (   ) Eles valorizavam a razão acima de tudo, julgavam o mais importante instrumento para conseguirem alcançar o conhecimento.


h) (   ) O primeiro monarca da dinastia Stuart foi Jaime I, que governou de 1603 a 1625. Para tentar adequar a Coroa a nova realidade financeira da Inglaterra e controlar a ascensão da burguesia, Jaime I passou a tomar duas medidas principais: 1) aumento de impostos e estabelecimento de empréstimos forçados; e 2) a formação de monopólios estatais como forma de participação nos rendimentos dos negócios burgueses.





GEOGRAFIA
Professora Silvana

PRIMEIRA AULA

1- Fazer a leitura do texto abaixo.
2- Copiar e responder a cruzadinha.


DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO

Poluição Sonora - A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição. Ela não se acumula no meio ambiente, como as outras poluições, mas causa danos ao corpo e à qualidade de vida. Ela é provocada pelo som das indústrias, canteiros de obras,  transporte, etc. Estes ruídos provocam ,além de alterações comportamentais e orgânicas, como insônia,  estresse, depressão,  perda de audição, agressividade, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de cabeça, aumento da pressão arterial, cansaço gastrite e úlcera, queda de rendimento escolar e no trabalho, surdez . A OMS (Organização Mundial da Saúde), decretou o dia 7 de maio o Dia do Silêncio. Para medir o nível de ruído usa-se o decibelímetro.

Poluição das águas - As principais causas são poluição e contaminação por poluentes e esgotos através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Por isso, os governos têm incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aquífero Guarani cuja maior parte fica no Brasil. Problemas gerados pela poluição das águas: cerca de 3 bilhões de habitantes vivem sem condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável, por isso espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões por ano. Como solução para os problemas dos recursos hídricos, foi realizado no Japão, em 2003, o III Fórum Mundial de Água. Foram aprovadas medidas  de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam a importância da água doce para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte, alguns desafios devem ser  superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.

Poluição do ar - Começou com a  Revolução Industrial. As grandes cidades que sofrem os efeitos dessa poluição são: São Paulo, Tóquio, Nova Iorque  e  Cidade do México, que  estão na lista das mais poluídas do mundo. A poluição é resultado da queima de combustíveis fósseis como, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel).  A queima destes produtos lança monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis  geram a energia que  alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los atualmente é difícil. Esta poluição tem gerado doenças respiratórias (bronquite, rinite alérgica, alergias e asma). E tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, monumentos históricos. O clima também é afetado, está aumentando a temperatura do planeta, causando o tão discutido Aquecimento Global.


AGORA RESOLVA A CRUZADINHA:

1) Principal conseqüência da poluição do ar:

2) Destrói  plantas e até corroi monumentos:

3) Problema de saúde causado pela poluição do ar:

4) A poluição do ar só começou a partir da:

5) Poluição que não se acumula no ambiente:

6) Uma das cidades mais poluídas do mundo:

7) A queima dos poluentes é importante porque:

8) A poluição do ar se dá pela queima de combustíveis:

9) Os principais poluidores do ar são: petróleo e

10) A queima de combustíveis fosseis joga no ar 

11) Aparelho que mede o som:

12) Uma das formas de contaminação da água:

13) São grandes reservas de água subterrânea:

14) A poluição da água causa a falta de:

15) O Fórum Mundial das Águas aprovou medidas de preservação dos

16) Maior Aquífero da América do Sul:

17) O acordo Japonês para preservação da água aconteceu no






CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

PRIMEIRA AULA

Conheça os nutrientes essenciais para uma alimentação saudável


Saber o que escolher na hora de montar o prato é um dos pilares para a manutenção do bom funcionamento do organismo. Para isso, é preciso conhecer quais são os nutrientes fundamentais para ter uma alimentação saudável e onde encontrá-los.
Quando se fala que uma dieta equilibrada é composta por cereais integrais, verduras, legumes, frutas, oleaginosas, carnes magras, ovos e laticínios, é justamente porque esses alimentos são capazes de oferecer os elementos de que nosso corpo precisa. Saiba quais são esses nutrientes e as funções de cada um deles:

1. Carboidratos
Os carboidratos ou açúcares são os nutrientes utilizados pelo corpo como fonte primária de energia. Para isso, eles são quebrados em moléculas de glicose, que pode ser então utilizada como combustível para as células.

