CONTEÚDO DO 9º ANO - SEMANA DE 01/06 A 05/06




Abaixo você terá acesso aos conteúdos das matérias usualmente apresentadas em sala de aula. Qualquer dúvida entre em contato com o seu professor pelo grupo de WhatsApp da sua sala.
Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora Fabiane

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Responder as atividades 1, 2 e 3 do Tópico 7, página 64. Ler e copiar as explicações complementares abaixo no caderno para conseguir responder as atividades.


EXPLICAÇÕES COMPLEMENTARES:

• VERBO TRANSITIVO – verbo que precisa de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Exemplos: comer, querer, acreditar, lembrar, emprestar, agradecer.

Os VERBOS TRANSITIVOS podem ser classificados em:

• VERBO TRANSITIVO DIRETO – é quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória. Exemplo: Nós escutamos nossa música favorita.

• VERBO TRANSITIVO INDIRETO - é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória. Exemplo: Eu gosto de sorvete.

• TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO: é quando a ação contida no verbo transita para o complemento direta e indiretamente, ao mesmo tempo. Exemplo: Ela contou tudo ao namorado.

Se puder, assista aos vídeos abaixo:

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA:




OBJETIVA DIRETA X OBJETIVA INDIRETA:




TERCEIRA E QUARTA AULA

Responder às atividades a, b, c e d do Tópico 8 na página 64. Ler os quadros explicativos da página 64. Responder às atividades 1 à 3 das páginas 66 e 67.

Se possível, assista ao vídeo sobre Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal:







MATEMÁTICA
Professora Paulo

Estamos dando inicio ao 2º Bimestre. Estudaremos sobre Proporcionalidade em Geometria (cap. 4); sobre Semelhança (cap. 5) e Um pouco mais sobre Estatística (cap. 6).

Agradeço imensamente a Deus por ter vocês na minha vida e peço a ele que abençoe muito cada um de vocês e também as famílias de cada um. Peço sempre para que ele nos permita passar por está situação e que traga juntamente com o fim da pandemia muito aprendizado e união para todos. Dentro do que é possível estou me esforçando ao máximo para que vocês recebam o melhor. Buscando sempre minimizar o conteúdo, mas também cumprindo os conteúdos necessários para a aprendizagem. Junto nos somos mais fortes. Um imenso abraço e vamos juntos!!

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Capítulo 4 – Proporcionalidade em Geometria

Págs. 92, 93 e 94. Realizar a leitura do tópico 1 – Razão entre dois segmentos. Atentar-se aos conceitos de razão e segmentos proporcionais.

Realizar os exercícios propostos nº 1, 3 e 5.


TERCEIRA E QUARTA AULA

Págs. 97 e 98. Realizar a leitura do tópico 2 – Feixe de paralelas. Atentar-se aos conceitos e definições.

Págs. 99 e 100. Realizar a leitura do tópico 3 – Teorema de Tales.

Atentar-se aos conceitos, definições e demonstrações.

Realizar os exercícios propostos nº 10 e 12.




HISTÓRIA
Professor Matheus

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA AULA

Capítulo 5 - A Primeira Guerra Mundial
Página 76-78

Atividade de Reflexão


Sempre ouvimos pelos noticiários a existência de conflitos armados e guerras pelo mundo. Pense e reflita:

A - Quais seriam os motivos para a existência de guerras?

B – É justificável, ou seja, temos como chamar de justa ou legítima qualquer guerra ou conflito que mate seres humanos? Apresente seus argumentos.

C- Leia a frase abaixo:
“Numa guerra não se matam milhares de pessoas. Mata-se alguém que adora espaquete, outro que é gay, outro que tem uma namorada. Uma acumulação de pequenas memórias..”
Christian Boltanski

Quando assistimos a televisão, ou vemos na internet, dados sobre guerras ou pandemias, são mostrados números. A frase acima nos apresenta que os números não são só números, mas pessoas com histórias. Reflita sobre nossa situação atual e escreva um parágrafo com suas impressões da frase acima.


SEGUNDA AULA

Capítulo 5 - A Primeira Guerra Mundial
Página 76-78

Observe a imagem na página 76

Tradução do pôster:
“Ajude o cavalo a salvar o soldado”

Responda as questões sobre a imagem:

1- O que a imagem mostra? Que personagens aparece nela?

2- Qual teria sido a intenção dos autores do cartaz ao fazê-lo?


TERCEIRA AULA

Capítulo 5 - A Primeira Guerra Mundial
Página 76-78

Texto: “Rivalidades imperialistas”


1- O que a corrida imperialista fez com as potências europeias? Quais os motivos?

2- Quais as potências que estavam em rivalidade?

3- Por que a Primeira Guerra Mundial foi total?

4- Quais as intenções e desejos da Alemanha?

5- Em quais alianças estavam divididas as potências da Europa em 1914? Apresente as alianças e os países membros.


