CONTEÚDO DO 8º ANO - SEMANA DE 26 A 30 DE OUTUBRO



Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!




Professora Fabiane

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA



Ler a piada O MOTOQUEIRO E O PASSARINHO e responder por escrito às questões 1 e 2 do quadro Converse com a turma da página 60. Responder também às atividades 2 (a, b, c) da página 60, 3 (a, b, c, d) e 4 (a, b, c) da página 61. Para compreender melhor o conteúdo ler o quadro explicativo da página 61.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Ler a tirinha da página 63 e responder às atividades 3 (a, b, c) e 4 (a, b, c).





Professor Paulo

Livro Didático – Matemática Bianchini


PRIMIERA E SEGUNDA AULA

Capítulo 05
Sub-Tópico – Subtração de polinômios

Págs. 112 e 113
Ex. 12.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Capítulo 05
Sub-Tópico – Multiplicação de polinômio por monômio

Págs. 113 e 114.
Ex. 16 e 17.





Professora Silvana

PRIMEIRA AULA

A sociedade brasileira em 1808

Observe as imagens:





1- Quais as características apresentadas sobre a sociedade brasileira para Jean-Baptiste Debret?

2- Identifique os grupos sociais que estão nas imagens.


SEGUNDA AULA

A sociedade brasileira - página 125

Leia o texto e responda:

1- Para a autora do texto, quais os motivos para os afrodescendentes e negros estarem presentes nas obras?

2- Qual era o papel social e econômico dos escravizados?

3- Explique a frase: “Tudo assenta pois, neste país, no escravo negro” (DEBRET).


TERCEIRA AULA

A sociedade brasileira: características

Leia o texto:

Em meados de 1808, a sociedade brasileira era bastante complexa, mas muitas das relações sociais tinham suas bases no mundo rural colonial e também nas cidades mineradora. Um ponto importante em que se baseia a sociedade brasileira é o patriarcado: o poder centralizado nas decisões dos homens. Outra questão importante é o uso de trabalho escravo, sendo que a escravidão, para existir, necessita de violência.

Entre os principais grupos sociais que viviam no Brasil, podemos resumir na pirâmide social abaixo:

 
Responda:

1- Qual era o maior grupo social presente no Brasil do período? O que isso significava?

2- Quais os grupos que tinham poder político e econômico?

3- Quem era o “índio bravo”?

4- Quais as características da sociedade brasileira do período?





Professora Silvana

Percurso 19 – Agropecuária no México, na Argentina e no Brasil – páginas 172 a 179

PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Leia as páginas 172 a 176 e responda a questões.

1- Aponte algumas características de ordem física ou natural que o território mexicano possui que limitam o desenvolvimento de agropecuária.

2- Cite os produtos cultivados para o abastecimento do mercado externo e interno no México.

3- Quais são os produtos agropecuários exportados pela Argentina?

4- Copie o quadro e complete:


5- Em que região encontra as maiores concentrações de plantio de soja e de criação de gado bovino e ovino?


TERCEIRA AULA

Páginas 177 a 179

Leia as páginas indicadas e responda as questões.

1- O Brasil foi o 2º maior produtor de soja no mundo em 2017. Observe as figuras da página 177 e responda.

a) Aponte as grandes regiões do Brasil de maior e menor participação na produção total de soja no país na safra de 2017.
b) Qual o estado foi o maior produtor de soja no Brasil em 2017?
c) Qual região possuía o menor e o maior rebanho bovino do país em 2016?


2- De acordo com a figura 28 da página 178, aponte qual porto marítimo é exportada a maior quantidade de soja e seu farelo produzidos na Região Centro-Oeste do Brasil.


3- Qual o significado de:

a) Modal
b) Terminal de transbordo





Professor Nivaldo

Livro didático pagina 84


Responder: começando a unidade pagina 85.





Professora Andreia

LIVRO: SE LIGA NA ARTE



• PÁGINA 111 ATÉ 113 – A ROUPA NOVA DO IMPERADOR -FAZER A LEITURA E EM SEU CADERNO VOCÊ IRÁ DESENHAR COMO IMAGINA SER O CENÁRIO DESSSA HISTÓRIA, OS PERSONAGENS E O FIGURINO.





Professora Ana Lúcia

Unidade Temática: Esporte de invasão: HANDEBOL.

Habilidades: Identificar os diferentes elementos que constituem o esporte de invasão Handebol.

Tiro de Saída - Acontece no centro da quadra no início, reinício do jogo e após cada gol.

Tiro de Lateral - Acontece quando a bola sai da quadra pela linha lateral ou pela linha de fundo após tocar em alguém da defesa (exceto o goleiro); Para cobrar o tiro, o executante deve estar pisando com um pé sobre a linha lateral.


Tiro de Meta - Acontece quando a bola sai pela linha de fundo sendo tocada ou não pelo goleiro; O goleiro executa a cobrança, a qual deve ser realizada de dentro da sua área de gol.

Tiro Livre – Acontece nas cobranças de faltas.

Tiro de 7 Metros - Acontece quando o jogador que vai arremessar, tendo uma clara chance de gol, é impedido por um adversário.



ATIVIDADES:

1- Como se cobra o Tiro Lateral no Handebol?

2- Qual Tiro do Handebol é cobrado, quando um jogador tem uma clara chance de gol, e é impedido pelo adversário?





Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Hoje continuaremos a ACTIVITY 5.

e) Complete the visual organizer with adjectives you can relate to the following words. You can also research using a dictionary, or the internet. (Complete o organizador visual com adjetivos, ou seja, características que você pode relacionar às palavras seguintes. Você também pode pesquisar usando um dicionário ou a internet.)


 (O organizador visual está no Caderno do Aluno, Volume 2)


Boa atividade!