Em excesso, porém, os carboidratos favorecem a obesidade, a diabetes e outras doenças, de forma que é preferível obter a glicose a partir de cereais integrais, legumes e frutas, restringindo o consumo de doces.

2. Proteínas
As proteínas são os macronutrientes utilizados pelo corpo na formação de músculos, cabelos, unhas, pele e todos os outros órgãos e também na regeneração dos tecidos danificados. Para isso, elas são quebradas em aminoácidos, e cada um deles tem funções específicas na construção do organismo.



Embora nosso corpo consiga produzir alguns aminoácidos, existem outros que só pode ser adquiridos por meio da alimentação. Por isso, devemos consumir alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico, como carnes, ovos, leite e seus derivados e leguminosas.



SEGUNDA AULA

3. Lipídios
Também conhecidos como gorduras, os lipídios são os nutrientes que mais favorecem o aumento de peso. Contudo, eles também são necessários para o bom funcionamento do organismo.

As gorduras participam da síntese de hormônios, carregam as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), constituem a membrana de todas as células, dão suporte a diversos órgãos e protegem o corpo do frio e de impactos. Por isso, o ideal é que as principais fontes de lipídios sejam os peixes gordurosos (salmão, sardinha, arenque etc.), as oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas etc.) e o azeite de oliva.

4. Fibras
As fibras são nutrientes derivados de carboidratos não digeríveis, encontrados em alimentos de origem vegetal. Suas principais funções são regular o funcionamento do intestino, prolongar a sensação de saciedade, controlar a absorção da glicose e diminuir a absorção das gorduras.



As fibras são encontradas em alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, quinoa, linhaça, chia, feijão e lentilha.

5. Ferro
O ferro é essencial para que o sangue consiga levar as moléculas de oxigênio por todo o organismo. Esse mineral participa da formação das hemácias (células vermelhas do sangue) e é necessário para evitar a anemia.

Quando proveniente das carnes vermelhas, o ferro é mais bem absorvido do que aquele presente nas leguminosas, como feijão e lentilha, e nos vegetais de folhas verde-escuras. Porém, é possível melhor o aproveitamento desse mineral ao ingerir alimentos ricos em vitamina C concomitantemente.

6. Cálcio
Esse mineral participa da construção dos ossos e dos dentes, da contração muscular e do controle da pressão arterial. O consumo de quantidades suficientes de cálcio durante a vida é fundamental para a prevenção da osteoporose.



O cálcio está presente principalmente no leite, no iogurte e nos queijos, mas também pode ser encontrado em vegetais de folhas verde-escuras, como brócolis e couve-manteiga.

7. Potássio
O potássio é um micronutriente que tem função contrária à do sódio em relação à pressão arterial, fazendo com que ela diminua. Além disso, ele é necessário para o relaxamento muscular e para o funcionamento do coração.

Embora a banana seja conhecida por ter um alto teor de potássio, esse mineral está presente em quantidades maiores em alimentos como beterraba, batata-doce, espinafre, aveia, abacate, couve-manteiga e água de coco.



TERCEIRA AULA

8. Vitamina A
A vitamina A exerce funções na saúde da visão, no fortalecimento das defesas do organismo, no sistema reprodutor e na manutenção e formação da pele e dos cabelos. Além disso, por ter propriedades antioxidantes, ela combate o envelhecimento e ajuda a prevenir o câncer.



Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como bife de fígado, salmão, atum, manteiga, ovos e queijos, e em vegetais de coloração amarela ou alaranjada, como batata-doce, abóbora, cenoura e manga.