VÍDEO



Rap da Primeira Guerra






GEOGRAFIA
Professor Eduino

CARO ALUNO (A) NESTA AULA IREMOS CONTINUAR TRABALHANDO O CONTEÚDO DO PERCURSO 7 DO LIVRO DIDÁTICO SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL E FONTES DE ENERGIA

LIVRO DIDÁTICO


PRIMEIRA AULA

Faça a leitura das páginas 64 a 66 do livro didático de Geografia que fala sobre a energia elétrica e a energia nuclear.

Para complementar o assunto assista à videoaula que fala sobre a energia elétrica:



Assista também a videoaula sobre a energia nuclear:




SEGUNDA AULA


Após realizada a leitura das páginas 64 a 66 do livro responda em seu caderno as seguintes questões:

a) Quais são as três formas principais de produção de energia elétrica em larga escala?

b) Por que a energia elétrica de fonte hidráulica é chamada de energia limpa?

c) A instalação de uma usina hidrelétrica causa diversas alterações no meio ambiente. Quais são estas alterações?

d) Observe a figura 20 da página 65 e diga quais são os países do mundo que mais consomem energia elétrica de fonte hidráulica (hidreletricidade)?

e) As termelétricas são poluidoras do meio ambiente pois para produzir eletricidade queimam combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima destes combustíveis nas termelétricas trás que consequências nocivas para o meio ambiente?

f) O Brasil mantém as usinas termelétricas com qual objetivo?

g) Além da produção da bomba atômica a energia nuclear pode ser utilizada para fins pacíficos. Quais são os usos pacíficos da energia nuclear?

h) O que é lixo atômico?

i) Os maiores riscos de uma usina nuclear são os vazamentos radioativos que podem causar a morte e contaminar pessoas, cidades, animais e alimentos. De acordo com o texto cite dois exemplos de acidentes envolvendo usinas nucleares. 

 j) Quantas usinas nucleares ou termonucleares o Brasil possui? Qual o nome destas usinas? E onde se localizam?




CIÊNCIAS
Professor Nivaldo

LIVRO DIDÁTICO



PRIMEIRA E SEGUNDA AULA

Páginas 36 e 37 copie componentes do ar seco e filtrado da atmosfera terrestre.


TERCEIRA AULA

Pagina 37 copie e responda “Começando a unidade”.




ARTES
Professora Andreia

QUERIDOS ALUNOS,ENTRAMOS NO MÊS DE JUNHO,O MÊS DAS FESTAS JUNINAS. E NESSE PERÍODO SEMPRE LEMBRAMOS DE UM GRANDE ARTISTA ÍTALO-BRASILEIRO: ALFREDO VOLPI,O PINTOR DAS BANDEIRINHAS.


CONHECENDO O ARTISTA


ALFREDO FOGUEBECCA VOLPI (1896-1988) FOI UM PINTOR ÍTALO-BRASILEIRO CONSIDERADO UM DOS MAIS DESTACADOS PINTORES DA SEGUNDA GERAÇÃO DA ARTE MODERNA BRASILEIRA. SUAS PINTURAS SÃO CARACTERIZADAS POR CASARIOS E BANDEIRINHAS COLORIDAS.

ALFREDO VOLPI NASCEU EM LUCCA, ITÁLIA, NO DIA 14 DE ABRIL DE 1896. EM 1897, SUA FAMÍLIA EMIGROU PARA O BRASIL E FIXOU RESIDÊNCIA NA REGIÃO DO IPIRANGA, EM SÃO PAULO, ONDE ESTABELECEU UM PEQUENO COMÉRCIO.

VOLPI FOI ALUNO DA ESCOLA PROFISSIONAL MASCULINA DO BRÁS. EM 1911, COMEÇOU A APRENDER A PINTAR FRISOS, PAINÉIS E MURAIS NAS PAREDES DAS MANSÕES DAS FAMÍLIAS DA ALTA SOCIEDADE PAULISTANA.

NESSA MESMA ÉPOCA, COMEÇOU A PINTAR SOBRE MADEIRA E TELA.

INFLUENCIADO PELA ARTE ITALIANA DA DÉCADA DE 1920, REALIZOU PAISAGENS DE CUNHO REALISTA, PINTANDO VISTAS DOS BAIRROS POBRES DA CAPITAL PAULISTA OU DE CIDADES DO INTERIOR DE SANTOS.
SUAS TELAS APRESENTAM GRANDE SENSIBILIDADE PARA A LUZ E SUTILEZA NO USO DAS CORES, SENDO POR ISSO COMPARADO AOS IMPRESSIONISTAS.

EM 1934, VOLPI PARTICIPOU DE SESSÕES CONJUNTAS DE DESENHO DE MODELO VIVO DO GRUPO SANTA HELENA, NO ATELIÊ DA PRAÇA DA SÉ. EM 1936, PARTICIPA DA FORMAÇÃO DO SINDICATO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE SÃO PAULO E EM 1937, EXPÕE COM A FAMÍLIA ARTÍSTICA PAULISTA. SUA PRODUÇÃO É FIGURATIVA E DESTACAM-SE A SÉRIE DE PAISAGENS MARINHAS, EXECUTADAS EM ITANHAÉM, SÃO PAULO.

EM 1950, VIAJA PELA PRIMEIRA VEZ PARA A EUROPA, ONDE PASSOU QUASE SEIS MESES.

