Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas
em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo
grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!
Professora Fabiane
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Ler a piada O MOTOQUEIRO E O PASSARINHO e responder por escrito às questões 1 e 2 do quadro Converse com a turma da página 60. Responder também às atividades 2 (a, b, c) da página 60, 3 (a, b, c, d) e 4 (a, b, c) da página 61. Para compreender melhor o conteúdo ler o quadro explicativo da página 61.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Ler a tirinha da página 63 e responder às atividades 3 (a, b, c) e 4 (a, b, c).
Professor Paulo
Livro Didático – Matemática Bianchini
PRIMIERA E SEGUNDA AULA
Capítulo 05
Sub-Tópico – Subtração de polinômios
Págs. 112 e 113
Ex. 12.
TERCEIRA E QUARTA AULA
Capítulo 05
Sub-Tópico – Multiplicação de polinômio por monômio
Págs. 113 e 114.
Ex. 16 e 17.
Professora Silvana
PRIMEIRA AULA
A sociedade brasileira em 1808
Observe as imagens:
1- Quais as características apresentadas sobre a sociedade brasileira para Jean-Baptiste Debret?
2- Identifique os grupos sociais que estão nas imagens.
SEGUNDA AULA
A sociedade brasileira - página 125
Leia o texto e responda:
1- Para a autora do texto, quais os motivos para os afrodescendentes e negros estarem presentes nas obras?
2- Qual era o papel social e econômico dos escravizados?
3- Explique a frase: “Tudo assenta pois, neste país, no escravo negro” (DEBRET).
TERCEIRA AULA
A sociedade brasileira: características
Leia o texto:
Em meados de 1808, a sociedade brasileira era bastante complexa, mas muitas das relações sociais tinham suas bases no mundo rural colonial e também nas cidades mineradora. Um ponto importante em que se baseia a sociedade brasileira é o patriarcado: o poder centralizado nas decisões dos homens. Outra questão importante é o uso de trabalho escravo, sendo que a escravidão, para existir, necessita de violência.
Entre os principais grupos sociais que viviam no Brasil, podemos resumir na pirâmide social abaixo:
Responda:
1- Qual era o maior grupo social presente no Brasil do período? O que isso significava?
2- Quais os grupos que tinham poder político e econômico?
3- Quem era o “índio bravo”?
4- Quais as características da sociedade brasileira do período?
Professora Silvana
Percurso 19 – Agropecuária no México, na Argentina e no Brasil – páginas 172 a 179
PRIMEIRA E SEGUNDA AULA
Leia as páginas 172 a 176 e responda a questões.
1- Aponte algumas características de ordem física ou natural que o território mexicano possui que limitam o desenvolvimento de agropecuária.
2- Cite os produtos cultivados para o abastecimento do mercado externo e interno no México.
3- Quais são os produtos agropecuários exportados pela Argentina?
4- Copie o quadro e complete:
5- Em que região encontra as maiores concentrações de plantio de soja e de criação de gado bovino e ovino?
TERCEIRA AULA
Páginas 177 a 179
Leia as páginas indicadas e responda as questões.
1- O Brasil foi o 2º maior produtor de soja no mundo em 2017. Observe as figuras da página 177 e responda.
a) Aponte as grandes regiões do Brasil de maior e menor participação na produção total de soja no país na safra de 2017.
b) Qual o estado foi o maior produtor de soja no Brasil em 2017?
c) Qual região possuía o menor e o maior rebanho bovino do país em 2016?
2- De acordo com a figura 28 da página 178, aponte qual porto marítimo é exportada a maior quantidade de soja e seu farelo produzidos na Região Centro-Oeste do Brasil.
3- Qual o significado de:
a) Modal
b) Terminal de transbordo
Professor Nivaldo
Livro didático pagina 84
Responder: começando a unidade pagina 85.
Professora Andreia
LIVRO: SE LIGA NA ARTE
• PÁGINA 111 ATÉ 113 – A ROUPA NOVA DO IMPERADOR -FAZER A LEITURA E EM SEU CADERNO VOCÊ IRÁ DESENHAR COMO IMAGINA SER O CENÁRIO DESSSA HISTÓRIA, OS PERSONAGENS E O FIGURINO.
Professora Ana Lúcia
Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL.
Habilidades: Identificar os diferentes elementos que constituem o esporte de invasão Handebol.
Tiro de Saída - Acontece no centro da quadra no início, reinício do jogo e após cada gol.
Tiro de Lateral - Acontece quando a bola sai da quadra pela linha lateral ou pela linha de fundo após tocar em alguém da defesa (exceto o goleiro); Para cobrar o tiro, o executante deve estar pisando com um pé sobre a linha lateral.
Tiro de Meta - Acontece quando a bola sai pela linha de fundo sendo tocada ou não pelo goleiro; O goleiro executa a cobrança, a qual deve ser realizada de dentro da sua área de gol.
Tiro Livre – Acontece nas cobranças de faltas.
Tiro de 7 Metros - Acontece quando o jogador que vai arremessar, tendo uma clara chance de gol, é impedido por um adversário.
ATIVIDADES:
1- Como se cobra o Tiro Lateral no Handebol?
2- Qual Tiro do Handebol é cobrado, quando um jogador tem uma clara chance de gol, e é impedido pelo adversário?
Professor Fernando
Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.
Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.
Vamos lá!
Hoje continuaremos a ACTIVITY 5.
e) Complete the visual organizer with adjectives you can relate to the following words. You can also research using a dictionary, or the internet. (Complete o organizador visual com adjetivos, ou seja, características que você pode relacionar às palavras seguintes. Você também pode pesquisar usando um dicionário ou a internet.)
(O organizador visual está no Caderno do Aluno, Volume 2)
Boa atividade!