9. Vitaminas do complexo B
O complexo B engloba oito vitaminas necessárias para o metabolismo dos carboidratos e proteínas, a formação dos glóbulos vermelhos, a regulação da tireoide, o controle das taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose, a síntese dos hormônios e diversas outras funções. Além disso, a vitamina B9, conhecida como ácido fólico, é essencial para a formação do tubo neural do bebê durante a gestação.

As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em alimentos como carnes, aves, peixes, fígado, gema, leite, feijão, folhas verdes, cereais integrais, brócolis e couve-flor.

10. Vitamina C
A vitamina C é famosa por fortalecer o sistema imunológico, mas ela também é necessária para o processo de cicatrização e a absorção do ferro. Por ser um micronutriente com função antioxidante, ela combate os danos causados pelos radicais livres, prevenindo os sinais do envelhecimento e o desenvolvimento do câncer.



Essa vitamina é encontrada principalmente nas frutas cítricas (acerola, abacaxi, kiwi, laranja, limão, maracujá, tangerina etc.) e em vegetais de folhas verde-escuras, como agrião, brócolis, couve-manteiga, espinafre e rúcula.

11. Vitamina E
Assim como a vitamina C, a vitamina E também tem propriedades antioxidantes que combatem os danos dos radicais livres, além participar da manutenção da saúde da pele e dos músculos. Ela é encontrada em alimentos como gema, carnes magras, vegetais verde-escuros, abacate, semente de girassol e abóbora, chia, linhaça, nozes, castanhas e amêndoas.

Como você pôde perceber, os nutrientes mais importantes estão distribuídos em diversos tipos de alimentos, de forma que suas refeições devem ser sempre variadas para suprir todas as necessidades do organismo. Além disso, uma dieta equilibrada depende do tamanho das porções de cada grupo alimentar, o que varia conforme a constituição física, a idade e o nível de atividade de cada pessoa.

Lembre-se também de que o modo de preparo dos alimentos pode influenciar na conservação dos nutrientes. Justamente por isso, os alimentos fornecidos pela Vapza são cozidos no vapor, de modo a preservar todos os seus benefícios.

Agora que você já sabe quais são os nutrientes essenciais para ter uma alimentação saudável, aproveite para adquirir os produtos Vapza pela nossa loja online e recebê-los direto na sua casa, com muito mais praticidade e saúde para o seu dia a dia.




ARTES
Professora Andreia


COLOCAR NOME E SÉRIE NA FOLHA OU CADERNO DE ATIVIDADE ANTES DE ENVIAR A FOTO.





Exemplos na primeira imagem.


FAÇA UM BOM TRABALHO !!! CAPRICHE E USE SUA CRIATIVIDADE !!!




EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

Clique no link abaixo para acessar as atividades:




INGLÊS
Professor Fernando


Hi there my dear students!
I hope everybody is ok!
Please, keep at home and try to do the activities below to learn English!
Do the activities in a sheet of paper to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
All the best!   Teacher Fernando Biazi.

Olá meus queridos alunos!
Espero que todos estejam bem!
Por favor, fiquem em casa e tentem realizar as atividades abaixo para aprender Inglês!
Realizem as atividades em uma folha para entregá-la quando você retornar à escola.
Use um dicionário online se você quiser e tiver dúvidas.
Tudo de melhor! Professor Fernando Biazi.


Assista ao vídeo “Actions Verbs”:


A partir deste vídeo você revisou alguns verbos e aprendeu outros.
Caso queira e precise, assista-o novamente para resolver ao exercício abaixo.

Agora, vamos lá! Mãos na massa!!!



PRIMEIRA AULA

Complete as lacunas para formar os verbos abaixo.
Escreva a lista em seu caderno.

B_USH
CAT_H
CL_P
CR_
DR_NK
D_Y
F_LL
F_Y
HO_
J_MP
KI_K
PI_K






SEGUNDA AULA

Agora escreva a versão em inglês para os verbos abaixo:

1. beber_____________________________
2. chorar____________________________
3. secar ____________________________
4. voar______________________________
5. chutar____________________________




Do  your best!
Faça o melhor