A PARTIR DESSA DÉCADA, A OBRA DE VOLPI COMEÇA GRADATIVAMENTE A CAMINHAR PARA A ABSTRAÇÃO.


O ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO


AINDA NA DÉCADA DE 50, A PINTURA DE VOLPI ENTROU NA FASE DO ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO.

ELE PINTOU DIVERSAS SÉRIES DENOMINADAS: BANDEIRINHAS, FACHADAS E AMPULHETAS.

A PINTURA DE VOLPI PASSA A SER A LINHA, A FORMA E A COR.


CARACTERÍSTICAS DA PINTURA DE ALFREDO VOLPI


AO LONGO DE SUA CARREIRA, ALFREDO VOLPI PASSOU POR VÁRIAS FASES, RECEBEU INFLUÊNCIA DE PINTORES CLÁSSICOS E IMPRESSIONISTAS, CRIOU SUA PRÓPRIA LINGUAGEM, EVOLUINDO DAS REPRESENTAÇÕES DE CENAS DA NATUREZA PARA REPRESENTAÇÕES DOMINADAS PELAS CORES E PELO SEU ESTILO PRÓPRIO REPRESENTANDO O ABSTRATO E GEOMÉTRICO.

OS SEUS MAIS IMPORTANTES REGISTROS DESSE ESTILO SÃO SEUS CASARIOS E BANDEIRINHAS COLORIDAS, SUA MARCA REGISTRADA, SENDO CHAMADO DE "MESTRE DAS BANDEIRINHAS."

O PINTOR NÃO FAZIA USO DE TINTAS INDUSTRIAIS, PRODUZIA SUAS PRÓPRIAS TINTAS, ONDE DILUÍA VERNIZ, CLARA DE OVO E PIGMENTOS NATURAIS, COMO TERRA, FERRO, ÓXIDOS ETC.

O PINTOR FALECEU EM SÃO PAULO, SÃO PAULO, NO DIA 28 DE MAIO DE 1988.


ALGUMAS OBRAS DE VOLPI:





ATIVIDADE


• INSPIRADOS NAS OBRAS DE VOLPI, QUE REMETEM AS FESTAS JUNINAS,FAÇA UMA BELA COMPOSIÇÃO EM SEU CADERNO E ABUSE DAS BANDEIRINHAS.




EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lúcia

TEMA -  SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA


Objetivos: contextualizar, conceituar, discutir e experimentar conhecimentos sobre saúde.


ATIVIDADE 1


Em meio à pandemia, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Toda a situação pode afetar também a saúde mental das pessoas, aumentando a ansiedade, insegurança, tristeza e outros sentimentos diante do isolamento social e das incertezas.

Durante uma pandemia é esperado que estejamos frequentemente em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento e essas reações são normais diante de uma situação anormal.

Fonte adaptada: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/coronavirus-e-saude-mental-tire-suas-duvidas-aqui/

Agora, sem ler ou pesquisar qualquer coisa me responda as perguntas 1 e 2 com respostas pessoais:

1) Para você o que é saúde?

2) Você se considera uma pessoa saudável? Justifique sua resposta.



Para responder as próximas questões você precisa saber que durante muito tempo, a saúde foi entendida simplesmente como o estado de ausência de doença. Considerada insatisfatória, esta definição de saúde foi substituída, e atualmente Saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde como estado que engloba bem-estar físico, mental e social.


Fonte: https://www.google.com/search?q=saude+social+mental+e+fisica&tbm=isch&ved=2ahUKEwj_j469r7HpAhU8CbkGHaU_B40Q2-cCegQIABAA&oq=saude+social+mental+e+fisica&gs_lcp=CgNpbWcQAzoECCMQJzoECAAQQzoFCAAQgwE6AggAOgQIABAeOgYIABAFEB46BggAEAgQHjoECAAQGFCHjQFYj6UBYOqlAWgAcAB4AIAB9QGIAcQhkgEGMC4yMy40mAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img&ei=Oi-8Xv-KE7yS5OUPpf-c6Ag&bih=608&biw=1366&rlz=1C1RLNS_pt-BRBR832BR832#imgrc=X4nVXXuI2IIo3M


3) Agora, assista ao vídeo a seguir para entender um pouco mais sobre saúde:



4) Pesquise e descreva o que é “SAÚDE FÍSICA”, “SAÚDE MENTAL” e “SAÚDE SOCIAL”.





INGLÊS
Professor Fernando

Hi there my dear students!
Do the activities to hand in when you come back to school.
Use an online dictionary if you want and have doubts.

Olá meus queridos alunos!
Realizem as atividades para entregá-las quando você retornar à escola.
Use um dicionário on-line se você quiser e tiver dúvidas.

Vamos lá!

Nesta aula vamos aprender a forma do passado dos verbos da aula anterior.

Será um desafio bem legal!

Caso não tenha a folha para completar o desafio, registre a tabela em seu caderno e complete-a com o vocabulário abaixo.

ACTIVITY( VERBOS REGULARES E IRREGULARES)

Use as palavras abaixo para completar a tabela com o passado dos verbos:




Boa atividade!